Total de visualizações de página

terça-feira, julho 25, 2006

Notícias da Prefeitura

Prefeito inaugura Praça Tereza de Souza Cesar com grande festa no Perequê-Açu

A praça conta com quadra poliesportiva e playground, um espaço a ser aproveitado por pessoas de todas as idades

Com a presença de centenas de pessoas, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, inaugurou no último sábado, dia 22, o mais novo espaço do município para o lazer e a prática de esportes. A Praça Tereza de Souza Cesar foi inaugurada com uma grande festa que contou com a presença maciça de pessoas representativas da sociedade civil, como presidentes de associações de bairros, atuais e ex-vereadores, secretários municipais e muitos pais que levaram suas crianças para aproveitar o dia ensolarado brincando no playground.
A presidente da Associação Comunitária do Perequê-Açu, Dona Ondina Santos, participou da inauguração e mostrou seu contentamento por ver seu bairro recebendo um espaço tão bonito e útil para a comunidade: “é com imenso prazer que recebemos esta grande obra. Agradecemos ao prefeito por este trabalho que muito vem ajudar nosso bairro que tem um grande fluxo de adolescentes e pessoas da melhor idade que vão poder praticar esportes nesta praça. O Perequê-Açu está de parabéns por esta obra tão importante para todos nós”, disse Dona Ondina.

Homenagem

O prefeito Eduardo Cesar, ao lado da primeira-dama, Denise Cesar, agradeceu em público ao então vereador Sebastião Pindá, autor da Lei 1905, de 12 de janeiro de 2000, que deu a denominação de “Praça Tereza de Souza Cesar” à praça pública situada no Perequê-Açu, em homenagem à sua mãe. O prefeito lembrou também que aquele local, antes da construção da praça, era um matagal, um lugar alagadiço e que sempre teve dificuldades com a manutenção da limpeza.
A Praça Tereza de Souza Cesar foi construída através de uma parceria da Prefeitura com o Banespa, que resultou, segundo o prefeito, num excelente padrão de trabalho. “Se conseguirmos levar o mesmo padrão para todas as nossas realizações estaremos muito satisfeitos”, completou o prefeito.

Resgate do bairro

Para Eduardo Cesar, “o ponto principal desta obra é o resgate do bairro com o uso responsável do dinheiro público. Não há dúvidas de que estamos avançando naquilo que nos propusemos, já que hoje estamos realizando um sonho de trinta anos em apenas um ano e meio de governo. E isso é apenas o começo!”, comemorou Eduardo Cesar, que agradeceu toda a sua equipe dizendo que quando se trabalha bem é possível conquistar grandes realizações. “Se continuarmos com esta receita, fazendo obras com participação popular, vamos de fato resgatar nossa cidade que tanto amamos”, finalizou. Para marcar a inauguração foi realizado um jogo de futebol amistoso e as crianças puderam ainda desfrutar da Casa de Brinquedos itinerante que levou à Praça diversas opções de brincadeiras. PMU



Estudantes ubatubenses voltam de passeio ao interior do Estado

Cerca de 80 crianças da Rede Municipal de Ensino, com idades entre 10 e 12 anos, voltaram, na última sexta-feira, 21, de uma viagem que os levou a conhecer cidades do interior paulista. Itápolis e Ibitinga foram as cidades escolhidas para a edição 2006 do programa “Caravanas do Conhecimento”, na etapa “Redescobrindo o Interior”, realizado pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) e Governo do Estado de São Paulo.
As crianças foram recebidas com festa pelas autoridades, ficaram alojadas em escolas adaptadas e participaram de uma série de atividades culturais e de lazer, vivenciando a identidade cultural do interior e o modo de vida das pequenas cidades. Eles visitaram fazendas, pesqueiros, trilhas ecológicas e cachoeiras, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações e museus. Além dos passeios, aconteceram brincadeiras, apresentações de grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios. PMU



Prefeito entrega livros na Biblioteca Municipal de Ubatuba

O prefeito Eduardo Cesar entregou, na última segunda-feira, dia 24, 495 livros doados pela Secretaria de Estado da Cultura à Biblioteca Municipal de Ubatuba. Entre os títulos estão grandes nomes da literatura como Dante Alighieri, Agatha Christie, Eça de Queiroz, Júlio Verne, Dostoievski, Euclides da Cunha, Franz Kafka, entre outros que agora fazem parte do acervo da Biblioteca.
De acordo com o prefeito, uma doação como esta enriquece muito o acervo cultural de Ubatuba. “Ficamos muito agradecidos ao Governo do Estado, pois estamos preocupados com o desenvolvimento da cultura em nosso município. Acredito que a leitura seja o caminho para a educação e nossa biblioteca agora possui mais 495 exemplares para oferecer a população”, disse Eduardo Cesar.
Para o chefe de patrimônio e arquivo da Fundart, José Roberto Segantini, “as obras recebidas são de grande qualidade e de editoras de renome. Entre elas incluem-se livros infantis, didáticos, literatura, filosofia, muitos não existentes na biblioteca até então e que, sem dúvida vão enriquecer nosso acervo literário e terão grande procura do público. Aproveitem.”
A Biblioteca Municipal de Ubatuba possui um acervo de cerca de 25 mil livros, que se dividem entre clássicos da literatura nacional, infantis, braile e didáticos. Os leitores também podem acompanhar as notícias da região e do país através das assinaturas de jornais como Folha de São Paulo, Estado de S. Paulo, A Cidade e Imprensa Livre. A Biblioteca Municipal fica na Praça 13 de Maio, e abre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. PMU



Cultura realiza sua conferência para o Plano Diretor em Ubatuba

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) realizará nos próximos dias 25 e 26 o I Seminário de Políticas Públicas Culturais, que visa traçar diretrizes para a elaboração do Plano Diretor de nossa cidade. O evento acontecerá no Colégio Taba, situado na Rua Cunhambebe, 999. A participação popular é de importância fundamental para nortear o futuro da cultura de Ubatuba. Compareça! PMU



Itamambuca vê mais um show de surfe

O surfista Bruno Moreira, de Praia Grande, venceu a primeira etapa do Circuito Paulista de Surf Profissional, disputado em Itamambuca, neste final de semana. Seus adversários na final, foram o ubatubense Saulo Jr, que terminou em segundo, o cearense radicado no RJ, Lucinho Lima, e o também ubatubense Edgley Santos. “Fiquei mais de três anos sem ganhar um campeonato. Estou muito contente, ainda mais numa final difícil com essa e com o Saulo, que é de Ubatuba”, disse Bruno, que ficou com o prêmio de R$ 4 mil.
Os atletas de Ubatuba Tadeu Pereira e Alexandre Moliterno terminaram na quinta posição.
A próxima disputa acontece na praia de Maresias, em São Sebastião, nos dias 20, 21 e 22 de outubro. A etapa foi uma realização da Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, com supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).
O surfe não pára em Itamambuca
A praia de Itamambuca recebe agora, nos dias 29 e 30 o “Maresia SP Contest” reunindo os principais surfistas da Grande São Paulo. A etapa é exclusiva para os surfistas residentes da Zona Sul da capital e classifica oito melhores da Open, mais os quatro das categorias Junior e Longboard para a final estadual contra os outros finalistas das regiões Norte, Leste e Oeste, que já se classificaram e os do ABC, que ainda disputarão sua seletiva.
O “Maresia SP Contest” conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Associação Ubatuba de Surf. PMU



Fim de semana com bons resultados para Ubatuba nos Jogos Regionais

O fim de semana trouxe medalhas para o esporte de Ubatuba nos 50º Jogos Regionais, que acontecem na cidade de Lorena. Na sexta feira, pela manhã, vieram as duas primeiras medalhas, no ciclismo, com Anderson A.B. Silva (Ouro na prova de Velocidade Individual Masculina) e Ana Carolina Ennes Huodjakoff (Prata – na prova de Velocidade Individual Feminina). À tarde, o Kung Fu, modalidade de exibição, conquistou 15 medalhas e obteve a primeira colocação na competição feminina e a terceira com a masculina.
No sábado a medalha de prata veio na capoeira, com Fabiana Elias Martinez, na categoria pesado absoluto. No domingo, o futmesa, outra modalidade de exibição, conquistou o primeiro lugar, com Edson Sírio e Ralph Solera, ao derrotar São José por 9 a 0. No ciclismo, Ana Carolina Ennes Huodjakoff, terminou em 4º a prova de resistência e conseguiu o segundo lugar para a equipe feminina de Ubatuba, garantindo vaga nos Jogos Abertos do Interior. Ana subiu ao pódio para receber a medalha da prova de Velocidade Individual Feminina.


Acidente

O ciclista Anderson Silva, que ganhou o ouro na sexta-feira, na prova de Velocidade Individual Masculina, sofreu um sério acidente na disputa da prova de resistência, neste domingo, 23. Anderson colidiu de frente com outro ciclista e sofreu fratura exposta no braço esquerdo, sendo levado ao hospital inconsciente. O ciclista precisou passar por uma cirurgia e aguardava alta, nesta segunda-feira.

Confira abaixo os principais resultados do fim de semana:

21/07
Tênis de Mesa masculino
Ubatuba 0 X 3 Suzano

Tênis de Mesa feminino
Lorena 3 X 1 Ubatuba

Vôlei de Praia masculino
Ubatuba 2 X 1 Poá / Ubatuba 1 X 2 Mogi

Damas
Ubatuba 9 X 11 Caraguá

Basquete Masculino
Ubatuba 35 X 95 São José

Ciclismo
Velocidade Individual Masculina:
Anderson A.B. Silva – Medalha de Ouro

Velocidade Individual Feminina:
Ana Carolina Ennes Huodjakoff - Medalha de Prata

Velocidade Olímpica Masculina - Equipe – 6º lugar - 53,720 segundos

Ginástica Artística
Feminino – sub14 - Encerrado
Ubatuba – 6º lugar

Masculino – Livre - Encerrado
Ubatuba - 7º lugar PMU



Ubatuba será sede dos Jogos Regionais de 2007

A eleição que confirmou Ubatuba como sede aconteceu no último domingo, dia 23

Ubatuba foi aclamada por unanimidade para sediar os 51º Jogos Regionais, em 2007. Dos 33 municípios aptos a votar, 29 compareceram, e num plebiscito disseram sim para a realização dos Jogos em Ubatuba. Em um clima tranqüilo, a votação aconteceu no auditório da Escola Adventista e contou com a presença do prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, de seu vice, Domingos dos Santos e do vereador Charles Medeiros, representando o Legislativo ubatubense.
Antes da votação, o representante de Guarulhos, (município que até a semana passada estava ao lado de Ubatuba na candidatura para ser sede dos jogos no ano que vem) Wanderlei Giorgetto, explicou o motivo da desistência de seu município à candidatura: “Após várias reuniões chegamos a conclusão que realizar os Jogos neste momento seria inviável para Guarulhos”.
Giorgetto falou ainda que Ubatuba só tem a ganhar com os Jogos em 2007. “Já realizamos os Regionais e eles sempre deixam um legado para a cidade, tanto na área educacional, quanto na esportiva, além de uma injeção de ânimo que o comércio recebe com a chegada de quase 10 mil pessoas. Boa Sorte para Ubatuba”, finalizou o dirigente de Guarulhos.
Em seguida o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr., teve 20 minutos para apresentar a candidatura de Ubatuba, e após uma explanação onde apresentou detalhes como os locais para competição, hospedagem e infra-estrutura, segurança e primeiros socorros, exibiu um vídeo que mostrava as belezas de Ubatuba. Ao final, uma homenagem a todos os municípios da região e o convite, “A gente se vê em Ubatuba em 2007”.
A votação aconteceu de forma rápida, assim como a apuração, que apontou Ubatuba como sede dos Regionais 2007. Com a divulgação dos resultados, diversos atletas de Ubatuba que acompanhavam a votação iniciaram a festa, com palmas e abrindo uma bandeira de Ubatuba entre os presentes.

Realização de um sonho

O prefeito Eduardo Cesar, vestido com o uniforme da cidade, disse que um sonho acabava de se concretizar. “A realização dos Jogos Regionais em Ubatuba é um sonho que acaba de se tornar realidade. Agora começa o trabalho para um evento que vai mudar a vida esportiva da cidade”, disse Eduardo.
O secretário de esportes e Lazer, Bittencurt Jr., completou: “tenho certeza que muitos talentos esportivos surgirão em Ubatuba após os Jogos. Grandes nomes do esporte brasileiro estarão na cidade e nossos jovens terão contato direto com eles, assim o interesse por outras modalidades esportivas pode ser despertado. Contamos agora com o envolvimento de toda a cidade para a realização de uma grande festa. O esporte vai se encontrar em Ubatuba em julho de 2007”, finalizou o secretário. PMU


Voltar