Total de visualizações de página

sábado, julho 15, 2006

Notícias da Prefeitura

Plano Diretor Participativo tem sede e endereço eletrônico para uso do munícipe

A sede do Plano Diretor está pronta para receber as sugestões da população

A Prefeitura de Ubatuba está colocando à disposição de toda a população a nova sede para elaboração do Plano Diretor Participativo (PDP). A casa, que fica na Rua Carlos Drummond de Andrade, 177, no Itaguá, servirá como base para os trabalhos de compilação dos dados obtidos nas reuniões comunitárias e que servirão para elaborar as diretrizes do PDP de Ubatuba. Além de ser o local onde a equipe técnica se reunirá para dar continuidade aos trabalhos, a sede é o lugar onde o munícipe pode levar suas sugestões, críticas e reivindicações. As pessoas que tiverem idéias sobre ações em seus bairros ou em qualquer parte do município devem se encaminhar à sede para que seus anseios possam ser anexados à elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba.

Internet

Além da sede, as pessoas interessadas em saber o que é, como funciona e como estão sendo feitos os trabalhos do Plano Diretor Participativo de Ubatuba podem acessar o endereço eletrônico
www.ubatuba.sp.gov.br/planodiretor. O site foi criado especialmente para dar transparência ao processo de elaboração do PDP e oferecer aos munícipes mais um canal de comunicação com a equipe técnica que está trabalhando na construção do nosso Plano Diretor.
A página traz todas as informações necessárias para que a população esteja permanentemente por dentro do que está acontecendo com o Plano Diretor de Ubatuba. Lá o internauta fica sabendo o que é o Plano Diretor e como participar do mesmo. Além disso, estão disponíveis a agenda dos próximos eventos relacionados ao tema, relatórios e fotos das reuniões comunitárias que ocorreram nos diversos bairros da cidade, informações sobre a composição do Núcleo Gestor e seus Grupos Executivo e de Elaboração, enfim, tudo o que está sendo feito em relação ao Plano Diretor de Ubatuba está ao alcance do munícipe através da Internet.
A página do Plano Diretor também pode ser acessada através do site da Prefeitura (
http://www.ubatuba.sp.gov.br/), porém, para dar mais agilidade, principalmente para quem utiliza a conexão discada, recomenda-se digitar na barra de endereços diretamente www.ubatuba.sp.gov.br/planodiretor, que é uma página leve, elaborada justamente para facilitar o acesso. Também para uso popular está disponível o e-mail planodiretor@ubatuba.sp.gov.br. Participe e envie suas sugestões!

Curso do Instituto Pólis

O Núcleo Gestor e os técnicos diretamente envolvidos com o PDP de Ubatuba participaram nos dias 13 e 14 de julho de um curso de capacitação ministrado pelo Instituto Polis (Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais). O curso enfocou os instrumentos do Estatuto das Cidades no que diz respeito à regularização fundiária, um dos maiores problemas enfrentados pelo município. A necessidade de estas pessoas passarem pelo curso se dá devido aos referidos instrumentos precisarem ser estudados tecnicamente para que sua aplicação no Plano Diretor aconteça de forma legal e eficiente, nivelando o conhecimento dos técnicos envolvidos. PMU



Campanha de vacinação anti-rábica começa no próximo dia 22 em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde, inicia no próximo dia 22, a Campanha de Vacinação Contra a Raiva em Ubatuba. A imunização acontecerá em toda a extensão do município, até o próximo dia 17 de agosto, em postos fixos e volantes. As instruções para os donos é que não permitam que as crianças acompanhem os animais na vacinação. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira.
Observe o roteiro programado pela Secretaria de Saúde e agende-se para levar seu animal de estimação para ser vacinado. As comunidades da Praia do Flamengo, Flamenguinho, Praia Sete Fontes e Bonete, por terem acesso de barco e dependerem das condições do tempo, serão comunicadas com antecedência pela equipe de saúde da família responsável pela área com relação à data de vacinação. PMU



Prefeito vai à Praia do Estaleiro para esclarecer comunidade sobre iniciativa do Ibama

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar esteve na Praia do Estaleiro, na noite da última quinta-feira, 13, a convite da Associação Amigos da Praia do Estaleiro (Aapre). O objetivo do encontro foi esclarecer a comunidade sobre a resolução 303 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que determina demolições de casas construídas irregularmente em áreas de preservação.
A polêmica começou a ser gerada quando o Ibama realizou uma fiscalização, sobrevoando a região e registrando as ocupações por meio de fotografias. A ação do Ibama, segundo notícias publicadas na mídia local e regional, teve o objetivo de detectar ocupações irregulares, evitando especulações imobiliárias. “A comunidade estava apreensiva com os boatos de que não se poderia mais construir nos terrenos, nem instalar luz elétrica, confundindo essa resolução federal com o programa de congelamento, que ainda nem chegou na Praia do Estaleiro”, explica o administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior.
A resolução 303 do Conama diz que só se pode construir a partir de 300 m acima da maré mais alta ou, no caso de rios, onde a água chega em épocas de cheia. A proposta feita pelo prefeito Eduardo Cesar e sua equipe técnica, formada por representantes da Secretaria do Meio Ambiente, Arquitetura e Planejamento Urbano e Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, foi de unir esforços para demonstrar aos órgãos competentes a necessidade social de se manter as construções já existentes no local.
O secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano explicou aos presentes que é necessário regularizar a situação dos terrenos junto à prefeitura e aos órgãos ambientais. Ele sugeriu ainda que a comunidade se una em grupos, para que não seja necessária a contratação de diversos advogados e engenheiros.
Eduardo Cesar, em nome de sua equipe, se colocou à disposição da comunidade para ajudar a resolver essa questão que, segundo ele, é “de interesse social coletivo”. “É preciso esquecer as questões políticas e pensar administrativamente. Por isso, a participação efetiva é muito importante. Estamos todos abaixo da lei, precisamos nos adequar a ela, aliando o desenvolvimento com as questões ambientais”.

Outras questões

Aproveitando a oportunidade do encontro, a comunidade falou sobre outros problemas do bairro, como: luminárias nas vias de acesso, pontos de ônibus, segurança e instalação de telefones. Em relação às luminárias, o prefeito afirmou que há uma grande demanda na cidade, mas que o bairro será incluso numa lista e o problema poderá ser sanado entre o segundo semestre deste ano e o primeiro de 2007. O administrador da Regional, José Roberto Júnior, comprometeu-se a agilizar o processo de instalação de pontos de ônibus. Uma nova reunião será agendada para continuar a discussão sobre regularização de terrenos, contando com a presença de representantes dos órgãos ambientais competentes. PMU



Alunos de música da Fundart fazem apresentação de fim de semestre

Como encerramento do primeiro semestre, os 200 alunos das oficinas de música da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) apresentaram-se no último sábado atraindo grande público na Praça Anchieta. As turmas que fazem aulas no Sobradão do Porto (violão, instrumentos de sopro, percussão) e nos bairros (canto coral) intercalaram-se no palco durante 3 horas aproximadamente, sob a batuta dos professores. As oficinas que se apresentaram foram: Lira do Amanhã, Musicalizar é Preciso, Rabeca e Canto Coral. PMU



Soccer do Brasil Cup 2006 começa neste domingo

Acontece neste domingo, 16, a abertura da Soccer do Brasil Cup 2006, que contará com a presença de equipes do Brasil, México, Chile, Colômbia e Venezuela, compostas por crianças e jovens nascidos entre 1989 e 1995, num total de aproximadamente 500 atletas.
A cerimônia de abertura está marcada para às 8h no Estádio Ciccillo Matarazzo e contará com desfile de apresentação das delegações e uma apresentação de capoeira. A Prefeitura Municipal de Ubatuba vem cuidando de todos os detalhes para o sucesso do torneio, que será disputado nos campos do Horto, Lagoinha, Rio Escuro e Estádio Municipal. A competição prossegue até o dia 21.

Escolinha Municipal

As equipes da Escolinha Municipal Rubens Salles, que jogam com o nome de SEL Ubatuba também estréiam no domingo, 16, jogando no campo do Horto a partir das 12h15: Categoria 93/94 –SEL Ubatuba X E.F.Esperança; Categoria 91/92 – SEL Ubatuba X S.L. Paraitinga; Categoria 89/90 – Sel Ubatuba X S.L. Paraitinga; Categoria 95/96 – Sel Ubatuba X Rio das Ostras.

Confira as demais partidas das equipes da SEL Ubatuba:

Segunda-feira, 17/07: Categoria 89/90 - SEL Ubatuba X CERE Itamambuca, 8h45, no Horto; 93/94 - SEL Ubatuba X CERE Itamambuca, 12h30, no Horto; 91/92 SEL Ubatuba X Chivas B, 10h45 no Estádio; 95/96 SEL Ubatuba X S.P.F.C., 14h10 no Estádio.
Terça-feira, 18/07: Categoria 91/92 – SEL Ubatuba X E.F. Esperança 8h30 no Horto; 89/90 – Sel Ubatuba X I Betinho, 11h, no Horto; 95/96 - Sel Ubatuba X Clube da Bola, 12h15, no Horto; 93/94 – SEL Ubatuba X Sertão da Quina 10h45 na Lagoinha. PMU



Quatro atletas de Ubatuba seguem na disputa do SuperSurf em Itamambuca

Os surfistas Renato Galvão, Edgley Santos, Odirley Coutinho e Suelen Naraísa são as esperanças de Ubatuba na terceira Etapa do SuperSurf 2006, que acontece na Praia de Itamambuca até domingo. Neste sábado, Renato Galvão enfrenta o gaúcho Daison Pereira, Edgley Santos tem o baiano Flavio Costa pela frente e Odirley Coutinho duela contra o catarinense Marco Polo nas oitavas-de-final. Suelen Naraísa enfrentará a catarinense Juliana Quint nas quartas-de-final do feminino, também no sábado.
Ubatuba entrou na disputa com 12 atletas, sete no masculino e cinco no feminino; Edgard Bischof, Hizunomê Bettero e Costinha encerraram sua participação com a 17ª posição, 400 pontos no ranking e R$ 1.100. Tadeu Pereira, que ficou em 33º somou 320 pontos e recebeu R$ 800 de prêmio.
Já no feminino, Francisca Pereira, Luana Prado e Luiza Roman deixaram o evento ocupando a 9ª posição, somando 500 pontos no ranking e faturando R$ 700. Alice Santos encerou sua participação na 13ª posição, com 450 pontos e R$ 475.
No domingo, 16, acontece a estréia da Nescau Expression Session, uma bateria especial que dará R$ 10 mil ao surfista que executar a manobra mais radical.

Eventos

No sábado, 15, a banda Nação Zumbi fará um show, a partir das 21h, na Praça Capricórnio, no centro da cidade. Também no sábado acontece a “Festa Oficial” do SuperSurf, na casa noturna Areia, na praia Vermelha do Norte.
O SuperSurf 2006 é organizado pela Editora Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), tem o co-patrocínio da Nescau e apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, das marcas Onbongo e Drop Dead, da surfshop Overboard, da Revista Fluir, Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação Ubatuba de Surf (AUS).

WQS

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, e o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Bittencurt Júnior, estiveram em São Paulo reunidos com Secretário de Estado da Juventude Esporte e Lazer, Antônio de Alcântara Machado Rudge, técnicos da secretaria e diretores da Onbongo para confirmar o repasse de R$ 200 mil do Governo do Estado para a realização do Onbongo Pró Surfing, etapa do mundial, versão WQS (World Qualyfing Series) no mês de outubro. A verba será utilizada para montagem da infra-estrutura do evento que reunirá surfistas de todo o mundo na divisão de acesso ao surfe mundial.
O Onbongo Pro Surfing que acontecerá em Itamambuca entre os dias 23 e 29 de outubro é uma etapa nível seis estrelas e que distribui uma premiação de 125 mil dólares, 2.500 pontos ao campeão e definirá o campeão sul-americano (o surfista que somar o maior número de pontos nas provas do WQS realizadas no continente). O atleta ubatubense Hizunomê Bettero ocupa a sétima posição do ranking com 2.610 pontos. O líder é o carioca Victor Ribas com 3.368 pontos. PMU



Triatletas encaram mais um desafio em Ubatuba

Ubatuba recebe no próximo domingo, 23, o Circuito de Inverno TriPaulista, importante prova de Triathlon Olímpico. Serão 1,5 km natação, 40 km ciclismo e 10 km de corrida em uma das provas mais esperadas da temporada. Até a tarde de sexta-feira, 14, mais de 100 atletas já haviam confirmado inscrições para a prova, que terá, no máximo, 250 competidores. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 17, pelo (11) 5581-3153. No sábado, 22, os kits serão entregues aos atletas no Ginásio de Esportes Tubão, a partir das 15h.
No domingo, 23, a partir das 6h30 acontece a abertura da área de transição para os atletas. Às 8h15 ocorre o fechamento da área de transição para a largada, às 8h30. A premiação deverá ocorrer por volta das 10h45. A etapa terá um total de dezessete categorias, sendo nove no masculino, sete no feminino e uma no revezamento.
Serão entregues medalhas finisher a todos os participantes e troféu do 1º ao 5º de cada categoria.

Retrospectiva

Em 2005 o campeão foi Oberdan Ferreira, com o tempo de 1h51min49seg. A atleta Cecília Barbosa venceu a prova feminina, fechando o percurso em 2h20min27seg. Os atletas de Ubatuba Jorge E. Oliveira, Enerly Fragoso e Antônio de Jesus ficaram em primeiro lugar no revezamento, com o tempo de 1h54min28seg. O Circuito Inverno Tri Paulista de Triathlon é uma realização da Cia. de Eventos com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Secretaria de Turismo e Secretaria de Esportes e Lazer. PMU



Ubatuba recebe Top Tuning no próximo dia 23

A101 Eventos, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, promove mais uma etapa do “Top Tuning”, o Campeonato Nacional de som automotivo, carros rebaixados e tunados (carros personalizados). O evento já conta com cerca de cem inscritos e nas edições anteriores atraiu grande público para assistir às apresentações.
O campeonato acontece na Praça Capricórnio, no próximo dia 23 de julho das 9h30 às 18h, ao lado da pista de skate (em frente ao aeroporto). Também fará parte da apresentação uma etapa de burn-out (queima de pneus). PMU


Voltar