Total de visualizações de página

terça-feira, julho 04, 2006

Notícias da Prefeitura

Festa de São Pedro atrai grande público em Ubatuba

A 83ª Festa de São Pedro superou as expectativas dos organizadores, apesar do tempinho chuvoso e frio. Segundo estimativa dos organizadores, durante os cinco dias de festa, de 28 de junho a 2 de julho, estiveram presentes cerca de 10 mil pessoas, prestigiando as atrações e comidas da Festa. O ponto alto do evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Fundart e a Secretaria de Obras, foi a organização, dando maior conforto e segurança aos visitantes.
Segundo o folclorista Nei Martins, um dos organizadores da Festa, o evento foi um dos melhores da história. “Eu trabalho na Festa de São Pedro há quase 30 anos e raras vezes eu vi um evento tão bonito. Apesar do grande número de pessoas, não houve tumulto nem violência. Vimos centenas de famílias, moradores da cidade e turistas, se divertindo e aproveitando a nossa festa.”
O prefeito Eduardo Cesar esteve na Festa no sexta, 30, e falou sobre a importância histórica e cultural de um evento como esse. Ele disse que, além da tradição, a Festa de São Pedro traz benefícios para as entidades municipais e movimenta o turismo na cidade. “É uma honra para nós fazer com que a Festa seja mais bonita a cada ano. Esse evento que já se tornou tradição entre os moradores da cidade, agora tem potencial para se tornar um forte atrativo turístico. Esperamos aprimorar a cada ano essa bela homenagem ao Santo protetor dos pescadores”, finaliza o prefeito.

Concursos

No primeiro dia da Festa, foi escolhida a Rainha dos Pescadores. Entre 12 candidatas, ganhou a jovem Fernanda dos Santos Uta. Além de Fernanda, Natália da Silva foi escolhida como 1ª Princesa e Cristiane Aparecida Passos, como 2ª Princesa.
O mar agitado não permitiu que a Procissão de Barcos acontecesse de forma tradicional, mas a benção de anzóis foi feita nas proximidades da Barra dos Pescadores e os barcos mais bonitos também foram escolhidos. Pela terceira vez consecutiva, o barco “Mirinha” conquistou o 1º lugar, esbanjando criatividade e beleza. O “Aruanã” ficou em 2º, “D. João III em 3º, “Ilha Vence” em 4º e “Santiago” em 5º. Os donos dessas embarcações ganharam equipamentos como prêmios.
A Corrida de Canoas deu trabalho aos competidores, devido ao tamanho das ondas. A modalidade feminina foi cancelada por esse motivo. Nei Martins afirma que o diferencial deste ano foi a participação de pescadores de praias mais distantes, como Itamambuca e Bonete. Em sua opinião, o mar serviu para deixar a competição mais divertida. “Os competidores se embolavam nas ondas e tinham que fazer esforço para sair da rebentação. Se soubesse disso antes, teria feito um campeonato de “Garramar”, um tipo de surf de canoa em que a pessoa usa o remo como leme.” PMU

Confira os ganhadores da Corrida de Canoas 2006:

Modalidade: Um remo Comum

1º - Nélio da Praia Barra Seca
2º - Mário da Praia Barra Seca
3º - Nelson da Praia Barra Seca
4º - Rodrigo da Praia Sete Fontes
5º - Manoel da Prai Itamambuca

Modalidade: Dois remos Comum

1º - Nélio e Nelson da Praia Barra Seca
2º - Mário e Lucas da Praia Barra Seca
3º - Zezinho e Valdir da Praia do Bonete
4º - Domingos e Rodrigo da Praia Sete Fontes
5º - Peralta e Nelson da Praia da Ribeira e Sete Fontes



Ubatuba realiza evento na II Semana Nacional de Alimento Orgânico

O evento busca uma conscientização entre produtores e consumidores, chamando a atenção para aspecto ambientais, sociais e econômicos

Aconteceu, na última quarta quarta-feira, 28, em Ubatuba, um evento que marca a participação do município no cenário nacional da Semana do Alimento Orgânico. Nesse dia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), realizou, no auditório da E. M. Tancredo de Almeida Neves, um ciclo de palestras e uma mesa redonda, envolvendo autoridades no assunto, consumidores e produtores rurais ubatubenses. No início da semana, um grupo de produtores e consumidores participou da abertura nacional da II Semana de Alimento Orgânico que aconteceu no Parque Água Branca, em São Paulo.
O objetivo global da Semana Nacional do Alimento Orgânico é esclarecer a sociedade sobre o que é realmente o alimento orgânico. A discussão consiste em demonstrar os vários aspectos que envolvem a Agricultura Orgânica. O gerente de Agricultura da Smapa, Christian Bacci afirma que, quando o assunto é alimento orgânico, o consumidor ainda pensa apenas no produto sem agrotóxicos. “Na verdade, a produção orgânica envolve muito mais do que isso. É um novo conceito de vida, uma mudança nos costumes, nos hábitos, não só do produtor, mas também do consumidor. Para se ter uma idéia, o produto só pode ser considerado orgânico depois de uma certificação que comprove a execução correta de diversos fatores sócio-econômicos e ambientais.”

Certificação


A certificação é uma prática que tem como objetivo identificar a procedência e as formas de cultivo de um alimento orgânico, dando credibilidade ao agricultor e confiança ao consumidor. Esse procedimento inspeciona e orienta a produção e o processamento de alimentos segundo as normas da produção orgânica, garantindo ao consumidor que a procedência do alimento, além de ser isenta de contaminação química, ainda respeita o meio ambiente e o trabalhador. Para o produtor, o certificado proporciona um diferencial de mercado para os seus produtos.
A certificação para produtores de alimentos orgânicos é feita por meio de instituições internacionais e órgãos fiscalizadores. Para uma cidade como Ubatuba, a proposta é unir os produtores numa cooperativa ou associação. O prefeito Eduardo Cesar explica que a união do setor facilita o processo de fiscalização e possibilita uma certificação que agregará valores aos produtos do município. “Esse é um grande sonho da nossa administração. Nós moramos numa cidade em que a natureza é nosso maior patrimônio, por isso, adequar nossas atividades aos padrões ecológicos é uma meta a ser alcançada em todos os níveis”.

Terra, um organismo vivo


Nesse sentido, um dos palestrantes, o coordenador da Comissão de Produção Orgânica de São Paulo, Marcelo Laurino explica que a produção orgânica é quase uma filosofia de vida, uma tendência que envolve conceitos como: não agredir o Meio Ambiente, promover o desenvolvimento social e proporcionar uma alimentação mais saudável com um preço justo e acessível a todos. “O produtor precisa considerar sua chácara ou sítio como um organismo. Ele precisa ter a intenção de alimentar as pessoas e manter o solo vivo, aprender a otimizar os recursos naturais, realizando um desenvolvimento sustentável de suas atividades.”
A gerente de Abastecimento da Smapa, Mirna Zucheratto explica que se a mudança de conceitos em relação ao alimento orgânico exige transformações significativas no modo de produção, o consumidor também deve desempenhar um papel importante. “Com eventos como a Semana do Alimento Orgânico, nós buscamos despertar na população a necessidade do consumo responsável. Nossa intenção é fazer com que o consumidor passe a valorizar aspectos relacionados à saúde humana, ao meio ambiente e à justiça social na hora de decidir pelos produtos que vai comprar”.
Estiveram presentes, realizando palestras o coordenador da Comissão da Produção Orgânica do Estado de São Paulo, Marcelo Laurino, que é também Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o chefe da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Ubatuba da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio; Christian Bacci, gerente de Agricultura Smapa; Mirna Zucheratto, nutricionista, gerente de Abastecimento da Smapa; Laura Prada, engenheira agrônoma, ex-membro do Fórum de Articulação do Comércio Ético e Solidário. PMU


Voltar