Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 29, 2006

Notícias da Prefeitura

83ª Festa de São Pedro começa hoje à noite

A Festa de São Pedro, uma das mais tradicionais e populares festas de Ubatuba, promovida pela Prefeitura, em parceria com a Fundart, começa nesta quarta, 28, às 19h. Até o próximo dia 2, o público poderá acompanhar atrações diversas, entre procissões, concursos, danças folclóricas e tainhas assadas.
A abertura da Festa será marcada pela a “Procissão do Mastro”, que sai do Morro da Prainha, em direção à Praça de Eventos, ao lado do Aeroporto, local onde acontece a Festa. Após a chegada e levantamento do Mastro, abre-se a Capela de São Pedro e começa-se uma festança com duração de cinco dias. Em seguida, acontecerá a escolha da Rainha dos Pescadores 2006 e mais dois shows.
Além da tainha assada, que vem acompanhada de arroz, farofa e maionese, a comemoração em homenagem ao Santo Padroeiro dos Pescadores tem a emocionante procissão de barcos coloridos e enfeitados como marca registrada. No início, acontece a procissão terrestre, que leva a imagem de São Pedro até o mar. Essa tradição teve início em 1923, quando o padre caiçara Francisco Lino dos Passos, celebrou uma missa no mar. Desde então, a festa vem sendo realizada e cresce a cada ano, atraindo turistas e cativando a comunidade.
A principal atração da Festa será o show do violeiro Miltinho Edilberto, que acontecerá no dia 1º. A festa, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Fundart, acontecerá na Praça de Eventos, ao lado do aeroporto. Além de Miltinho Edilberto, apresentam-se também a Banda Praieira, a dupla Sertaneja Ibrahim e Daniel, o cantor de reggae, João Terra e a Banda D’Jahga.


Acompanhe a programação e traga a sua família para prestigiar uma das melhores festas populares de Ubatuba!

28 DE JUNHO - QUARTA

19h - Procissão do Mastro
(Saída no Morro da Prainha e chegada no Aeroporto)
19h30 - Levantamento do Mastro, abertura da Capela de São Pedro
20h - Concurso para escolha da Rainha dos Pescadores
21h30 - Show Nhô Minino com “Os Caipiras” (Humor musical)
22h30 - Show: "Banda Pracaniz" (Rock)

29 DE JUNHO - QUINTA

14h30 - Procissão Terrestre
(Saída da Igreja da Matriz - Barra dos Pescadores)
15h30 - Procissão Marítima e Benção dos Anzóis
17h - Missa Campal no pátio do Mercado de Peixe
20h - Entrega dos Prêmios
20h30 - Apresentações Folclóricas:
Dança da Fita, Dança do Chapéu,
Chiba, Ciranda e Congada de Bastões
22h30 - Show: "Ibrahim e Daniel"
(Sertanejo pop)

30 DE JUNHO - SEXTA

20h - Apresentação Grupo Guaruçá (Folclore)
21h - Show: "Banda Anti-Danos (Rock)
22h30 - Show: "Banda D'Jahga” (Reggae)

01 DE JULHO - SÁBADO

20h - Apresentação Grupo Tupinambrás (MPB)
21h - Show: "João Terra" (Reggae)
22h30 - Show: "Miltinho Edilberto"
(Música Regional - Forró Universitário)

02 DE JULHO - DOMINGO

14h - Corrida de Canoas na Praia do Cruzeiro
20h30 - Apresentação "Lira Padre Anchieta" PMU



Elektro faz palestra sobre economia de energia

Com a mudança de comportamento é possível economizar cerca de 20% nos gastos com energia elétrica

A Prefeitura de Ubatuba participou na última quarta-feira, 28, de uma palestra ministrada pelo multiplicador do Programa de Gestão Energética Municipal, Valter Ebram, sobre os meios que podem ser utilizados para o combate ao desperdício de energia elétrica em prédios públicos. Ebram explica que os prédios públicos são, na maior parte das vezes, os maiores consumidores de energia nos municípios.
Segundo o consultor institucional Ercílio Birello, as palestras direcionadas ao poder público ensinam como utilizar todos os benefícios da energia elétrica, sem perder o conforto e eliminando os desperdícios. A troca de lâmpadas comuns por lâmpadas econômicas e a individualização dos circuitos são exemplos que fazem com que os gastos com energia sejam significantemente reduzidos. Mas, de acordo com Birello, a principal arma contra o desperdício é a postura de cada um. Apenas com a mudança nos hábitos, é possível reduzir até 20% nas contas de luz. “É importante que todos contribuam para a melhora na condição financeira do município. Com a economia pode-se aplicar o que antes era desperdiçado em outros setores”, explica Birello.
Para o vice-prefeito, Domingos dos Santos, “a economia de energia é muito importante, ainda mais nesta fase de tanta preocupação com os recursos naturais. A Prefeitura tem muito interesse no combate ao desperdício para que haja mais recursos orçamentários para outras áreas”. Para o secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, a palestra serve também para estreitar o relacionamento entre a Prefeitura e a Elektro, para solução de outros problemas do município em relação à energia elétrica.

Gestão Energética Municipal

A Elektro realiza, todos os anos, o Programa Gestão Energética Municipal, com o objetivo de otimizar o uso de energia elétrica em parceria com as prefeituras de sua área de concessão. Em palestras voltadas para administradores e secretários municipais, a Elektro aborda como as prefeituras podem identificar e quantificar os potenciais de conservação, a necessidade de substituir tecnologias ultrapassadas e a utilização de fontes energéticas mais eficientes. O “Gestão Energética Municipal” também oferece instruções e dicas aos dirigentes no combate ao desperdício e uma nova visão à administração pública municipal no que se refere ao gerenciamento de energia elétrica. PMU



Festa da Tainha agita Maranduba em seu primeiro fim de semana

A abertura da “3ª Festa da Tainha”, foi agitada no bairro da Maranduba neste fim de semana, 23 e 24. No sábado, o prefeito Eduardo Cesar esteve presente e experimentou a tainha assada, prato típico da região nesta época do ano. A festa continua no próximo fim de semana, com outras delícias típicas das festas juninas e também da culinária local, muita música e apresentações de danças. A “3ª Festa da Tainha” acontece na Praça de Eventos da Maranduba.
O evento foi realizado pela Associação da Baia do Mar Virado para o Turismo da Região Sul (Abamvitur), uma organização de cerca de 15 associações de bairro da região sul, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da Administração Regional Sul, Secretaria de Turismo e Fundart.
O prefeito Eduardo Cesar parabenizou as associações de bairro pela união na realização da festa. “O sucesso evidente desse evento mostra que a união dos moradores de uma região em torno de seus ideais possibilita concretizar sonhos e prosperidade. Espero que a Festa da Tainha cresça a cada ano e se torne um evento tradicional, conhecido por várias cidades, por sua organização, beleza e qualidade”.
No final de semana posterior ao término da Festa da Tainha, dia 7, inicia-se o “1º Festival de Inverno”. Serão mais três finais de semana de muita música, gastronomia, teatro e danças típicas. Confira a programação das festas e desfrute com sua família!

“3ª Festa da Tainha”


30/06
Banda do Tiago
Dança Country / Quadrilha de Adulto

1/7
Banda do Everaldo
Grupo de Capoeira

1º Festival de Inverno

7/07
Banda do Everaldo

8/07
Banda Pracaniz
Grupo de Hip Hop

14/07
Banda Tribo Caiçara

15/07
Banda do Tiago
Dança da Fita do bairro do Itaguá

21/07
Banda Pracaniz
Samba e Art

22/07
Tino Som
Quadrilha do Itaguá

28/07
Banda do Tiago

29/07
Banda do Everaldo
Teatro do Ademir PMU



Cresce participação popular nas reuniões do Plano Diretor Participativo

A Câmara Municipal também está participando das reuniões, com presença de vereadores em quase todos os encontros

As reuniões comunitárias realizadas para ouvir a comunidade quanto às necessidades dos bairros para a elaboração do Plano Diretor Participativo (PDP) de Ubatuba têm atraído cada vez mais pessoas, com uma crescente participação popular, tanto quantitativa como qualitativamente. Nos dias 26 e 27 de junho foi a vez de a região central começar a participar das reuniões.
De acordo com o Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Municipal, René Nakaya, que também faz parte do Núcleo Gestor do PDP, nestas duas últimas reuniões houve um enorme número de informações coletadas, com grande participação popular. Na reunião do dia 27, na Estufa II, por exemplo, o grupo já havia se reunido previamente, já levando para o encontro um relatório com as principais reivindicações para o bairro, o que mostra a melhora na qualidade da participação dos munícipes nas reuniões.
Saneamento, habitação e turismo foram os temas mais abordados na região central, que ainda recebe mais três reuniões do Plano Diretor Participativo: uma no dia 28, na Marafunda, outra no dia 30, no Taquaral e no dia 3 de julho, no Sumaré.
Destaque também para a presença do Poder Legislativo nas reuniões. No centro, os vereadores Charles Medeiros, Jairo dos Santos e Edílson Félix estiveram participando e na região sul, a vereadora Luciana Machado foi presença constante nas reuniões.


Grupo de Trabalho de Saneamento

O Grupo de Trabalho de Saneamento, formado para estabelecer as diretrizes do Plano Diretor Participativo de Ubatuba no que diz respeito à questão de saneamento básico se reuniu pela terceira vez na quinta-feira, 28, quando houve a explanação da Vigilância Sanitária sobre captação de água para a população de núcleos isolados. O grupo concluiu que será necessária a instalação, junto à Sabesp, de sistemas alternativos de coleta de água nestes locais. Há a possibilidade de recursos serem pleiteados junto ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

Eventos

O PDP de Ubatuba participará de dois eventos na próxima semana. Maria Lúcia Sallun D’Alessandro, da Secretaria do Patrimônio da União, deve comparecer para uma reunião com o Núcleo Gestor e a sociedade civil, onde será discutida a questão da orla do município. Também faz parte do calendário uma capacitação ministrada pelo Instituto Pólis sobre instrumentos do Estatuto das Cidades aplicados à regularização fundiária.
Está sendo organizado também o cronograma para a Conferência Municipal de Meio Ambiente, que começa no próximo dia 10 e que, a exemplo das Conferências de Agricultura, Pesca e Abastecimento e de Saúde, servirá como base para a elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba. PMU



Prefeito discute construção de casas populares com a comunidade do Taquaral

O prefeito garantiu que as casas somente serão entregues se houver a infra-estrutura necessária

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve nesta segunda-feira, 26, pela terceira vez, reunido com a comunidade do Taquaral a fim de discutir sobre a construção de mais 144 casas populares no bairro. A necessidade da reunião se deu devido à insegurança daquela população no que diz respeito à infra-estrutura do bairro para comportar as casas financiadas pela CDHU. O prefeito fez questão de deixar bem claro que as chaves das casas populares só serão entregues se toda a infra-estrutura necessária estiver viabilizada. Saneamento básico, vagas nas escolas e melhorias no posto de saúde são para o prefeito medidas essenciais para a entrega das casas.

Por quê no Taquaral?

O secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, realizou uma apresentação para explicar os moradores como funciona a implantação das casas populares e o por quê do bairro Taquaral ter sido escolhido para sediar estas 144 casas populares.
De acordo com o secretário, Ubatuba possui um déficit habitacional de cinco mil unidades e o Taquaral possui as condições mais favoráveis para as casas da CDHU: posse da área pela Prefeitura Municipal; estudos e levantamentos de campo pré-existentes; acesso ao perímetro urbano do município; atendimento à legislação ambiental e de uso e ocupação do solo local; maximização do uso da área e integração com infra-estrutura de serviços públicos existentes (educação, saúde, entre outros).
Ainda de acordo com a apresentação, o empreendimento não será implantado sem aprovação prévia da Sabesp, em relação ao saneamento. Há, ainda, a possibilidade de coleta pública pela Sabesp com posterior encaminhamento à ETE – Praia do Itaguá e não haverá problema de fornecimento de água para o empreendimento e ao bairro, como um todo, após sua implantação efetiva.

Objetivos

O objetivo final da implantação desse conjunto habitacional é o de proporcionar à população que dificilmente teria acesso a financiamentos de suas casas-próprias, moradias que respeitem as condições de habitabilidade e possam restabelecer a dignidade social daquela parcela que hoje ocupa áreas de risco sócio-ambiental. O prefeito, que mora no bairro vizinho ao Taquaral há onze anos, disse estar completamente à vontade para falar sobre a construção das casas já que conhece muito bem o bairro e a necessidade daquela comunidade. “Na minha opinião as casas populares não depreciam o bairro e realizam o sonho de muita gente”, disse Eduardo Cesar, que falou também sobre a melhora da infra-estrutura para as casas populares construídas em gestão anterior. O projeto prevê apartamentos de 42 m² , com dois quartos.

Vereadores

Também estiveram presentes na reunião, que ocorreu na Escola Municipal José de Souza Simeão, os vereadores Jairo dos Santos, Claudinho Gulli, Charles Medeiros e Edílson Félix. Todos eles concordaram que a decisão da maioria prevalecerá e que se a comunidade decidir pela construção das casas, elas deverão ser implantadas. “Todas as obras desta gestão estão caminhando muito bem e as casas terão a mesma qualidade”, disse Claudinho.
Para o prefeito, foi muito importante a presença dos vereadores, já que independente de qualquer posição política, o assunto das casas da CDHU é sério e deve ser amplamente discutido.
Ao final, a comunidade ficou mais segura quanto à infra-estrutura para as casas, já que o prefeito garantiu que o empreendimento só será entregue quando houver totais condições para tal. PMU



Prefeitura iniciará limpeza de lotes na Ressaca, Jardim Carolina e Maranduba

A Prefeitura de Ubatuba iniciou nos últimos dias a identificação e cadastramento dos lotes que necessitam de limpeza nos bairros Ressaca, Jardim Carolina e Maranduba. No Itaguá o serviço está em andamento há alguns meses e praticamente todo o bairro já está com os terrenos baldios limpos, por iniciativa do proprietário ou da Prefeitura, que, expirado o prazo de 30 dias após a notificação, procede com a limpeza, que será cobrada na forma de preço público. O não pagamento do preço público gera a inscrição de seu valor em dívida ativa e a posterior cobrança em execução fiscal. O valor a ser cobrado do proprietário para execução dos serviços de limpeza de terrenos será de R$ 1,77 por metro quadrado. A lei permitindo que a Prefeitura execute o serviço, caso o proprietário não o faça, é antiga e foi proposta pelo prefeito Eduardo Cesar, quando era vereador em sua segunda gestão.

Ação conjunta

O trabalho de limpeza de terrenos baldios é um trabalho conjunto entre as secretarias de Obras, Arquitetura e Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que teve início do final do ano passado. Segundo o secretário de Arquitetura, Rafael Ricardi Irineu, hoje 45% dos processos protocolados na Secretaria são denúncias de terrenos baldios, que acabam culminando no acúmulo de muito lixo, provocando a proliferação de bichos e insetos.
A Prefeitura alerta que a limpeza deve ser, preferencialmente, feita pelo proprietário do terreno, já que a administração pública está trabalhando com a capacidade total de equipamentos, além de ser economicamente mais viável para o munícipe se ele mesmo proceder com a limpeza de seu lote. PMU



Projeto “Fala Cidadão” completa um ano

O “Fala Cidadão” é um dos mecanismos da Ouvidoria Geral da Prefeitura para agilizar as reivindicações da população junto à prefeitura

O “Fala Cidadão”, um dos canais criados pela Ouvidoria da Prefeitura para levar reclamações, críticas, sugestões, elogios e pedidos dos cidadãos diretamente às secretarias, está completando um ano. Nesse tempo, o programa, que funciona por meio do site da Prefeitura (
http://www.ubatuba.sp.gov.br/), registrou cerca de 320 ocorrências. Todas as ocorrências recebidas são repassadas para os secretários de cada pasta, que devem dar um retorno ao reclamante, geralmente, dentro de dez dias.
Entre as principais ocorrências, estão: pedidos de manutenção e limpeza de logradouros públicos, limpeza de terrenos, pedidos de informações sobre concursos públicos e empregos, pedidos de informações sobre a proibição de música em quiosques, denúncias sobre construções irregulares e crimes ambientais, informações sobre congelamento, ciclovias e outros.
A Ouvidoria Geral foi criada no final do ano passado, quando o prefeito Eduardo Cesar implementou uma reestruturação administrativa. A ela cabe, não só analisar as reclamações e sugestões recebidas dos munícipes, registrar e encaminhar aos órgãos competentes para a tomada de providências, mas também acompanhar as ações efetuadas e informar os resultados aos interessados. Para o prefeito, a Ouvidoria é a voz da comunidade de Ubatuba junto à administração municipal. “Nós estamos buscando todas as formas possíveis de manter um contato direto com a população. A Ouvidoria tem a importante função de intermediar o diálogo entre a prefeitura e a população”.
Além do “Fala Cidadão”, as pessoas podem se expressar e buscar contato com a Prefeitura pessoalmente ou por meio do telefone 3834-1022.

Utilizando corretamente


O “Fala Cidadão” é uma das ferramentas que o munícipe pode utilizar para se comunicar com a Prefeitura. Embora esse sistema seja eficiente para que costuma acessar a Internet, algumas ocorrências não podem ser completadas ou respondidas quando o internauta não preenche corretamente os campos do cadastro. O assessor de Tecnologia da Informação, Alessandro Terra, explica que existem diversos campos no programa que precisam ser respondidos para que a mensagem chegue ao destinatário e possa ser respondida depois.
Dentro do link “Fala Cidadão”, primeiramente é preciso escolher a secretaria responsável pela ocorrência que se deseja registrar. Depois, escolhe-se o tipo de ocorrência, seja crítica, reclamação, sugestão, pedido ou elogio. É fundamental que os dados pessoais sejam preenchidos corretamente, em todos os campos, inclusive e-mail e telefone, que são meios de se obter a resposta. Algumas pessoas estão colocando o e-mail do destinatário, quando deveriam colocar seus próprios e-mails. PMU



Prefeitura prestigia artista que representou o município em exposição internacional

A Assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, representou o prefeito Eduardo Cesar na solenidade de encerramento do XI Circuito Internacional de Arte Brasileira, realizado nas dependências do Masp – Museu de Arte de São Paulo -, na capital paulista, no último dia 24. A assessora foi prestigiar o artista plástico Luiz Correia, morador de Ubatuba há 15 anos, que foi selecionado, entre inúmeros artistas de 14 estados brasileiros, para representar o município no circuito, que é considerado um dos mais importantes eventos culturais de artes plásticas do mundo.
Com esta escolha, Luiz Correia teve a oportunidade de expor suas telas na Áustria, Eslováquia, Tchecoslováquia, Espanha e em mais três cidades brasileiras: Diamantina (MG), Maringá (PR) e São Paulo. As exposições começaram dia 18 de março e se estenderam até o dia 25 de maio, com apoio do setor cultural da Embaixada Brasileira dos países participantes do circuito.
“Para mim foi algo realmente muito bom e uma oportunidade pela qual eu não esperava. Curadores procuraram por todo o litoral para escolher um artista e viram meus trabalhos em Paraty, onde exponho. É um orgulho muito grande ter sido escolhido ao lado de mais 14 brasileiros para expor em outros países”, disse Luiz Correia, que desde a infância manifestou seu dom pelo desenho e pintura, reproduzindo em crayon, aquarela, pastel e óleo paisagens e assuntos que lhe eram mais familiares. Segundo Luiz, a participação no Circuito já está lhe rendendo novos convites para participar de vernissages nacionais e internacionais. PMU



Ginástica Rítmica de Ubatuba é destaque em São José dos Campos

A equipe de Ginástica Rítmica de Ubatuba conquistou ótimos resultados na fase regional do Torneio de Massificação Haideé Nassif,, disputado no domingo, 25, em São José dos Campos. O desempenho de Ubatuba pode ser considerado muito bom, pois das 79 atletas que participaram da competição, 29 tiveram notas entre 9 e 9,9 e 39 delas conquistaram medalhas de destaque. As ginastas Isabela Teodoro Nassa, no aparelho Bola e Pedrina Ferreira Gomes, Pâmela Cristina e Pâmela Gonçalves na modalidade Mãos livres obtiveram notas 10 no torneio.
“A Prefeitura de Ubatuba tem dado um grande apoio à GR e estamos fazendo o máximo para retribuir com bons resultados”, disse Jerusa Parada Suguimoto, treinadora da equipe. Agora os olhos estão voltados para os Jogos Regionais que serão disputados na segunda quinzena da julho, em Lorena. “Conseguimos a classificação para os Jogos do Interior por dois anos consecutivos e vamos continuar nos empenhando. A GR está evoluindo em todas as cidades da região, mas nos esforçaremos para lutar por bons resultados”, completou a treinadora. PMU



Campanha do Agasalho percorre Ubatuba de norte a sul

A população de Ubatuba mais uma vez respondeu ao chamado e participou ativamente da Campanha do Agasalho 2006. No sábado, 24, aconteceu a Carreata do Agasalho, que teve a participação de dezenas de pessoas entre funcionários da Prefeitura de Ubatuba, Sabesp, Correios, Elektro, Guarda Mirim e Rotary Clube de Ubatuba.
A carreata, com carros, motos, caminhões e ônibus, partiu da Av. Iperoig e percorreu as ruas do centro, antes de se separar em direção às regiões norte, sul e oeste da cidade. A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar, aguarda a contagem dos agasalhos. “Acredito que conseguimos um bom número de agasalhos que poderão auxiliar a diversas famílias de Ubatuba. Ainda estamos recebendo o material dos postos de coleta e acredito que até o final de semana teremos os números finais”, disse Denise.

Gincana

O sorteio do aparelho de TV para as escolas que participaram da Gincana da Campanha do Agasalho 2006, que aconteceria no dia 24, foi adiado para que todas as escolas possam entregar sua colaboração. O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba agradece a todos que puderam efetuar doações e também às entidades que participaram ativamente: Sabesp, Correios, Elektro, Unitau, Guarda Municipal de Ubatuba, Supermercados Paulista, Guarda Mirim, Rotary Club, Associação dos Aposentados e Igreja Ágape. PMU



Casa do Brinquedo prepara programação para férias escolares

A unidade Base da Casa do Brinquedo de Ubatuba prepara uma programação especial para as crianças durante o mês de julho. À partir do dia 10 estará atendendo as crianças de 4 a 12 anos às segundas, terças, quintas e sextas-feiras em quatro horários: 8h, 10h, 13h30 e 15h30. A manutenção será feita às quartas-feiras. “Queremos receber não apenas as crianças de Ubatuba, mas também, visitantes de outras cidades”, diz Renata Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo de Ubatuba.
Em uma grande área ao ar livre são montadas tendas com brinquedos para todas as idades, como quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, bonecos, jogos de encaixes e regras, massa de modelar, bolas, cordas túneis, balanço e muito mais.
Crianças com idade inferior a 5 anos deverão permanecer com acompanhante durante o período em que estiver na Casa do Brinquedo e para quem vai pela primeira vez é necessário apresentar um documento, podendo ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade.
A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações e agendamentos ligue para: 3832-1608. A unidade Base da Casa do Brinquedo de Ubatuba foi inaugurada em 31 de maio e já recebeu a visita aproximadamente 500 crianças no primeiro mês de funcionamento. PMU



Ubatuba candidata-se aos Jogos Regionais de 2007

O secretário municipal de Esportes e Lazer de Ubatuba, José Luiz Bittencurt Jr. fala, nesta entrevista, do sonho da cidade em sediar os Jogos Regionais em 2007. Bittencurt faz também uma análise das ações de sua pasta nestes 18 meses da atual administração.

Como está a candidatura de Ubatuba para sediar os Jogos Regionais em 2007?
Bittencurt Jr: Este é um desejo do prefeito Eduardo Cesar, compartilhado pelos esportistas da cidade. O município terá, independentemente dos Regionais, duas novas piscinas municipais, uma no Sertão da Quina e outra no Perequê-Açu, criando novas vagas para os esportes aquáticos na cidade e atendendo às exigências do comitê organizador dos Jogos. Alem disso, vai construir mais dois ginásios poliesportivos, adaptará os dois que nós temos em escolas (Taquaral e Estufa II) e não medirá esforços para que Ubatuba tenha toda a infra-estrutura necessária para a realização de uma competição de tal importância.
Estamos disputando o direito de sediar os Jogos em 2007, com a cidade de Guarulhos, que é uma grande potência, mas creio que a simpatia do Litoral Norte, o clima, a segurança e a beleza aliados as novas instalações podem trazer os Jogos Regionais 2007 para Ubatuba.

E a preparação para os Jogos deste ano em Lorena ?
BJ: Estamos fechando a delegação e vamos contar com aproximadamente 250 atletas, disputando18 modalidades oficiais e 5 extras. Como novidade para este ano teremos a participação das equipes de handbol, biribol e ciclismo feminino. Estaremos em Lorena nesta semana para o congresso técnico e também para divulgação de nossa candidatura, junto a delegados de outras cidades.

Como foram esses 18 meses para o Esporte de Ubatuba?
BJ: A avaliação é extremamente positiva. Temos ótimos profissionais na SMEL, o que foi determinante para que alcançássemos sucesso rápido nessa empreitada. Aumentamos o número de eventos, chegando à expressiva marca de 106 no ano passado. Criamos mais escolinhas de esportes e mais vagas nas escolinhas já existentes. Começamos a participar de competições importantes fora do município, como o Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas, do qual somos líderes do circuito. Mas sabemos que, apesar dos inegáveis avanços, muitas ações ainda precisam ser feitas.

A formação de novos atletas é uma preocupação da secretaria. Ubatuba tem hoje 10 escolinhas de esporte. Existe projeto para novas modalidades?
BJ: Há de se ressaltar que criamos várias escolinhas de esportes ao longo desses quase 18 meses de administração do prefeito Eduardo César. Essa é uma filosofia dele e uma recomendação que recebo constantemente do prefeito para que tenhamos ainda mais opções nesse sentido. Implantamos as Escolinhas Municipais de Karatê, Tênis de Mesa, Futsal e Atletismo. Criamos Escolinhas Municipais de Tênis de Mesa e Xadrez para a Melhor Idade. E tem ainda a parceria com o Governo do Estado, que nos proporciona o projeto “São Paulo do Skate”, a nossa escolinha da modalidade. Apesar de tudo isso, ainda estudamos ampliações e estamos buscando uma forte parceria para implantar a Escolinha Municipal de Tênis.

Uma das maiores reclamações é quanto ao número de vagas na piscina municipal. Existe algum projeto para resolver esse problema?
BJ: Claro! Com a construção das duas novas piscinas no município, aumentaremos consideravelmente o número de vagas e descentralizaremos um pouco a natação em Ubatuba.

Qual o apoio dado ao esporte de competição da cidade?
BJ: Todos os esportes têm algum tipo de apoio da Prefeitura. De acordo com a competição, nós oferecemos transporte, alimentação e inscrição para os atletas (casos das ligas de basquete e voleibol, por exemplo). Em outras, a Prefeitura fornece o transporte. Já mandamos vans para levar o surfe para Florianópolis duas vezes, o jiu-jitsu já teve apoio e viagens para o Rio de Janeiro e São Paulo, entre outras cidades, a natação e o ciclismo participam de campeonatos paulistas e são contempladas com transporte até mesmo para etapas distantes, como Ourinhos. Isso sem falar na própria reestruturação interna, criando setor específico de competição dentro dos esportes, como acontece no surfe, por exemplo, que tem um veículo à disposição diariamente para levar os atletas para as praias escolhidas pelo técnico Alberto Jacob, uma iniciativa tão positiva que trouxe de volta para a Escolinha Municipal de Surfe a atleta Suelen Naraísa, um dos grandes nomes do esporte de Ubatuba.

Como está a situação do esporte nos bairros?
BJ: A descentralização está a caminho. A partir da administração do prefeito Eduardo César, nós passamos a ter núcleos das escolinhas de surfe e futebol na Região Sul, núcleo da escolinha de futebol na Região Oeste (aulas na Marafunda, em parceria com a Secretaria da Educação, via Escola Prefeito Silvino Teixeira Leite) e implantaremos em breve a escolinha de futebol no Perequê-Mirim. Além de outros estudos, contemplando também a Região Norte.

A secretaria também desenvolve atividades de lazer. Fale um pouco sobre elas.
BJ: O carro-chefe das atividades de lazer é o projeto “Recreando em seu Bairro”, que deve atender cerca de 15 bairros neste ano. São atividades de recreação desenvolvidas pelos nossos monitores diretamente nos bairros. Resgatamos ainda dois importantes eventos do setor, como o Concurso de Esculturas na Areia e o Concurso de Pipas, ambos com enorme sucesso de público em 2005, atraindo, inclusive, a cobertura da TV Vanguarda.

Em 2005 Ubatuba teve os Jogos de Inverno, em julho. Existe algo preparado para este ano?
BJ: Há uma série de eventos esportivos que serão realizados em Ubatuba durante o mês de julho. Podemos destacar a nossa etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas e o Super Surf, o campeonato brasileiro de surfe profissional, entre vários tantos.

Ubatuba, a capital do surfe, pode ser chamada também da “Capital do Esporte no Litoral Norte”?
BJ: O conceito de melhor ou pior pode ser subjetivo. Porém, analisando essa questão de forma bem direta e pragmática, podemos dizer, com certeza, que Ubatuba tem os melhores resultados do Litoral Norte. Nossa natação ganha tudo que disputa por aqui com larga vantagem; nosso basquete masculino foi campeão do Vale do Paraíba ano passado; nosso jiu-jitsu tem campeões mundiais, nosso surfe tem campeões brasileiros e mundial (Wiggoly Dantas); nosso ciclismo foi a única equipe do Litoral Norte que se classificou para os Jogos Abertos de Botucatu, em 2005 e, tomando por base a competição mais recente, os Jogos Abertos da Juventude, competição sub-18 oficial do Governo do Estado, nós eliminamos, neste ano, os nossos vizinhos nos três jogos eliminatórios que fizemos contra eles: futebol masculino, vôlei masculino e vôlei feminino. Portanto, a nossa superioridade esportiva sobre as outras cidades do Litoral Norte é clara e notória. PMU



Natação de Ubatuba mantém liderança do Campeonato Paulista de Águas Abertas

Segundo lugar em Itirapina garante a liderança do ranking do Troféu “Waldir de Souza” para a equipe do Litoral Norte

A equipe de natação da Prefeitura de Ubatuba ficou com o vice-campeonato da prova curta (válida pelo Troféu “Waldir de Souza”) na 5ª etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, disputado no domingo, 25, na Represa do Broa, em Itirapina. A etapa reuniu cerca de 900 nadadores e foi considerada pela organização, como uma das mais disputadas da temporada. Mesmo obtendo bons resultados em algumas categorias, a vitória por equipes na prova curta (1 Km) ficou com a equipe do Círculo Militar/4 Fit, que totalizou 468 pontos na etapa. Ubatuba, que terminou a etapa com 440 pontos, se manteve na liderança do ranking, pois seu adversário mais direto, o Tênis Clube Paulistano, ficou em terceiro na etapa, com 440 pontos.
No ranking por equipes Ubatuba permanece na liderança, agora com 39 pontos e o Tênis Clube está em segundo lugar, com 37.
Os atletas Patrick Graglia, Caio Santos, Rômulo Santos, Delmar Corrêa, Camila Faria, Stefany Luz e Abner França venceram suas provas; Ricardo Rocha, Priscila Santos, Caíque Fileto e Nelson Batista foram vice-campeões e Gustavo Mendes e Sara Sartorato concluiram a prova na terceira posição em suas respectivas categorias. Alguns atletas não puderam disputar a prova, devido a um atraso para a largada, mas não devem ser muito prejudicados: o regulamento prevê o descarte do pior resultado.

Ubatuba sedia 6ª etapa


A Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, será palco da sexta etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, a “37ª Travessia Internacional de Ubatuba”, que será disputada em percurso de 1000 (largada da praia do Matarazzo), 3000 (largada do Cais) e 9400 metros (largada do Perequê-Açu). A prova acontecerá no dia 16 de julho.
As inscrições para a Travessia estão abertas e podem ser feitas na piscina municipal até o dia 6 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-4261.

História da Travessia

A travessia foi idealizada em 1959, pelo Grêmio Estudantil 28 de Abril, do então Ginásio Capitão Deolindo, na época presidido por Justo Arouca. Em 29 de maio de 1960, dezoito nadadores partiram do Perequê-Açu para um percurso de 3.100 metros. O campeão da primeira travessia foi Ronaldo Gonçalves Duarte. Em 1963 a comissão de Esporte da Prefeitura Municipal de Ubatuba assumiu a organização da prova, o que regionalizou a competição. A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do Estado de São Paulo incluiu a prova no calendário oficial de eventos em 1968 e, no ano seguinte, já com a organização da Federação Paulista de Natação, a prova assumiu caráter internacional. O evento deixou de ser realizado entre 1978 e 1983. Em 2005 Ubatuba ficou com o título da etapa por equipes. PMU

Voltar