Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 01, 2006

Guarda Municipal

Guarda Municipal de Ubatuba completa doze anos

O prefeito Eduardo Cesar e vários secretários municipais estiveram na cerimônia para parabenizar a corporação

A Prefeitura de Ubatuba, juntamente com a Guarda Municipal, realizou uma cerimônia, nesta quarta-feira, 31, para comemorar os doze anos da corporação. Esteve presente todo o efetivo da Guarda Municipal, além de representantes de todas as outras instituições que zelam pela segurança dos munícipes de Ubatuba e que foram ao salão da Igreja São Francisco parabenizar e compartilhar da festa da corporação.
Além da presença do prefeito Eduardo Cesar, que com satisfação congratulou os colegas da Guarda Municipal de Ubatuba, a mesa de autoridades foi formada pelo secretário municipal de Segurança Pública, Andrade Henrique, os vereadores Claudinho Gulli e Jairo dos Santos e por membros do Corpo de Bombeiros, e das polícias Civil, Militar, Ambiental e Rodoviária. O presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Mohamad Ramadan El Ali também compôs a mesa, além do Frei Aldo Pietrobom, pároco da cidade.


Cumprimentos e elogios

Todos os que fizeram uso da palavra elogiaram a atuação da Guarda Municipal de Ubatuba nesses doze anos de história. A integração com os demais órgãos de segurança foi um dos aspectos mais exaltados, considerada como principal ingrediente na fórmula que faz de Ubatuba uma das cidades com menor índice de criminalidade na região.
O prefeito Eduardo Cesar, que acompanhou de perto a evolução da Guarda Municipal, desde sua criação, falou sobre o amadurecimento da mesma e das melhorias que pretende viabilizar ainda este ano para a corporação: viaturas, motos, fardas, coletes e rádios, além do Plano de Carreira e Estatuto. “A Guarda nunca teve o espaço devido, mas acredito que agora, por vontade da equipe de governo e por reivindicação da própria corporação, conseguiremos a construção de um novo quartel para estas pessoas tão solícitas, sérias e dispostas a ajudar. É um orgulho para o nosso governo termos esta Guarda Municipal que é tão útil para a sociedade”, acrescentou o prefeito.
O delegado titular de Ubatuba, Dr. Fausto Moro Cardoso parabenizou a Guarda pelo ótimo serviço e pela dignidade e competência no auxílio à segurança pública. “Continuem com este ânimo, o maior beneficiário é a população de Ubatuba”, disse o delegado. Os outros quatro representantes das polícias (Sargento Gama – Corpo de Bombeiros; PM Ivo – 3º Batalhão da Polícia Militar de Ubatuba; Tenente Alexandre – Polícia Ambiental e Inspetor D’ângelo – Polícia Rodoviária) falaram do entrosamento entre as corporações, frisando o desempenho dos homens e mulheres que compõem a Guarda Municipal de Ubatuba. O comandante da Guarda, Tenente Carvalho, falou emocionado sobre a dedicação dos integrantes da instituição que aniversariou nesta quarta-feira. “A Guarda Municipal é uma defensora fiel do patrimônio de Ubatuba e trabalha salvando vidas mesmo sabendo que a própria vida está em perigo”, disse o comandante.


Amiga, protetora e aliada

A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) foi criada em 31 de maio de 1994, pela Lei Municipal 1369, com a missão de proteger os próprios municipais, seus bens e serviços. Em Ubatuba, a GMU faz parte do complexo de Segurança Pública Municipal, prestando diuturnamente apoio aos órgãos públicos encarregados da segurança em todo o território de Ubatuba. Atualmente a corporação conta com 44 guardas municipais masculinos e 15 femininos, além de dois integrantes da Polícia Militar inativos e que exercem a função de comando.
A GMU, atualmente instalada no bairro do Perequê Açu, é uniformizada e aparelhada com armamento tipo pistola 380, revólveres calibre 38, coletes balísticos e rádios comunicadores. Atuam com uma frota de três viaturas de pequeno porte e dez motocicletas. Nesses doze anos de existência acompanhando a evolução dos anseios da comunidade e tendo por lema “amiga, protetora e aliada”, a Guarda Municipal de Ubatuba vem a cada dia integrando-se mais à malha de segurança da sociedade. PMU

Voltar ao índice