Total de visualizações de página

domingo, junho 04, 2006

Maresias

Super Surf em Maresias

Aconteceu na praia de Maresias entre os dias 24 e 28 de maio, a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional Super Surf.
Entre os representantes de Ubatuba estavam Hizunomê Bettero, Odirlei Coutinho, Edgley Santos, Renato Galvão Tadeu, Pereira e Costinha no profissional masculino e Suelen Naraisa, Alice Santos, Francisca Pereira e Luiza Romann no feminino.
O evento começou com ondas regulares e uma chuva que marcou o primeiro dia do evento.
Os ubatubenses estrearam somente no segundo round com Tadeu Pereira começando bem a competição e avançando sobre o potiguar André Antunes por 11.80 a 10.83
Hizunomê Bettero, atual campeão estadual, foi mais um dos pré-classificados e venceu seu duelo ao superar o vice-campeão Paulista Gilmar Silva por 14.33 a 7.67.
Gilmar fez 6.00 pontos numa direita surfada no início da bateria, mas não conseguiu encontrar outra onda de qualidade e acabou eliminado.
"Estava meio nervoso antes da bateria, pois não fiz um free surf para me adaptar às condições do mar. Achei umas direitas e consegui mandar umas batidas de backside, felizmente venci", fala Hizunomê.
As duas baixas ficaram por conta de Costinha e Edgley Santos.
Costinha não se encontrou nas difíceis ondas da praia de Maresias e foi eliminado pelo carioca Alexandre Almeida por 14.50 contra 9.17.
Edgley Santos também acabou deixando a competição ainda no seu início ao ser derrotado pelo guarujaense.Erik Myakawa por 12.26 a 11.90.
Odirlei estreou com vitória ao derrotar o ex-WCT Armando Daltro em um confronto atípico.
Odirlei cometeu interferência nos últimos minutos em uma esquerda e passou a computar apenas uma onda. Daltro ficou a apenas 2.85 da vitória. Faltando 30 segundos, o baiano pegou uma onda e resolveu abandoná-la perto do inside, quando ela iria começar a armar.
A platéia ficou surpresa com a cena, pois a onda certamente renderia uma nota acima de 3 pontos. Ainda deu tempo de Mandinho voltar ao outside e pegar outra onda na contagem regressiva, mas a direita fechou.
"Não ouvi o locutor dizer eu estava precisando de 2.85. Quando vi o Odirlei interferir minha onda, achei que tinha de fazer um 6 e tal para vencer, pois ele tinha duas ondas boas e não tinha nada. Por isso abandonei a onda", revela Daltro.
Tadeu voltou para água, agora contra o carioca Anselmo Correia.
Tadeu fez uma boa bateria e passou para as oitavas de final ao somar 13.10 contra 12.83 de Anselmo.
O terceiro round foi marcado pelo duelo entre os ubatubenses Renato Galvão e Hizunomê Bettero.
Na disputa quem se deu melhor foi Renato Galvão que avançou na competição somando 13.03 a 9.87 de Hizu.
Já nas oitavas a primeira baixa ficou por conta de Odirlei Coutinho em uma bateria empolgante que foi vencida pelo carioca Guilherme Herdy.
Logo no início do duelo, Odirlei destruiu uma esquerda com um belo floater e fortes batidas no lip para descolar a maior nota do dia, 9.50. Nos últimos minutos, Herdy deu o troco com outra esquerda muito bem surfada que rendeu 9.00 pontos.
Como Herdy tinha um 7.83 e Odirlei fez 5.20 em sua segunda melhor nota, a vitória ficou com o surfista de Niterói com 18.83 a 14.70
Tadeu vendeu caro à derrota e saiu da água com 7.00 e 6.00. Fabio Gouveia fez 7.67 e 6.00 em suas duas melhores ondas.
Renato Galvão travou um duelo com o atual líder do Circuito Brasileiro de Surf Profissional, Jihah Khodr
O paranaense abriu a bateria quebrando uma direita para arrancar nota 8.67 dos juízes. Galvão reagiu com notas 5.17 e 6.50, mas Jihad pegou outra direita e garantiu a vitória ao descolar 4.10. O duelo terminou 12.77 a 11.67 a favor de Jihah
Na categoria feminino o melhor resultado ficou para Suelen Naraisa que avançou até a semifinal, terminando a competição na 3ª colocação.
Francisca Pereira também avançou na competição e terminou na 6ª colocação.
Na categoria masculino o grande campeão foi Jihah Khord ao vencer o carioca Leo Neves na final por 16,20 x 15,43
Na categoria feminina Tais de Almeida sagrou-se campeã ao vencer a paulista Cláudia Gonçalves por 11,33 x 5,93 pontos.
A terceira etapa acontece dos dias 12 a 16 de julho na Praia de Itamambuca, em Ubatuba.


Resultado da etapa de Maresias

9ª Odirlei Coutinho
9ª Renato Galvão
9ª Tadeu Pereira
17ª Hizuzomê Bettero
33ª Edgley Santos
33ª Costinha


Confira o ranking masculino após 2 etapas

6ª Odirlei Coutinho
11ª Renato Galvão
13ª Tadeu Pereira
22ª Hizuzomê Bettero
34ª Edgley Santos
34ª Costinha


Ranking feminino após 2 etapas

4ª Suelen Naraisa
6ª : Francisca Pereira

Fonte: Associação Ubatuba de Surf - Rege Galvão

Voltar