Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 08, 2006

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 07 / 06 / 2006

Crianças começam a ser vacinadas contra poliomielite em Ubatuba

Está acontecendo, desde o último dia 5, a vacinação antecipada contra a Poliomielite em Ubatuba. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite está marcada para o próximo sábado, dia 10. Crianças de 0 a 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde mais próximos de suas casas, munidas de documentação e carteirinha de vacinação. A Poliomielite está sendo erradicada no mundo, mas o vírus ainda existe em alguns lugares, por isso, é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas.
A Poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença contagiosa, transmitida pelo poliovírus através das vias aéreas superiores, caracterizada por causar uma paralisia de início súbito, geralmente em membros inferiores. Os sintomas da poliomielite são: febre, mal estar, dor de cabeça, acompanhada ou não de paralisia.
No início da década de 80, houve uma grande incidência da doença no Brasil, deixando milhares de deficientes físicos por ano. No fim dos anos 80, a doença foi controlada na maior parte do mundo, devido às ações de imunização. Ainda hoje, pode-se observar um grande número de pessoas com a síndrome pós-pólio, seqüelas deixadas pela infecção.
O objetivo das campanhas de vacinação em massa é produzir uma extensa disseminação do vírus vacinal, que competirá com a circulação do vírus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. A coordenadora da vigilância epidemiológica, Eliana Arantes, diz que, "embora não tenhamos mais a doença em nosso país, a vacinação é o único meio de manter ausente a circulação do vírus no meio-ambiente." PMU



Fundo Social de Ubatuba inicia Campanha do Agasalho 2006

Uma reunião promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, nesta terça-feira, 6, na Prefeitura, marcou o início oficial da campanha do agasalho na cidade. Contando com representantes da Sabesp, Correios, Elektro, Unitau, Guarda Municipal, Guarda Mirim, Rotary Club, Associação dos Aposentados e Igreja Ágape a reunião traçou estratégias para a realização de uma carreata, que acontecerá no próximo dia 24, e percorrerá as principais vias da cidade, de norte a sul.
"Funcionários da Sabesp e dos Correios entregarão sacolinhas nas residências à partir da próxima semana e no dia 24 faremos a coleta", explicou Denise César, presidente do Fundo Social. Na próxima sexta-feira deve ser divulgado o itinerário da carreata. "Tentaremos arrecadar mais que em 2005 e contamos mais uma vez com o apoio de nossa gente", lembrou a primeira-dama de Ubatuba. Em 2005 a Campanha do Agasalho em Ubatuba arrecadou 25.322 peças. Comunidades dos bairros mais distantes podem solicitar a retirada de sua arrecadação através do telefone 3834-1064.


Postos de Arrecadação

Prefeitura Municipal de Ubatuba
Av. Dona Maria Alves, 865

Secretaria de Assistência Social

R. Paraná, 375

Ginásio de Esportes Tubão
R. Professor Thomaz Galhardo S/Nº, Centro

Sabesp
Av. Dona Maria Alves, 88, Centro

Elektro
R. das Hortencias, 125, Jardim Carolina

Correios
R. Cel. Ernesto de Oliveira, 178, Centro

Associação dos Aposentados de Ubatuba
R. Sebastião Benedito da Rocha, 95 - Silop

Unitau - Campus Ubatuba
Avenida Castro Alves, 392 - Itaguá

Guarda Mirim de Ubatuba
R. Pinheiros, 120 - Estufa 2

Igreja Evangélica Ágape
Rua Cel. Domiciano, 615 - Centro

Escolas das redes municipal e estadual de ensino PMU


Divulgada a ordem de apresentação das bandas de festival escolar em Ubatuba

Copa do Mundo é o tema de 14 composições

A organização do 5º Festival de Música da Escola Municipal Tancredo Neves, divulgou a ordem de apresentação das 14 bandas participantes. De acordo com a diretora da escola, Rose Marangoni, as bandas se apresentarão conforme realização de sorteio como previa o regulamento. "Vale lembrar que todas poderão ensaiar no sábado, à partir das 13h, mediante agendamento prévio", disse Rose.
O "5º Festival de Música do Tancredo" acontece neste sábado, 10, à partir das 19h, no pátio da escola, que fica na Av. Rio Grande do Sul, 600.
O "5º Festival de Musica" da Escola Tancredo Neves é organizado pelas alunas do curso 2º Secretariado e tem o apoio de Rossi Calçados, Oficina do Vestibular, Com Carinho Presentes, Adventure Motos, Silop Gás, Agenor de Paula, Padaria Progresso, Auto posto Kamomê, Litoral Antenas, Mercado do Zezé, Victor Moda jovem, Bar do Bambu, Papelaria do Povão, Pescados Atlântico e Sacolão S.G.
De acordo com o sorteio as bandas se apresentarão nesta ordem: Dr. Gori, Desortodox, Bando Dominique, Banda Jah, Burning Angels, Paranóicos, Quinteto Oblöquio, Q I abaixo de zero, Carlinha e Binho, Os Cernes, Testfy, Blues S.A., Mary Jone, Século News. PMU



Convênio entre Prefeitura e Senar oferece cursos a agricultores

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), firmou um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que possibilitará a realização de cursos de capacitação e aperfeiçoamento gratuitos a agricultores e pescadores do município. Os cursos terão início em agosto e serão ministrados ao longo do ano. A princípio, estão previstas capacitações para olericultura, ou seja, cultivo de hortas; produção de cogumelos comestíveis; apicultura, que permite cultivar abelhas, produzir e comercializar mel; processamento artesanal de leite, frutas e outros produtos; artesanato de fibras vegetais, com ênfase na fibra da banana, entre outras possibilidades. Os interessados em participar das capacitações devem, obrigatoriamente, ser agricultores ou pessoas ligadas ao ramo. Para mais informações e inscrições, ligar para a Smapa e falar com Mayr: 3833-3500. PMU


Prefeitura recebe capacitação em regularização urbanística e fundiária

A Prefeitura de Ubatuba recebeu, por meio da Comissão Municipal de Congelamento, um treinamento sobre regularização urbanística e fundiária, entre os dias 22 e 26 de maio, no Rio de Janeiro. O responsável pela Comissão de Congelamento da Prefeitura, Claudinei Salgado, esteve presente no curso, que foi ministrado pelo Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) e contou com a participação de pessoas de diversos Estados do Brasil. "Com o curso conheci ferramentas jurídicas para agilizar os trabalhos de regularização, que também fazem parte do processo de congelamento de áreas irregulares em Ubatuba. Descobri que já estávamos no caminho certo, mas que ainda há ferramentas importantíssimas a serem utilizadas para acelerar o processo", conta Claudinei.
Um exemplo de ferramenta jurídica a ser seguido são as "ZEIS" (Zonas Especiais de Interesse Social): "nós já conhecíamos muito sobre ZEIS, mas no Rio de Janeiro pude trocar informações e enriquecer o conhecimento para poder aplicar da melhor forma em Ubatuba", alegou o responsável pela Comissão de Congelamento.


Regularização em Ubatuba

Já está em andamento a primeira proposta de regularização fundiária em Ubatuba. Claudinei Salgado explicou que há uma equipe percorrendo o bairro da Pedreira, entrevistando família por família e também realizando o levantamento urbanístico e fundiário do local. "Para regularizar é necessária a implantação de algumas melhorias que o bairro não possui, como sistema de tratamento de esgoto, por exemplo. A regularização traz o benefício de oferecer, ao menos, a estrutura básica necessária para garantir a qualidade de vida dos moradores", explica Claudinei Salgado.
Para o prefeito Eduardo César, a participação no curso foi de grande importância, já que o congelamento é uma ação importantíssima que a Prefeitura vem implementando em Ubatuba. "Estamos investindo em treinamento para agilizar os procedimentos de regularização e poder oferecer dignidade aos moradores de Ubatuba".



Prefeito de Ubatuba inaugura Centro Comunitário na Região Norte

O prefeito Eduardo César participou da inauguração do Centro Comunitário "Aprendendo com a Comunidade", no bairro do Camburi, região Norte de Ubatuba, no último sábado, 3.
Em uma manhã de festa, Ubatuba ganhou de presente uma construção totalmente ecológica.
A construção, em uma área cedida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba ao lado da escola do bairro, tem 216 metros quadrados e utilizou aproximadamente 500 toras de bambu, 1.300 garrafas PET, taipa e adobe e foi toda erguida com mão-de-obra composta por trabalhadores da comunidade.
Orientados pela ONG belga Bamboostic e alunos da PUC-RJ, os caiçaras levaram cerca de sete meses para concluir a obra que será utilizada como sala de aula para crianças da pré-escola, sede da Associação de Moradores do Bairro do Camburi (AMBACA) e Centro de Informações Turísticas.
A festa começou animada pelo Sexteto Caiçara e em seguida crianças da escola apresentaram algumas atividades. Os anfitriões Moisés Firmino dos Santos (presidente da AMBACA) e Genésio dos Santos, um dos moradores mais antigos da comunidade, deram as boas vindas aos convidados. Entre os pronunciamentos, uma surpresa: Sven Mouton, da ONG Bamboostic, após explicar a importância do projeto e agradecer a participação ativa da comunidade, pediu a mão de sua companheira, Hilde Duerink em casamento, uma cena inusitada que acabou emocionando os presentes.
A secretária de Educação, Patrícia Pereira, lembrou as conquistas da comunidade. "Essa escola quase foi fechada no passado e a atual administração a recuperou. Agora as crianças da pré-escola ganham um espaço maior para atividades, aqui no Centro Comunitário", disse a secretária. Para o administrador da Regional Norte, José Roberto Jr., a comunidade só tem a ganhar. "Além do espaço físico, os moradores receberam capacitação para uma nova profissão e os turistas ganham um local onde poderão receber orientação sobre essa área tão cheia de histórias e estórias", comentou.
O prefeito Eduardo César salientou que a experiência está atraindo interessados em conhecer o processo de construção ecológica. "Soube que já tem gente de outros locais vindo a Ubatuba conhecer esse projeto. Fico feliz, pois estamos conseguindo, aos poucos, fazer de Ubatuba um local de referência em diversas áreas" disse. O prefeito lembrou também que a união de todos foi fundamental. "Temos que reforçar a importância da participação da comunidade, que unida à Bamboostic, ao Instituto Florestal e à Prefeitura lutaram para obtenção de um bem comum. O caminho é esse: parcerias. Torço pelo sucesso da Bamburi (cooperativa formada pela comunidade, para execução de trabalhos em bambu)," finalizou César.
A fita inaugural foi cortada por Hilde Duerink, que conduziu o prefeito e os demais convidados ao interior da obra. Em seguida todos puderam apreciar um prato típico da região, o Azul Marinho que tem como base o peixe com banana verde.
PMU


Prefeito discute congelamento com comunidade do Perequê-Mirim

Cerca de sessenta pessoas acompanharam a reunião onde foi esclarecido o projeto de congelamento

A Prefeitura de Ubatuba esteve na noite da última segunda-feira, 5, no bairro do Perequê-Mirim esclarecendo dúvidas daquela comunidade quanto à implantação do projeto de congelamento de áreas irregulares no município. Apesar de o Perequê-Mirim ainda não ser um bairro congelado, as pessoas queriam obter informações sobre o processo de congelamento para que quando for o momento de paralisar o crescimento desenfreado naquela região, todos saibam como devem proceder.
O prefeito Eduardo César se dispôs a responder cada dúvida, mesmo que fosse relacionada a outro assunto que não o congelamento. "O congelamento é um projeto que muitas vezes é mal entendido pela população. Não queremos tirar a casa de ninguém e sim melhorar a qualidade de vida das pessoas de Ubatuba", disse o prefeito.
O vereador Romerson de Oliveira (Mico) também esteve presente na reunião e foi elogiado pelo prefeito por sua incansável busca por melhorias em seu bairro. "O vereador Mico é um lutador, que reivindica pelo Perequê-Mirim e todos os dias realiza pequenas ações pela qualidade do seu bairro", avaliou Eduardo César, que aproveitou para considerar o trabalho de toda a Câmara Municipal.
Além do prefeito e do vereador, estiveram respondendo as questões levantadas na reunião a Assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, o coordenador da Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado, o ex-prefeito e representante do Ministério das Cidades na elaboração do Plano Diretor Participativo, José Nélio de Carvalho e a Drª Dilei de Brito, que é superintendente de avaliação e regulação da Secretaria Municipal de Saúde.


Congelamento


O Perequê-Mirim é considerado um bairro preocupante e que deve ser congelado ainda neste ano. Populoso, o bairro possui casas localizadas em loteamentos clandestinos, em área de risco e em área de preservação permanente, situações que o projeto do congelamento propõe sanar com a regularização fundiária.
O coordenador da Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado, realizou uma apresentação detalhada do projeto, esclarecendo várias questões dos moradores daquela região. Muitos queriam saber se poderão continuar suas construções após o congelamento e quanto tempo dura todo o processo de regularização. Ao fim da reunião os presentes receberam uma cartilha explicativa que elucida ainda mais a questão do congelamento de áreas irregulares.
A proposta do prefeito é levar a informação de que o congelamento visa melhoria da qualidade de vida, e que, ao contrário do que muitos pensam, a intenção não é a demolição das moradias e sim encontrar a solução para quem mora em locais que não são regularizados e que por muitas vezes correm risco de desabamento e enchentes.


Saúde

A superintendente de avaliação e regulação da Secretaria de Saúde, Drª Dilei de Brito, esteve respondendo questões relacionadas à saúde no bairro. A principal dúvida dos presentes era quanto à ampliação do posto de saúde do Perequê-Mirim: "estamos apenas aguardando a liberação de recursos. O projeto está todo pronto e aprovado. A Prefeitura sabe da necessidade do bairro e um pronto-atendimento também pode ser estudado para o ano que vem", disse.
Dengue, falta de água encanada e sistema de tratamento de esgoto foram alguns dos assuntos levantados. Esclarecendo as dúvidas, Drª Dilei aproveitou para lembrar sobre a inauguração do piso superior da Santa Casa, "um benefício para toda a população que utiliza o hospital. A saúde andou a passos largos na administração do Eduardo César", completou. O prefeito propôs voltar ao bairro para outra conversa, desta vez sobre os demais assuntos que interessam à comunidade.
PMU


I Rali Ubatuba, Pura Aventura trouxe off roaders de várias partes do país

O I Rali Ubatuba, Pura Aventura, que aconteceu no último final de semana, dias 2 e 3, trouxe para a cidade, centenas de veículos 4X4, admiradores das atividades "fora de estrada" e 79 competidores de diversos estados brasileiros, disputando pela Copa Sudeste e pela Vale Raid. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a empresa Ben Kalechh Off Road, de Caraguatatuba. Quem levou a melhor pontuação foi o Jeep Clube de Mogi, com premiações nas três categorias.
Estiveram presentes off roaders de Dourados, no Mato Grosso do Sul; Curitiba, no Paraná; Itajubá, Minas Gerais; Brusque, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Do estado de São Paulo, representantes da Alta Paulista e capital, Vale do Paraíba e de todo o litoral, de Iguape a Ubatuba. O itinerário de média dificuldade e, até então, desconhecido, levou os competidores pelas estradas da Casanga, Cambucá e Ubatumirim, num circuito de 70 Km que levou quatro horas para ser cumprido. Trollers, Toyotas, Suzukis e outras preciosidades que valem entre 20 e 100 mil reais desfilaram pelas estradas de terra e ruas da cidade.
O prefeito Eduardo César, que participou de parte da prova afirmou que atividades como essa são interessantes para movimentar e trazer um público diferenciado para a cidade. "Nós ficamos muito satisfeitos de poder colaborar para que atividades como essa sejam realizadas em Ubatuba. Estamos unindo o esporte de aventura, com ecologia e turismo. Essa mistura é a cara do município e nos abre um grande leque de possibilidades".


Ubatuba, Pura Aventura

Para julho, dentro do projeto Ubatuba, Pura Aventura estão programados três dias de atividades "off road". Durante os dias 28, 29 e 30 julho, acontecerão gincanas, caças ao tesouro com e sem GPS, passeios por trilhas, ações sociais e premiações oferecidas pelo comércio local ao público participante. PMU


Vôlei masculino de Ubatuba começa com vitórias nas semifinais da LIVOVALI

No sábado, 3, a equipe de vôlei infantil masculino foi a Mogi das Cruzes e venceu a equipe da casa por 3 sets a 0 (07x25, 22x25 e 24x26). Com o resultado, Ubatuba precisa de mais uma vitória para chegar à final. A próxima partida acontece no próximo sábado, 10, no Tubão às 14h.
No domingo, 4, o time infanto-juvenil masculino também venceu Mogi por 3 sets a 0 (25x14, 25x14 e 25x16), no Ginásio de Esportes Tubão. Agora a equipe decide a vaga precisando vencer um jogo na casa do adversário. A partida acontece no dia 15, no Ginásio Municipal de Mogi.


Feminino

O time infantil feminino de Ubatuba não conseguiu aproveitar a vantagem de jogar em casa e apesar de vencer o primeiro set, foi derrotado pela equipe do Atleta Cidadão, de São José dos Campos por 3 sets a 1 (17x25, 25x21, 23x25 e 22x25). Para chegar à final, a equipe terá a difícil tarefa de vencer o adversário em duas partidas. O primeiro desafio das meninas de Ubatuba acontece no domingo, dia 11, em São José.
PMU


Campeonato Fraldinha de Ubatuba entra na reta final

Faltando quatro rodadas, equipe do Ismael abre boa vantagem

Em uma rodada com 30 gols, a equipe do Ismael consolidou a liderança do Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles, categoria Fraldinha, ao vencer a equipe do Smidi por 2 a 1, na quinta rodada, disputada no último sábado, 3.
Após cinco rodadas as equipes já marcaram 122 gols, média de 4,88 por partida. A equipe do Marconi tem o ataque mais positivo, com 19 gols e Gabriel Vella, da equipe do Jija, lidera a artilharia, tendo marcado 11 gols. A equipe do Ismael tem a defesa menos vazada, tendo sofrido apenas 3 gols; Baleia Branca, Jija e Rossi sofreram 16 gols e tem as defesas mais vazadas.
A quinta rodada apresentou os seguintes resultados: Rei do Camarão 3 X 2 Rossi, Baleia Branca 2 X 2 Marconi, Mercado 6 X 2 Jija, Smidi 1 X 2 Ismael e Varejão 5 X 5 Irmãos Ribeiro.


Classificação:

1º - Ismael, 15 pontos; 2º - Marconi e Mercado 24 Horas 9 pontos; 4º - Jija, 7 pontos; 5º - Smidi, Rei do Camarão e Irmãos Ribeiro 6 pontos; 8º - Rossi, 4 pontos; 9º - Varejão, 3 pontos; 10º - Baleia Branca, 2 pontos.

Próxima rodada

A sexta rodada do Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles acontece no próximo sábado, 7, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, à partir das 10h, com os jogos: Varejão Santa Rita X Auto Posto Jija, Smidi Calçados X Rossi Calçados, Rei do Camarão X Mercado 24 horas, Marconi X Irmãos Ribeiro e Restaurante Baleia Branca X Ismael Comida Caseira. PMU

Voltar ao índice