Total de visualizações de página

sábado, junho 10, 2006

Notícias da Prefeitura

Copa do Mundo é o tema de 14 composições que disputam Festival de Música em Ubatuba

Festival escolar anima noite de sábado

A Escola Municipal Tancredo Neves realiza neste sábado, 10, a partir das 19h o “5º Festival de Música do Tancredo”. São 14 composições que utilizam o tema “Copa do Mundo”, sendo treze inéditas e uma paródia. A comissão julgadora avaliará os quesitos letra da música, apresentação e arranjo; os três melhores classificados e o melhor intérprete receberão prêmios.
A organização do Festival precisou alterar a ordem de apresentação das bandas, que agora ficou assim definida: Dr. Gori, Desortodox, Banda Dominique, Banda Jah, Burning Angels, Paranóicos, Quinteto Oblöquio, QI abaixo de zero, Carlinha e Binho, Os Cernes, Blues S.A., Mary Jone, Século News e Testfy
O “5º Festival de Música” da Escola Tancredo Neves é organizado pelas alunas do curso 2º Secretariado e tem a coordenação da professora Lucia Muniz. A Escola Tancredo Neves fica na Av. Rio Grande do Sul, 600 e o ingresso é um quilo de alimento não perecível.
O Festival tem apoio da Rossi Calçados, Pizza Um, Oficina do Vestibular, Com Carinho Presentes, Adventure Motos, Silop Gás, Padaria Progresso, Auto Posto Kamomê, Litoral Antenas, Mercadinho do Zezé, Bar do Bambu, Victor Moda Jovem, Papelaria do Povão, Pescados Atlântico, Sacolão SG - Sob Nova Direção, Acquatec Informática, Opinião Calçados, Relojoaria Watanabe, Limpa fossa Bola Branca, Toninho Terraplenagem, Coambiental, Máxima Transportes, Academia Toca da Maromba, Mercadinho Luamar, Bar do Wilson, Zezinho e Ubatuba Mercearia, Tornearia Litorânea, Mercado Maná, Farmácia Flores, Isaías Imóveis, Motel Sereia, Madele Modas, Tosdechini Ubatuba, Varejão Santa Rita, Padaria San Marco, Quiosque Saara, Casa de Carne Boi & Cia, Agenor Francisco de Paula, Luciana Valério Cunha, Joelsivan Silva Bispo, Ronaldo Salgado Santos, Clingel Frota, Clenilda dos Santos, Daniela Fernandes, Marinêz Patrício Lídia Bredariol e Lúcia Muniz. PMU


Taxistas pedem ajuda da Prefeitura para fiscalizar táxis e vans

A Prefeitura de Ubatuba atendeu seis taxistas na manhã da última sexta-feira, 9, com o objetivo de conhecer as principais reivindicações da categoria. Os taxistas, representados por Walter José Vieira, presidente da Associação dos Taxistas de Ubatuba, foram atendidos pelo chefe de gabinete, Délcio José Sato.
Entre os principais anseios da associação está a fiscalização dos táxis vindos de outros municípios e que agem clandestinamente em Ubatuba. Fiscalização de vans que possuem alvará para cargas e transportam passageiros, reforma dos pontos de táxi, remanejamento das vagas dos taxistas que não trabalham na área central e construção de uma sede para a associação também foram pedidos feitos pelos taxistas durante a reunião.
O presidente da Associação dos Taxistas de Ubatuba elogiou a Prefeitura por tê-los atendido prontamente e com boa vontade. “Sempre que precisei fui ouvido e bem atendido”, disse Walter. A Prefeitura já marcou uma nova reunião para dar andamento às reivindicações dos taxistas, que serão analisadas para avaliar a possibilidade de atendimento. PMU


Ouvidoria Municipal atende reclamações da população ubatubense

A participação popular através da Ouvidoria permite ao Poder Público buscar novas soluções e aprimorar os serviços

A Prefeitura de Ubatuba passou a contar com mais um canal de comunicação entre a população e a administração pública. Criada com a reestruturação administrativa implementada pelo prefeito Eduardo Cesar, a Ouvidoria Geral está em funcionamento desde março. À Ouvidoria cabe analisar as reclamações e sugestões recebidas dos munícipes, registrar e encaminhar aos órgãos competentes para a tomada de providências, acompanhar as ações efetuadas e informar os resultados aos interessados.
A Ouvidoria analisa também as reclamações e sugestões recebidas dos órgãos internos da administração, registrando e discutindo com o Gabinete do Prefeito as possíveis soluções e formas de implementação.
Como Ouvidor Geral está o técnico em contabilidade Walter dos Santos Júnior, formado bacharel em Ciências Contábeis e Direito e sócio de um escritório de contabilidade em Ubatuba há 21 anos. “A Ouvidoria representa a população junto ao governo municipal, é a intermediadora da comunidade com as demais unidades da administração que são responsáveis por atendimentos e serviços prestados à população. A participação popular através da Ouvidoria permite ao Poder Público buscar novas soluções e aprimorar os serviços, valorizando a cidadania e procurando atender o compromisso de transparência do governo municipal junto a população”, explicou Walter dos Santos Júnior.
Para o prefeito Eduardo Cesar a implantação da Ouvidoria Municipal é a concretização de um sonho pessoal e uma bandeira defendida durante sua campanha à prefeitura. “A Ouvidoria é a voz da comunidade de Ubatuba junto à administração municipal. E é também um mecanismo para agilizar as reivindicações da população junto à prefeitura”, garante o prefeito.

Funcionamento


Segundo o Assessor de Tecnologia da Informação, Alessandro Terra Palhares, responsável pelo suporte técnico da Ouvidoria, um dos canais de comunicação já está em funcionamento há quase seis meses. O “Fala-Cidadão” é um espaço no site da Prefeitura (
www.ubatuba.sp.gov.br) onde o munícipe escreve suas sugestões, pedidos de serviços, reclamações, críticas, elogios e denúncias, que são devidamente encaminhadas aos responsáveis e devolvidas em forma de resposta. Outro canal é o e-mail ouvidoria@ubatuba.sp.gov.br , que agiliza o contato com os contribuintes e cidadãos.
Urnas serão colocadas nos principais pontos e bairros da cidade para receber por escrito os anseios da população quanto à administração pública. A Ouvidoria atende também pelo telefone 3834-1022.
De acordo com o Ouvidor Geral, mesmo estando em processo de implantação, a Ouvidoria vem atendendo todos os interessados que comparecem pessoalmente, por telefone ou e-mail. “A Ouvidoria já completou várias ocorrências com êxito, recebeu elogios e muitos agradecimentos dos interessados que estiveram conosco para trazer suas reclamações e denúncias”, disse Walter. PMU


Professora da rede municipal de Ubatuba expõe quadro na Itália

A professora Jaqueline Soares do Carmo, da E. M. Madre Maria da Glória, no Parque dos Ministérios, embarca nesta terça-feira, 13, com destino a Roma, onde o quadro “Água Nova”, de sua autoria, está exposto. Jaqueline participou de um concurso promovido pela ANAP (Academia Nacional de Artes Plásticas) que selecionou obras brasileiras.
“Enviei o quadro por intermédio do grupo setorial de artes plásticas da FUNDART, e na verdade, não esperava receber esse prêmio”, conta Jaqueline. “É uma honra para mim poder representar Ubatuba em uma exposição como essa, onde apenas 70 trabalhos brasileiros serão apresentados”, completou a professora e artista. O diploma será entregue no Auditório Matisse, da Universidade Católica de Roma.

Trabalho na rede escolar


Desenhista desde criança, Jaqueline matriculou-se no curso de pintura de Benjamin Gonzáles em 2001, onde permaneceu por sete meses. “Decidi sair para desenvolver um estilo próprio”, conta. Jaqueline iniciou seu trabalho com alunos da rede municipal em 2003, na EM Maria Josefina Giglio Silva. Atualmente desenvolve ações com cerca de 155 alunos da E. M. Madre Glória.
“É uma beleza ver o despertar da arte em uma criança. Agradeço à Prefeitura e à Secretaria de Educação, que têm possibilitado desenvolver esse trabalho, não me esquecendo da Terezinha Aliende, diretora da escola, que tem acreditado no projeto”, disse Jaqueline.
Os alunos da E. M. Madre Maria da Glória preparam uma exposição sobre as obras do artista plástico Caribé (Hector Julio Paride Bernabó - pintor argentino naturalizado brasileiro, um ícone de “baianidade”). PMU


Prefeito apresenta projetos à comunidade do Perequê-Açu

Reurbanização da orla, construção de ginásio poliesportivo e reforma do trevo de acesso ao bairro foram alguns dos projetos apresentados durante reunião realizado no Terminal Turístico

O prefeito Eduardo Cesar, juntamente com alguns de seus secretários realizou, na última quinta-feira, dia 8, uma reunião com a comunidade do Bairro Perequê-Açu, com o objetivo de apresentar os principais projetos da Prefeitura para a região. Na platéia, cerca de 200 pessoas lotaram o pátio do Terminal Turístico e assistiram a uma apresentação com as principais obras realizadas desde o início da administração em todo o município, dando maior ênfase às realizações no Perequê-Açu.
Em relação aos projetos em andamento, o prefeito apresentou slides, mostrando fotos e desenhos arquitetônicos, falou sobre a reurbanização da orla, que dará um novo aspecto ao ambiente, modificando ruas, calçadas e ciclovia às margens da Praia do Perequê-Açu. Eduardo Cesar falou também das obras de pavimentação e colocação de tubulões, ressaltou a parceria com a comunidade em algumas delas e sobre a readequação do Trevo do Indaiá, em parceria com o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit). O prefeito apresentou também um projeto para a construção de uma quadra poliesportiva com piscina semi-olímpica no bairro e propostas da Secretaria de Educação e de Saúde para utilizar o espaço ocioso do terminal.

Participação popular

Uma opinião unânime entre todos os presentes, tanto dos representantes do legislativo e do executivo, como da comunidade, foi a importância da participação popular nas decisões pertinentes às mudanças a serem feitas na cidade. A presidente da Associação Amigos do Perequê-Açu, Ondina Santos disse que, aos poucos o bairro está ganhando cara nova, “ficando mais bonito”. “Nós precisamos da participação de todos, para que a comunidade possa melhorar o bairro em parceria com a Prefeitura”.
O prefeito Eduardo Cesar lembrou que sua carreira política começou como presidente do bairro Perequê-Açu e que, por essa razão, ele valoriza muito o trabalho dos líderes comunitários que lutam pelo ideal de melhorar a realidade ao seu redor. “Eu entendo que muitas pessoas têm o sonho de ajudar a modificar o espaço onde vivem. É com a união dos nossos esforços que nós conseguiremos transformar a realidade do município. Nós não estamos aqui apenas para falar, mas queremos também ouvir. Queremos mostrar as obras que estão sendo realizadas, para que a comunidade saiba e entenda o nosso trabalho. Queremos também que os moradores discutam democraticamente quais são os melhores caminhos a seguir”.
Depois das apresentações, a palavra foi aberta aos moradores presentes, que fizeram pedidos, perguntas, críticas, elogios e sugestões. Entre as principais reivindicações estava o término das obras de saneamento básico iniciadas pela Sabesp e uma discussão mais ampla sobre a melhor utilidade a ser dada ao Terminal. O prefeito Eduardo César afirmou que já encaminhou um ofício à Sabesp, exigindo mais atenção ao município e que a cobrança continuará até que os problemas sejam sanados. Em relação ao terminal, o prefeito deixou a comunidade à vontade para votar e decidir a melhor utilização, deixando bem claro que a falta de vagas em creches é um dos maiores problemas enfrentados pelas famílias ubatubenses atualmente.
Compondo a mesa de trabalhos estavam, além do prefeito, a presidente da Associação Amigos do Perequê-Açu (Sapa), Ondina Santos, a Assessora para Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, o Secretário de Obras, João Paulo Rolim, o engenheiro da Secretaria de Educação, Renato Chalita, o Secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco e o vereador Charles Medeiros. PMU


Núcleo Gestor convida população para próximas reuniões do Plano Diretor Participativo

A participação popular é a base para a elaboração do Plano Diretor. Todos os bairros devem participar, comparecendo às reuniões

A Prefeitura de Ubatuba vem realizando reuniões com as comunidades dos diversos bairros do município a fim de reunir os principais anseios da população em relação à sua região e Ubatuba como um todo, para que, posteriormente estes dados sirvam de base para a elaboração do Plano Diretor Participativo. O Núcleo Gestor do Plano Diretor já realizou três reuniões comunitárias durante esta semana, convidando os seguintes bairros: Tabatinga, Araribá, Vila Santana, Sertão da Quina, Sertão do Meio, Sertão do Ingá, Maranduba, Lagoinha, Sapê, Caçandoca, Bonete, Corcovado, Praia Dura, Fortaleza, Vermelha do Sul, Rio Escuro, Folha Seca, Domingas Dias, Lázaro, Saco da Ribeira, Perequê-Mirim, Enseada e Toninhas.

Próximas reuniões

Na próxima semana será a vez da Região Oeste receber as reuniões e dizer quais são seus desejos para esta que é uma região bastante populosa e que necessita de diretrizes importantes para um futuro melhor. Os moradores do Ipiranguinha e do Parque dos Ministérios recebem o Núcleo Gestor no dia 12 de junho, às 19h, na EM Madre Maria da Glória, no Parque dos Ministérios. As comunidades do Horto, Pé da Serra, Morro das Moças e Cachoeira dos Macacos devem comparecer no dia 14, também às 19h, na EM José Celestino Aranha Horto Florestal.
Os bairros que não compareceram às reuniões poderão indicar representantes para acompanhar o Plano Diretor, principalmente os bairros mais afastados do Centro. Desta forma fica facilitada a comunicação entre o Núcleo Gestor e as comunidades, que podem e devem estar a par de tudo o que está sendo feito neste sentido.

O que é?

O Plano Diretor Participativo é uma lei municipal que deve ser elaborada com a participação de toda a sociedade. Ele organiza o crescimento e o funcionamento do município. No Plano Diretor está o projeto de cidade que a população quer, com o planejamento do futuro do município decidido por todos. Participar do Plano Diretor é construir coletivamente uma regra que vai definir os limites e responsabilidades de cada um na futura construção pública. Todos devemos participar. Faz parte da construção da cidadania. As decisões tomadas no Plano afetam diretamente o cotidiano de toda a população.

Na Internet

A Prefeitura colocou à disposição um site que traz todas as informações sobre o Plano Diretor Participativo de Ubatuba. Os relatórios construídos a partir das discussões realizadas nas reuniões também estarão à disposição no site
www.ubatuba.sp.gov.br/planodiretor, a partir do próximo dia 13 de junho. Quem acessar encontra dados sobre o que é o Plano Diretor, como é possível participar, datas das reuniões comunitárias, etc. Quem quiser contribuir com material que tenha relação com o Plano Diretor, poderá enviar para o e-mail planodiretor@ubatuba.sp.gov.br. Sugestões, críticas e opiniões também são bem-vindas. PMU


Setor pesqueiro e da maricultura ubatubense participam do II Simpósio de Controle de Pescados

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento (Smapa) levou uma comitiva de onze pessoas, representando os setores pesqueiro e da maricultura ubatubense, para participar do II Sincope – “Simpósio de Controle de Pescado – Segurança alimentar”, que aconteceu durante os dias 6, 7 e 8 em São Vicente, SP. O objetivo do evento foi capacitar o setor técnico e produtivo, por meio de oficinas, ensinando todas as técnicas de manejo higiênico-sanitário necessárias, desde a pesca até o produto final. Para a Smapa, a missão nesse evento, foi proporcionar subsídios aos produtores, para fazer com que o produto pesqueiro de Ubatuba tenha cada vez mais qualidade.
Durante as oficinas, os profissionais aprenderam a importância de conservar o pescado em gelo, desde a sua captura, bem como critérios de higiene pessoal e de armazenamento, para que não haja risco de contaminação. Além disso, foram abordados conceitos de cooperativismo, ressaltando a necessidade de unir e organizar a classe para atingir objetivos com maior facilidade.
Valéria afirma que promover a capacitação do setor pesqueiro ubatubense já faz parte de uma transformação que tem em vista a reforma do Mercado de Peixes, um importante projeto apresentado ao Ministério de Pesca pelo prefeito Eduardo Cesar. “O que vemos hoje é que ainda há uma grande deficiência higiênico-sanitária na forma como são tratados os pescados. Nós estamos trabalhando para que o Mercado fique adequado e para que a reforma esteja ligada à prática de boas maneiras no manejo dos peixes e frutos do mar.”
Representando os setor pesqueiro de Ubatuba, estiveram presentes o pescador Roberto Galdino Barbosa, mais conhecido como Batata, o “Seo” Eusébio Igino de Oliveira, pescador da Barra Seca, o presidente da Colônia Z-10, Cláudio dos Santos, mais conhecido como Cacá, o presidente da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp), Alexandre Novaes, a manipuladora de camarão, Nestina Ribeiro Ferretti; a pescadora Janaína Dark; o administrador do mercado, Antônio César Ângelo da Silva; a gerente de abastecimento da Smapa, Mirna Zucheratto; a bióloga da Smapa, Izabel Pires; o chefe do setor pesqueiro da Smapa, Élvio Damásio e a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gress Velli.

Contatos com o Ministro e Secretário do Estado


Na ocasião, o grupo, liderado pela secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, teve oportunidade de conversar com o Ministro da Pesca, Altemir Gregolin e reiterar os pedidos feitos pelo prefeito Eduardo Cesar num encontro acontecido em dezembro do ano passado. Valéria falou sobre três importantes projetos apresentados na ocasião. Além da reforma do Mercado de Peixe, o incentivo à maricultura e a construção de um estaleiro na Barra dos Pescadores, um projeto da Colônia Z-10 com a Smapa. O ministro disse que se lembra da solicitação e que os projetos para Ubatuba estão sendo agilizados.
Na mesma ocasião, Valéria Gelli conversou também com o novo Secretário Estadual de Agricultura, Alberto José Macedo Filho e fez a ele um convite para vir conhecer Ubatuba, se inteirar dos trabalhos e projetos desenvolvidos pela Smapa, afim de estabelecer novos convênios e parcerias. PMU


Aslan & Kyrillos apresentam show de motocross em Ubatuba

A equipe de motocross Freestyle Aslan & Kyrillos estará em Ubatuba, fazendo apresentações neste domingo e segunda, dias 11 e 12, na Praia Grande. As apresentações finalizarão o Campeonato Municipal de Surf, realizado pela Prefeitura. No domingo, o show acontece a partir das 16h e na segunda, a partir das 15h.
O show tem em torno de uma hora de duração, contando com pelo menos dois pilotos que executarão um número bem variado de manobras. Durante a apresentação, os pilotos realizam saltos e acrobacias alucinantes sobre rampas e estruturas chamadas recepção móvel. A equipe costuma se apresentar em todo o Brasil e um elevado nível técnico e experiência em diversas competições e apresentações, inclusive no exterior.
A apresentação em Ubatuba tem o patrocínio da grife Air Show. PMU

Voltar