Total de visualizações de página

sábado, junho 03, 2006

Dia Mundial do Meio Ambiente

Continuação:
AC: Qual a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente?
Dr. Ricardo: O Dia Mundial do Meio Ambiente é a marca comemorativa do que deveria acontecer todos os dias. Tem a importância de relevar, através de
eventos e manifestações, que a maioria das pessoas está conscientizada que é necessário a sua preservação para o bem da própria espécie humana.


AC: O Senhor acha que o ser humano está mais preocupado em preservar o meio ambiente ou ainda há muito que fazer para se chegar a uma conscientização?
Dr. Ricardo
: Por motivos econômicos, ainda não se chegou a um consenso de que o meio ambiente conservado dá mais lucro, visto que gera novas ações e empreendimentos que produzem mais empregos e subsídios para a evolução da espécie humana, num ambiente integrado sem degradação e perdas para a fauna, flora, mananciais hídricos e a terra.


AC: O que os poderes públicos podem fazer para combater os problemas que afetam o meio ambiente?
Dr. Ricardo
: Leis adequadas que permitam uma simbiose ente o homem, os demais seres vivos e a natureza. Fiscalização firme, coibindo e punindo drasticamente aqueles que não se preocupam com os demais.


AC: Como presidente do Partido Verde, quais as metas do partido em relação ao meio ambiente?

Dr. Ricardo: É um partido ambientalista que vem ao longo do tempo se firmando e que vale a pena investir no homem sem perdas para a natureza. As premissas ainda não foram totalmente atingidas, visto a mutabilidade humana em relação à lenta adaptação da natureza, mas, com certeza os próximos séculos serão do verde.

AC: O Senhor acredita que Ubatuba é uma cidade bem fiscalizada nessa área?
Dr. Ricardo: Não, apesar de uma ação pública eficiente, através do Ministério Público, ações do Executivo em cumprimento das leis existentes, a maioria das pessoas ainda não tomou consciência da poluição, da degradação do meio ambiente, das mudanças climáticas frente a um desenvolvimento desordenado.


AC: Na sua opinião quais seriam as ações necessárias para preservar nossa Mata intacta?
Dr. Ricardo
: Não vejo a preservação da mata intacta, mas vejo o desenvolvimento sustentável e ordenado, onde as ações humanas tenham limitações estratégicas e consciência.


AC: O Senhor acha que o futuro de Ubatuba, como cidade cercada pela Mata Atlântica, poderia estar ameaçado?
Dr. Ricardo
: Atualmente não, um esforço conjunto de toda a população, bem como as leis de zoneamento e gerenciamento costeiro que vem de encontro à proteção da mata atlântica permite antever um aumento percentual das áreas de preservação, inclusive em todas as cidades limítrofes a Serra do Mar.


AC: O Senhor acredita que existam boas notícias quando se fala em meio ambiente?
Dr. Ricardo
: Sim, apesar da eterna perseguição de alguns paises aos recursos naturais, hoje, já não se vê grande dispêndio da natureza, visto a reutilização dos recursos naturais e as novas fontes de energia não poluentes, bem como, a mudança do espírito humano em relação ao próprio homem.

Fonte: Laura Ennes - ASCOM

Nota do Editor - Não sabemos o significado das iniciais AC. Presumimos que sejam referentes ao nome do o autor(a) da entrevista.

Voltar