Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 01, 2006

Semana do Meio Ambiente

Ubatuba realiza Semana do Meio Ambiente cheia de atrações

A Semana do Meio Ambiente, em Ubatuba, será repleta de eventos, que estão sendo realizados por meio da união de mais de 20 entidades e ong´s envolvidas com a preservação dos recursos naturais no município. O evento conta também com o apoio da Prefeitura e com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação. A pré-abertura do evento aconteceu de 29 a 31 de maio, com um seminário intitulado "I Seminário sobre Políticas Públicas, Alternativas de Desenvolvimento e Participação Social no Litoral". A programação da Semana do Meio Ambiente se estenderá até o dia 10 de junho, nos mais variados lugares da cidade, desde escolas e universidade, até Fundação de Arte e Cultura, Ilha Anchieta, Núcleo Picinguaba, Aquário, Cais, praias e outros lugares.
Diversas atividades relacionadas ao tema estão previstas para esta semana, entre seminários, apresentações culturais, palestras, mesas redondas, workshops, mutirões, mergulhos e limpezas submarinas. O objetivo maior do evento é sensibilizar e informar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente. Segundo a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Gil, um fator interessante é a união de tantas entidades em torno de um mesmo objetivo. “Nossa intenção é que essa corrente cresça a cada dia e que as pessoas vejam o meio ambiente com outros olhos, percebendo a necessidade de mudar hábitos e rever conceitos".
Os principais assuntos da atualidade serão abordados nas atividades da Semana do Meio Ambiente: a preservação do jundu, a coleta seletiva de lixo, o problema do lixo no mar, o reaproveitamento de cascas de frutas e legumes serão algumas das questões abordadas na teoria e na prática. "Educação e informação são fatores fundamentais para que a mudança aconteça", afirma Cristiane. É por isso que a Semana do Meio Ambiente envolverá professores em discussões e palestras que os capacitarão para passar conhecimentos aos seus alunos. Por outro lado, estamos enfocando também a população que não freqüenta as escolas, levando as atividades para as praças, praias, ruas e outros espaços públicos.
A Semana do Meio Ambiente está sendo realizada pelas seguintes entidades: Instituto Florestal: Parque Estadual da Ilha Anchieta e Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Picinguaba; Universidade de Taubaté, Campus de Ubatuba; Centro Acadêmico Latitude 23º; Aquário de Ubatuba; Instituto Argonauta; Projeto Tamar - IBAMA; Instituto Gondwana; Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN); Movimento em Defesa de Ubatuba; Instituto Costa Brasilis; Instituto Supereco; Associação Cunhambebe; Centro de Estudos para a Conservação Marinha, (Cemar); Associação de Restaurantes de Ubatuba (Areuba); Operadora de Mergulhadores; Instituto Oceanográfico-USP; Agenda 21 do Litoral Norte; AICÁS; Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba (Assu); Seiva – Advogados pela Natureza; APTA: Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Ubatuba (UPDU) e Secretarias de Educação e de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. PMU

Voltar ao índice