Camburi ganha Centro Comunitário totalmente ecológico
Espaço será utilizado também como sala de aula para alunos da rede municipal
As crianças em idade pré-escolar da rede municipal de ensino do Camburi, em Ubatuba, ganharão uma sala de aula diferente no próximo sábado, 3 de junho, quando será inaugurado o Centro Comunitário do bairro. A construção, em uma área cedida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, tem como base, aproximadamente 500 toras de bambu, (cerca de 95 por cento do material utilizado). A construção, de 216 metros quadrados, utilizou ainda, aproximadamente 1300 garrafas PET, taipa e adobe (técnica construtiva que consiste em se moldar o tijolo cru, em formas de madeira, a partir das quais o bloco de terra é seco ao sol, sem que haja a queima do mesmo).
Após a inauguração, a obra será utilizada como sala de aula para 15 alunos de pré escola, de segunda a sexta-feira, no período da tarde. Toda a comunidade ganha também um espaço para reuniões e cursos nos períodos da manhã, noite e fins de semana. Para o Administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, “a comunidade realizou um sonho, pois estará fazendo uso desse Centro Comunitário para diversas atividades, entre elas a comercialização do trabalho dos artesãos locais. O trabalho feito entre o pessoal da Bamboostic e do Instituto Florestal, em parceria com a atual administração, possibilitou a execução da obra”.
O Centro Comunitário do Camburi é uma obra realizada através de uma parceria entre a ONG belga, Bamboostic, a comunidade do Camburi, o Instituto Florestal e a Prefeitura de Ubatuba. Uma equipe de trabalhadores da comunidade do Camburi recebeu capacitação para todas as técnicas utilizadas para esta construção e posteriormente a equipe poderá utilizar o conhecimento adquirido como profissão.
“O bambu existe em abundância na região do Trópico de Capricórnio. Na Ásia, já é grande o uso do bambu em construções, então tínhamos a África e a América do Sul para desenvolver o projeto”, conta Sven Mouton, da ONG Bamboostic. “Optamos pela América do Sul e escolhemos a região da Mata Atlântica. Apresentamos o projeto da ONG em bairros do litoral de São Paulo ao Rio de Janeiro e a Associação de Moradores do Bairro do Camburi topou a idéia” completou Sven.
O primeiro trabalho desenvolvido no local foi a construção de uma ponte, em dezembro de 2004, depois vieram outras obras até o Centro Comunitário. “Trabalhamos sete meses na construção do Centro Comunitário. Fizemos questão de ensinar o passo a passo para a comunidade, para que ela crie um meio de desenvolvimento sustentável. Estamos apresentando esse trabalho em bambu, mostrando que é possível obter construções duradouras. As demais técnicas utilizadas na construção, também são totalmente ecológicas e de baixo custo”, concluiu Sven.
A inauguração acontece neste sábado, à partir das 11h, na Escola do Camburi, onde os convidados poderão conhecer um pouco da música e da culinária caiçara. PMU
Voltar ao índice