Total de visualizações de página

sábado, junho 03, 2006

Centro Comunitário ecológico

Camburi ganha Centro Comunitário totalmente ecológico

Espaço será utilizado também como sala de aula para alunos da rede municipal

As crianças em idade pré-escolar da rede municipal de ensino do Camburi, em Ubatuba, ganharão uma sala de aula diferente no próximo sábado, 3 de junho, quando será inaugurado o Centro Comunitário do bairro. A construção, em uma área cedida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, tem como base, aproximadamente 500 toras de bambu, (cerca de 95 por cento do material utilizado). A construção, de 216 metros quadrados, utilizou ainda, aproximadamente 1300 garrafas PET, taipa e adobe (técnica construtiva que consiste em se moldar o tijolo cru, em formas de madeira, a partir das quais o bloco de terra é seco ao sol, sem que haja a queima do mesmo).
Após a inauguração, a obra será utilizada como sala de aula para 15 alunos de pré escola, de segunda a sexta-feira, no período da tarde. Toda a comunidade ganha também um espaço para reuniões e cursos nos períodos da manhã, noite e fins de semana. Para o Administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, “a comunidade realizou um sonho, pois estará fazendo uso desse Centro Comunitário para diversas atividades, entre elas a comercialização do trabalho dos artesãos locais. O trabalho feito entre o pessoal da Bamboostic e do Instituto Florestal, em parceria com a atual administração, possibilitou a execução da obra”.
O Centro Comunitário do Camburi é uma obra realizada através de uma parceria entre a ONG belga, Bamboostic, a comunidade do Camburi, o Instituto Florestal e a Prefeitura de Ubatuba. Uma equipe de trabalhadores da comunidade do Camburi recebeu capacitação para todas as técnicas utilizadas para esta construção e posteriormente a equipe poderá utilizar o conhecimento adquirido como profissão.
“O bambu existe em abundância na região do Trópico de Capricórnio. Na Ásia, já é grande o uso do bambu em construções, então tínhamos a África e a América do Sul para desenvolver o projeto”, conta Sven Mouton, da ONG Bamboostic. “Optamos pela América do Sul e escolhemos a região da Mata Atlântica. Apresentamos o projeto da ONG em bairros do litoral de São Paulo ao Rio de Janeiro e a Associação de Moradores do Bairro do Camburi topou a idéia” completou Sven.
O primeiro trabalho desenvolvido no local foi a construção de uma ponte, em dezembro de 2004, depois vieram outras obras até o Centro Comunitário. “Trabalhamos sete meses na construção do Centro Comunitário. Fizemos questão de ensinar o passo a passo para a comunidade, para que ela crie um meio de desenvolvimento sustentável. Estamos apresentando esse trabalho em bambu, mostrando que é possível obter construções duradouras. As demais técnicas utilizadas na construção, também são totalmente ecológicas e de baixo custo”, concluiu Sven.
A inauguração acontece neste sábado, à partir das 11h, na Escola do Camburi, onde os convidados poderão conhecer um pouco da música e da culinária caiçara. PMU

Voltar ao índice