Total de visualizações de página

sexta-feira, junho 09, 2006

Notícias da Prefeitura

Ubatuba confirma casos de dengue notificados em maio

O número de casos confirmados de dengue em Ubatuba subiu de 20 para 37, mas embora o número tenha aumentado, a Secretaria de Saúde explica que esses casos não são novos. Eles foram notificados no começo do mês de maio, mas por conta de um atraso no repasse dos resultados das sorologias por parte do laboratório, os casos só foram apresentados agora. Ainda segundo a Secretaria, a situação está sob controle no município, uma vez que as ações de combate às larvas, criadouros e mosquitos alados continuam intensas, principalmente nas áreas mais atingidas, que são o centro e o bairro do Itaguá.
No sentido de manter afastado o risco de epidemia em Ubatuba, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contratou mais dez agentes de controles de endemias, que trabalharão sob uma nova proposta, atuando junto às equipes do Programa de Saúde da Família, orientando a população e realizando ações de controle e bloqueio de criadouros. As ações de combate incluem, além de orientações aos munícipes, vistorias de calhas e caixas d’água e retirada de criadouros, aplicações químicas focais e perifocais para combater as larvas e nebulizações, que utilizam as bombas motorizadas para combate dos mosquitos alados.


Uma doença grave

As ações de combate ao mosquito continuam sendo fatores essenciais ao afastamento do risco de epidemia. As cidades do litoral norte e Paraty continuam apresentando casos positivos de dengue, sendo que em algumas cidades houve casos de dengue hemorrágica. Em Ubatuba, não foi registrado nenhum caso, porém, em Guarujá, no litoral sul paulista, houve um óbito por dengue hemorrágica.
O superintendente de proteção à saúde de Ubatuba, Neilton Nogueira alerta à população que a dengue é uma doença perigosa e pode matar. “Apesar de estarmos controlando e buscando o bloqueio do vírus, é nosso dever informar aos munícipes que a participação ativa da comunidade é fundamental. Todas as pessoas devem estar atentas aos criadouros que podem estar em suas casas, inclusive nas calhas e caixas d’água.” Neilton explica ainda, que uma pessoa contaminada pela segunda vez com o vírus da dengue pode desenvolver a forma hemorrágica, que é mais agressiva, podendo ser letal. PMU


Ubatuba participa da II Semana Nacional do Alimento Orgânico

Produtores e consumidores ubatubenses de alimentos orgânicos poderão participar de atividades especiais da II Semana Nacional do Alimento Orgânico, que acontece a partir do dia 24 de junho. A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) está organizando uma excursão para a abertura nacional que será no Parque da Água Branca, em São Paulo.
A nível municipal, no dia 28, quarta-feira, acontecerá uma mesa redonda sobre Alimentos Orgânicos, em Ubatuba, no auditório do Tancredo, com a presença do Ministério de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa), do Fórum de Articulação do Comércio Ético (Faces), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e, possivelmente, da Agência Paulista de Agronegócios (APTA). O principal objetivo desse evento é divulgar os benefícios sócio-ambientais de se produzir alimentos orgânicos, bem como incentivar o consumo desses produtos, observando as vantagens para a saúde.
Ubatuba faz parte da Comissão de Produção Orgânica do Estado de São Paulo, composta por Certificadoras, Vigilância Sanitária e Ministério da Agricultura. Além de Ubatuba, esse espaço foi conquistado apenas por Piracicaba. Durante o ano de 2005, foram ministrados oito cursos e oito palestras, visando a capacitação dos agricultores e comunidade em geral para a produção orgânica.
As pessoas que estiverem interessadas em ir até o Parque Água Branca, na Abertura Oficial da Semana do Alimento Orgânico devem procurar a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, que fica na Av. Dona Maria Alves, em frente à Prefeitura. As vagas são limitadas. Para mais informações, ligue: 3833-3500.

A programação do evento no dia 28 de junho, no auditório da Escola Tancredo é a seguinte:


08h30 - Inscrições e café da manhã
09h00 - Abertura oficial - Composição da mesa
09h15 - Secretária Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – Srª Valéria Cress Gelli
09h30 - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) - Sr. Marcelo Laurino
10h00 - Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA / base Ubatuba) - Eng. Agrônomo Eduardo Drolhe
10h30 - Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA) - Eng. Agrônomo Christian Bacci e Nutricionista Mirna Zucheratto
11h00 - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA) - Eng. Agrônomo Eduardo Trevisan Gonçalves (a confirmar)
11h30 - Fórum de Articulação do Comércio Ético e Solidário (FACES) - Eng. Agrônoma Laura de Santis Prada (a confirmar)
12h00 - Intervalo - Brunch
12h45 - Mesa Redonda
14h00 – Encerramento
PMU


Ubatuba participa do I Encontro de Observadores de Aves do Brasil

No último final de semana aconteceu em São Paulo o primeiro encontro de observadores de aves do Brasil, o “Avistar Brasil 2006”. Estiveram presentes neste evento pioneiro, representantes renomados da Ornitologia, da observação de aves, do receptivo turístico nacional e dos operadores nacionais e internacionais. Nessa ocasião, o tema “observação de Aves” foi tratado como uma verdadeira e importante ferramenta do turismo sustentável.
Ubatuba foi representada por Carlos Rizzo, um observador e estudioso das aves, funcionário da Prefeitura, que, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está desenvolvendo importantes projetos no sentido de divulgar Ubatuba como um dos mais importantes pontos de observação de pássaros do mundo. Na ocasião, Rizzo manteve contatos importantes para a viabilização de um evento parecido com o Avistar no município, chamado “Ubatubabirds”, que está programado para o mês de outubro.
O avistamento da Calyptura cristata em Ubatuba foi assunto em diversas palestras, já que a ave está entre as 50 mais raras do mundo, e o consenso é que isto deverá atrair um grande número de observadores para a nossa cidade que estarão à procura do primeiro registro fotográfico.
O Avistar Brasil conseguiu reunir, também, uma expressiva mostra da avimagem nacional com os mais renomados fotógrafos brasileiros e, em homenagem aos 15 anos da morte do maior artista naturalista, o brilhante acervo de Helmut Sick. Segundo Rizzo, o “Ubatubabirds” deverá acontecer nos moldes de um festival. “Nós sabemos que, por enquanto, não temos estrutura para nos equiparar ao evento acontecido em São Paulo. Por outro lado, se o Avistar Brasil foi marcado pela excelência dos temas e capacidade dos palestrantes, o Ubatubabirds deverá marcar pela exuberância de avistamentos em nossas matas e pela qualidade do receptivo instalado em nossa cidade”.
Os festivais de observação de aves são eventos comuns na Europa e Estados Unidos e atraem um grande numero de observadores do mundo todo que aproveitam estas promoções para ampliarem os seus conhecimentos. PMU


Escolas de Ubatuba entram em clima de festas

Neste sábado tem festa para todos os gostos nas escolas da rede municipal
Diversas escolas da rede municipal de ensino programaram festas para este sábado, 10 de junho. A EMEI Maria Alice Leite Silva, no Perequê-Açú, realiza a “10ª Festa do Chocolate”, a partir das 18 horas. Barracas de doces e salgados tradicionais marcam presença, mas a grande atração da festa é a “Barraca do Chocolate”. A EMEI Maria Alice, fica na Rua Fernando Alonso, 237.
No bairro da Marafunda, a EM Prefeito Silvino Teixeira realiza a “Festa da Cultura Caiçara”. Alunos apresentarão as danças da fita e do balaio; barracas com comidas típicas e shows com a banda Impacto do Forró e Ibrahim e Daniel também agradarão ao público. A “Festa da Cultura Caiçara” começa às 19h na escola que fica na Rua Laurentina Braga de Almeida, 210.

Festas Juninas

As tradicionais festas juninas, com quadrilhas, quentão e pipoca também marcam presença neste sábado.As escolas Padre Anchieta (Rua Amazonas, 595 - Sumaré) e Altimira Silva Abirached (Rua Robillard Marigny, 501 – Itaguá) iniciam suas festas às 18h. A escola Maria da Cruz Barreto, no Perequê-Mirim, realiza a “Festa Caipira”, em seu pátio, a partir das 16h. PMU


Professores de Ubatuba recebem capacitação

Evento foi coordenado pela UNASP

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta semana, a capacitação de aproximadamente 650 professores da rede municipal de ensino. A capacitação foi promovida pela UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo). Os professores de Educação Infantil participaram, na escola Padre Anchieta, da palestra “O brincar como metodologia”, ministrada pela professora Tânia Marcon Alfieri de Morais. Temas como “A importância do brincar na Educação Infantil” e “Oficinas de jogos educativos”, foram abordados pela professora Eliane Éster Stegmiller Paroschi.
Ainda no Anchieta, os professores de 1º e 2º ciclos de Ensino Fundamental e Educação Especial acompanharam a palestra “Metodologia da Problematização”, com a profª Cristina Zukowsky Tavares. As oficinas de Educação Especial foram ministradas pela profª Tânia Marcon Alfieri.
Na escola Tancredo Neves, os professores de 3º e 4º ciclos de Ensino Fundamental acompanharam a palestra “O desafio da interdisciplinaridade na pratica pedagógica”, com a profª Regina Lucia Lourido dos Santos Hachuy, que também cuidou das oficinas, ao lado da profª Célia Barbosa Pinto dos Santos. PMU


Artesãos ubatubenses expõem na Câmara durante feriado

Devido ao grande sucesso das exposições anteriores, cerca de 48 artesãos ubatubenses mostrarão seus trabalhos na Câmara Municipal durante o feriado prolongado de Corpus Christi que, neste ano, acontece de 15 a 19 de junho. O espaço da Casa de Leis, concedido aos artesãos pelo presidente da Câmara, Ricardo Cortez, transforma-se, nessas ocasiões, em uma mostra colorida, cheia de formas e peças criativas. Os visitantes, turistas ou não, poderão apreciar e adquirir artigos diversos, como entalhes, tecelagens, jóias com sementes, cerâmica, telas, crochê, bordados, bonecas. A exposição funcionará das 9 às 22, durante todo o feriado.
O apoio da Câmara, assim como o da Fundart, que concedeu um espaço fixo de exposição aos artesãos ubatubenses, tem resultado em vendas para diversas regiões do Brasil e até mesmo do mundo, bem como convites para expor em outras cidades. Nos próximos meses, os artesãos ubatubenses mostrarão seus trabalhos e levarão o nome de Ubatuba para eventos, como a Festa do Camarão, em Caraguá, e para as exposições de cultura popular “Revelando São José” e Revelando São Paulo. PMU


Ubatuba estréia nos Jogos Abertos da Juventude

A delegação de Ubatuba termina os preparativos para a estréia nos 23º Jogos Abertos da Juventude. Nesta sexta-feira, 9, o chefe da Delegação, Nicrano Gomes Jr., participa no auditório da Faap, em São José dos Campos, do congresso técnico, com representantes de todas as delegações, para o sorteio dos grupos e chaves das modalidades, à partir das 9h. Após a reunião, será confeccionado o primeiro boletim, com a programação oficial dos jogos.
Ubatuba inicia sua participação no sábado, 10, com a equipe de Ginástica Rítmica; na segunda, 12, é a vez do atletismo; a natação se apresenta no dia 14 e a Ginástica Artística encerra a participação de Ubatuba na quinta-feira, 15. Ubatuba viaja com uma equipe de 25 pessoas e ficará alojada na E.E. Vieira de Macedo, no Jardim Satélite.

Os Jogos

Cerca de 130 cidades estão inscritas na 23ª edição dos Jogos Abertos da Juventude, que deverão reunir aproximadamente 4.500 atletas e dirigentes. A cerimônia de abertura será realizada a partir das 19 horas no ginásio da ADC GM, com desfile dos atletas de todas as cidades participantes e da cidade anfitriã. O evento prossegue até o dia 18 em 15 locais de competição. PMU


Saem nesta sexta, os semifinalistas do Municipal de Basquete de Ubatuba

Termina nesta sexta-feira, 9, a fase classificatória do “3º Campeonato Municipal de Basquete Masculino” de Ubatuba. O time do Tortilhão tem três vitórias e está matematicamente classificado; as equipes Prato Cheio (duas vitórias e uma derrota), Hlera (uma vitória e duas derrotas) e Tachão (que encerrou a participação com duas vitórias e duas derrotas) disputam posicionamento nas semifinais. O time da Clínica Itaguá, com três derrotas apenas cumpre tabela.
A rodada começa às 19h, no Ginásio de Esportes Tubão, com o jogo Prato Cheio X Clínica Itaguá; na seqüência jogam Tortilhão X Hlera. As semifinais acontecem dia 23 de junho e a final no dia 30. PMU


Voltar