Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 26, 2006

Notícias da Prefeitura

Ubatuba realiza I Conferência de Acessibilidade Urbana

O Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba realizará, no próximo dia 1 de agosto, a I Conferência de Acessibilidade Urbana. O evento acontecerá na Associação Comercial e Industrial, das 8:30 às 18 horas e trará à tona discussões e assuntos importantes para o desenvolvimento da cidade, respeitando o direito de ir e vir de todos os cidadãos, sejam eles moradores ou turistas. As propostas feitas na ocasião ajudarão a compor o Plano Diretor e turístico em Ubatuba.
O secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, explica que, na prática, as discussões dessa conferência visam “tornar a cidade mais agradável”. “Esse plano não engloba apenas as pessoas portadoras de deficiência. Trata-se de uma discussão que influenciará para melhor a vida de pedestres, ciclistas, motoristas, turistas, comerciantes, enfim, todos os usuários do perímetro urbano de Ubatuba”.
Diversas secretarias da Prefeitura estão envolvidas na I Conferência de Acessibilidade Urbana. Meio Ambiente, Turismo, Arquitetura e Planejamento Urbano e Educação estarão presentes, igualando seus conhecimentos e discutindo com a comunidade sobre problemas e possíveis soluções. O evento trará propostas para facilitar a vida de deficientes visuais, auditivos e físicos. A participação da comunidade é fundamental, principalmente para deficientes físicos e seus familiares, bem como comerciantes que deverão adequar seus estabelecimentos às normas de acessibilidade. PMU

Confira a programação e participe!

08:30h – Coffee Break
09h – Abertura – Mesa de Autoridades
10h – Palestra com Deputada Célia Leão
11h – Palestra com o Engº Rafael Irineu Ricardi
12 a 14h – Almoço
14h – Divisão dos grupos de trabalhos
(tema: Acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência, dentro do Plano Técnico Administrativo, Urbanístico e Arquitetônico, conforme define o Decreto Federal Lei 5296/04, com apontamentos do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência para ser inserido no Plano Diretor Participativo de Ubatuba)
16h – Entrega de Apontamentos
16:30h – Pausa para o café
17h – Apresentação do documento
18h – Encerramento



Prefeito anuncia construção de guias e sarjetas em parceria com a comunidade

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido na segunda-feira, 24, com moradores da Estufa II a fim de discutir meios para a construção de guias e sarjetas nas ruas Corinthians e Ponte Preta e posteriormente a possível pavimentação das mesmas. Ficou decidido que o serviço será executado através de uma parceria com a comunidade, o que para o prefeito é a “fórmula para o sucesso das obras”.
Participaram da reunião vários moradores do bairro, inclusive a presidente da Sociedade Amigos do Bairro Estufa II, Maria Esmeralda, que disse estar satisfeita com a atenção que a Prefeitura tem dado ao bairro e aproveitou para agradecer ao prefeito pela limpeza que os trabalhadores braçais vêm executando em toda a cidade. “Pela primeira vez estou vendo um mutirão de limpeza dar certo e por isso a Prefeitura está de parabéns”, disse Esmeralda.
O prefeito explicou que a união e a participação efetiva da comunidade favorecem o andamento das obras. “As coisas estão evoluindo em Ubatuba e com esta união, independente de partido político, é ainda mais eficaz o trabalho desenvolvido pela administração. Nosso partido é Ubatuba e as pessoas estão trabalhando pelo bem da nossa cidade”, disse Eduardo Cesar.
A data prevista para o início das obras de colocação de guias e sarjetas é dia 8 de agosto e a Prefeitura se comprometeu a atender o pedido de asfalto assim que for cumprida a agenda de pavimentação nas demais ruas que já estão aguardando o serviço. A Rua Corinthians, na Estufa II deve receber as mesmas melhorias que foram realizadas na Estufa I, com guias, sarjetas, asfalto e canteiro central. PMU



Cursos de Educação ambiental movimentam a Sala Verde

Cerca de 160 pessoas já participaram dos cursos que sensibilizam para a necessidade de conservação e valorização do meio ambiente; o próximo será de 7 a 11 de agosto

A Sala Verde, uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação e o Ministério do Meio Ambiente, vem realizando diversos trabalhos junto à comunidade, desde a sua inauguração, em outubro do ano passado. Nesse período a Sala Verde promoveu, entre outras atividades, uma importante iniciativa: os cursos de Educação Ambiental, que já alcançaram aproximadamente 160 pessoas.
Foram passadas noções para transformação das concepções dos cidadãos frente à valorização do nosso município e conseqüentemente, a postura e a atuação de cada um rumo à valorização dos recursos naturais aqui existentes, sua preservação e recuperação, associadas às melhorias sociais.
O curso tem cinco módulos: há um módulo inicial, que é aplicado pela própria equipe da Sala Verde onde, através da associação de fotos do município e dos conhecimentos científicos, vão sendo provocados os questionamentos e as reflexões dos participantes. Os módulos seguintes são feitos pelas entidades parceiras que são Polícia Ambiental, Parque Estadual da Serra do Mar, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba e Horto Florestal.
Anteriormente os cursos vinham sendo ministrados uma vez por semana, durante cinco semanas, mas a partir do próximo grupo as atividades acontecerão de segunda a sexta-feira, finalizando os cinco módulos em uma só semana. De acordo com a educadora ambiental e uma das coordenadoras da Sala Verde, Vânia Carrozzo, o próximo curso de Educação Ambiental acontece na semana de 7 a 11 de agosto, no bairro do Corcovado.

Importante para todos


De acordo com Vânia, os participantes do curso já notaram a importância do mesmo e de que toda a população seja educada quanto à consciência ambiental. “Eles dizem que seria bom se todos os cidadãos ubatubenses fizessem este curso, independente de profissão e classe social”, conta a educadora. “Nosso próximo passo é levar o curso aos locais onde os grupos podem ser constituídos, agindo de forma itinerante por todo o município” finaliza Vânia.

O que é a Sala Verde?

A Sala Verde foi criada devido ao atendimento de exigências previstas em Leis Federais, Constituição, Lei Orgânica Municipal e convenções intergovernamentais internacionais, para que a Educação Ambiental seja levada permanentemente, ao maior número de pessoas. O principal objetivo da Sala Verde é ensinar a todos os cidadãos como minimizar os impactos ambientais que as necessidades humanas provocam, integrar as necessidades econômicas da população com o contexto ambiental do município e o que este representa no contexto mundial no que concerne à preservação ambiental e, conseqüentemente, ao Turismo. Mais informações sobre a Sala Verde podem ser obtidas na Secretaria de Educação, pelo telefone 3833-3010. PMU



Comissão Municipal de Emprego elege nova presidente

A Comissão Municipal de Emprego, órgão estadual que trabalha em parceria com a Prefeitura, elegeu, no último dia 14, sua nova presidente, Vilma Moreira Bispo, representante da classe dos trabalhadores, pelo Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública. Vilma ocupará o cargo do atual presidente, Edison Zerbinato, representante do Governo Estadual, pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho. Em julho de 2007, será nomeado um novo presidente, representando a classe dos empresários.
Durante a reunião que elegeu a nova presidente da Comissão Municipal de Emprego, foi aprovado também um projeto em parceria com a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, que prevê a capacitação para aproximadamente 240 mulheres para atuarem como empregadas domésticas no município. As mulheres serão divididas em três grupos para participarem de três dias de capacitação.

Qualificar para manter o emprego

Segundo Eduardo Ilário, que representa a Secretaria Executiva da Comissão Municipal de Emprego, o curso ensinará conceitos que ajudarão as profissionais a se manterem no emprego. Nesses três dias, as “secretárias do lar” aprenderão conceitos de higiene, economia, formas de lidar com crianças, como manusear produtos de limpeza, entre outros. “Temos aproximadamente 360 mulheres cadastradas no Balcão de Empregos. O problema é que elas estão sempre entrando e saindo no mercado de trabalho. O curso visa a qualificação para que essas mulheres se mantenham no emprego”.
Assim como o curso para empregadas domésticas, outras capacitações estão previstas para os candidatos ao mercado de trabalho, além de cursos de “auto-emprego”, para geração de renda por meio de trabalhos autônomos e administração para o primeiro emprego, que ensina ao jovem, noções de como se apresentar, como falar, fazer currículos e se manter no emprego.
Os responsáveis pelo Balcão de Empregos ressaltam que o número de pessoas à procura de um trabalho é bem maior do que o número de empresários interessados em contratá-los. Eles afirmam que é preciso haver uma reaproximação entre o empregador e o Balcão, uma vez que esse órgão pode oferecer segurança à pessoa que deseja contratar os serviços de alguém. “Nós trabalhamos na seleção de pessoas qualificadas para o serviço que está sendo oferecido. Dessa forma, o empregador não precisa se preocupar em fazer dezenas de entrevistas para selecionar um candidato”, explica Eduardo. PMU



Ciclista de Ubatuba se recupera de acidente durante prova de resistência

O ciclista Anderson Silva, da equipe de ciclismo de Ubatuba, que sofreu um sério acidente na disputa da prova de resistência, no último domingo, 23, recebeu alta da Santa Casa de Lorena, no início da tarde desta segunda-feira. Após passar por uma intervenção cirúrgica, onde foi necessária a colocação de uma placa de 15 cm de platina em seu braço esquerdo, Anderson pôde retornar a Guarulhos, sua cidade natal.
O atleta, de 26 anos, disse que o acidente foi ocasionado por uma série de fatores. “O circuito era perigoso e em uma descida em curva aconteceu o choque. Eu descia a uma velocidade aproximada de 55 Km/h e o outro ciclista, que subia, saiu de trás do pelotão sem olhar. O choque foi inevitável”, narra Anderson.
Agora o ciclista pensa na rápida recuperação. “Com a vitória na prova de velocidade individual, obtive vaga para os Jogos Abertos e espero estar recuperado até lá, se Deus quiser”, planeja o ciclista.

2006 era o ano

Anderson disputou os Jogos de 2005 por Caieras e sua melhor posição foi o sexto lugar na prova em que obteve a vitória neste ano. “Esse ano resolvi me dedicar por inteiro ao ciclismo, se não desse certo ia desistir de vez, pois é difícil trabalhar e competir”, desabafa o ciclista, que é metalúrgico e usa a bicicleta para ir de casa ao trabalho. “Agora, com o ouro dos Regionais espero conseguir patrocínio para me dedicar totalmente ao esporte”, sonha Anderson.
Antes de deixar o alojamento o ciclista recebeu de sua esposa a medalha conquistada na sexta-feira. “Como o pódio do ciclismo foi realizado no dia do acidente, minha esposa, Eliane, recebeu a medalha por mim. Fiz questão que ela ficasse na cerimônia de premiação porque ela estando ali era como se eu estivesse”, finaliza o atleta emocionado.
Na classificação geral Ubatuba ocupava a 9ª posição, com 49 pontos, até o início das atividades de terça-feira, 25. PMU

Voltar