Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 20, 2006

Notícias da Prefeitura

Almada realiza 13º Festival do Camarão

O tradicional Festival do Camarão da Almada, em Ubatuba, na sua 13ª edição, começa na próxima quinta-feira, 27 e vai até o dia 30 de julho. Além dos pratos típicos, feitos à base de camarão, acontecerão eventos diversos, numa programação extensa, que vai das 12 às 22 horas, durante todos os dias da festa. O evento é promovido pela Sociedade Amigos da Almada (Saba), em parceria com a Prefeitura Municipal.
Ao saborear pratos como: bobó, risoto, camarão no espeto, camarão na moranga, bolinho de camarão e muitas outras delícias, o público poderá assistir a apresentações de capoeira, danças folclóricas, shows populares, soltura de tartarugas, teatro e muitas outras atrações. PMU

Confira a programação e participe dessa festa!

27 de julho / quinta-feira

12h – Abertura da Festa
12:30h – Almoço – show com Isac – MPB
13h – Teatro de Sombras – Infantil
17h – Grupo Guaruçá – Cultura popular
19h – Capoeira Ginga Caiçara – Picinguaba
20h – Banda Bralma
21h – Banda Jamkbloco
22h – banda Tribaltos

28 de julho / sexta-feira

11h – Show com Gabriel Duarte – MPB
13h – Teatro de Sombras – infantil
15h – Projeto Tamar – soltura de tartarugas
19h – Em Caiçarês – Bado Todão – apresentação teatral
21h – Suel da Picinguaba – show musical
22h – Chapados do Forró – show musical

29 de julho / sábado

11h – Almoço – Banda The Reverend
13h – Teatro de Sombras – Infantil
14h – Fandango Caiçara – rabeca, viola e pandeiro
16h – Projeto Tamar – soltura de tartarugas
19h – Congada do Poruba
20h – Dança da Fita do Itaguá
20:30h – Quadrilha Caipira do Itaguá
21h – Suel da Picinguaba – show musical
22:30h – Show com a banda Ex-CB

30 de julho / domingo


12h – Almoço – Banda Balaio de Gato – MPB
13h – Teatro de Sombras – infantil
14h – Almoço – Show com Isac – MPB
15h – Corrida de Canoas
18h - Show com Abel e César
19h – Bingo
23h – Encerramento



Morcego com vírus da raiva reforça necessidade de vacinação dos animais domésticos

A raiva é transmitida pela saliva, ataca o sistema nervoso central de qualquer mamífero, provocando uma série de alterações físicas dolorosas, até levar a óbito

Começa, no próximo sábado, 22, a vacinação anti-rábica em Ubatuba. A ação, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o governo do Estado, por meio de suas Secretarias de Saúde, pretende atingir uma meta mínima de 12.873 cães e 4.062 gatos, que representam 83% e 80% da população estimada no município, respectivamente. Em meados do mês de junho, a Superintendência de Proteção à Saúde capturou um morcego hematófago no Centro da cidade, portador do Lyssavírus, causador da raiva. Esse fator agravante vem reforçar a importância de se vacinar os animais domésticos.
O morcego, que tem hábitos noturnos, foi encontrado fora de seu habitat natural, durante o dia. Essas circunstâncias levaram os profissionais a suspeitar que o animal possuía a doença, que muda radicalmente o comportamento do infectado. Um exame, realizado pelo Instituto Pasteur confirmou a suspeita e agora, além da campanha de vacinação de cães e gatos, será feita uma averiguação de localidades com possíveis ataques por mordedura de morcegos nos animais de produção (bovinos e eqüídeos) juntamente com a Defesa Agropecuária do Estado.

Uma doença letal

Tamanha preocupação se justifica pela letalidade da doença, que é transmitida pela saliva para animais e seres humanos. A raiva ataca o sistema nervoso central de qualquer mamífero, provocando uma série de alterações físicas dolorosas e de comportamento, até levar a óbito. Entre os sintomas, destacam-se: mal-estar, anorexia, náusea, delírios, contrações musculares involuntárias e irritação.
O superintendente de proteção à saúde, Neilton Nogueira afirma que atualmente, a Raiva está controlada dentro do estado de São Paulo, mas isso não significa que ela esteja erradicada. “O fato de termos encontrado um morcego positivo para raiva só nos demonstra que o vírus está circulando em nossa região e que devemos ficar atentos e a população deve colaborar participando da Campanha de Vacinação Anti-Rábica”.
A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Cláudia Ferraz ressalta que, ao vacinar os animais de estimação, o cidadão está protegendo também a sua família. “É muito importante a participação efetiva da comunidade para vacinarmos os cães e gatos do município. Quando a população não dá importância devida para a ação da campanha de vacinação anti-rábica animal ela própria está se prejudicando, pois a campanha não é dirigida apenas à promoção e prevenção de saúde animal, ela é também, e principalmente, dirigida à promoção e prevenção da saúde dos seres humanos.”, finaliza.

No dia da vacinação

É importante ressaltar que não existe contra-indicação para a vacina e todos os cães e gatos devem ser vacinados. As instruções para os donos, no dia da vacinação, é que não permitam que as crianças acompanhem os animais na vacinação. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira. Se o dono tiver dificuldades para lidar com o gato, principalmente, deve ligar para a Superintendência de Proteção à Saúde.
Para as pessoas que residem em bairros mais distantes e se beneficiarão dos postos volantes, pede-se que prestem atenção ao dia em que os agentes estarão no bairro e deixar alguém disponível em casa para recebê-los. Pede-se também que deixem os animais presos. Se no dia da vacinação estiver chovendo, a data será adiada e a nova data será informada pela equipe do PSF.
Nas comunidades da Praia do Flamengo, Flamenguinho, Praia Sete Fontes e Bonete, por terem acesso de barco e dependerem das condições do tempo, serão comunicadas com antecedência pela equipe de saúde da família responsável pela área com relação à data de vacinação. PMU



Prefeitura e Câmara discutem instrumentos jurídicos para regularização fundiária

Capacitação do Instituto Polis esclareceu sobre aplicação dos novos instrumentos através do Plano Diretor Participativo

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, em parceria com a Câmara Municipal, realizou, em conjunto com o Instituto Polis (Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais) um curso de capacitação aos técnicos do Plano Diretor Participativo (PDP) de Ubatuba e representantes da Câmara Municipal. O curso teve como foco os instrumentos jurídicos disponíveis para regularização urbanística e fundiária em áreas públicas e privadas do município e que devem ser inseridos no PDP.
A questão da habitação está sendo considerada prioridade para os técnicos que estão trabalhando na elaboração do PDP em Ubatuba, já que foi um dos assuntos mais abordados durante as reuniões comunitárias realizadas para colher as reivindicações da população para o município.
Para Claudinei Salgado, do Grupo de Trabalho de Habitação do PDP, é muito importante que estes instrumentos sejam definidos durante a elaboração da Lei. “Esta é uma forma de agilizar e garantir melhorias na qualidade de moradia das famílias mais necessitadas, além de potencializar a regularização do título da terra”, disse Claudinei.
De acordo com o prefeito Eduardo César, o trabalho de regularização já está bastante adiantado, pois quando estes instrumentos estiverem inseridos no Plano Diretor do Município, já haverá importantes informações disponibilizadas e crescimento desordenado controlado, o que nos coloca pelo menos um ano e meio de antecipação no processo de regularização, frutos de uma primeira etapa deste processo, que é o Programa de Congelamento de áreas irregulares. PMU



Semana da Educação prepara professores de Ubatuba para o segundo semestre de aulas

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, promoverá a partir do próximo dia 25 a “XII Semana da Educação”. O evento reunirá profissionais da educação do município e contará com oficinas e palestras direcionadas para o Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A abertura acontece no dia 25, na Escola Tancredo Neves e as oficinas nos dias 26 e 27 (veja o cronograma abaixo), nas escolas Pe. José de Anchieta e Tancredo Neves. No dia 28 acontecerá a palestra com o tema “Gestão do Trabalho Docente - O Desafio da Indisciplina”, com o pedagogo e filósofo Celso Vasconcellos.
Mais informações sobre a “XII Semana da Educação” podem ser obtidas através do telefone (12) 3833-3010.

Programação das oficinas:

27/07

Ensino Fundamental
- As múltiplas linguagens na vida e na escola
- Um jeito novo de ver a matemática
- Formando o leitor de mundos
- A música popular como processo histórico

Educação Infantil
- O texto vai à educação infantil
- 1,2,3 ... agora é sua vez !
- Brincadeiras de roda na educação infantil

Educação Especial
- Inclusão: É comigo?

Educação Física
- Jogos Cooperativos: Exercitando a convivência

Educação Artística
- A obra e as cenas do cotidiano

Gestão Escolar
- Concepção de gestão escolar

Ensino Técnico
- O papel do professor no processo de aprendizagem

EJA
- O papel de contar histórias na formação de leitores jovens e adultos

28/07

Ensino Fundamental
- Liberdade e coerência – o novo desafio para se avaliar os conteúdos
- Avaliação: dando bomba à repetência e aprovando com qualidade
- Cidadão globalizado: os desafios da modernidade em uma educação integradora
- Repensar o currículo: alunos tarefeiros ou reflexivos
-Avaliação: uma proposta inovadora

Educação Infantil
- A presença da música no cotidiano infantil
- O lúdico, a criança e a linguagem
- A importância do brincar

Educação Especial
- Práticas inclusivas PMU



Top Tuning promete agitar Ubatuba no próximo domingo

A101% Eventos, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, promove no próximo domingo, dia 23, mais uma etapa do “Top Tuning”, o Campeonato Nacional de som automotivo, carros rebaixados e tunados (carros personalizados).
O evento já conta com cerca de cem inscritos e nas edições anteriores atraiu grande público para assistir às apresentações. O campeonato acontece na Praça Capricórnio das 9h30 às 18h, ao lado da pista de skate (em frente ao aeroporto). Também fará parte da apresentação uma etapa de burn-out (queima de pneus).

O campeonato

Serão julgados na avaliação de tuning o motor, suspensão, acessórios, pintura, limpeza, conservação geral e acabamento. Para maior lisura na avaliação do veículo tuning, a equipe de avaliação divide o veículo em partes e atribui um peso para cada parte. Somando-se os pontos de cada parte do veículo chega-se a um resultado, que se comparado a outro veículo com as mesmas características define qual do dois é o melhor equipado.
A pontuação mínima ou máxima é definida pela marca e modelo do equipamento. Ao motor corresponde até 25% da pontuação do veículo; os acessórios representam até 40%; à pintura, quanosão verificados acabamento e tonalidade (eventuais diferenças) corresponde 5% da pontuação, assim como a limpeza/conservação. À criatividade/acabamento correspondem 10% da pontuação. PMU



Surfe continua dominando Itamambuca

Praia de Ubatuba recebe primeira etapa do Circuito Paulista Profissional

Ubatuba recebe nesta semana os melhores surfistas do Estado para a disputa da primeira etapa do Circuito Paulista Profissional de Surfe. Muitos dos atletas que disputaram a terceira etapa do SuperSurf, encerrada no último domingo, esticaram sua estada em Ubatuba para a disputa deste campeonato. A competição, que acontece na praia de Itamambuca, terá premiação de R$ 15 mil, sendo que o campeão leva R$ 4 mil.

Retrospecto dos surfistas de Ubatuba no Circuito

Ubatuba teve o campeão Paulista Profissional do ano passado, Hizunomê Bettero, porém, nas 25 edições já realizadas, outros quatro surfistas conquistaram o título: em 1995 Narciso Oliveira abriu a série; quatro anos depois (1999)Tadeu Pereira voltou a trazer o campeonato para o Litoral Norte. Em 2002 e 2003 Ubatuba repetiu a dose, primeiro com Renato Galvão, depois com Odirlei Coutinho.
A primeira etapa do Circuito Paulista Profissional é uma realização da Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Prefeitura Municipal de Ubatuba, com supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). PMU



Festival de Inverno traz exibição de cinema para Ubatuba

Graças a uma parceria da Prefeitura, através da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) com a Secretaria Estadual de Cultura, algumas atrações do Festival de Inverno já conhecido em cidades como Campos do Jordão, estão acontecendo em Ubatuba. Neste sábado, dia 22, serão exibidos dois filmes na Praça Benedito Inácio Pereira (Bip), um infantil, às 19 horas e um adulto, às 20h30. No último dia 9, o Auditório da Fundart recebeu os Jovens Cantores da Universidade Livre de Música para uma apresentação musical de canto lírico.
O projeto “Cinema para todos” do Governo do Estado trará para Ubatuba duas atrações neste Festival de Inverno. Um deles, o infantil “A Ilha do Terrível Rapaterra”, com direção e roteiro de Ariane Porto e estrelado por Lima Duarte, Arlete Salles e Tadeu Melo, traz uma história sobre as belezas e a biodiversidade do Litoral Paulista. Conhecer para poder preservar - essa é uma das mensagens presentes em “A Ilha do Terrível Rapaterra”, que coloca todos, crianças e adultos, como responsáveis por uma vida melhor, com condições de atuar concretamente no cotidiano.
O filme adulto chama-se Houve uma vez Dois Verões, de Jorge Furtado. Ele conta a história de Chico, um adolescente que está de férias na "maior e pior praia do mundo". Ele encontra Rosa num fliperama e se apaixona. Ficam juntos na primeira noite, mas ela some na manhã seguinte. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Rosa pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar... Ela tem muito a contar... Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele. PMU



Casa do Brinquedo faz sucesso durante as férias escolares

A Casa do Brinquedo de Ubatuba continua com sua programação de férias a todo o vapor. Na primeira semana de atividades, 401 crianças de 4 a 12 anos participaram das atividades promovidas pela equipe da “Casa”. Renata Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo de Ubatuba, fala sobre a movimentação nas férias: “muitas crianças preferem vir à “Casa”, a ir à praia. Tivemos visitantes de vários estados e até uma menina que veio da África. Alguns pais também fizeram questão de deixar registradas as suas opiniões em nosso livro de registro”, conta a coordenadora.
A Casa do Brinquedo de Ubatuba está atendendo durante o mês de julho às segundas, terças, quintas e sextas-feiras em quatro horários: 8h, 10h, 13h30 e 15h30. Fora do período de férias escolares o atendimento ao público é feito às segundas-feiras em quatro horários: das 8 às 9:30h, das 10 às 11:30h, das 13:30 às 15h e das 15:30 às 17h; nas quartas-feiras o atendimento é direcionado para turmas de colégios municipais, estaduais e particulares, bem como entidades e ongs, mediante agendamento. Nas quintas e sextas-feiras o projeto segue com suas atividades itinerantes, levando a diversão aos bairros mais isolados de Ubatuba.
Crianças com idade inferior a 5 anos deverão permanecer com acompanhante durante o período em que estiverem na Casa do Brinquedo e para quem vai pela primeira vez é necessário apresentar um documento, podendo ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade. A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações ligue para: 3832-1608. PMU



Unir realiza Festa Julina com pacientes, funcionários e familiares

A Unidade Integrada de Reabilitação (Unir), órgão ligado à Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, no início deste mês, dia 7, um grande “arraiá”, envolvendo funcionários, usuários, familiares, comunidade e comércio local. Ao todo, estiveram presentes cerca de 250 pessoas no amplo espaço da Unidade, que abrigou barracas de bambu com comidas típicas diversas e barracas de brincadeiras. As bandas “Praieira” e “Pé de Pano” animaram a festa e a quadrilha.
A oficina culinária da Unir, administrada pela terapeuta ocupacional, Sheila Hedo Therezão mobilizou pacientes e familiares na confecção dos salgados para a festa. Segundo a coordenadora da Unir, Sueli Nogueira de Souza, esse tipo de movimento favorece a inclusão dos pacientes no contexto social, criando condições favoráveis à melhoria da qualidade de vida. “A socialização proporciona trocas, lazer e diversão a essa demanda que, pelas limitações existentes, apresentam menos oportunidades sociais que a maioria das pessoas. Nossa festa não visa lucros, nós nos unimos para participar das brincadeiras e saborear as deliciosas comidas típicas das festas julinas”, afirma a coordenadora. PMU



Prefeitura inicia revitalização da Praça 13 de Maio

A obra vai recriar a praça, resgatando sua beleza

A Prefeitura de Ubatuba iniciou na última semana as obras de revitalização de uma das mais tradicionais praças do município. A Praça 13 de Maio, que hoje é alvo de uma série de problemas decorrentes da situação de abandono em que se encontra, como falta de iluminação e a conseqüente presença de moradores de rua e assaltos, deve se tornar mais um atrativo na região central de Ubatuba, com um chafariz central e melhorias na iluminação e no pavimento, que receberá paver colorido.
Há estudos para a implantação de um museu que contará a história político-administrativa de Ubatuba, com ênfase para o período quando Ciccillo Matarazzo foi prefeito. Também existe a possibilidade de haver uma sede da Casa de Brinquedos na Praça 13 de Maio, o que faria com que o local se tornasse perfeito para os passeios familiares, aliando cultura e recreação.
A obra está orçada em R$ 514.961,96, verba conseguida junto ao Governo do Estado, através do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias). O prazo previsto para o término das obras é de cinco meses (final de outubro).
Para o prefeito Eduardo Cesar esta obra vai fazer com que a Praça 13 de Maio receba a atenção que merece há muitos anos. “Hoje em dia a praça é um lugar sombrio, com diversos problemas. Por isso queremos recriar a praça e resgatar sua beleza para que esteja a altura da cidade turística que todos nós queremos. Tenho recebido reclamações dos moradores ao redor da praça sobre a violência no local e que agora estão satisfeitos por verem que as coisas irão mudar”, disse o prefeito. PMU


Voltar