Total de visualizações de página

sexta-feira, setembro 01, 2006

Notícias da Prefeitura

Prefeitura realiza demolição em área congelada e de preservação permanente

A obra estava sendo erguida em área pública e de preservação permanente, congelada pela prefeitura em 2005

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Comissão Municipal de Congelamento, realizou na quinta-feira, 31, uma demolição de construção no Parque Guarani, área pública, de preservação permanente e congelada em 2005.
Durante a última semana, atendendo a uma denúncia sobre o início de uma construção próxima à ponte da rodovia que passa sobre o Rio Tavares, a equipe de fiscais da Comissão de Congelamento, esteve em vistoria ao local. Apesar de não ter encontrado o proprietário, a equipe constatou que havia um alicerce sendo construído. Assim, foi pedido aos vizinhos que avisasse a pessoa que estava construindo em local congelado para que comparecesse à prefeitura.
Na quinta-feira, 24, o proprietário do imóvel em construção esteve na prefeitura, onde foi informado sobre a impossibilidade de se construir naquele local, sendo que a conseqüência seria a demolição da obra. Porém, na segunda-feira seguinte, dia 28, em nova visita ao local, a equipe de fiscalização deparou com a obra em estágio avançado de construção. Na ocasião houve a intimação, dando um prazo de 48 horas para demolição, de acordo com a lei municipal 2710/05.
Não tendo sido cumprida a intimação, a prefeitura executou a demolição, que contou com o apoio da Polícia Ambiental, que também autuou o proprietário do imóvel em construção em área congelada.

Projetos habitacionais e regularização fundiária

“A comunidade tem nos apoiado muito na manutenção do projeto de congelamento de áreas irregulares. Projetos habitacionais, com construção de casas populares e programas de regularização fundiária são hoje realidades em nosso município. Por isso vale a pena respeitar a legislação, não construindo em áreas congeladas, evitando-se prejuízos”, explica o coordenador da Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o congelamento de áreas irregulares é um programa que demandou coragem e ousadia para ser implantado e que agora está caminhando muito bem, freando o crescimento desordenado e desenvolvendo políticas habitacionais. “As pessoas que residem em áreas congeladas devem respeitar a legislação que impede novas construções e ampliações, pois esta é uma situação passageira. Estamos trabalhando a melhor solução para a remoção dessas pessoas ou para a regularização fundiária dos locais onde elas vivem”, completou o prefeito. PMU



Santa Casa promove Dia da Saúde em Ubatuba

Aconteceu, nesta quinta-feira, dia 31, o Dia da Saúde, promovido pela equipe de humanização da Santa Casa de Ubatuba. Durante todo o dia, o público pôde realizar exames gratuitos por profissionais de saúde do município, além de participar de atividades esportivas e apresentações culturais. A ação aconteceu no estacionamento da Santa Casa.
Uma equipe de fisioterapia da Clínica Santa Isabella realizou avaliações posturais nos presentes, foi feita medição de pressão com enfermeiros da Santa Casa. Nutricionistas da Santa Casa fizeram medição de índice de massa corpórea, orientação a hipertensos e diabéticos. O alongamento ficou a cargo do Grupo da 3ª Idade, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Esportes e o grupo Nova Maré fez apresentações de capoeira.
O Centro de Especialidades da Prefeitura de Ubatuba foi representado pela Equipe de Prevenção e Atenção à Aids (Epaa) que distribuiu material educativo de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, além de camisinhas masculinas e femininas. A Sociedade de Apoio aos Pacientes com Câncer de Ubatuba (Sapo-Uba) também esteve presente com seu trabalho de divulgação e esclarecimento sobre a doença. Também foi distribuído material de prevenção de hanseníase e tuberculose. A Unidade Móvel de Saúde Bucal também foi uma novidade que atraiu a atenção do público.

Humanização e atendimento digno a todos

A Equipe de Humanização da Santa Casa, formada por voluntários e funcionários de diversas áreas, tem como proposta, trazer a prevenção de doenças e a promoção de saúde para o cotidiano da população ubatubense. A assistente administrativa da Santa Casa, Janaína Abreu, afirma que a equipe de humanização é uma nova proposta que busca dar à comunidade uma visão diferenciada do ambiente hospitalar. "Nós estamos trabalhando para prestigiar a comunidade como um todo. A idéia é comemorar datas importantes, além de dar um bom acolhimento aos pacientes, ouvi-los, saber suas opiniões, registrar críticas e sugestões para melhorar o atendimento a cada dia".
Para o prefeito Eduardo Cesar, ações como essa, vêm ao encontro da proposta de revitalizar o sistema de saúde em Ubatuba, proporcionando ao cidadão um atendimento mais digno e humanizado. "Quando investimos na prevenção e não só na cura, nós conseguimos diminuir sensivelmente a incidência de doenças. Conseqüentemente, os atendimentos, se necessários, são otimizados". PMU



Fundart ensina a artede produzir rabecas

Caiçara ensina a arte que aprendeu de um dos mestres da fabricação de rabecas em Ubatuba; alunos aprendem desde a confecção até como tocar o instrumento

Mário Ricardo de Oliveira, o Mário Gato, um caiçara do bairro do Itaguá em Ubatuba, vem ensinando a nova geração de caiçaras a fabricar sua própria rabeca, um instrumento pouco conhecido para muitos. A rabeca, parecida com um violino, é um instrumento de acompanhamento nas manifestações folclóricas, sobretudo as caiçaras, fazendo conjunto com a viola, o pandeiro e o tambor. Uma das formas de músicas mais executadas pelos rabequistas é o fandango, um conjunto de ritmos e danças.
As terças e quartas-feiras Mário Gato ensina na FUNDART – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba a arte que aprendeu do mestre-artesão “seu Ricardo do Ubatumirim”, um caiçara de 78 anos. “Me senti na obrigação de aprender. Ele é um dos últimos mestres aqui da região e a nossa cultura não pode ser esquecida e deve ser passada de geração para geração”, conta Gato que começou a fabricar rabecas há cinco anos quando apenas ajudava “seu Ricardo”. Hoje aos 30 anos já se considera um propagador desta arte.
A oficina de construção de rabecas da Fundart conta hoje com seis alunos, na faixa etária de 25 a 30 anos, e que também são ouvintes dos “causos” caiçaras contados pelo professor durante seus ensinamentos. Após a construção dos instrumentos, Mário Gato diz que pretende montar uma orquestra de rabecas. “Pretendo ensinar desde a confecção, afinação chegando até como se toca o instrumento. A rabeca se aprende observando, no convívio com os mestres. O seu estilo é livre, com afinações adequadas para cada música”. Para se produzir uma rabeca podem ser utilizadas as madeiras guairana de leite, caixeta e cedro rosa.
A oficina acontece às terças e quartas-feiras, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas no Sobradão do Porto. Mais informações com Jorge Basso pelo telefone (12) 3833-7000.

Que instrumento é esse?

A rabeca é instrumento de arco de origem árabe, utilizado desde a Idade Média. No Brasil é encontrada de norte a sul, sendo confeccionada por artistas populares em suas comunidades. É utilizada em manifestações populares e religiosas desde os remotos tempos da colonização.
A construção, afinação e a maneira de tocar mudam de acordo com a região de origem, bem como o material utilizado em sua confecção. A rabeca tanto pode ser de madeira, de cabaça ou de bambu e o número de cordas também varia podendo ter três, quatro ou cinco cordas e pode variar de tamanho, formato e afinação.Ultimamente tem sido difundida por músicos populares que a trouxeram para os grandes centros urbanos. PMU



Vacinação anti-rábica termina neste sábado

A prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde finalizará, neste sábado, 2, a Campanha de Vacinação Anti-rábica, caso o tempo esteja bom. Se na data marcada estiver chovendo, a vacinação será transferida para o próximo sábado.
As instruções para os donos é que não permitam que as crianças acompanhem os animais na vacinação. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira. Nos bairros em que o posto é volante, é preciso que haja alguém responsável pelo animal em casa. O animal, por sua vez, deve estar preso, para que não haja nenhum tipo de transtorno no momento da vacinação. Para mais informações, ligue: 3832-6810. PMU



Ubatuba se prepara para os Jogos Abertos do Interior

O esporte de Ubatuba está pronto para participar dos 70º Jogos Abertos do Interior (JAI), que será disputado em São Bernardo do Campo, de 11 a 23 de setembro. A cidade terá representantes no ciclismo, natação e ginástica rítmica. Ubatuba levará 20 pessoas aos Jogos, sendo14 atletas para as modalidades ciclismo masculino e feminino, mountain bike, natação masculino e feminino e ginástica rítmica, três técnicos e três dirigentes. A delegação, que embarca dia 12, ficará alojada na Escola Técnica Estadual Lauro Gomes, no centro de São Bernardo.

Congresso Técnico

Neste sábado, 2, os dirigentes de Ubatuba participam do Congresso Técnico do JAI, no auditório do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), em São Bernardo. Haverá solenidade de abertura com autoridades municipais e do Estado e será feita a apresentação oficial do mascote dos Jogos, uniformes, e de toda a estrutura envolvida e montada especificamente para o evento.
Após a solenidade, representantes dos departamentos técnicos de todos municípios vão tratar da programação, como sorteio de grupos e horário das disputas, por exemplo, dos três primeiros dias de cada modalidade. PMU



Tubão recebe rodada da Livovali neste domingo

O vôlei mirim de Ubatuba volta a quadra do Ginásio de Esportes Tubão neste domingo, 3, para a disputa da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali). O time masculino treinado por Marcos Jardim faz sua estréia enfrentando o Atleta Cidadão, de São José dos Campos, às 12h30.
O mirim feminino dirigido por Geraldo Vanoni faz sua segunda partida na Liga, desta vez contra a equipe de Jacareí, às 14 horas. Na estréia, Ubatuba venceu a SEJEL Pinda/FAEEP por 3 sets a 0 (25/9, 25/10 e 25/12. PMU



Surfista de Ubatuba pode ser campeão brasileiro neste final de semana

Wigolly Dantas precisa da quinta posição para conquistar título brasileiro open de surfe

Três atletas da Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba fazem parte da equipe do estado de São Paulo, que disputa a partir desta sexta-feira, 1, a quarta etapa do “Maresia Brasileiro de Surf 2006”. Os sufistas Wigolly Dantas, Camila Cássia e Nathalie Paola embarcaram na noite de quarta-feira, 30, rumo a Matinhos, no Paraná, local da etapa que definirá os campeões brasileiros nas categorias open, júnior (até 18 anos), mirim (até 16), iniciante (até 14), feminino open e feminino Júnior. O título por equipes foi conquistado antecipadamente pelos surfistas da Bahia.
O ubatubense Wigolly Dantas está na luta pelo título da categoria open; ele ocupa a segunda posição do ranking, 176 pontos atrás do líder, o baiano Anderson Martins. Porém, Wigolly disputou apenas duas etapas, contra três de Anderson. Como o regulamento do Maresia Brasileiro define que cada atleta tem direito a descartar um resultado, o ubatubense tem grandes chances de conquistar o título nacional. Para ser campeão sem depender dos adversários, Wiggolly precisa chegar em quinto lugar em Matinhos.

World Surfing Games

O “Maresia Brasileiro de Surf 2006”, definirá a equipe brasileira ISA World Surfing Games entre 14 e 22 de outubro em Huntington Beach, Califórnia (EUA). Quatro surfistas representarão o Brasil na categoria open, dois profissionais convidados pela Confederação Brasileira de Surf (CBS) e os campeões brasileiros nas categorias Open e Júnior. No feminino a campeã brasileira open e uma convidada participam do ISA World Surfing Games. O Brasil ainda terá competidores nas categorias longboard, bodyboard masculino e feminino. PMU

Voltar