Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 19, 2006

Notícias da Prefeitura

Prefeitura abre inscrições para cursos nas áreas da pesca e da maricultura

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), abriu inscrições para mais dois novos cursos, nas áreas de maricultura e pesca. O primeiro, a ser realizado no dia 25 de setembro, é um curso de coletores de sementes de mariscos e é voltado para maricultores já atuantes no município. O segundo acontecerá no dia 3 de outubro e tem como tema a "Manipulação de Pescados". Esse, tem como público-alvo todas as pessoas que trabalham com peixes, de alguma forma.
O objetivo das capacitações, segundo o chefe de fomento à pesca da Smapa, Élvio Damásio, é aperfeiçoar os profissionais da área, seguindo o programa de manejo sustentável da Prefeitura. "Nossa intenção é promover a capacitação e, além disso, aumentar a qualidade de nossos produtos, para que os consumidores, turistas ou não, tenham mais confiança de estar adquirindo bons alimentos. Para os comerciantes, a grande vantagem é agregar valores aos seus produtos".
As inscrições para o curso de manipulação podem ser feitas no Mercado Municipal de Peixes, falar com Gustavo ou na Smapa com Mayr ou Nilda. O de coletores de sementes deve ser feito somente na Smapa. Ambos os cursos são gratuitos. Para mais informações, ligue: 3833-3500 ou 3832-4116.


Coletores de Sementes

O curso para maricultores acontecerá, no dia 25 de setmbro, no Instituto de Pesca, das 9 às 17h. Os inscritos aprenderão a fazer um novo modelo de coletor, que facilita a coleta e a incrustação de sementes. Esse coletor foi totalmente desenvolvido em Ubatuba e apresenta uma forma ecológica e menos trabalhosa, uma vez que o produtor não precisa ir à costeira para buscar as sementes. Esse curso é promovido em parceria com a Associação de Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp) com o apoio do Instituto de Pesca. Serão oferecidas 25 vagas.

Manipulação de Pescados

O curso de Manipulação de Pescados acontecerá, no dia 3 de outubro, no auditório da Fundart, das 9 às 17h. Os participantes assistirão a uma palestra ministrada pela veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Federal (Sif), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ana Maria Paschoal da Cruz, e da nutricionista da Smapa, Mirna Aparecida Zucheratto. Serão abordados assuntos, como: perigos de contaminação química, biológica e física, boas práticas de armazenamento, conservação, limpeza e manipulação. Esse curso é promovido numa parceria entre parceria Smapa e Mapa com apoio da Fundart. PMU



Equipe de Ubatuba é campeã da oitava etapa do Paulista de Águas Abertas

Ubatuba continua liderando o ranking, oito pontos a frente do segundo colocado

A equipe de Ubatuba venceu mais uma etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, disputada em Itanhaém, no último domingo, 17. Mesmo com o tempo frio e chuvoso, os atletas ubatubenses mostraram porque são os atuais líderes do ranking paulista e doze deles fizeram pódio na Barra do Rio Itanhaém.
Quatro nadadores levaram o ouro: Pedro Henrique Bueno (mirim masculino); Abner Mattey de França (petit II masculino); Stefanny Ingrid Carneiro Luz (infantil II feminino) e Delmar Soares (master H masculino). Em segundo lugar em suas categorias ficaram Gustavo Mendes de Paula (petit I masculino); Gabriel Prado Martinez (petit II masculino); João Carlos de Souza Matta (infantil I masculino) e Rômulo Ayron Cabral dos Santos (infantil II masculino). Levaram o bronze os atletas Anne Lise Barbosa dos Santos (petit I feminino); Caio Cesar Prado dos Santos (infantil I masculino); Felipe Atilli Costilhas (juvenil II masculino) e Felipe Pires Martin (júnior I masculino).
Com mais essa vitória, a natação de Ubatuba amplia a liderança no ranking de equipes, totalizando agora 66 pontos, 8 a frente do Tênis Clube Paulista , segundo colocado e 16 a frente do Círculo Militar/4Fit, terceiro no ranking.
As próximas duas últimas etapas acontecem nos dias 7 de outubro, em Santos e 12 de novembro, em São Sebastião. PMU


Voltar