Total de visualizações de página

quinta-feira, setembro 07, 2006

Notícias da Prefeitura

Estudo sobre saúde bucal vira dissertação de mestrado

O superintendente da atenção básica da Secretaria de Saúde de Ubatuba, Érico Vasconcelos, defenderá sua dissertação de mestrado na próxima sexta-feira, dia 15, na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa, intitulada "Comportamento dos cirurgiões-dentistas das unidades básicas de saúde do município de São Paulo quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer bucal", buscou conhecer as ações que esses profissionais têm desenvolvido quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença, além das percepções que estes profissionais possuem para a realização de tais ações.
A pesquisa concluiu que existe uma grande necessidade de se propor políticas públicas de combate ao câncer bucal, que considerem, tanto o aprimoramento do conhecimento técnico dos profissionais de saúde bucal que atuam nas unidades básicas de saúde, como a adequação desses espaços para a realização dos exames complementares para fins diagnósticos.


Câncer de boca no Brasil

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, em relação às estimativas de casos novos de câncer bucal no Brasil para o ano de 2006, verificou-se que essa doença ocupou o quinto lugar entre os homens e o sétimo entre as mulheres, dentre todos os tipos de câncer mais freqüentes na população, exceto os cânceres de pele não melanoma. Tem-se ainda que o diagnóstico de câncer bucal no Brasil é feito na maioria dos casos em estágios avançados da doença, o que influi no tempo e na qualidade de vida dos pacientes, devido aos comprometimentos funcionais e estéticos gerados pelo tratamento.

O estudo

O estudo foi realizado com os 885 dentistas da rede municipal de São Paulo por meio de um questionário que buscou analisar desde o grau de conhecimento dos profissionais de saúde bucal quanto aos fatores de risco que estão relacionados com a causa do câncer bucal e às condições bucais que podem evoluir para um câncer até às práticas relativas ao diagnóstico precoce do câncer bucal que realizam no ambiente dos consultórios.
Verificou-se que apenas 282 dentistas responderam à pesquisa e que a maioria que participou era do sexo feminino, com mais de 20 anos de formado, perfil generalista e possuindo outros vínculos empregatícios. A maioria dos dentistas (85,5%) também exibiu um baixo grau de conhecimento quanto aos fatores de risco ligados à causa do câncer bucal e às condições bucais que podem evoluir para um câncer, o que pode estar repercutindo na não-identificação de lesões bucais suspeitas em tempo hábil e o agravamento da realidade do câncer bucal em São Paulo, cidade esta que possui uma das mais altas taxas de incidência do câncer bucal no mundo. PMU



Famipa volta à cena, trazendo vitória para Ubatuba

A Fanfarra da Escola Municipal Padre José de Anchieta (Famipa) conquistou mais um campeonato no último final de semana. Ubatuba foi representada pela Famipa no “I Campeonato Aberto da Região Sudeste”, realizado em Mauá, no dia 3. Os participantes trouxeram para a casa a 1ª colocação no quesito "Linha de Frente" e 2º lugar nos quesitos de "Baliza" e "Corpo Musical", na categoria infantil, de 7 a 14 anos.
A Famipa ficou desativada entre 2000 e 2004. Em 2005, atendendo ao pedido da população, o prefeito Eduardo César reativou a Famipa – Fanfarra Mirim Padre José de Anchieta , sob a regência de Valdecy dos Santos e da coreógrafa Adriana Cascardo, com 75 componentes.
Segundo o mestre Valdecy, essa é uma volta que está trazendo bons frutos para o município. "A fanfarra em Ubatuba sempre foi tradicional. A volta da Famipa reacende o desejo de outras escolas. Para as crianças e jovens, é um importante exercício de civismo, disciplina e trabalho em equipe e responsabilidade. Além disso, as crianças só podem participar se tiverem boas notas e bom comportamento".
Para o prefeito Eduardo Cesar, incentivar projetos como esse significa dar aos jovens, mais uma opção saudável de se ocupar o tempo e ficar longe das drogas. "A música e as artes, em geral, além de serem atividades prazerosas, podem se tornar uma profissão. É uma honra para mim reativar essa fanfarra que desenvolve tantos talentos na nossa cidade" PMU


Voltar