Total de visualizações de página

sexta-feira, setembro 22, 2006

Notícias da Prefeitura

Novo Fórum de Ubatuba será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 29

Depois de 25 anos, Ubatuba ganha novo Fórum com amplas instalações

O novo Fórum de Ubatuba será inaugurado no próximo dia 29, dentro das comemorações do 369º aniversário de Ubatuba. Construído no bairro da Estufa II, as novas instalações compreendem seis blocos de dois pavimentos, onde estão todas as dependências do Poder Judiciário, como Salão do Júri, Promotoria, Ordem dos Advogados do Brasil, duas varas, salas de testemunhas de acusação e defesa, execução fiscal, juizado especial cível e criminal, parte administrativa, uma agência bancária e estacionamento.
A obra, que compreende um espaço de 12 mil m2 foi realizada em parceria entre a Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Ubatuba. Com recursos próprios, a Prefeitura de Ubatuba realizou toda a pavimentação asfáltica da rua, ajardinamento, estacionamento e sistema de iluminação externa do local. O novo Fórum está instalado na rua Sérgio Lucindo, nº 571, Estufa II.
As novas instalações eram uma reivindicação antiga do Poder Judiciário, já que o prédio do Fórum, na região central, data de pelo menos 25 anos e tinha instalações precárias. A solenidade de inauguração acontece a partir das 11 horas e já tem a presença confirmada do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Celso Luiz Limongi. PMU



Cuidágua realiza encontro sobre o rio Acaraú

O Projeto Cuidágua promove neste sábado, 23, o segundo encontro comunitário do Rio Acaraú, que acontecerá na Escola Altimira, no bairro Itaguá, a partir das 15h. A intenção é elaborar um mapa dos problemas e potencialidades dos rios e planejar ações futuras. Paralelamente, o Cuidágua segue realizando oficinas de arte-educação para as crianças e uma peça teatral sobre o ciclo da água.
O Cuidágua é um projeto da Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba – ASSU, financiado pelo Fehidro (Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo) e tem parceria com o Instituto SEIVA e a Prefeitura Municipal de Ubatuba. Segundo os organizadores do evento, a participação de pessoas e entidades é muito importante, para que todos conheçam os problemas e as potencialidades dos nossos rios. PMU



Fundart realiza curso de Iniciação ao Estudo da Arte

Uma visão da história da arte, desde a origem das civilizações até o Renascimento, além de uma referência ao Brasil atual. Esse será o contexto do curso de Iniciação ao Estudo da Arte que o professor Dario Eduardo Chiaverini ministrará na Fundart, a partir de outubro. O objetivo é mostrar um pouco da arte produzida durante os períodos citados para despertar no aluno um maior interesse pelas artes e pelos processos criativos. O público-alvo do curso são as pessoas que estudam ou que se interessam pelo assunto.
O curso terá oito aulas de duas horas, sempre às terças a partir das 19 horas a partir de 10 de outubro. Contará com exercícios práticos de desenho, audição de música e debates. Abordará a produção artística da pré-história, a arte egípcia, o mundo antigo, a antiguidade clássica, a Idade Média, a cristandade clássica, o Renascimento, a arte oriental e o Brasil atual. Na opinião do professor Dario, “mostrar às pessoas a relevância da criatividade é extremamente importante num país em desenvolvimento como o nosso. E a arte é um exercício de criatividade”, afirma.
Os interessados poderão se inscrever na sede da Fundart, localizada na Praça Anchieta, 38, mediante taxa de R$ 10. PMU



Arrastão de limpeza em Ubatuba recolhe três toneladas de lixo

A maior parte do material recolhido é de embalagens plásticas, mas também foi encontrada grande quantidade de vidro e papel

Quase três toneladas de lixo foram recolhidas nos rios e praias de Ubatuba no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), que aconteceu no último sábado, dia 16. O Cuidágua, projeto que organizou o evento, mobilizou 117 participantes, incluindo membros da Guarda Mirim, da Sociedade Parque Guarani, da equipe Ecoar e gente da comunidade. Foram realizados arrastões de limpeza nos rios Acaraú, Tavares e Grande, em cerca de 2 horas de trabalho. O resultado foi a coleta de 47 sacos de lixo de 60 litros.
Realizado anualmente há 20 anos, o Dia Mundial de Limpeza é incentivado pela International Ocean Conservation em mais de 120 países e tem como objetivo chamar a atenção da população e de governantes para a questão do lixo. Em Ubatuba, o evento foi coordenado pela Agenda 21 e participaram da coleta cerca de 300 pessoas de várias entidades ambientalistas, Prefeitura e população em geral.
A maior parte do material recolhido é de embalagens plásticas, mas também foi encontrada grande quantidade de vidro e papel. Ao mesmo tempo, os participantes distribuíram à população do entorno dos rios a cartilha do Projeto e o calendário de oficinas educativas realizadas aos sábados em escolas.
No encerramento do DMLRP, arte-educadores do Cuidágua reuniram-se com todos os participantes no Terminal Turístico do Perequê-Açu para expor o resultado da coleta e realizar exercícios educativos com crianças. Participaram também alunos da Fundac, do Mestre de Capoeira Jequié, da Fanfarra do Colégio Anchieta, da Escolata da Escola do Horto e o Projeto Dança e Música da Escola Josefina. Um abaixo-assinado pedindo a ampliação da coleta seletiva de lixo também correu entre os presentes.

Site

Já está disponível para acesso o site do Cuidágua. São várias páginas com informações completas sobre o projeto, com relatórios, planejamento, mapas, quem é quem, informações importantes sobre a água e muito mais. Anote:
www.assu.org.br/cuidagua.
O Projeto Cuidágua é realizado pela ASSU, Seiva - Advogados pela Natureza e Prefeitura Municipal de Ubatuba e é financiado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo). PMU

Voltar