Total de visualizações de página

quinta-feira, setembro 14, 2006

Notícias da Prefeitura

Prefeito entrega reivindicações de pescadores ao ministro da Pesca

Representantes da pesca acompanharam o prefeito na entrega do documento ao ministro Altemir Gregolin

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve em São Paulo na última terça-feira, 12, para entregar pessoalmente ao ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, com cópia à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, as reivindicações do setor pesqueiro quanto à legislação federal que rege a atividade.
Para a Secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, Valéria Gelli, a entrega das reivindicações diretamente para o ministro Gregolin vai agilizar o andamento das reivindicações que o setor pesqueiro tanto necessita. “Fomos em comitiva para São Paulo para mostrar que a pesca do município de Ubatuba tem representatividade e sensibilizar as autoridades para a causa do pescador do litoral norte paulista”, conta Valéria.
O prefeito e a secretária estiveram acompanhados por vários pescadores do litoral paulista, inclusive de associações representativas do setor, como a Associação dos Pescadores da Enseada, Associação dos Pescadores da Maranduba e região sul, Associação de Maricultores do Estado de São Paulo, Colônia de Pesca e representante do comércio de pescado.
De acordo com o prefeito Eduardo Cesar, a ida dos pescadores a São Paulo para o encontro com o ministro mostra que o setor pesqueiro de Ubatuba está unido em prol de melhorias para suas condições de trabalho. “Estamos muito preocupados com as questões que envolvem a atividade pesqueira em nosso município e por isso não temos poupado esforços para viabilizar a alteração na legislação federal, adequando-a a realidade e às necessidades de Ubatuba”.

Autuações

Devido à falta de conhecimento dos pescadores em relação à legislação, nas últimas semanas, vários deles foram autuados e até detidos por não estarem cumprindo as normas previstas na lei, mesmo sem saber que estavam agindo erroneamente. A secretária de Agricultura e Pesca de Ubatuba explica que a legislação, muitas vezes, é bastante rigorosa, e os pescadores vêm sendo autuados pela Polícia Ambiental, o que tem criado uma série de problemas para a classe. “A polícia está fazendo seu papel, que é fiscalizar e autuar. Cabe ao governo federal mudar a lei para que esta seja adequada à nossa realidade e nossos pescadores possam trabalhar tranqüilamente”, explica Valéria Gelli.
A Secretaria pretende colaborar com a conscientização da legislação através da elaboração de uma cartilha, em parceria com o IBAMA, a Ong Mar Vivo e a Polícia Ambiental, contendo explicações básicas sobre a legislação, em linguagem popular, direcionada para o pescador que quer conhecer a lei para não voltar a ser autuado por falta de esclarecimento.

Empenho da Prefeitura

A Prefeitura de Ubatuba tem se empenhado na tentativa de conseguir a readequação da legislação pesqueira. No último dia 31 de agosto a Prefeitura viabilizou o contato entre o setor e o IBAMA, para que o órgão recebesse o documento com as reivindicações dos pescadores. O prefeito Eduardo Cesar recebeu os pescadores no pátio da Prefeitura, onde explicou a situação e se comprometeu a ajudar no que for possível, mesmo sendo a legislação regente de âmbito federal e a solução não estar nas mãos do município.

Ubatuba, grande produtor

A produção pesqueira estimada do município de Ubatuba representa 10,2% do total de pescado capturado no Estado de São Paulo. A atividade rendeu em 2005 cerca de R$ 9,2 milhões, conferindo ao município o terceiro lugar como produtor com um total de aproximadamente três mil toneladas de pescado por ano. PMU



Rua Irene, no Itaguá, passa a ter mão dupla

A Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba informa que desde o dia 12 de setembro, a Rua Irene, que dá acesso ao loteamento da Praia do Tenório, teve a sinalização alterada de mão única para mão dupla no trecho de entrada da Rua Capitão Felipe até a Rua Maria Cristina.
A mudança se deu em virtude da necessidade de adequação do fluxo de veículos na Rua Irene, dando mais uma opção para a saída dos veículos do loteamento e redondezas. A equipe de operação da Coordenadoria de Trânsito vai realizar a sinalização complementar de proibição de estacionamento necessária. PMU



Ubatuba comemora Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Mais que uma comemoração, esse dia representa um estudo mundial em larga escala, sobre a quantidade e a qualidade de lixo lançados nos rios e mares

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, um acontecimento que já completa 20 anos comemorado no dia 16 de setembro, em Ubatuba, será marcado por uma ação que envolverá dezenas de entidades e centenas de pessoas. O evento será dividido em dois momentos. No primeiro, a partir das 8h, será feita a limpeza de praias e rios. No período da tarde, diversas apresentações sócio-culturais acontecerão no Terminal Turístico do Perequê-Açu, a partir das 14h.
O Brasil é o quarto país em número de voluntários nesta campanha, e São Paulo é o primeiro em voluntários e em total de lixo recolhido no Brasil. Ubatuba já participa há mais de 10 anos e com grande destaque. Segundo o presidente da ong Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (Appru), Antonio de Oliveira Neto, essa campanha não é apenas uma forma de divulgar o problema da poluição ou um meio de se tentar a educação ambiental. "O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias representa um estudo mundial de larga escala, sobre a quantidade e a qualidade de lixo jogados de forma irregular. Os estudos obtidos têm sido utilizados como instrumento político para pleitear mudanças em vários setores e na reformulação de leis".

Programação de Ubatuba

As praias que serão contempladas pelo evento, neste ano, serão: Maranduba, Lázaro, Saco da Ribeira, Toninhas, Grande, Ténorio, Vermelha do Centro, Itaguá, Cruzeiro, Prainha do Matarazzo, Perequê-Açu, Barra-Seca, Saco da Mãe Maria, Vermelha do Norte, Praia do Alto, Itamambuca, Felix e da Almada. Os rios Grande, Tavares e Acaraú também serão alvos de limpeza. Todo o lixo coletado será encaminhado para o Terminal Turístico do Perequê-Açu, onde todos os participantes se encontrarão e o lixo ficará exposto até às 16h.
As apresentações no terminal contarão com a participação do grupo de Maculelê e Puxada de Rede dos alunos da Fundacc do mestre Jequié, a Fanfarra do Colégio Anchieta, a Escolata da Escola do Horto e o Projeto Dança e Música da escola Josefina, além de atividades ambientais.

Grande parceria

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Ubatuba está sendo promovido por meio de uma grande parceria entre: Agenda 21 Litoral Norte; Prefeitura Municipal de Ubatuba; Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN); AUS; Associação de Proteção da Vermelha do Norte Aproven; Ass. de Itamambuca; Aquário de Ubatuba; Coletivo de Entidades Ambientalistas de Ubatuba (Ceau); Associação Sócio-ambiental Somos Ubatuba (Assu); Escoteiros; Projeto TAMAR; Filhos da Terra; Guarda-Mirim; ACIA; Objetivo; Movimento de Defesa de Ubatuba (MDU) e Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba. PMU



50ª Festa de Nossa Senhora das Dores começa na sexta-feira

Começa nesta sexta-feira, dia 15, a tradicional Festa de Nossa Senhora das Dores, em sua 50ª edição. O evento comemora os 50 anos de existência da Capela dessa santa, que fica no bairro do Itaguá. Muita música, cultura caiçara, histórias contadas por antigos moradores, teatro e comida farão parte dessa festa, que acontecerá até o domingo, 17.
A festa se inicia com uma procissão que sai da casa dos festeiros Bino e Janaína, seguida de uma missa na Capela. Depois, haverá show com a banda Balaio de Gato, exposição de fotos que retratam a cultura e histórias dos antigos. No sábado, 16, a partir das 19h30, acontece uma missa sertaneja, seguida de um teatro contando as histórias da Capela e um show musical com a banda Tribandas.
No domingo, a programação começa na parte da manhã, às 9h com uma corrida pedestre rústica, nas categorias adulto feminino e masculino. Às 10h, o Projeto Tamar/Ibama realiza soltura de tartarugas na Praia do Itaguá. Após, acontece corrida de canoas e almoço caiçara, com o famoso prato a base de peixe com banana verde, chamado Azul Marinho.
Na parte da tarde, tem apresentação do grupo parafolclórico "Guaruçá", procissão saindo da casa dos festeiros Élvio e Rosely, queima de fogos e encerramento com show do Fandango Caiçara e Banda ECC. O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Fundart. PMU



Santa Casa recebe doação de brinquedos para projeto "Fazendo Arte"

A Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos, de Ubatuba recebeu, na semana passada, uma doação de mobília completa e brinquedos que irão compor a brinquedoteca da pediatria, intitulada pelos coordenadores como "Fazendo Arte". Os materiais foram doados pelo Comitê Betinho, entidade ligada ao Banco Santander/Banespa e Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp (Afubesp).
O projeto será instalado efetivamente após reforma na sala destinada a ele. Enquanto isso, em outubro, uma pequena "unidade móvel" começará a circular dentro do hospital, fazendo visitas ao pronto socorro, enfermarias e pediatria. Esse trabalho inicial segundo a coordenadora do projeto, Renata Ramos, servirá também como uma forma de "ambientar a equipe, sensibilizar funcionários e conhecer a rotina do hospital". No final deste mês, Renata, que é também a pedagoga responsável pela "Casa do Brinquedo" da Prefeitura da Ubatuba, passará por um curso para Formação de Brinquedista Hospitalar, promovido pela Associação Paulista de Medicina.
Para Renata, a brinquedoteca dentro do hospital é uma forma eficiente de diminuir o sofrimento das crianças. "Além de estar doente ou machucada, a criança hospitalizada está longe de sua casa e de seus brinquedos, tendo que se submeter a um tratamento que é, muitas vezes, doloroso. O fato de poder brincar faz com que essas crianças se voltem para o mundo da imaginação, expressem emoções, façam novos amigos. Isso ameniza a dor e ajuda sensivelmente no tratamento".

Experiência bem sucedida

Ubatuba já tem uma experiência interessante, no sentido de inserir os brinquedos e as brincadeiras num ambiente voltado para a saúde infantil. Numa parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, o Centro Materno-Infantil foi totalmente ambientado para receber crianças. Além da Casa do Brinquedo, as paredes foram todas pintadas com um cenário típico de Ubatuba.
A pediatra responsável pelo Centro Materno-Infantil, Márcia de Carvalho Pinto, afirma que a ambientação mudou totalmente a rotina de trabalho. “Não se ouvem mais choros desesperados de crianças que aguardavam impacientes o atendimento. Dá para perceber uma mudança até mesmo no comportamento das mães. A agressividade com a criança diminui, as mães observam, participam das brincadeiras".
Para o prefeito Eduardo Cesar, a reformulação do sistema municipal de saúde proposto por sua administração deve incluir também o atendimento às crianças, proporcionando a elas bem-estar. "São medidas simples como essas, que unem o poder público e a iniciativa privada e provocam uma grande transformação no dia-a-dia". PMU



Ubatuba brilha no Brasileiro de Kung Fu e Tai Chi Chuan

A equipe que representou Ubatuba e o Estado de São Paulo no 17º Campeonato Brasileiro de Kung Fu e Tai Chi Chuan, realizado entre os dias 6 a 10 de setembro em Belo Horizonte, consagrou oito campeões brasileiros. O campeonato contou com a presença de 18 estados de todo o Brasil. No total foram dez medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.
Confira os nomes dos medalhistas: Carlos Alberto da Silva - campeão Tue Sou até 80Kg (Combate de Tai Chi) e campeão Tai Chi Chuan Estilo Yang; Bianca Ribeiro Jabur - campeã Combate até 52Kg; Bruna Ribeiro - campeã Luta Combinada, campeã Combate até 56Kg e 2º lugar Nanquan ( Rotina Olímpica do Sul ); Elizabeth Montanari - campeã Tue Sou até 65Kg (Combate de Tai Chi) e 2º lugar Rotina Mãos do Sul; Márcia Mayumi Utiyama - campeã Armas Médias; Nataly Lacorte Pestana - campeã Luta Combinada e 3º lugar Rotina Mãos do Sul; Paulo Ricardo Freitas - campeão Combate até 70Kg; Ricardo Takeshi Utiyama - campeão Armas Médias e 2º lugar Mãos do Sul.
A Academia Long Teh agradece o Mestre Tsao A Pó, Profº Tsao Shu Ju, a Prefeitura Municipal de Ubatuba e seus colaboradores.

O que é Tai Chi Chuan

Tai-chi-chuan é a arte marcial baseada nos conceitos do Yin e Yang. O monge taoista, Cheung San Fung, presenciou uma luta entre uma garça e uma serpente, notando os movimentos circulares da serpente, e os movimentos duros da garça, desenvolvendo a partir de então um sistema de autodefesa.O Tai-chi equilibra e fortalece o fluxo de Chi no organismo e se mostra eficiente para reduzir a dor e a melhorar a mobilidade de portadores de artrite. Além de ajudar a amenizar as dores na coluna e juntas, prolonga a vida, corrige problemas digestivos e de coração e melhora a circulação sanguínea. PMU


Voltar