Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 06, 2006

Notícias da Prefeitura

Estudantes e entidades fazem passeata contra poluição

Alunos de escolas municipais unidos a entidades ligadas ao meio-ambiente realizaram, na tarde de terça-feira, 5, uma passeata pacífica que teve como objetivo chamar a atenção da população para as questões do meio ambiente no município. O evento, intitulado "Chega de Poluição", foi promovido pela Organização Não-Governamental Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (Appru) percorreu ruas do centro e deu ênfase para a poluição no Rio Grande.
Na opinião do prefeito Eduardo Cesar, manifestações como essas têm uma grande importância no sentido de conscientizar a população para a necessidade de se preservar os rios e, consequentemente, o mar. Ele lembra que a Prefeitura tem buscado implantar políticas públicas que minorem o problema no município. "O congelamento é uma ação que tem como objetivo estancar o crescimento desordenado e as ocupações ilegais que degradam o meio ambiente".
Os participantes passaram pela Avenida Maria Alves, Calçadão, avenida Iperoig, Praça Anchieta e Ilha dos Pescadores, onde o evento foi encerrado. Nesse local, os voluntários deram um grande abraço simbólico na foz do Rio Grande, ao som da Banda e Coral da Fundart tocando o Hino Nacional e o de Ubatuba. PMU



Fundart sedia XIII Encontro Regional de Autores

As histórias e literatura caiçaras estarão presentes no XIII Encontro Regional de Autores “Recuperando nossos temas”, que acontecerá no próximo dia 9, no Sobradão do Porto, a partir das 18 horas. Organizado pela escritora e radialista Maria Angélica de Moura Miranda, o encontro reunirá autores da região e também de fora, mas que escrevem sobre temas relativos ao Litoral Norte. Os autores se encontrarão para um bate-papo informal e apresentação do trabalho realizado ao longo do ano.
Antecedendo o encontro, desde o dia 1º, está acontecendo uma exposição de 20 novos títulos, com temas que variam entre Mata Atlântica, poesia, negros, educação física e outros. A exposição ficará aberta ao público até o dia 9. A idéia de Maria Angélica é fazer um intercâmbio cultural entre as cidades do Litoral Norte e divulgar obras relacionadas à região.
O primeiro Encontro Regional de Autores foi realizado em 1993. Apesar de ser um encontro regional, o evento foi realizado em São Sebastião até 2004. Em 2005, aconteceu no espaço Pés no Chão, em Ilhabela, e este ano é a vez de Ubatuba. Entre as obras expostas, encontram-se algumas edições de Ubatuba como As orelhas do frade, de Joban, O Afluente, de Carminda Paixão, Arrelá Ubatuba, de Fátima dos Santos, Fátima de Souza e Carlos Rizzo, Ilha Anchieta – o prisioneiro do pavilhão 6, de Samuel Messias de Oliveira. PMU


Voltar