Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 27, 2006

Notícias da Prefeitura

Maricultores aprendem nova técnica para produção de mexilhões

Os maricultores que não participaram deste curso poderão se inscrever para o dia 30

Mais de trinta maricultores atuantes no município de Ubatuba participaram do 1º Curso de Coletores de Sementes de Mexilhão, realizado nesta segunda-feira, 25, no Instituto de Pesca. O curso foi uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento. Os maricultores aprenderam a utilizar uma nova técnica de produção de mexilhões, o que para eles significou um grande incentivo, já que o moderno método é muito mais econômico, além de melhorar a qualidade do molusco.

Técnica inovadora

Inovadora e totalmente desenvolvida pelo produtor em Ubatuba e testada pelo Instituto de Pesca /APTA/SAA, a técnica consiste no uso de um novo modelo de coletor, que facilita a coleta e a incrustação de sementes, apresentando uma forma ecológica e menos trabalhosa, uma vez que o produtor não precisa ir à costeira para buscar as sementes. “Esta técnica incentiva a produção de mexilhões no município, já que utiliza material reaproveitado e resulta em maior produtividade e qualidade”, explica o presidente da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo, Alexandre Baldassin Novaes.

Valorização do setor

Para o prefeito Eduardo Cesar, a realização de cursos como este é de suma importância porque transmite ao pequeno produtor a preocupação da atual administração com o desenvolvimento da pesca e da maricultura. “Estamos nos empenhando em valorizar o setor, dando oportunidades e passando conhecimento para que o produtor sinta-se respeitado e incentivado a dar continuidade a um trabalho que é tradicional e de grande importância econômica para o nosso município”, disse o prefeito.
A secretária de Agricultura e Pesca, Valéria Gelli, acredita que a maricultura poder servir como atividade alternativa e complementar à pesca. “O pescador pode ganhar dos dois lados e a forma ecologicamente correta de produção fixa o produtor em seu local de origem”, explica a secretária.

Nova oportunidade

No próximo dia 30 de setembro haverá outra edição do curso, a ser realizada também no Instituto de Pesca para os maricultores que não puderam participar do curso ministrado nesta segunda-feira. O curso é gratuito e promovido em parceria com a Associação de Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp), com o apoio do Instituto de Pesca. Mais informações na Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento ou no telefone 3833-3500. PMU



Prefeitura fará adequações no espaço da feira-hippie

A Secretaria de Obras vai realizar as melhorias no piso e na iluminação para que os expositores não sejam prejudicados durante a temporada de verão

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, voltou a se reunir com os expositores da feira-hippie na manhã desta terça-feira, 26. O objetivo do encontro, que aconteceu na Escola Anchieta, era levar aos expositores um retorno quanto aos assuntos discutidos na reunião da última quinta-feira, quando foi vislumbrada a possibilidade de a prefeitura ajudar para que os artesãos não fiquem sem cobertura e estrutura durante a temporada de verão.
Mais uma vez o prefeito e o vereador Claudinho Gulli procuraram esclarecer todas as dúvidas dos presentes em relação à paralisação da obra de cobertura da feira, imposta pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) a pedido a ADPC (Associação em Defesa do Povo Caiçara).
Representando a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, o engenheiro José Carlos Vital esteve respondendo às questões técnicas que envolvem o projeto. De acordo com o engenheiro, a prefeitura vai iniciar na próxima semana as obras de melhorias no piso e na iluminação, para que os expositores não sejam prejudicados devido à paralisação.
Será analisada a possibilidade de se colocar uma cobertura provisória que proteja os expositores, seus produtos e os compradores durante os dias de chuva.

Paralisação

As obras da cobertura do Centro de Convivência e Entretenimento, que abriga em torno de 120 expositores, estão paralisadas desde o dia 11 de janeiro por uma decisão do Poder Judiciário, acatando uma liminar do Condephaat. Até então, a obra estava totalmente regular, com toda a documentação necessária, inclusive com aprovação do próprio Condephaat e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

União

O prefeito Eduardo Cesar lembrou a importância da união do setor, mostrando que há organização e vontade de avançar. “Temos que estar integrados para oferecer o melhor ao turista. Hoje a feira é respeitada pela administração, tem a força de um vereador, um prefeito favorável à cobertura e uma equipe competente trabalhando. Vamos mostrar que a categoria merece respeito e que a feirinha é uma tradição e um ponto turístico de Ubatuba”, disse o prefeito. PMU

Voltar