Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 12, 2006

Notícias da Prefeitura

Ministro da Saúde confirma presença na inauguração de nova ala na Santa Casa

O Ministro da Saúde, José Agenor Álvares, confirmou, nesta segunda-feira, 11, sua presença na inauguração da nova ala da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos, em Ubatuba. A solenidade, que acontecerá no dia 4 de novembro, entregará à população ubatubense uma clínica médica e uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), construídas no piso superior do hospital. Estará presente também o secretário adjunto estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcos da Silveira Franco, a busca por recursos e a implementação dessa obra na Santa Casa justifica-se por três razões principais: a carência dos serviços de UTI no município para atender casos graves, aliada à falta de vagas em outros municípios; o grande número de pessoas quem vêm para Ubatuba na temporada e conseqüente aumento de acidentes e, por último, a adequação necessária para habilitar o município a fazer neurocirurgias.
A construção e equipagem da Santa Casa reuniu esforços e verbas da Prefeitura, do Governo Estadual, do Ministério de Saúde e da iniciativa privada, por meio da empresa Santander/Banespa. O prefeito Eduardo Cesar afirma que essa parceria está resultando em um grande avanço para Ubatuba. "A Santa Casa de Ubatuba poderá contar com novas e importantes ferramentas para salvar vidas. Desde que assumimos, tanto a administração do município, quanto da Santa Casa, uma das nossas maiores preocupações era a transformação do sistema de saúde no município. Aos poucos, estamos conseguindo unir forças e proporcionar um atendimento mais digno à população ubatubense".


Mudanças e reformas

Desde que assumiu a Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos, no início de novembro de 2005, a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os governos estadual e federal, vem realizando reformas em todo o prédio e mudanças na estrutura de funcionamento do hospital.
Entre as diversas mudanças, a Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação. Onde antes havia apenas um leito, uma bomba de fusão e um cardioversor, foram instalados quatro novos conjuntos de equipamentos. O Secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco relata que quando aconteciam acidentes graves envolvendo mais de três pessoas, era comum perder pacientes.
Além disso, toda a área do Pronto Socorro foi azulejada e reformada. Trocou-se o telhado e o piso e melhorou-se a iluminação. As mesas dos consultórios foram substituídas por bancadas de granito, que proporciona melhor higienização. A cozinha foi completamente reformada e os funcionários possuem agora um novo refeitório.
Novas mudanças estão previstas para começar ainda este ano. A lavanderia e a sala de esterilização, que hoje funcionam dentro da Santa Casa, terão um prédio próprio, liberando espaço para se implantar um consultório de pediatria. O número de salas cirúrgicas poderá ser triplicado, reservando, inclusive, uma sala somente para a maternidade. PMU



Prefeito Eduardo Cesar leva boas notícias à Maranduba

O prefeito Eduardo Cesar esteve reunido com moradores da Rua Maria Balio, no Bairro da Maranduba, na última quarta-feira, dia 6. O motivo da visita foi conversar com a comunidade sobre suas necessidades, além de levar boas novas aos moradores. A antiga reivindicação de calçamento na rua será atendida por meio de uma parceria entre a prefeitura e a comunidade. Além disso, serão colocados tubos que facilitarão a passagem no final da rua, ligando nove casas que ficam do outro lado de um afluente do Rio do Boi ao bairro.
Para começar, o prefeito solicitou que um levantamento fosse feito imediatamente, para saber a quantidade de material necessário. O trabalho já foi iniciado nesta segunda-feira, dia 11. Depois, uma equipe técnica da Prefeitura fará o nivelamento da rua, bem como a construção de guias e sarjetas. A colaboração da comunidade será com a colocação dos bloquetes, sob orientação de técnicos da Prefeitura.
Depois de explicar os procedimentos em relação às melhorias a serem feitas na rua, o prefeito ouviu a comunidade e esclareceu dúvidas sobre IPTU, titularidade de propriedades e congelamento, turismo e sistema de comunicação, dentre outros assuntos. Segundo Eduardo Cesar, a volta à Rua Maria Balio é o cumprimento de uma promessa feita em campanha. "Como prefeito, estou voltando aos bairros, ouvindo as pessoas e criando um elo forte com as comunidades. As parcerias têm resultado em bons frutos para a cidade, que vão ao encontro dos anseios da população".
Além do prefeito, estiveram presentes também a assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, o engenheiro Virgílio Guatura, representando a Secretaria de Obras e o administrador Mário Clarassoti, representando a Regional Sul. PMU



Ubatubense é vice no SuperSurf de Itacaré

Renato Galvão foi vice na Bahia e Odirlei Coutinho está na briga pelo título de 2006


O surfista de Ubatuba, Renato Galvão, campeão brasileiro de 2004, ficou com o vice-campeonato da quarta etapa do SuperSurf 2006, realizada em Itacaré (BA), no último final de semana. Quem venceu a etapa foi o cearense Heitor Alves, que derrotou Renato Galvão na final com a nota 14.83, contra 13.33 do ubatubense. Galvão levou R$ 10.100,00 para casa pela segunda colocação. Já os terceiros colocados, Leonardo Neves e Bruno Moreira receberam R$ 5 mil cada um.
A disputa pelo título do ano também está nas mãos de um ubatubense. Outra prata da casa, o vice-campeão do ano passado, Odirlei Coutinho, apesar de ter sido eliminado nas oitavas de final, ainda tenta o campeonato contra o paranaense Jihad Kohdr, na última etapa, que acontece no Rio de Janeiro, de 11 a 15 de outubro.


Outros ubatubenses

Edgley Santos perdeu logo na estréia para o paulista Flávio Tavares. Em seguida, o potiguar André Fagundes venceu o experiente Tadeu Pereira por uma vaga no evento principal. No feminino, Luana Prado perdeu na rodada de estréia e Suelen Naraísa venceu Francisca Pereira nas quartas de final, mas foi superada por Claudia Gonçalves na segunda semifinal.
Mundial em Itamambuca
A maior expectativa dos ubatubenses gira agora em torno da vinda de uma etapa seis estrelas do WQS para a praia de Itamambuca. O evento reunirá os maiores nomes da divisão de acesso à elite do surfe mundial, entre os dias 23 e 29 de outubro.
Entre os locais que disputam o WQS, Odirlei Coutinho foi o melhor colocado na última etapa da perna européia, em Portugal. Ele ficou com o 25º lugar, enquanto Renato Galvão e Hizunomê Bettero foram barrados em suas estréias no Buondi Billabong Pro, que aconteceu até o dia 3 de setembro, em Ribeira D'Ilhas. PMU


Voltar