Total de visualizações de página

terça-feira, outubro 03, 2006

Notícias da Prefeitura

Pescadores e aqüicultores ubatubenses começam a receber carteira profissional

A chefe do escritório da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), Leinad Aier, esteve em Ubatuba nesta sexta-feira, 29, para entregar, simbolicamente, as primeiras carteiras profissionais dos pescadores que fizeram recadastramento em fevereiro do ano passado. A primeira carteirinha foi entregue ao pescador Mauro de Freitas, pelas mãos do prefeito Eduardo Cesar. Em Ubatuba, mais de 500 novas carteirinhas foram confeccionadas e podem ser retiradas gratuitamente na Colônia Z-10.
O trabalho de recadastramento foi realizado numa parceria entre a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Seap e Colônia Z-10. Para o novo cadastro no Registro Geral da Pesca e emissão da carteira, foram feitos cruzamentos de dados com os registros do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, com o objetivo de comprovar a situação do pescador e atestar se ele realmente sobrevive da pesca profissional. Em todo o País há milhares de trabalhadores vivendo na informalidade.
Segundo a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, um dos objetivos do recadastramento é garantir aos pescadores o reconhecimento. "Esse registro permite aos profissionais ter acesso aos programas sociais do Governo Federal, como microcrédito, assistência social e o seguro-defeso, que é pago nos meses em que a pesca profissional é proibida. Além disso, esse é um instrumento muito importante para a elaboração das políticas e para a gestão da pesca profissional".
Na ocasião da entrega de carteirinhas, o prefeito Eduardo Cesar comentou que a união da classe possibilita a conclusão de diversas ações relevantes. "Nós conseguimos um contato com o ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin muito antes do que esperávamos. E com essa parceria consolidada entre Seap, Mapa, Smapa, Colônia Z-10 e demais Associações de Pescadores, estamos conseguindo dar à categoria o respeito que ela merece. PMU



Prefeitura realiza desassoreamento do Rio Maranduba

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Administração Regional Sul, vem realizando serviço de desassoreamento na boca da barra do Rio Maranduba, concretizando o anseio de muitos pescadores. As ações puderam ser concretizadas após autorização da Marinha e do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais).
A Secretaria de Obras está prestando o serviço através de um convênio que viabilizou a utilização da máquina F-90, do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) que estava no município e pôde ser usada para o desassoreamento, que vai ajudar a entrada dos barcos dos pescadores.
De acordo com a vereadora Luciana Machado, que é moradora da região sul e vem acompanhando todo o processo, a realização do desassoreamento foi possível, também, graças à Associação dos Pescadores da Maranduba: “parabéns ao Sr. Maurício de Souza, que apesar das dificuldades e burocracias, não desistiu porque acredita na atual administração. A união faz a força; não é só votando que as coisas vão acontecer, tem que contribuir, ajudar e se informar”.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o serviço realizado no Rio Maranduba foi considerado prioridade para a prefeitura porque era uma necessidade dos pescadores da região sul. “Temos procurado atender às necessidades do setor pesqueiro e também temos dado grande atenção à região sul. O serviço de desassoreamento no Rio Maranduba, realizado com a máquina conveniada, cumpre justamente essas duas funções”, explica o prefeito. PMU



Fundart realiza exposição de tear e cerâmica

Os alunos de tear e cerâmica da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) realizarão uma exposição que faz parte das comemorações do aniversário da cidade. O evento se inicia no dia 11 de outubro e acontecerá no Casarão do Porto até o próximo dia 22. Dentre as peças expostas pelas alunas de tear, estão tapetes, cachecóis, ponchos e chapéus. Para quem gosta de cerâmicas, utensílios diversos de cozinha e decoração poderão ser adquiridos na exposição.

Fonte de renda e amizade

O Curso de Tear acontece na Fundart e nos bairros Marafunda e Estufa I e é uma boa dica para quem gosta de realizar trabalhos manuais. Ele proporciona ao aluno capacitação profissional e, por conseqüência, uma fonte de renda. Além disso, segundo a professora Deby Barocas, a convivência é outro traço interessante no aprendizado. "Nas escolas, mães e filhas estão trabalhando juntas, na Fundart, criamos elos de amizade. Enquanto produzimos, estamos trocando experiências e informações, rindo e conversando".
Para a aluna Cristina Guedes, filha de alfaiate e costureira, a tecelagem foi uma arte com a qual ela se identificou. Ela começou a fazer o curso logo após ter se mudado para Ubatuba. "Desde então meu número amizades aumentou bastante. O ambiente do curso é tão agradável, que eu não sinto vontade de faltar. Já sei fazer várias coisas, vendo para amigas. Isso incentiva a gente a querer aprender cada vez mais”.

Modelando a vida

O curso de cerâmica ensina técnicas estritamente manuais, principalmente "cerâmica de placa" e "acordelamento". Os alunos aprendem a fazer objetos utilitários ou esculturas. Além disso, a professora Suzana Bottini ensina como fazer as próprias ferramentas, a partir de objetos comuns, como grampos de cabelo, espátulas, canetas velhas e agulhas.
Esse é o quinto ano consecutivo do curso, que obteve bastante sucesso no município. No ano passado, seis jovens ceramistas foram formados e já possuem fornos próprios. E por falar em forno, a professora Suzana explica que a idéia de que o forno elétrico gasta energia em excesso já está ultrapassada. "Podemos comparar o gasto do forno com o chuveiro elétrico da casa. Pensar que fazer cerâmica é caro é uma lenda. Além disso, para quem não possui forno, existe a opção de alugar".
Suzana afirma que seu público-alvo são mulheres aposentadas, mas isso não é uma regra. Qualquer pessoa acima de 14 anos pode fazer o curso e começa-lo em qualquer época do ano, uma vez que o aprendizado é individual. Segundo a professora, em dois meses, a pessoa já pode começar a produzir em casa.
Terapeuticamente, o curso de Cerâmica também traz grandes benefícios. "Muitas pessoas chegam aqui deprimidas e, com o passar das aulas, nota-se uma melhora considerável. De repente, a pessoa se dá conta do que é capaz e sua auto-estima fica valorizada", afirma Suzana.

Horários

Para quem ficou interessado no curso de tecelagem, há vários horários disponíveis: segundas e quartas, das 16 às 18h; quartas e sextas das 10 às 12h e das 14 às 18h, na Fundart. No bairro da Marafunda, o curso acontece às quintas-feiras, das 15 às 17:30 e das 18 às 20:30. Na Estufa I, segundas ou quartas-feiras, das 19 às 20:30.
O curso de cerâmica pode ser praticado às terças e quintas, das 9 às 12 e das 14 às 17. Às quartas, o horário é das 18:30 às 21:30. Para mais informações, ligue para 3833-7000. PMU

Voltar