Total de visualizações de página

sexta-feira, outubro 06, 2006

Notícias da Prefeitura

Prefeitura inicia transporte de animais para novo canil

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, nesta semana, o transporte gradativo dos cães e gatos do antigo canil da Apauba, para os canis construídos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ubatuba. Além dos canis, uma Unidade Móvel de Castração está em fase final de licitação. Com a aquisição desse veículo, a Secretaria de Saúde pretende levar o serviço de castração a todos os bairros da cidade.
O novo conjunto possui dez canis com capacidade para até dez cães em cada um e começou a ser construído quando o convênio da Prefeitura com a Apauba foi desfeito. A decisão de romper com o convênio, que existia desde 2003, foi tomada a partir da deliberação do Conselho Municipal de Saúde (Comus), aliada a uma determinação do Ministério Público (MP). Além dos dez canis que já estão prontos e foram determinados pelo MP, mais dez estão sendo construídos.

Controle de doenças e qualidade de vida

O prefeito Eduardo Cesar afirma que essa reformulação tem como principal objetivo proporcionar melhores condições de vida aos cães que foram abandonados por seus donos. “A mudança dos canis promoverá bem-estar aos cães, uma vez que eles estarão em um ambiente limpo, seguro e espaçoso, com uma metragem mínima para cada animal”.
Segundo o superintendente de proteção à Saúde, Neilton Nogueira, o antigo canil funcionava de maneira imprópria, causando agressão ao meio ambiente. “Os novos canis foram construídos de acordo com as normas sanitárias, com fossa apropriada, todos azulejados. Nossa maior preocupação é promover o controle de zoonoses, ou seja, evitar o repasse de doenças entre cães e humanos. Ao mesmo tempo, estamos buscando uma melhor qualidade de vida para os cães, alimentando, medicando e proporcionando um espaço confortável a eles, enquanto estiverem abrigados no CCZ”.

Castração e posse responsável

Juntamente com a aquisição da Unidade Móvel de Castração, está prevista a contratação de um veterinário para a execução das ações. Mas apesar da castração ser um bom método de controle da população animal, a veterinária do CCZ, Cláudia Ferraz, explica que a educação dos donos é fundamental. “As pessoas precisam ter consciência da posse responsável, de não deixar os animais sozinhos nas ruas e não jogar fora os filhotes. Por essas razões, é preciso pensar muito bem antes de tomar a decisão de ter um animal de estimação. Um bichinho abandonado, além de sofrer, pode causar grandes transtornos à população”. PMU



Secretaria de Turismo discute com associações de bairro ações realizadas pela Prefeitura

O secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, juntamente com a assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Ubatuba, Silvana Niel esteve reunido com representantes de diversas associações de bairros da cidade. O evento, que aconteceu no auditório da E. M. Tancredo Neves, na noite desta segunda-feira, 2, teve como objetivo discutir as ações realizadas na área de turismo, desde o final de 2005 até agora, bem como os projetos para o futuro.
O prefeito Eduardo Cesar não pôde comparecer à reunião, mas afirmou que encontros como esse são fundamentais para transformar Ubatuba num pólo turístico de qualidade. "Os presidentes de associações de bairro têm uma função importantíssima de disseminar o conhecimento, de conversar com a comunidade sobre o turismo que queremos para nossa cidade e as formas de se conseguir esse resultado".
Segundo o secretário, as ações realizadas durante 2005 influenciaram diretamente no aumento do fluxo de turistas obtido durante a alta temporada de 2006. "Foram dezenas de ações de impacto. Recolocamos Ubatuba na mídia, participamos de feiras turísticas e criamos atrações específicas para diferentes segmentos de mercado, como mergulho, turismo de aventura e esportivo, como triatlhon e natação".

Discutindo o turismo com a comunidade

A Setur, em conjunto com a Associação Comercial e Industrial de Ubatuba e a sociedade civil estão desenvolvendo o Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR) desde 2005. Durante esse período, foram desenvolvidas ações de sensibilização nas regiões sul, centro e norte. Os diretores de escolas da rede municipal também participaram das oficinas de sensibilização, com o intuito de estudar a implantação do ensino de turismo nas escolas de ensino fundamental.
Por meio de contatos com deputados, verbas no valor total de R$ 300 mil foram liberadas para a aquisição do Centro Móvel de Informações Turísticas, que levará o nome de Ubatuba às principais feiras de turismo do país, bem como a implantação de um Píer na praia do Itaguá. Também foi entregue ao Ministério de Turismo, um plano de trabalho de um R$ 1,2 milhão, referente a uma reforma no Cais do Porto.
O Conselho Municipal de Turismo, composto por membros do poder público, das comunidades e de representantes da sociedade civil, foi implantado na cidade e tem como meta prioritária a criação e implantação do Plano Municipal de Turismo.

Desafios para 2006

Em 2006 a principal missão da Secretaria de Turismo, segundo seu secretário, foi definição do papel do turismo em relação ao Plano Diretor. Nesse sentido, diversas reuniões foram realizadas por grupos de trabalho, constatando que o turismo realmente é o principal vetor de desenvolvimento sócio-econômico municipal. Para o secretário de Turismo, Felipe Azevedo, essa é uma vitória histórica que transporta o turismo para o seu devido lugar. "Finalmente, o turismo terá amparo legal para o seu tão desejado crescimento".
Ainda para 2006, existem diversos projetos e eventos em andamento, promovidos ou apoiados pela Setur. Uma das etapas do WQS, Onbongo 2006, um evento de nível internacional, acontecerá nas areias da Praia da Itamambuca. Fora isso, a reunião mensal de outubro do Codivap, Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paraíba será em Ubatuba, bem como o Campeonato Pró Junior Billabong.

Projetos para o futuro

Entre os projetos em andamento, pode-se destacar a fase de licenciamento ambiental do Centro de Convenções e do Píer de atracação no bairro do Itaguá, a reurbanização da Av. Leovigildo Dias Vieira, a reforma do Cais do Porto, no Saco da Ribeira, Implantação da sinalização turística, um Heliporto com balizamento noturno, portais nas entradas da cidade, no Horto, Maranduba e Camburi e Museu do Surf.
Outros diversos estudos estão em estudo na Secretaria de Turismo: Plano Municipal de Turismo, inclusão de Ubatuba nos roteiros de cruzeiros marítimos, implantação de um Centro de Informações na Maranduba, criação de um terminal turístico na Maranduba e um projeto para reforma da Praça de Eventos, um espaço doado pelo Governo do Estado ao lado do Aeroporto.
A Setur também participa do plano de manejo do Parque Estadual, que visa transformar a Casa da Farinha, que fica na Fazenda da Caixa, em frente à Praia da Fazenda em mais um produto turístico. Na área Cultural, a Setur está buscando implantar na cidade um Teatro Municipal e viabilizar a utilização do Terminal Turístico do Perequê-Açu para eventos. PMU



Santa Casa agradece doações de agosto

A Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba agradece as doações recebidas no mês de agosto de 2006. Entre as diversas pessoas e entidades que se dispõem a ajudar a Santa Casa todos os meses, A Santa Casa agradece especialmente: Sra. Zelma T. Landi, Ubatuba Palace Hotel, Chaveiro Papa Léguas, Comercial Itaguá, Origuela SP, Comercial Ferro Via, Maria Alves Material Construção, Casa do Parafuso, Tamoios, Litoral Tintas, Comércio de Carnes Irmãos Ribeiro, Comercial Itaguá, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Fundo Social de Solidariedade, Sra. Cleide Odete Onishi, Instituto Butantan, Funcionários da PMU e AFUSCA. PMU



Pescadores de Ubatuba participam de curso de manipulação de pescados

A capacitação foi promovida numa parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), o Ministério de Agricultura, Pesca e Abastecimento e a Ong Mar Vivo, com apoio da Fundart; próximo curso será no dia 24

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento promoveu nesta semana um curso de manipulação de pescados. Cerca de 50 pescadores e mulheres camaroeiras, envolvidos com a pesca, manipulação e a comercialização de pescados no Mercado Municipal de Peixes participaram do evento, que aconteceu no auditório da Fundart, na última terça-feira, 3. Ao todo, foram 8 horas de um curso intensivo que tratou de assuntos diversos, como: perigos de contaminação química, biológica e física, doenças transmitidas por alimentos, boas práticas de armazenamento, conservação, limpeza e manipulação, tratamento ao cliente.
Para a secretária da Smapa, Valéria Gelli, o objetivo do curso foi proporcionar aos profissionais da área informações capazes de agregar valor aos produtos que eles comercializam. "Nós estamos desenvolvendo diversas atividades para fazer com que a agricultura, a pesca e a maricultura sejam desenvolvidas de forma responsável em Ubatuba. Dessa forma, conseguimos aumentar a qualidade de nossos produtos, dando segurança aos consumidores e maior lucro aos produtores".
Os participantes assistiram a uma palestra ministrada pela veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ana Maria Paschoal da Cruz, e da nutricionista da Smapa, Mirna Aparecida Zucheratto. A capacitação foi promovida numa parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), o Ministério de Agricultura, Pesca e Abastecimento e a Ong Mar Vivo, com apoio da Fundart.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a preocupação com a especialização dos profissionais ubatubenses é uma constante em seu governo. "Nós estamos sempre incentivando as secretarias a promover esse tipo de curso. Os profissionais só têm a ganhar, uma vez que as capacitações são gratuitas e trazem informações importantes que, se aplicadas, são capazes de trazer grandes benefícios a todos”.
O curso de manipulação de pescados acontecerá novamente, no próximo dia 24, na Fundart, a partir das 8 horas e será voltado, principalmente, a funcionários e proprietários de peixarias da cidade. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 3833-3500, ou pessoalmente, na Smapa, com Mayr ou Nilda. PMU



Dirigente Regional de Ensino elogia qualidade da merenda de Ubatuba

A Dirigente Regional de Ensino, Edina Paula Roma Teixeira, esteve reunida nesta quinta-feira, 5 com o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar e a secretária de Educação, Patrícia Pereira. Entre vários assuntos discutidos, Edina fez questão de elogiar a merenda servida na rede municipal de ensino.“A qualidade da merenda servida aos alunos em Ubatuba melhorou muito. Hoje podemos ver as crianças comendo frutas e verduras na merenda e tendo um cardápio totalmente balanceado”.
Edina disse ainda que o munícipio acertou ao implantar a terceirização da merenda. “A firma que venceu a concorrência está de parabéns, pois conseguiu colocar a merenda de Ubatuba no mesmo nível da servida nas demais cidades do Litoral Norte. Entre as quatro cidades, Ubatuba era a que menos atendia a necessidade nutricional dos alunos e hoje o panorama está totalmente diferente”, disse a dirigente.
“Essas palavras são mais que um atestado do trabalho sério que estamos desenvolvendo em Ubatuba, e servem de estímulo para continuarmos implantando medidas que só vem a beneficiar a população”, disse o prefeito. PMU



Sala Verde promove Educação Ambiental no Sertão da Quina

A Prefeitura de Ubatuba, através da Sala Verde, realizou na escola Municipal Nativa Fernandes Faria, no bairro do Sertão da Quina, a Semana Verde de Educação Ambiental. Durante esta semana os alunos passaram pelas “aulas verdes”, com palestras, vídeo e plantio de espécies da Mata Atlântica ameaçadas de extinção nas matas ciliares da região. Foram plantados ingás, aldrago, pau-viola, ipê-branco e outros. Os professores da unidade escolar receberam o primeiro módulo do curso de capacitação, que será concluído na próxima semana.
Outra importante atividade desenvolvida pela Sala Verde foi o curso de Educação Ambiental que aconteceu no fim do mês de setembro, dirigido à comunidade, com presença recorde de participantes, inclusive de alunos do EJA da Escola Estadual Áurea Rachou. O evento incluiu a apresentação do balé do grupo de dança e teatro ambiental da Sala Verde, oficina que conta com instrução voluntária do dançarino Héde Capillé aos alunos do Sertão da Quina, Tabatinga, Maranduba, Araribá, Rio Escuro e Rio da Prata.
Segundo os coordenadores da Sala Verde, Vânia Carrozzo e José Carlos Firme, os moradores do Sertão da Quina tem tido grande integração com as atividades da Sala Verde. “Através da participação nos cursos e no Projeto Guia Mirim, os jovens têm demonstrado prontidão para conhecer e evitar as interferências que aos poucos aumentam os problemas ambientais que interferem na qualidade de Ubatuba”.
Outra ação que contou com o apoio e agradecimentos da comunidade foi a confecção de placas educativas que contêm mensagens de alerta ambiental e de sensibilização sobre o elevado valor cultural e turístico do bairro, que muitas vezes, passa despercebido pelo próprio morador. “Esses são os passos iniciais dos trabalhos educacionais a serem aplicados no bairro e a continuidade depende da participação ativa da comunidade, dos esforços da equipe e de voluntários”, disse Vânia Carrozzo.

O que é a Sala Verde?

Entende-se por Sala Verde um espaço definido dedicado ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, tendo como uma das principais ferramentas a divulgação e a difusão de publicações sobre Meio Ambiente. O Brasil dispõe hoje de 111 Salas Verdes. PMU



Lar Vicentino de Ubatuba recebe doação de fraldas geriátricas

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar, efetuou, na tarde desta quinta-feira, 5, a entrega de vários pacotes de fraldas geriátricas ao Lar Vicentino.
As fraldas foram arrecadadas em campanha realizada junto aos funcionários da Prefeitura de Ubatuba. “Gostaria de agradecer aos funcionários que colaboraram com os idosos do Lar Vicentino e incentivar outras empresas a realizar campanhas como essa”, disse Denise. PMU



Fluminense avalia jogadores em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer promoveu em parceria com a equipe do Fluminense (RJ), um processo seletivo de futebol (peneira) para jogadores nascidos entre 1991 e 1995. Os testes foram realizados entre os dias 3 e 5, no Estádio Ciccillo Matarazzo e tiveram a presença de cerca de 400 garotos, a maioria, alunos da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles.
O Fluminense enviou a Ubatuba dois “olheiros”, Nei Rama, coordenador técnico das categorias de base e Marco Aurélio, observador técnico. Para Nei Rama, os garotos de Ubatuba demonstraram empenho nos testes. “Tivemos aqui as mesmas condições dos testes realizados no Rio de Janeiro. Em três dias pudemos observar o estilo dos garotos e pudemos ver alguns que podem ser lapidados”, disse Nei.
Marco Aurélio lembrou que são muitas as viagens e nem sempre o resultado é garantido. “Muitas vezes saímos sem encontrar um destaque, em outras, conseguimos levar três ou quatro garotos”, conta, lembrando que talentos já foram revelados em locais distantes como Itapejara do Oeste (PR) e Natal (RN). “O Fluminense está com suas portas abertas para os futuros craques do futebol, não importa onde eles estejam”, finalizou o observador. Ainda segundo eles, caso algum jogador seja aprovado pela Comissão Técnica do Fluminense, a secretaria entrará em contato.
Os principais destaques da peneira de Ubatuba participarão de uma partida contra o Fluminense, no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras em Xerém (40 Km do centro do Rio de Janeiro) e terão outra chance de serem avaliados pelos “olheiros” do Tricolor das Laranjeiras.
A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba divulgará, na próxima semana, a relação dos jogadores que disputarão a partida contra o Fluminense. O Secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr., diz que o teste para o futebol foi o primeiro de muitos. “Queremos trazer outras modalidades esportivas para garimpar talentos em Ubatuba”, disse Bittencurt, que acompanhou de perto os testes. PMU

Voltar