Total de visualizações de página

terça-feira, outubro 17, 2006

Notícias da Prefeitura

Evento discute importância da boa alimentação na prevenção de doenças

I Semana Municipal de Alimentação prossegue até o dia 19 com palestras em várias escolas do município

Em comemoração ao Dia Mundial de Alimentação teve início, nesta segunda-feira, 16, a I Semana Municipal de Alimentação, promovida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Agricultura, Pesca e Abastecimento. A abertura e a primeira palestra voltada aos estudantes aconteceram na Escola Municipal Tancredo Neves. Este ano, o tema municipal é o "Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras". A programação é composta por palestras que serão ministradas em escolas municipais, por nutricionistas das três secretarias envolvidas com o evento, até o dia 19.
A abertura contou com a presença de pessoas ligadas à alimentação nas escolas municipais, bem como agricultores, profissionais da Santa Casa e da Vereadora Luciana Machado. Fizeram uso da palavra o chefe de fomento à agricultura da Smapa, Christian Bacci, a nutricionista da Smapa, Mirna Zucheratto, as nutricionistas da Santa Casa, Cássia Barhouch e Carolina Fernandes e a Dra. Beatriz Tenuta Martins, nutricionista da Verdurama. Foram abordadas questões históricas da busca pelo alimento no Brasil e as ações de combate à fome no século XX. Falou-se também sobre nutrição e alimentação infantil, ressaltando a necessidade de acompanhamento constante e medição do índice de massa corpórea nas crianças e sobre o quadro de internações por desnutrição em Ubatuba. Por fim, foi abordada também a terceirização da merenda em Ubatuba.

Prevenindo doenças

O objetivo da Semana, segundo a nutricionista da secretaria da Saúde, Claudia Rafaelli, é chamar a atenção da população sobre os problemas que a má alimentação pode gerar no organismo. "Queremos mostrar à comunidade que doenças sérias, como o diabetes e a hipertensão, podem ser evitadas se houver uma boa alimentação. A influência dos hábitos alimentares saudáveis e do estilo de vida saudável desde a infância, é muito grande quando se pensa em prevenção de doenças crônicas no adulto. Prevenir significa cuidar desde cedo para não acontecer mais tarde."
Durante as palestras, estão sendo apresentados dados estatísticos sobre as doenças geradas por costumes alimentares no Brasil e no mundo, qual o trabalho que os nutricionistas na prefeitura têm desenvolvido junto com a população e quais as formas de melhorar a alimentação das famílias ubatubenses.

Sobre o Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é celebrada em todo o mundo há 25 anos. Essa data marca a criação da FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, em 1945. A comemoração tem contribuído para sensibilizar as nações sobre a dimensão da fome e da insegurança alimentar e nutricional.
No Brasil, a celebração do Dia Mundial da Alimentação foi ampliada para a Semana Nacional da Alimentação, com o objetivo de consolidar a iniciativa, estimulando as entidades da sociedade civil, ministérios, conselhos, governos estaduais e municipais a promover atividades relacionadas ao tema proposto, realizando debates, palestras, exposições, campanhas, seminários, feiras, cursos, concursos e encontros.
Em Ubatuba, as atividades acontecerão nas escolas municipais Tancredo Neves, Mario Covas, Marina Salete, Honor Figueira, Iberê Ananias Pimentel e na Escola Estadual Áurea Moreira Rachou. Acompanhe a programação e participe!

Terça-feira 17/10/2006
18:30h – E.E. Áurea Moreira Rachou
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável"

Quarta-feira – 18/10/2006
18:30 - E.M Marina Salete
E.M. Honor Figueira
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável"

Quinta-feira 19/10/2006
18:30h – E.M. Iberê Ananias Pimentel
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável" PMU



Prefeitura constrói ponto de ônibus com rampa de acesso

A Prefeitura de Ubatuba, visando facilitar a vida dos portadores de necessidades especiais, construiu um novo ponto de ônibus na Estufa I, que contém uma rampa de acesso para cadeirantes. A obra foi realizada a pedido de moradores, com autorização do DNIT, de acordo com as normas nacionais de acessibilidade. O novo ponto de ônibus vai atender, principalmente, os munícipes que utilizam o transporte público na Estufa I, Estufa II e Sesmaria. Todos os novos pontos de ônibus que forem construídos pela Prefeitura seguirão o mesmo padrão.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a acessibilidade é primordial em uma cidade turística como Ubatuba. “Devemos proporcionar meios para aumentar a independência dos portadores de necessidades especiais. Temos dado muita atenção para este aspecto, inclusive com a criação do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais”. PMU



Surfistas de Ubatuba figuram entre os melhores do Brasil

Ubatubenses conquistaram o segundo e o terceiro lugar do ranking brasileiro de 2006; cidade se prepara para receber um dos maiores eventos do surfe na América do Sul

Dois surfistas de Ubatuba fecharam o Circuito Brasileiro de Surfe Profissional de 2006 com chave de ouro. No topo da concorrida e seleta lista dos top 16, dois ubatubenses conquistaram vaga entre os três melhores do Brasil: Renato Galvão ficou com a segunda posição, com 2.820 pontos e Odirlei Coutinho, com 2.730 pontos, foi o terceiro colocado. Em primeiro lugar, ficou o paranaense Jihad Kohdr, que faturou o título brasileiro e venceu a última etapa do ano, na Barra da Tijuca.
A maior representante do surfe feminino de Ubatuba também terminou o circuito com ótima colocação: Suelen Naraísa é a quarta colocada no ranking top 8 feminino 2006. Os resultados foram fechados no último final de semana (14 e 16 de outubro), no Rio de Janeiro. A campeã da etapa foi a catarinense Juliana Quint e a carioca Andréa Lopes conquistou o tetracampeonato, por antecipação na penúltima etapa da temporada, realizada em Itacaré, no Sul da Bahia.
Grande parte da elite nacional que vai disputar os títulos brasileiros no SuperSurf do ano que vem já foi definida com o encerramento da competição no domingo na Barra da Tijuca. Já são conhecidos 48 dos 60 componentes da categoria masculina e 14 das 22 atletas da feminina, cujo ranking de acesso ainda tem uma etapa para apontar suas oito classificadas para a divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional de 2007. Oito ubatubenses já estão confirmados para o SuperSurf 2007: Renato Galvão, Odirlei Coutinho, Hizunomê Bettero, Tadeu Pereira, Edgley Santos, Suelen Naraisa, Francisca Pereira e Luana Prado.

WQS seis estrelas em Ubatuba

Renato Galvão, Odirlei Coutinho e Hizunomê Bettero chegam embalados por boas colocações para entrar em águas bem conhecidas para a disputa do Onbongo Pro Surfing, etapa do WQS (divisão de acesso à elite do surfe mundial), que acontece entre os dias 24 e 29 de outubro em Itamambuca. Este é um dos dois maiores eventos do calendário sul-americano de surfe profissional.
O Onbongo Pro Surfing será uma prova decisiva: o último evento com nível máximo seis estrelas, de 2.500 pontos, antes do fechamento da temporada, no Havaí. A competição é a grande oportunidade do Brasil reforçar seu número de representantes na elite mundial do ano que vem. Odirlei Coutinho, por exemplo, é um dos atletas brasileiros mais próximos de figurar na lista dos quinze surfistas do WQS que serão promovidos para o WCT (elite do surfe mundial).
Os ubatubenses terão a oportunidade e a honra de receber “em casa” atletas de grande renome internacional. A previsão é que a cidade receba milhares de turistas, amantes do esporte e competidores, movimentando o setor hoteleiro e o comércio, levando Ubatuba ao centro das atenções do mundo do esporte. Eventos como esse são considerados alavancas para o turismo, já que atraem jovens de todo o país que não querem perder a chance de aliar esporte, diversão e natureza em uma única praia.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, está animado com a vinda de uma etapa do circuito mundial de surfe para Itamambuca. “Um evento deste porte traz inúmeros benefícios para a cidade. Trata-se de uma competição que movimenta todo o município, trazendo turismo de qualidade para conhecer as belezas e as condições que Ubatuba oferece para sediar grandes eventos como este. Quem puder comparecer vai presenciar uma linda festa, com surfistas estrangeiros e brasileiros e gente de toda parte do Brasil”, disse o prefeito. PMU

Voltar