Total de visualizações de página

quarta-feira, outubro 18, 2006

Notícias da Prefeitura

Prefeitura organiza calendário de comemorações dos 369 anos de Ubatuba

Eventos esportivos, desfile cívico, inaugurações, salão de artes plásticas, cultos religiosos e entrega de título de cidadão ubatubense fazem parte das festividades do aniversário da cidade

A Prefeitura de Ubatuba organizou uma extensa programação, em razão do aniversário de 369 anos de Ubatuba, comemorado no próximo dia 28 de outubro. O calendário das comemorações teve início no dia 29 de setembro, com a inauguração do novo prédio do Fórum da Comarca de Ubatuba e da sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Já no mês de outubro, a II Caiçarada, festa que reuniu artistas folclóricos de várias partes do Brasil, abriu o calendário do mês de aniversário da cidade com uma vasta programação cultural que valorizou a preservação dos costumes caiçaras e populares, com danças e comidas típicas.
O dia das crianças também fez parte das comemorações do aniversário da cidade, com uma festa organizada pela equipe de recreação da Secretaria de Esportes e Lazer, que levou diversas atrações, como espaço para pintura, confecção de brinquedos de sucata, bichinhos de bexigas e pintura facial, entre outras brincadeiras.

Próximo evento

No próximo dia 20 acontece a abertura do já tradicional Salão de Artes Plásticas de Ubatuba, evento que já faz parte do calendário de aniversário da cidade há alguns anos. Esta será a quarta edição da exposição que conta com 140 obras, de 79 artistas de diversas cidades do Estado de São Paulo. A abertura acontece nesta sexta, no Salão da Igreja São Francisco, às 20h e as obras poderão ser apreciadas de segunda a sexta-feira, das 10 às 22h, até o dia 3 de novembro. Aos sábados, domingos e feriados, o salão ficará aberto das 16 às 22h.

Presente para a comunidade

A Prefeitura se preocupou em organizar a programação das comemorações de aniversário da cidade de modo que o munícipe seja o maior beneficiado, recebendo novas estruturas nas áreas da saúde, educação, esportes e lazer.
Para o prefeito Eduardo César, “o cidadão ubatubense será o maior presenteado, pois é para ele que trabalhamos, sempre na esperança de uma cidade melhor. A programação de aniversário está repleta de inaugurações e eventos que demonstram nossa preocupação com a população, que merece respeito, saúde, educação e entretenimento”.
No sábado, dia 21, às 9h, haverá a inauguração da Unidade de Saúde da Família no Saco da Ribeira, uma unidade a mais para atender à demanda da região sul do município. No mesmo dia, ainda na região sul, haverá a entrega da obra de recuperação do pavimento da Rua Andrelino Miguel, no Lázaro, às 10h. Esta obra vai beneficiar os moradores e turistas que vinham reivindicando esta melhoria há anos.
No dia 22, às 11h, haverá a inauguração da Praça Cícero Gomes, local que foi devolvido à população, depois de passar anos sendo usado como depósito da prefeitura. A praça conta com quadra poliesportiva, canchas de malha e bocha e playground.
A nova escola do bairro do Horto Florestal será inaugurada no dia 27, às 8h; um presente para os pais e as crianças da região oeste de Ubatuba, a mais populosa da cidade. No dia 30, serão inauguradas as Unidades de Saúde da Família do Jardim Carolina e da Estufa I, além do Centro de Esterilização e Lavanderia da Santa Casa. Os bairros Sumaré e Umuarama também ganham novas Unidades de Saúde da Família, a serem inauguradas no dia 31 de outubro.
No dia 1 de novembro acontece uma maratona de inaugurações na área da educação: entrega das ampliações da E.M Honor Figueira, na Itamambuca (9h) e da E.M Iberê A. Pimentel (11h), na Picinguaba, além da reforma da EMEI da Estufa 2 (15h) e inauguração do Centro de Educação Infantil do Ipiranguinha (17h).
No dia 5 de novembro, às 10 horas, fechando o calendário, será inaugurada a Ponte do Ipiranguinha, que vai facilitar a vida dos ciclistas e pedestres que circulam nos bairros da região oeste.

Santa Casa

Além das várias novas Unidades de Saúde da Família, ainda faz parte das comemorações do aniversário da cidade a inauguração do prédio da Clínica Médica e da UTI da Santa Casa, uma obra que fará do hospital de Ubatuba referência na região, com mais 30 leitos. Devido à grande importância da obra para o município de Ubatuba, a solenidade, no dia 4 de novembro, contará com a presença do Ministro da Saúde, José Agenor Álvares e do Secretário Adjunto Estadual de Saúde, Ricardo Oliveira.

Esportes e desfile cívico

A programação dos 369 anos de Ubatuba está recheada de atividades esportivas. Dois eventos de nível internacional estão entre as comemorações do aniversário. O Granfondo Brasil– Pinarello 2006, uma prova ciclística que faz muito sucesso na Europa e considerada o maior desafio de longa distância do Brasil, acontece em Ubatuba no próximo dia 22 de outubro, às 8h, com largada na pista de skate. A partir do dia 24, Itamambuca recebe uma etapa do circuito mundial de surfe, o Onbongo Pro Surfing, com atletas de renome internacional. Além destes dois grandes eventos, haverá o Circuito Sihan de Judô e o Passeio Ciclístico Cidade de Ubatuba, ambos no dia 22. No dia 29, acontece o Circuito Valeparaibano de Ciclismo, na Praia Vermelha do Norte.
O tradicional desfile cívico, marca registrada do aniversário de Ubatuba, acontece este ano da Av. Dona Maria Alves, devido às obras na Avenida Iperoig. O desfile está marcado para às 8h, no dia do aniversário de Ubatuba, 28 de outubro. Neste dia haverá ainda uma missa solene na Igreja Matriz e a entrega do título de cidadão ubatubense, no Hotel São Charbel. Também dentro da programação do aniversário, acontece, de 27 a 29 de outubro uma exposição de carros antigos na avenida Leovigildo Dias Vieira, no Itaguá e também no dia 27, um culto evangélico, na avenida Dona Maria Alves, a partir das 19 h. PMU



Comerciantes avaliam positivamente movimento do feriado de 12 de outubro

Pesquisa revela que mais de 80% dos entrevistados consideraram movimento do feriadão entre bom e ótimo

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, realizou, nesta segunda-feira, 16, uma pesquisa do índice de satisfação dos comerciantes e empresários em relação ao feriado de 12 de outubro. Foram consultadas pessoas ligadas a hotéis, pousadas e setores de entretenimento e compras, totalizando 70 entrevistas. Apesar da chuva, segundo a pesquisa, o movimento ficou entre bom e ótimo, superando as expectativas de 80% dos entrevistados. Levando-se em consideração o volume de coleta de lixo, estima-se que cerca de 70 mil pessoas estiveram na cidade durante os dias de feriado prolongado.
Na opinião do empresário e presidente da Associação dos Restaurantes de Ubatuba, Alfredo Correa, o movimento foi excelente. Ele destaca que o fato do feriado ter caído numa quinta-feira este ano contribuiu para atrair um maior volume de pessoas. "Em comparação com o ano de 2004, em que o mesmo feriado caiu numa terça-feira, houve uma melhora significativa, tanto no volume, quanto na qualidade dos consumidores".
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a Prefeitura vem fazendo investimentos constantes na área de promoção turística, o que acaba por motivar os turistas a vir para a cidade. "Ubatuba está em plena evolução. Temos várias obras de infra-estrutura turística em andamento, que proporcionarão um salto na qualidade do turismo local".
Para o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, um fator importante para esse crescimento é a presença marcante de Ubatuba em diversas campanhas e o bom relacionamento com os governos estadual e federal. "Nós nos aproximamos dos grandes veículos de comunicação, temos participado de grandes eventos de turismo e estamos tendo um bom contato, tanto com a Secretaria Estadual de Turismo, quanto com o Ministério. Isso tem resultado, inclusive, no envio de verbas para o fomento do turismo na cidade. Ainda segundo o secretário o próximo feriado, 2 de novembro, também cairá numa quinta-feira e a expectativa é movimento intenso. PMU



Guarda Municipal de Ubatuba discute porte de armas em Osasco

A Guarda Municipal de Ubatuba, representada pelo Comandante Luiz Carlos Carvalho e pelo subcomandante Geraldo Ferreira da Silva, esteve em Osasco na última segunda-feira, 16, onde participou de um seminário sobre porte e documentação de armas. De acordo com o subcomandante Geraldo, a Guarda Municipal de Osasco deu o pontapé inicial para a padronização do porte de arma para as Guardas Municipais.
Estiveram presentes representantes de cerca de 60 cidades interessadas em adquirir conhecimento com as palestras de representantes da Polícia Federal, responsável pela documentação para o porte de armas das guardas municipais. “Nossa Guarda está avançada em relação ao porte de armas, podemos trabalhar armados, já que Ubatuba possui mais de 50 mil habitantes. A única coisa que está faltando ainda é a corregedoria da Guarda, cuja implantação já está sendo estudada”, explicou o subcomandante Geraldo, que afirmou que o evento foi importante por esclarecer questões fundamentais para as Guardas Municipais, principalmente com relação à documentação e porte de armas. PMU



Inscrições para escolinha de natação começam dia 23

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, informa que as inscrições para a escolinha de natação direcionada a crianças de 6 a 10 anos, completos até 31/12/2006, acontecerão entre os dias 23 e 27 de outubro, na Piscina Municipal. O horário de atendimento para as inscrições é da 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
Os interessados que possuem 11 anos ou mais terão que se inscrever entre os dias 6 e 10 de novembro, no mesmo local. Hoje a escolinha de natação da prefeitura conta com cerca de 360 crianças e as aulas para o que vem terão início no mês de março. PMU

Voltar