Total de visualizações de página

sexta-feira, outubro 27, 2006

Notícias da Prefeitura

Prefeitura busca mudança de hábitos em relação ao lixo

A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Sanepav Saneamento Ambiental, vem desenvolvendo desde 2005 um trabalho de educação ambiental, conscientizando e formando multiplicadores e agentes transformadores na mudança de hábitos em relação ao lixo.
Em apoio à coleta seletiva, é realizado um trabalho em escolas de ensino fundamental e médio, por meio de palestras que já atingiram cerca de 12.600 alunos. As palestras são ministradas pela professora Cássia Leitão, que de maneira lúdica tem utilizado fotos e vídeos do aterro sanitário e amostras de resíduos recicláveis para ensinar crianças e jovens os benefícios da coleta seletiva.
Já foram distribuídos cem tambores, pintados com as cores da reciclagem para facilitar a separação dos resíduos. A prefeitura instalou também um container de coleta seletiva em frente ao antigo fórum da cidade, na Praça Nóbrega, a fim de amenizar o descarte de lixo inadequado no local. Hoje 15% do lixo total da cidade já está sendo reciclado e a meta da Prefeitura é atingir 30%.
De acordo com o coordenador de serviços públicos da Secretaria Municipal de Obras, Ibyapara Nunes Romero, “apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas no decorrer do trabalho da coleta seletiva, estamos caminhando com bons resultados, aumentando cada vez mais a quantidade de lixo seletivo, trazendo benefícios a toda a população”. O dinheiro que a Prefeitura arrecada com a coleta seletiva é repassado ao Fundo Social de Solidariedade.
A Prefeitura tem um calendário estabelecido para a coleta seletiva. Alterações podem ocorrer devido às condições do tempo e a problemas mecânicos dos caminhões. Mais informações no telefone 3833-4174.

Acompanhe o calendário:


Segunda, quarta e sexta-feira
A partir das 6 horas:
Av. Itaguá/Av. Iperoig, Barra da Lagoa, Centro, Parque Vivamar, Itaguá (bairro), Toninhas, Recanto da Lagoinha, Salga, Vila Mariana, Cabeça de Boi, Jd. Mirassol, Enseada, Barra Seca, Vermelha do Norte, Itamambuca/Sertão do Itamambuca, Ranário, Tiagão, Vila da Índia, Félix, Promirim, Puruba, Ubatumirim/Sertão do Ubatumirim, Praia do Estaleiro, Cambucá, Vila Rolim, Estufa I e II, Sertão do Sérgio, Sesmaria.
A partir das 14h30:
Perequê-Açu, Pé da Serra, Figueira, Cachoeira dos Macacos, Morro das Moças, Emaús, Vale do Sol, Ipiranguinha

Terça, quinta e sábado
A partir das 6 horas:
Perequê-Mirim, Vila Sumaré, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Bela Vista, Marafunda, Monte Valério, Rio Escuro, Lázaro, Sununga, Saco da Ribeira, Fortaleza, Vermelha do Sul, Praia Dura, Folha Seca, Corcovado, Beira Rio-Praia, Beira Rio-Bairro, Promove, Porto do Eixo, Sapezinho, Caçandoca, Sertão das Águas do Ingá, Sertão da Quina, Araribá, Rio da Prata, Tabatinga.
A partir das 14h30:
Praia Vermelha do Centro, Tenório, Praia Grande, Containeres da Praia Grande, Casanga, Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Pedreira, Ressaca, Mato Dentro, Parque dos Ministérios.

Diariamente, a partir das 14h30: Silop, Sumaré e Centro. PMU



Desfile cívico marca comemoração dos 369 anos de Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba finaliza os preparativos para o desfile cívico de aniversário de Ubatuba que acontece neste sábado, 28, a partir das 8 horas. A festa da cidade acontecerá na Avenida Dona Maria Alves, devido às obras de reurbanização da Av. Iperoig. Edison Soler, do departamento de eventos da Secretaria de Educação, informa que tudo foi planejado com antecedência. “Estamos nos reunindo semanalmente há dois meses, para que tudo dê certo neste desfile”, conta Edison.
Neste ano o desfile contará com 70 unidades participantes, entre escolas públicas e particulares, militares e entidades civis. A abertura acontecerá às 8 horas, com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacional e de Ubatuba pela Lira Padre Anchieta.
Em seguida, após a incorporação da bandeira, pela Polícia Militar, acontece a abertura do desfile. A organização preparou duas áreas de desembarque de alunos e concentração: uma será na Av ProfessorThomaz Galhardo, em frente ao Tubão e outra na Av D. Maria Alves, nas proximidades da Travessa Aratoca. A dispersão acontecerá após a Rua Hans Staden e o embarque será na Rua Aparecida Santos Veloso.
A prefeitura fará três postos de distribuição de água (Ruas Paraná, Cunhambebe e Hans Staden) e duas arquibancadas serão montadas na Av. Maria Alves. Uma ambulância estará de prontidão na Rua Cunhambebe.

Trânsito

A Av D. Maria Alves será interditada para o trânsito a partir das 6h. As ruas Paraná, Cunhambebe e Hans Staden estarão fechadas no trecho entre a Rua Conceição e D. Maria Alves. A Av Prof.Thomaz Galhardo será interditada no trecho entre as Ruas Paraná e Gastão Madeira. PMU



Culto evangélico e missa solene nas comemorações do aniversário de Ubatuba

O Conselho de Ministros Evangélicos de Ubatuba promove nesta sexta-feira, 27, às 19 horas, o culto de pelo Aniversário da Cidade. O culto faz parte da programação oficial do aniversário da cidade desde 2003 e desde então diversas denominações se unem para proferir palavras de prosperidade sobre o município. Neste ano a ministração da palavra será do pastor José Ronaldo, da Igreja Nova Aliança .
A avenida Dona Maria Alves estará com o trânsito interditado à partir das 18h para a realização deste evento.
No sábado, 28, a comunidade católica de Ubatuba se ume para a realização da Missa Solene, que acontece a partir das 19h na Igreja Matriz. A missa será celebrada pelo frei Aldo Pietrobom. PMU



Fazenda da Caixa realiza I Grande Festa do Quilombo

O evento tem como principais objetivos promover um resgate da cultura afro-brasileira e caiçara, além de arrecadar fundos para a Associação Comunidade dos Remanescentes do Quilombo da Fazenda

A Associação Comunidade dos Remanescentes do Quilombo da Fazenda (ACRQF) realizará, entre os dias 3 e 5 de novembro, a I Grande Festa do Quilombo da Fazenda, em Ubatuba. O evento acontecerá no Bairro Fazenda da Caixa, que fica em frente à Praia da Fazenda, região norte de Ubatuba cerca de 30 km do Centro. Uma extensa agenda está programada, entre esportes, danças tradicionais, culinária, shows e bingo. Entre as delícias típicas, os visitantes poderão apreciar o famoso "Azul-Marinho", prato feito à base de peixe e banana verde.
O evento, que tem como principais objetivos promover um resgate da cultura afro-brasileira e caiçara, além de arrecadar fundos para a Associação, recebe o apoio da vereadora Luciana Machado e da Prefeitura de Ubatuba. A presidente da Associação, Laura de Jesus Braga, afirma que a festa é uma forma de elevar a auto-estima da comunidade. "Com essa festa, conseguimos atrair um público bom, gerar uma fonte de renda para a comunidade, e mostrar a nossa cultura. Nossa intenção e ampliar cada vez mais e fazer com que a Festa do Quilombo se torne uma tradição, um evento anual".
O prefeito Eduardo Cesar afirma que o apoio a esse tipo de iniciativa da comunidade é uma forma de manter vivas as tradições. "O povo legitimamente caiçara surgiu dessa mistura entre africanos, índios e europeus. Aqui em Ubatuba, temos o privilégio de conservar duas comunidades quilombolas e duas indígenas. Não podemos deixar que a cultura desses povos se perca diante da modernidade".
Brincadeiras divertidas, como um campeonato de futebol, corrida de saco, pau de sebo e quebra-braço fazem parte da programação. Entre as danças tradicionais, o público poderá apreciar apresentações do Grupo de Jongo do Campinho, de Paraty, a Dança da Fita do Itaguá, a Ciranda e a Congada do Poruba. A festa acontece durante todo o dia. Participe! PMU



Fazenda da Caixa: um fragmento de história em solo ubatubense

O passado de Ubatuba está presente em pequenos detalhes encontrados aqui e ali. A Fazenda da Caixa é um desses fragmentos da história que resistem ao tempo. Indo pela BR-101, em direção ao Rio de Janeiro, de um lado avista-se a Praia da Fazenda, majestosa e bela. Do outro, há uma entrada sutil, que parece querer conduzir ao interior da Mata Atlântica. Seguindo por essa estradinha de terra, percebe-se que é uma pequena vila, de moradores legitimamente caiçaras. Algumas casinhas de pau à pique, outras de bloco, senhoras na janela, crianças com pouca roupa, brincando nos quintais de terra. De repente, o caminho se bifurca e, ao final da estradinha à esquerda, uma construção diferente obriga o motorista a interromper sua viagem.
Ali, ao lado de um rio límpido e raso, ergue-se um grande moinho, uma roda de engenho, movida pela força da água. Nas paredes do fosso que abrigam a roda de madeira, uma demonstração da contribuição e do trabalho dos escravos. Pedras gigantescas encaixadas perfeitamente, pesadas colunas, uma chaminé bem alta, construída de tijolinhos, uma caldeira de ferro, corroída pelo tempo.
No passado, mais precisamente no século XVIII, essa fazenda tinha o objetivo de beneficiar a cana, transformando-a em álcool, cachaça e açúcar. Embrenhada na mata está a Trilha do Corisco, que termina em Paraty e era uma das rotas por onde as mercadorias produzidas na “Fazenda da Caixa” seguiam. O rio, nessa época, era navegável, permitindo que a produção também seguisse em embarcações.
Hoje, os tempos são outros. A Fazenda da Caixa é chamada de “Casa da Farinha”, porque foi adaptada para a produção de farinha de mandioca, na década de 50. Virou propriedade do Governo do Estado e está situada no Núcleo Picinguaba, uma área de preservação que impede o plantio de mandioca na quantidade necessária para realizar a produção de farinha. A terra utilizada exaustivamente cansou-se de produzir e a Casa da Farinha só funciona de vez em quando.
Para as pessoas que gostam de ouvir histórias e conversar, não basta ver as paredes, é preciso ousar um pouco mais e procurar as pessoas que moram nos arredores da Fazenda. Os caiçaras mais velhos adoram receber visitas e contar seus “causos”. A cultura desse povo está se perdendo, mas ainda é possível encontrar pessoas que conhecem os costumes passados de geração para geração. Indo um pouco além da “Casa da Farinha” tem a casa do “Seu” Zé Pedro, um senhor simpático, descendente de escravos, dono de uma grande sabedoria. Seu Zé parece estar preparado para conversar sobre qualquer assunto. Apesar de não ter televisão, nem tampouco energia elétrica, assim como todos os moradores dali. É um homem politizado, um líder comunitário que conhece a todos e batalha por seus interesses. Ficando amigo do Seu Zé, o resto ele apresenta, conta a história da Fazenda da Caixa, da Casa da Farinha, dos escravos, da política municipal, das venturas e desventuras do povo caiçara e muito, muito mais...
Conversar com ele é ficar sabendo dos tempos em que a BR-101 não existia e os moradores iam para “a cidade” num pequeno barco, que ia buscando os moradores em diversas praias pelo caminho. “A gente pagava um cruzeiro pro dono do barco, mas acho que ele é que devia pagar uns três cruzeiros pra gente andar no barco dele. Espirrava um monte de água e balançava muito, a gente chegava molhado na cidade. Em Ubatuba tinha só uma pousada, tinha que pagar adiantado e não podia chegar depois das oito. Um dia, chegamos e já estava fechada, batemos na porta e o dono saiu bravo. Então, pedimos o dinheiro de volta e ele resolveu deixar a gente dormir, chegando no quarto, era pulga pulando pra todo lado”, diverte-se com a lembrança Seu Zé Pedro. PMU



Itamambuca recebe mais público no terceiro dia do Onbongo Pro Surfing de Ubatuba

Alguns cabeças-de-chave estrearam nesta quarta-feira; competição vai até domingo e distribui 125 mil dólares em prêmios
A quarta-feira, 26, foi mais um dia de muito sol em Itamambuca. Com a proximidade do fim de semana e com as baterias de alguns dos cabeças-de-chave da competição, a praia recebeu um ótimo público, que, além da praia paradisíaca, pôde curtir também grandes performances dentro da água. As ondas permaneceram com cerca de um metro e formação irregular.
O dia começou com as oito baterias complementares do segundo round, para depois entrarem 12 das 24 baterias do terceiro round, que será completo nesta sexta-feira, com as outras doze baterias, no início do dia. Em seguida será realizada a primeira fase da Local Motion Air Show, competição especial de aéreos, das 13 às 13:30 horas. As oito baterias das doze do quarto round fecham o dia em Itamambuca.
O terceiro dia de disputas do Onbongo Pro Surfing, etapa seis estrelas do WQS, contou com a presença de grandes nomes do surf nacional, como Peterson Rosa, Neco Padaratz, Armando Daltro, Heitor Alves, Raoni Monteiro, entre outros. Uma das maiores esperanças do surfe brasileiro, Neco Padaratz, segundo melhor brasileiro no ranking do WQS, foi eliminado na bateria contra dois australianos e um americano e vai ter que buscar pontos nas três últimas etapas, que acontecem no Havaí. Heitor Alves, campeão do Onbongo Pro Surfing de 2005, passou para a próxima fase ao vencer a bateria contra Tânio Barreto, o australiano David Weareo e Renan Rocha, que ficou em segundo e também avançou. O carioca Simão Romão, detentor da melhor nota do campeonato até agora (um 9,4), também se destacou nesta quarta-feira, somando 13, 66 e ficando com o primeiro lugar na bateria contra dois australianos e um francês.
Nesta sexta-feira entram na competição os outros brasileiros que estão na briga direta pelas últimas vagas na lista dos 15 surfistas que são promovidos para o WCT: o gaúcho Rodrigo Dornelles e o carioca Leonardo Neves, além do atual campeão mundial do WQS, o paulista Adriano de Souza.

Esperanças ubatubenses

Esta quarta-feira teve três baterias com ubatubenses lutando por classificação. Renato Galvão e Saulo Junior correram juntos na bateria, ainda do segundo round, contra dois espanhóis: Aritz Aranburu e Hodei Colazzo. Renato não conseguiu a classificação, mas Saulo Junior passou em segundo, atrás de Aritz Aranburu, e avançou para a próxima fase. Nesta quinta-feira, Saulo Junior corre na segunda bateria do quarto round em busca de uma boa nota e classificação.
Wiggolly Dantas também não conseguiu avançar e ficou em terceiro na bateria contra Pablo Paulino, espanhol Gony Zubizareta e o francês Romain Laulhe. A esperança da torcida ubatubense ficou com Hizunomê Bettero, que correu a última bateria do dia e não conseguiu a classificação. Hizu também estava disputando uma vaga na equipe que vai disputar o Mundial Pro Junior, na Austrália, em 2007.
Agora, Ubatuba torce por Odirlei Coutinho, que vem embalado pelo vice-campeonato do La Santa Surf Pro, etapa do WQS realizada nas Ilhas Canárias, Espanha, no último final de semana. Odirlei entra na água na terceira bateria desta sexta-feira, contra o australiano Luke Munro e os brasileiros Marcelo Nunes e Flávio Costa. Com o vice na Espanha, Odirlei subiu da 55ª para a 40ª posição do ranking do WQS 2006. A presença do ubatubense também já foi confirmada no Nova Schin Festival WCT 2006, que será disputado em Imbituba (SC), de 30 de outubro a 8 de novembro. PMU

Voltar