Total de visualizações de página

quarta-feira, outubro 25, 2006

Notícias da Prefeitura

Escola do Horto será inaugurada nesta sexta-feira

Maestro Pedrinho, ícone da música no Litoral Norte é patrono da Escola

A prefeitura de Ubatuba inaugura nesta sexta-feira, 27, a Escola Municipal Maestro Pedro Alves de Souza (Maestro Pedrinho), no Bairro do Horto, situado na região oeste, a mais populosa da cidade. A escola, que fica às margens da Rodovia Oswaldo Cruz, tem seis salas, que abrigarão cerca de 200 alunos do ensino fundamental. A cerimônia de inauguração está marcada para às 8h. A Secretaria de Educação programou, entre outras atividades, apresentações da Fanfarra da Escola Padre Anchieta (Famipa) e da Escolata, da E.M. Celestino Aranha.

Maestro Pedrinho

O patrono da escola, Maestro Pedrinho, nasceu em Paraisópolis, Minas Gerais, em 1934 e iniciou a carreira musical aos 11 anos, em sua cidade natal. Em 1952, aos 18 anos, veio para o litoral, onde tinha o sonho de fundar a “Corporação Musical” em Caraguatatuba, que hoje é a Banda Municipal Carlos Gomes. Concluiu o curso de maestria no Conservatório Municipal de Tatuí e buscou aperfeiçoamento nos Festivais de Inverno de Campos do Jordão, onde era bolsista permanente. Nesse período, animou diversos bailes no Litoral Norte e Sul de Minas com o conjunto “Pedrinho e seu Ritmo”, chamado depois de “Peter’s Boys”.
Maestro Pedrinho foi o responsável pela formação musical de inúmeros jovens, e fez com que as bandas de Caraguá e Ubatuba, a “Lira Padre Anchieta” fossem conhecidas e admiradas no estado de São Paulo. Detentor de vários prêmios, este trompetista alegrou as nossas praças com lindas retretas nos finais de semana e feriados, foi também homenageado pela Secretaria Estadual de Esportes e Turismo, quando da realização da eliminatória regional do I Campeonato Estadual de Fanfarra e Bandas em 1988, em Ubatuba.
Além de maestro, Pedrinho também foi competente empresário em Caraguatatuba, São Sebastião, Paraisópolis e em Ubatuba, onde comandou a boate “Lê Bateau”. Pedro Alves de Souza foi casado com a professora Wanda Bello Barliosa da Souza até sua morte, ocorrida em 1992.
Hoje o maestro dá nome ao coreto de Ubatuba, a uma rua no bairro Benfica, em Caraguá, onde também é lembrado com uma placa no coreto da cidade, e agora recebe a homenagem da Prefeitura de Ubatuba, dando nome a escola do bairro da Figueira. PMU



Prefeito de Ubatuba ouve reivindicações de moradores da Região Norte

O prefeito Eduardo Cesar esteve reunido, na última segunda-feira, 23, com representantes de associações de moradores dos bairros da região norte do município. Durante a reunião, que contou com a presença de José Roberto Junior, administrador da Regional Norte, Silvana Niel, assessora de Assuntos Comunitários, da vereadora Luciana Machado e representantes de secretarias, o prefeito assumiu o compromisso de se empenhar para dar andamento aos 14 itens que foram apresentados pela comunidade.
“As reivindicações aqui apresentadas serão encaminhadas aos secretários municipais e eu acompanharei pessoalmente o andamento do trabalho. Evidente que nem tudo poderá ser atendido de imediato, mas atenderemos o que for possível, dentro de nossas possibilidades”, disse Eduardo Cesar.
Para o administrador da Regional Norte, José Roberto Jr., a reunião foi proveitosa. “Já saímos da reunião com algumas definições, como nas áreas de saúde e educação. Em alguns casos acionaremos os órgãos competentes, como no caso da iluminação”, disse o administrador. Silvana Niel, da assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, vê um avanço no contato com as associações de bairro. “Fica mais fácil quando a comunidade se organiza para apresentar reivindicações. Reuniões como essas são muito proveitosas e vejo que as associações estão aprendendo o exercício de priorizar as necessidades”, comentou Silvana. PMU



Prefeitura de Ubatuba abre inscrições para natação em 2007

A Prefeitura de Ubatuba abriu, na última segunda-feira, 23, inscrições para o sorteio de vagas na Piscina Municipal para o ano de 2007. “Recebemos cerca de 400 inscrições nos dois primeiros dias e a procura deve aumentar até sexta-feira”, disse Lenir Rezende, funcionária da Secretaria de Esportes e Lazer. Na sexta, 27, terminam as inscrições para os nascidos entre 1996 e 2000. No dia 6 de novembro começam as inscrições para os nascidos de 1995 em diante. Os interessados em participar do sorteio devem procurar a Piscina Municipal das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3832-4261. PMU



Escolata anima Itamambuca durante mundial de surfe

A Escolata, da E.M. José Celestino Aranha, foi convidada para uma apresentação especial durante o campeonato de surfe “Onbongo Pró”, que acontece na praia de Itamambuca. A participação dos alunos da escola do bairro do Horto acontecerá no próximo dia 27, a partir das 14 h.
A Escolata é fruto do projeto “Música na Escola”, desenvolvido desde 2005 na E.M. José Celestino Aranha e ensina noções de música e cidadania e com o objetivo de retirar os estudantes das ruas. Utilizando latas recicladas para criar instrumentos, os alunos, monitorados por Elias Batista, ensaiam três vezes por semana, desenvolvendo ritmos e coreografias.
Agenda e prêmio
De manhã, no dia 27, a Escolata participa da cerimônia de inauguração da escola Maestro Pedrinho; à tarde faz a festa em Itamambuca e no dia 28 desfila no aniversário de Ubatuba. A Escolata também já foi convidada para participar no dia 26 de novembro, da primeira ação global promovida pela 3ª da Cia Polícia Militar em Ubatuba.
O projeto “Música na Escola” foi agraciado com o prêmio Ciccillo Matarazzo, na categoria escola, recentemente criado pela Secretaria Municipal de Educação. PMU



Ubatuba recebe surfistas de vários países no Onbongo Pro Surfing

Oitenta surfistas entraram na água já no primeiro dia de competições, que teve muito sol e ventos fortes

Teve início nesta terça-feira, 24, o Onbongo Pro Surfing de Ubatuba, etapa seis estrelas do WQS, a divisão de acesso para a elite do surfe mundial. O dia foi marcado pelos fortes ventos, que acabaram prejudicando as condições do mar de Itamambuca, que ofereceu muito aquém do que os surfistas estão acostumados a encontrar por lá.
A programação prevê a realização de vinte baterias por dia, até o domingo, 29. Do total de 192 surfistas de quatorze países inscritos no campeonato, oitenta estrearam no primeiro dia do Onbongo Pro Surfing, que depois de quatro anos sendo disputado em Florianópolis, este ano está sendo realizado em Ubatuba.

Surfistas elogiam realização do campeonato em Ubatuba

A maioria dos competidores aprovou a transferência. “Aqui é um dos lugares mais bonitos que eu já fui na minha vida, todas essas árvores, essa floresta, essa praia, e as ondas são bem melhores que as da Praia Mole, onde rolou o campeonato no ano passado. A praia aqui é muito astral e estou feliz pela mudança do evento para cá”, elogiou o norte-americano Shaun Burrell, um dos 18 estrangeiros que competiram no primeiro dia e que se classificou em segundo lugar na bateria vencida pelo pernambucano Sávio Carneiro.
Outro surfista que elogiou a iniciativa da Onbongo foi o atleta da equipe, Victor Ribas, que pode garantir o título sul-americano nesta etapa do WQS. “Acho que foi uma jogada inteligente da Onbongo trazer o evento aqui para Ubatuba. Itamambuca tem boas ondas, a cidade respira surfe e o mercado paulista é muito forte”, disse o cabo-friense, que é único brasileiro com permanência confirmada no WCT pelas duas listas classificatórias e é o mais bem colocado no WQS (oitavo lugar). “A galera tem que vir em peso para cá. Este é um evento super importante, com os melhores surfistas do mundo todo da atualidade e também os que serão o futuro do nosso esporte. Vai ser um grande espetáculo e espero que muita gente esteja presente para aproveitar esta oportunidade, ressaltou Victor Ribas.

Ubatubenses e estatísticas

A maioria dos treze ubatubenses que estão inscritos no Onbongo Pro Surfing já competiram nesta terça-feira: Alexandre Costinha, Tadeu Pereira, Wellington Carani, João Santana, Alexandre Miranda, Edgley Santos, Edgar Bischof, Diego Santos e Saulo Junior. O surfista de Ubatuba que conquistou a melhor colocação em sua bateria foi Saulo Junior, que ficou em primeiro, superando o conterrâneo Diego Santos, o catarinense Gustavo Schlickmann e Julian Cuello, das Ilhas Canárias.
A maior nota do dia ficou por conta do cearense Fábio Silva, que conquistou um 8.83. Na terça-feira foram surfadas 561 ondas em Itamambuca e para os próximos dias, espera-se que o vento atrapalhe o desempenho dos surfistas.
Nesta quarta-feira, acontecem as baterias 20 a 24, do primeiro round e as baterias 1 a 16 do segundo round. As competições do Onbongo Pro Surfing têm início às 8h. PMU



Festival de Judô comemora aniversário de Ubatuba

Ubatuba recebeu no domingo, 22, o Festival Judô de Aniversário de Ubatuba e a última etapa do Circuito Shihan de Judô. O evento, promovido pela academia Dojô Kano, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, foi disputado no Ginásio de Esportes Tubão e reuniu judocas do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Paraty.
O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Junior, garantiu que os judocas que disputarão os Jogos Regionais em 2007, que acontecerão em Ubatuba, terão boas condições para competir. “A Prefeitura de Ubatuba apóia o judô por ser um dos esportes mais praticados no Brasil, ganhador de muitas medalhas, com atletas que são referência no esporte. Reconhecemos o esforço que os atletas e dirigentes têm feito para o aprimoramento da modalidade e no ano que vem, durante os Jogos Regionais, ofereceremos uma infra-estrutura digna da tradição do esporte”, disse Bittencurt.

Shihan

Todos os campeões do Circuito Shihan receberam a premiação referente ao torneio disputado neste ano. Foram homenageados também os atletas da região que obtiveram boas colocações em campeonatos paulista e brasileiro e personalidades ligadas ao esporte na região.

Fundac ganha prêmio

Uma das equipes mais animadas para o Festival era composta pelos alunos do curso de judô da Fundac. As aulas são ministradas em parceria com a Associação Esportiva Ubatuba e a parceria resultou no prêmio de maior equipe do Festival de Judô de Aniversário de Ubatuba. A presidente da Fundação, Josiane Grunwald acompanhou o evento com entusiasmo.“É com alegria que vejo o fruto do trabalho voluntário neste evento. Agora aumenta nossa responsabilidade, pois precisamos dar continuidade a esse trabalho, que afasta as crianças das ruas”, declarou Josiane.
O professor Luiz Carlos Castilho, mais conhecido como Tutinha, tem planos para o futuro. “Batalharemos agora para a inscrição junto à Federação Paulista de Judô, pois temos alunos que poderão, com o tempo, brilhar em torneios na região”, analisa o professor, campeão do circuito Shihan em sua categoria. PMU

Voltar