Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 05, 2006

Notícias da Prefeitura

Prefeitura abre inscrições de curso para profissionais de salões de beleza

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará, nos dias 24 e 26, um curso de Desinfecção e Esterilização de Instrumentais de Salão de Beleza. A capacitação acontecerá no auditório do Centro de Referências de Especialidades e as inscrições poderão ser feitas até o dia 20, na Secretaria de Saúde. O objetivo do curso é ensinar técnicas de desinfecção para manicures, podólogos, calistas, cabeleireiros e barbeiros, assegurando a qualidade dos serviços prestados à população.
A Superintendência de Proteção à Saúde, órgão ligado à Secretaria de Saúde, está realizando, desde junho, o cadastramento de todos os salões de beleza da cidade. Os estabelecimentos que não estiverem de acordo com as normas da Vigilância Sanitária serão notificados.
Segundo o superintendente de proteção à saúde, Neilton Nogueira, o intuito da fiscalização é orientar os proprietários sobre os riscos sanitários. "Nossa função é afastar os riscos à saúde da população. Queremos trabalhar como parceiros desses profissionais, prestando um respaldo técnico aos salões de beleza e barbearias da cidade".
As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo telefone 3832-6810, com Vânia e Adriano, ou pessoalmente, na Secretaria de Saúde, que fica na Av. Rio Grande do Sul, 710. O curso acontecerá no Centro de Referências de Especialidades, que fica na Rua Cunhambebe, 703, em dois dias diferentes (24 e 26 de outubro). PMU



Prazo para inscrições em EMEI’s e creches termina dia 6

Termina no próximo dia 6 de outubro, sexta-feira, o prazo para as inscrições das crianças candidatas a freqüentar as escolas de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Ubatuba no ano letivo de 2007.
As inscrições devem ser solicitadas pelos pais ou responsáveis, nas escolas mais próximas das residências dos futuros alunos, acompanhados dos documentos necessários à identificação da criança e de seu local de residência: certidão de nascimento e RG (se possuir); carteira de vacinação; RG do pai ou responsável e comprovante de residência em nome dos pais ou responsável (conta de luz, telefone, contrato de aluguel ou correspondência).
As inscrições serão diferenciadas em duas faixas etárias. As crianças que tem idade de zero a três anos até 31/12/07 serão atendidas nas creches municipais dentro das limitações estabelecidas pelo número de vagas e critérios adotados, dando preferência às crianças da mãe trabalhadora e aos níveis inferiores de renda familiar. Já as crianças de três anos e 1 mês a seis anos farão suas inscrições para as EMEI’s. PMU



Escola José Simeão promove a “Semana da Família na Escola”

A escola municipal Professor José de Souza Simeão, em Ubatuba, realiza até a próxima sexta-feira, 6, a “Semana da Família na Escola”. As atividades tiveram início na última segunda-feira, 2, e têm como objetivo aproximar a comunidade nas atividades escolares, envolvendo alunos, pais, professores, funcionários e a própria comunidade. Nas atividades programadas para esta quinta-feira, estão oficinas de crochê, fuxico, pintura em tecido, pátina, biscuit, reciclagem e pão, além de aulas de alongamento e cabeleireiras que estarão a serviço da comunidade.
Para o encerramento, na sexta-feira, 6, a escola programou um sorteio de prêmios, onde o dinheiro arrecadado será utilizado para a festa da semana da criança. Ainda para o fechamento da semana estão previstas as apresentações do grupo de dança do ventre Rosas do Oriente, grupo de dança da escola Simeão e as coreografias da Academia Biodance premiadas na Ginastrada 2006. PMU



Prefeitura realiza seminário sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, através da Delegacia Regional do Trabalho do Estado de São Paulo, vai realizar no próximo dia 9 de outubro, o “I Seminário Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”.
O seminário tem o objetivo de tratar da questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais com seriedade, na tentativa de diminuir as desigualdades sociais e garantir o direito à plena cidadania.
Durante o seminário, que acontece a partir das 19h30, no auditório da Unitau – Campus Ubatuba, empresas e sociedade em geral poderão conhecer de perto o Programa de Ação Interinstitucional da Delegacia Regional do Trabalho, a lei de cotas, que obriga empresas a contratarem pessoas com deficiência, as dificuldades que precisam ser superadas, alternativas e propostas de trabalho conjunto e em parceria com a sociedade.
Para o prefeito Eduardo Cesar, é importante colocar em discussão assuntos tão relevantes como a inclusão das pessoas com necessidades especiais. “Temos a obrigação de dar atenção a todos com igualdade. Discutir a inclusão das pessoas com deficiência vai trazer à tona a necessidade de enxergar o trabalho destas pessoas com respeito, sabendo que os portadores de deficiência têm o mesmo direito de trabalhar que todos nós”, disse o prefeito.
O campus da Unitau em Ubatuba fica na Avenida Castro Alves, 392, no Itaguá. Mais informações no telefone 3833-3010. PMU



Ubatuba lança comitê organizador dos Jogos Regionais 2007

A cidade de Ubatuba está preparada para receber o maior evento de sua história

A Prefeitura de Ubatuba vai lançar oficialmente nesta quinta-feira, 5, às 19h30, o Comitê Organizador dos Jogos Regionais 2007. A cerimônia será realizada no auditório da Unitau (Universidade de Taubaté), Campus de Ubatuba, e vai contar com a presença de autoridades, empresários e de representantes da comunidade.
O lançamento do comitê organizador será a primeira ação de uma campanha que prevê o envolvimento de vários setores da sociedade local com os Jogos, que para Ubatuba têm um caráter que vai além do evento esportivo. Formado por cerca de 30 coordenadores, o Comitê Organizador terá a responsabilidade de planejar e executar tudo que for referente à competição.
O prefeito Eduardo César está animado e satisfeito com a vitória que já foi Ubatuba ter sido escolhida como sede dos Regionais. "As vantagens, as alegrias e o progresso que a vinda dos Jogos trarão para nossa cidade são inúmeras e serão inesquecíveis. Vamos fazer dos Regionais de 2007 um sucesso que efetivará Ubatuba como uma cidade pronta para receber qualquer evento de grande porte", comemora o prefeito.

Infra-estrutura

Os Jogos Regionais de 2007 farão de Ubatuba uma cidade a ser lembrada por receber mais de 10 mil atletas, de até 50 municípios, que agitarão a cidade, movimentando o comércio local e trazendo a mídia para conhecer as belezas de Ubatuba.
Serão sete ginásios poliesportivos, uma piscina semi-olímpica, duas canchas de bocha e duas de malha, seis campos de futebol, uma pista de atletismo oficial e uma pista de skate. Espaços que, durante 15 dias no mês de julho, brilharão com os talentos de esportistas de mais de 20 modalidades, vindos do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Alto Tietê e Litoral Norte para competir em Ubatuba.
E a cidade já está em clima de Jogos Regionais: são mais de dez obras para compor a infra-estrutura necessária. Não há tempo a perder, mas até julho de 2007, tudo estará pronto para o evento no qual mais de R$ 2 milhões serão investidos.

Vantagens

Por ser uma cidade turística, Ubatuba só tem a ganhar com a vinda de tantos visitantes. Atletas, familiares, amigos, imprensa e toda a equipe envolvida nos Jogos terão a oportunidade de conhecer a cidade, levando a experiência para outras pessoas e mostrando que Ubatuba tem potencial para receber grandes eventos.
Isso não é novidade, visto que Ubatuba já é palco de importantes acontecimentos esportivos, sempre com sucesso de crítica e, sobretudo, de público. SuperSurf (circuito brasileiro de surfe profissional), Campeonato Brasileiro de Pára-quedismo e grandes provas de triatlo, entre outros, são exemplos que Ubatuba tem capacidade para oferecer o que há de melhor em termos de infra-estrutura e acolhimento.

Modalidades extras

E por falar em surfe, já está garantida a inclusão do esporte como modalidade extra dos Jogos Regionais de Ubatuba. Além do esporte símbolo da cidade, que é conhecida como capital do surfe, e do jiu-jitsu, ainda estão previstas como modalidades extras beach soccer, futevôlei, triatlo, pesca, iatismo, futebol de mesa, skate, kung-fu. Alguns destes esportes foram escolhidos por utilizarem a natureza disponível em Ubatuba como área de competição. É o caso do beach soccer, do futevôlei, do triatlo, da pesca e do iatismo.

Estrelas

Além das que enfeitam as noites agradáveis de julho, muitas outras estrelas brilharão em Ubatuba em 2007. Atletas de renome nacional e internacional darão a honra de se apresentarem em Ubatuba, incentivando os jovens a ver o esporte como uma oportunidade de subir na vida e estar longe das drogas e violência que tanto nos afligem nos dias atuais.
Ubatuba tem a política de não contratar atletas de outras cidades para compor sua equipe, enaltecendo, assim, os talentos locais e dando oportunidade de cada um ver sua estrela brilhar em busca de uma boa colocação para sua cidade.

Envolvimento da comunidade

"Os Jogos Regionais não serão um evento da prefeitura, ou da Secretaria de Esportes e sim um evento de Ubatuba, com envolvimento de toda a comunidade", diz o secretário municipal de Esportes e Lazer, José Luiz Bittencurt Junior. “A realização dos Jogos Regionais em Ubatuba é a concretização de um sonho antigo de muita gente. Este é o momento de realizar este sonho e por isso, várias pessoas já estão se colocando à disposição para trabalhar como voluntárias no evento”, completou.
Visando uma melhor recepção aos atletas, a Secretaria de Esportes e Lazer pretende realizar reuniões com as associações de bairros para conscientizar quanto à importância do bom recebimento e explicar a todos que a realização dos Jogos Regionais em sua cidade só trará coisas boas para o município. "Este é um momento muito esperado por todos e não vamos medir esforços para fazer tudo da melhor forma possível. Ubatuba será para sempre lembrada por causa dos Jogos Regionais de 2007", ressalta Bittencurt. PMU



Caiçarada começa nesta quinta com atrações de todo o Brasil

Evento acontece até domingo, 8 no Terminal Turístico do Perequê-Açu, em Ubatuba

A Caiçarada, festa de cultura popular que teve sua primeira edição no ano passado, começa nesta quinta-feira, 5, trazendo para Ubatuba atrações que retratam danças e músicas regionais de todo o Brasil. Ao todo, serão 20 grupos, de diversos estados, se revezando ou cantando juntos. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), acontecerá no Terminal Turístico do Perequê-Açu, até o dia 8, dentro da programação do aniversário da cidade.
Dentre as atrações, destacam-se grupos como o Fogança Paranaense, de Maringá, que já se apresentou na Espanha e na França. O grupo Godap, de Olímpia, fará apresentações tradicionais de diversos estados do Brasil. No sábado, 7, diversos grupos de Moçambique levarão sua alegria para as ruas do Centro, num desfile folclórico que sairá da Biblioteca às 15 horas.
Já no domingo, o ponto alto da festa será um encontro musical entre caiçaras de Parati, Cananéia, Iguape, Peruíbe, Ilha do Cardoso e Ubatuba, apresentando músicas do Fandango Litorâneo. Segundo Nei Martins, o objetivo desse grande encontro é integrar os caiçaras de uma forma nunca vista. “Estamos preparando apresentações bem descontraídas, com improvisos, unindo diversos grupos. Nossa intenção é viver um momento único com eles, marcado pela amizade e pela cultura”.
Além dos shows programados para todas as noites, a festa contará com tendas e restaurante apresentando o que há de melhor na culinária caiçara. Nos ranchos, o visitante também poderá apreciar alguns costumes locais como construção de canoa, de rabeca (espécie rústica de violino), entralho e remendo de rede, fabricação de farinha de mandioca, além do artesanato caiçara. Na parte de brincadeiras típicas, haverá corrida de canoas, torneio de truco e atiradores de bodoque (arco de atirar pedra).

O local

Diferente do que ocorreu ano passado, quando a Caiçarada foi realizada na Praça de Eventos, para esta segunda edição a Fundart escolheu o terminal turístico do Perequê-Açu, por possuir estrutura de apoio aos visitantes, com banheiros, alojamentos, restaurante, área para montagem das barracas, grande espaço para estacionamento no entorno, e principalmente por estar localizado na beira da praia, cenário ideal para o evento. O mesmo local já foi palco para duas edições da Festa da Cultura Popular realizada pela Fundart nos anos de 95 e 96, com grande sucesso.
Os grupos folclóricos visitantes ficarão alojados em escolas, no prédio da Polícia Militar e também no terminal. A entrada será franca durante todos os dias. Confira a programação:

Programação

Dia 5/10 - quinta-feira
18 h - Chegada do cortejo de canoas, trazendo a Bandeira da Caiçarada
19 h - Hasteamento de Bandeiras e execução do Hino Nacional
19h30 - Entrega da chave da cidade ao patrono do evento e apresentações de dança: indígena, afro e portuguesa.
21 h - Apresentação dos grupos: Canoá, Quadrilha de Angra dos Reis e Guaruçá

Dia 6/10 - sexta-feira
19 h - Apresentação dos grupos: Moçambique Mirim (São Luiz do Paitinga), Congada de Bastões, Dança da Fita, Fandango de Tamanco, Maracongada (Tremembé)

Dia 7/10 – sábado
15h – Desfile folclórico no centro de Ubatuba, com a participação dos grupos: Moçambique e Ternos de Congos.
19 h - Apresentação dos grupos: Samba de Lenço (Mauá), Congada Camisa Verde (Uberlândia MG), Congada Chapéu de Fitas (Olímpia), Reisado Sergipano (Guarujá), Fogança Paranaense e Grupo Cheiro de Mate (Capão Bonito)

Dia 8/10 – domingo
9 h - Corrida de Canoas, Torneio de Truco e demonstração de atiradores com bodoque
12 h - Almoço Caiçara Azul-Marinho (peixe com banana verde e pirão) e Lambe-Lambe (marisco no arroz)
13 h – encontro musical com caiçaras de Parati, Cananéia, Iguape, Peruíbe, Ilha do Cardoso e Ubatuba, apresentando músicas do fandango litorâneo: Cana-Verde, Recortado, Tontinha, Ciranda de Roda, Chiba, Chapéu e outras.
19 h - Apresentação dos grupos; Dança de Boi, Dança dos Chapéus e Grupo Godap (Olímpia), com danças típicas c/ danças típicas de vários estados brasileiros.
Entrega de premiação do Concurso de Contos e Poesias Eliana de Oliveira. PMU



Ubatubense briga pelo título do SuperSurf na Barra da Tijuca

Para conseguir ser o campeão do SuperSurf 2006 e vencer o estigma de segundo colocado, o surfista ubatubense Odirlei Coutinho, que já foi três vezes vice-campeão do circuito brasileiro, tem uma difícil disputa pela frente. Atual vice-líder do ranking, Odirlei precisa vencer a etapa e torcer para que o paranaense Jihad Kohdr não chegue às quartas-de-final, já que se passar das oitavas, Kohdr já conquista o título.A etapa final do SuperSurf acontece entre os dias 11 e 15 de outubro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O vencedor leva um carro zero quilômetro. Entre as mulheres, a carioca Andréa Lopes já garantiu o inédito tetracampeonato por antecipação, ao ganhar a etapa passada, em Itacaré (BA), onde o também ubatubense Renato Galvão foi vice-campeão.
Galvão, que foi campeão brasileiro em 2004, figura atualmente como quarto colocado no ranking brasileiro, após a realização de quatro etapas do SuperSurf. Suelen Naraísa está em terceiro no ranking.Permanecem no SuperSurf os 36 primeiros colocados da categoria masculina e as 14 melhores da feminina. Os surfistas que completam a relação dos 60 participantes da masculina e das 22 da feminina serão indicados pelo ranking de acesso da Abrasp (Associação Brasileira de Surfe Profissional).

Perfil

Odirlei Coutinho tem 27 anos e começou a surfar com 12, tendo se profissionalizado em 1997. O surfista costuma treinar em Ubatuba mesmo, nas praias Grande, Vermelha do Norte e Perequê-Açu. Odirlei já foi três vezes vice-campeão brasileiro, em 2001, 2004 e 2005 e alcançou uma ótima segunda colocação também na etapa mais importante do WQS em 2005, realizada na França.
Para Odirlei, que já surfou em lugares como Hawaii, Austrália, Indonésia, o lugar mais marcante foi Teahupoo, no Tahiti, “porque exige muita técnica e principalmente coragem”. Hoje, o maior sonho do surfista é chegar ao WCT, surfar as melhores ondas do planeta e ser reconhecido como um dos melhores do Brasil e do mundo. PMU



Itamambuca recebe 10ª edição do Uluwatu ZN de Surf no próximo final de semana

A Praia de Itamambuca, em Ubatuba, sediará no próximo final de semana, 7 e 8 de outubro, a 10ª edição do Uluwatu ZN de Surf, campeonato exclusivo para moradores da Zona Norte da capital paulista. O evento terá disputas nas categorias Open, 30+ e Longboard (pranchões), com premiação de uma passagem aérea para Bali, na Indonésia para o campeão da Open; R$ 1.500,00 em produtos para o vencedor da Longboard e uma prancha para o primeiro colocado da 30+.
O surfista Daniel Gonçalves, morador do bairro de Pirituba, foi o campeão da categoria Open e terceiro colocado na Longboard no ano passado. Daniel iniciou este ano a sua carreira como professor de Educação Física e personal trainer, dividindo o seu tempo livre com o surfe. Outros destaques são Danilo Rebelo e Dênis Rodrigo, que em 2005 foi vice-campeão na Open e o vencedor da 30+ no Uluwatu ZN.
O 10º Uluwatu ZN de Surf 2006 tem colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da Associação Ubatuba de Surf e da Sociedade Amigos de Itamambuca, com supervisão da Federação Paulista de Surf.

Preparação para o Mundial

O Uluwatu ZN de Surf antecede o maior evento de surfe a ser realizado em Ubatuba desde a década de 80. Entre os dias 23 e 29 de outubro, Itamambuca recebe o Onbongo Pro Surfing, tradicional etapa seis estrelas do WQS (divisão de acesso à elite do surfe mundial) e que até o ano passado era realizada em Florianópolis. O evento irá distribuir 2.500 pontos e definirá o campeão sul-americano.Para a realização de evento de tal porte em Ubatuba, o secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr esteve em Florianópolis em 2005 para acompanhar a realização da etapa do WQS, que acontecerá em Ubatuba também em 2007 e 2008.
O Onbongo Pro Surfing é o único evento seis estrelas disputado na América do Sul e distribui uma premiação de 125 mil dólares. “Ubatuba receberá nos próximos três anos a elite do surfe. Temos ondas perfeitas e pretendemos oferecer a melhor infra-estrutura aos atletas, público e imprensa especializada que virá a Ubatuba acompanhar o evento”, disse o secretário. PMU

Voltar