Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 12, 2006

Notícias da Prefeitura

Feriado agitado na programação da Fundart

O feriado em Ubatuba terá opções interessantes para quem gosta de programas culturais ao cair da noite. O agito já começa na quarta-feira, com o vernissage de abertura de Exposição de Cerâmica e Tecelagem, que acontecerá no Casarão do Porto, a partir das 20h. A exposição poderá ser apreciada até o próximo dia 22. Em dias de semana, a exposição acontece das 8 às 12h e das 14 às 18h e aos fins de semana, o horário de visitação é das 16 às 22h.
Na quinta-feira, 12, a dica é curtir um show instrumental de primeiríssima qualidade, com o violonista Eduardo Agni, acompanhado por flauta, contrabaixo e percussão.
Para sábado, a música fica por conta da Retreta Maestro Pedrinho, na Praça Exaltação à Santa Cruz, a partir das 20h30. Já no domingo, o Quarteto Saia Justa se apresenta no mesmo projeto, denominado "Música na Praça", a partir das 21h. PMU



IV Salão de Belas Artes de Ubatuba tem 140 obras selecionadas

O IV Salão de Salão de Belas Artes de Ubatuba teve 349 obras inscritas, de 148 artistas de 19 cidades do estado de São Paulo. Desse total, foram selecionadas 140 obras, de 79 artistas. A exposição, que terá sua abertura no próximo dia 20, acontecerá no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, de segunda a sexta das 10 às 22h, até o dia 3 de novembro. Aos sábados, domingos e feriados, as obras poderão ser admiradas das 16 às 22h.
O IV Salão de Belas Artes tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e categorias, em suas mais significativas manifestações, bem como promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes em todo o território nacional.
O Salão de Belas Artes é um evento que cresce a cada ano e está ganhando notoriedade no cenário artístico do estado. O prefeito Eduardo Cesar afirma estar orgulhoso com o resultado desse trabalho desenvolvido e organizado pelo Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart. "Não é à toa que o Salão faz parte das festividades de aniversário de Ubatuba. Ele vem mostrando os valores culturais de cada uma das cidades participantes e reunindo diversos artistas talentosos e suas belíssimas obras em nossa cidade. Esse evento é espaço propício, não só para desenvolver nossos conhecimentos no campo das belas artes, mas é também, para proporcionar um momento de bem-estar e entretenimento". PMU



Caiçarada exibiu danças folclóricas de todo o Brasil

Cerca de mil participantes de vários grupos folclóricos de Ubatuba e de várias partes do Brasil estiveram presentes no II Festival de Cultura Popular – Caiçarada, que aconteceu no último final de semana no Terminal Turístico do Perequê-Açu. O grande público que compareceu ao evento pôde presenciar danças gaúchas, pernambucanas, marajoaras, piauienses, do centro-oeste e do interior paulista. Um dos pontos altos do evento aconteceu no sábado, quando seis grupos folclóricos desfilaram no centro da cidade, tocando e dançando para o público.
O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), com a participação integrada de diversas secretarias. O prefeito Eduardo Cesar afirma estar satisfeito com o resultado do evento. "A Caiçarada é um evento que tem capacidade para se tornar uma grande atração turística e cultural. É bonito ver tantas manifestações diferentes reunidas, trocando experiências e enchendo os olhos das pessoas de cores e vida. Eventos como este valorizam a cultura e o folclore brasileiro”.
Nei Martins, um dos organizadores, justificou a importância do encontro para os grupos folclóricos locais, muito conceituados por estudiosos brasileiros. “É fundamental o contato dos nossos grupos com os de fora, para a valorização e também para o aperfeiçoamento de seu trabalho”, disse ele.
A Caiçarada ainda apresentou comidas típicas, artesanato, exposição fotográfica e de artes plásticas, oficinas de construção de rabecas e canoas, corridas de canoeiros, campeonato de truco e apresentação de vários grupos musicais locais.

Os participantes

De fora, vieram os seguintes grupos: Cheiro de Mate, Godap, Congada de São Benedito, Moçambique Cultural, Moçambique N. Sra. Do Rosário, Moçambique Mirim, Congada Rosa, Maracongada do Erê, Grupo de Maracatu de Tremembé, Lanceiros do Folclore, Bandeireiros do Divino. Representaram Ubatuba os seguintes grupos: Congada de Bastões do Puruba, Fandango do Prumirim, Grupo Cultural Itapoá, do Itaguá, Grupo Indígena da Aldeia Boa Vista, Grupo Guaruçá, Grupo Canoá e Lira Padre Anchieta. PMU



Santa Casa alerta para atuação de golpista

A Santa Casa de Misericórdia Irmandade Nossa Senhora dos Passos informa à população que o Sr. Hélio Pinto não tem autorização para representar a entidade na captação de recursos e doações. As pessoas que tiverem interesse em efetuar doações devem fazê-las diretamente no Setor de Captação de Recursos da Santa Casa, com a presença e assinatura de duas testemunhas. PMU



Por irregularidades, casa noturna tem show não autorizado

O show da Banda Jammil e Uma Noites marcado para amanhã, dia 12, na casa noturna Tribo Club, em Ubatuba, não foi autorizado pela Prefeitura. Apesar do show estar sendo divulgado na mídia há várias semanas, há apenas dois dias, a casa noturna entrou com o pedido de autorização na Prefeitura. O pedido foi indeferido porque não havia tempo hábil para os procedimentos necessários e principalmente em razão da existência de processo investigatório do Ministério Público que apura responsabilidades pelo funcionamento de casas noturnas sem as condições necessárias para evitar a perturbação do sossego público. De acordo com a fiscalização da Prefeitura, a lei não permite som mecânico ou música ao vivo sem a devida preparação acústica. Ainda segundo o setor responsável por esta área dentro da Prefeitura, o último show promovido pela casa noturna Tribo Club, provocou várias denúncias, especialmente por não cumprir acordos firmados com a Prefeitura quanto ao horário de início e término do evento.
Tanto o responsável pela casa noturna quanto o promotor do show foram comunicados pela Prefeitura com mais de 24 horas de antecedência sobre o indeferimento do pedido. PMU



Junta de Serviço Militar de Ubatuba opera em novo endereço

A Junta de Serviço Militar de Ubatuba informa que agora presta serviços na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, que fica à Rua Gastão Madeira, 120.
O atendimento ao público vai das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h e o novo telefone é 3833-9060. PMU



Inclusão de deficientes no mercado de trabalho é tema de palestra em Ubatuba

Cerca de 200 pessoas acompanharam o seminário no auditório da Unitau

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, promoveu no último dia 9, o “1º Seminário Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho”.
O evento, realizado no auditório da Unitau, teve como principais palestrantes a auditora fiscal – subdelegada do trabalho do Estado de São Paulo, Lucíola Rodrigues Jaime e José Carlos do Carmo, médico do trabalho e auditor fiscal da Delegacia Regional do Trabalho (DRT- SP). Ambos são autores do livro “A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”.

Direitos iguais

Em sua palestra, “A lei de cotas – obstáculos e alternativas”, Lucíola lembrou que o deficiente tem os mesmos direitos e deveres de qualquer outro funcionário, porém hoje a falta de acessibilidade mantém essas pessoas isoladas. A subdelegada teve um público diferente em Ubatuba. “Pela primeira vez, fomos procurados por uma secretaria de Educação para apresentar essa palestra, e isso é muito importante. Os professores são multiplicadores de informação e temos certeza que o que foi tratado aqui poderá ser posto em prática rapidamente”, comentou Lucíola.
Aproximadamente 200 pessoas puderam obter mais informações sobre o Programa de Ação Interinstitucional da DRT e a implantação da lei de cotas. Também foram apresentadas estatísticas referentes às pessoas portadoras de necessidades especiais em Ubatuba.
O Programa de Ação Interinstitucional tem o objetivo de proteger o trabalhador através de orientação às empresas, privilegiando ações conjuntas de interesse geral, como a fiscalização do registro em carteira, o combate ao trabalho infantil e o incentivo ao ingresso do adolescente no mercado de trabalho, por meio da aprendizagem.

Envolvimento da sociedade

Para o prefeito Eduardo Cesar, a inclusão dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho é mais que necessária.“Precisamos do envolvimento de toda a sociedade para garantir o direito ao trabalho para os portadores de necessidades especiais", disse o prefeito.
Segundo a secretária de Educação, Patrícia Pereira, “é hora de deixarmos de lado o discurso e partirmos para a ação, implantando o processo de inclusão dessas pessoas no mercado”.
Também estiveram presentes ao evento, representantes do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, Associação dos Deficientes de Ubatuba, Delegacia Regional de Ensino, Fundação da Criança e do Adolescente e professores. Todos puderam acompanhar apresentações de alunos da rede municipal de ensino, da APAE e uma apresentação de dança da professora Maria Rosa, deficiente visual. PMU



Ubatuba realiza I Semana Municipal de Alimentação

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Agricultura, Pesca e Abastecimento, está promovendo em Ubatuba, a I Semana Municipal de Alimentação, com o tema Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras. O evento, que acontecerá em comemoração ao Dia Mundial de Alimentação, começa no dia 16 de outubro e termina no dia 19. A programação é composta por palestras que serão ministradas em escolas municipais, por nutricionistas das três secretarias acima citadas.
O objetivo da Semana, segundo a nutricionista da secretaria da Saúde, Claudia Rafaelli, é chamar a atenção da população sobre os problemas que a má alimentação pode gerar no organismo. "Queremos mostrar à comunidade que doenças sérias, como o diabetes e a hipertensão, podem ser evitados se houver uma boa alimentação. A influência dos hábitos alimentares saudáveis e do estilo de vida saudável desde a infância, é muito grande quando se pensa em prevenção de doenças crônicas no adulto. Prevenir significa cuidar desde cedo para não acontecer mais tarde."
Durante as palestras, serão apresentados dados estatísticos sobre as doenças geradas por costumes alimentares no Brasil e no mundo, qual o trabalho que os nutricionistas na prefeitura tem desenvolvido junto com a população e quais as formas de melhorar a alimentação das famílias ubatubenses.

Sobre o Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é celebrada em todo o mundo há 25 anos. Essa data marca a criação da FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, em 1945. A comemoração tem contribuído para sensibilizar as nações sobre a dimensão da fome e da insegurança alimentar e nutricional.
No Brasil, a celebração do Dia Mundial da Alimentação foi ampliada para a Semana Nacional da Alimentação, com o objetivo de consolidar a iniciativa, estimulando as entidades da sociedade civil, ministérios, conselhos, governos estaduais e municipais a promover atividades relacionadas ao tema proposto, realizando debates, palestras, exposições, campanhas, seminários, feiras, cursos, concursos e encontros.
Em Ubatuba, as atividades acontecerão nas escolas municipais Tancredo Neves, Mario Covas, Marina Salete, Honor Figueira, Iberê Ananias Pimentel e na Escola Estadual Áurea Moreira Rachou. Acompanhe a programação e participe!

Segunda-feira 16/10/2006
14h – E.M. Tancredo Neves – Abertura
18:30 – E.M. Tancredo Neves
E.M. Mario Covas
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável"

Terça-feira 17/10/2006
18:30h – E.E. Áurea Moreira Rachou
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável"

Quarta-feira – 18/10/2006
18:30 - E.M Marina Salete
E.M. Honor Figueira
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável"

Quinta-feira 19/10/2006
18:30h – E.M. Iberê Ananias Pimentel
Palestra "Alimentação é Saúde – Lanche Saudável" PMU



Alunos do Projeto EROI comemoram Semana da Criança com Festival de Natação

Os alunos do Projeto EROI (Educação Resgatando Oportunidades Inclusivas) da Secretaria de Educação de Ubatuba finalizaram as atividades da Semana da Criança com um Festival de Natação, nesta quarta-feira, 11. Cerca de 80 alunos participaram das provas e todos receberam medalhas. “Nossa idéia não é desenvolver a competição, mas mostrar que todos que chegaram até aqui são campeões”, disse Nei Barros, um dos coordenadores do projeto.
Para Benedito de Almeida Filho, que também coordena as atividades, houve melhoria para todos os alunos. “Depois que descobriram os exercícios aquáticos e respiratórios, essas crianças descobriram uma nova vida, com muito mais saúde e disposição. A auto-estima deles também foi melhorada”, afirmou. Após as provas todos os participantes receberam lanche e assistiram a um breve documentário que conta a história do projeto. PMU

Voltar