Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 19, 2006

Notícias da Prefeitura

Chuvas adiam inaugurações de obras em Ubatuba

As chuvas constantes que vêm atingindo o município de Ubatuba nas últimas semanas obrigaram a Prefeitura a promover alterações em seu calendário de inaugurações de obras programadas para este mês. As inaugurações faziam parte das festividades do 369º aniversário de Ubatuba, comemorado no dia 28 deste mês. O mau tempo vem prejudicando o andamento e a conclusão das obras da Ponte do Ipiranguinha, urbanização na orla do Perequê-Açu e a construção da praça Cícero Gomes.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, lamenta o atraso na entrega das obras. “Infelizmente não pudemos contar com a ajuda do tempo e as chuvas estão atrapalhando muito o andamento de nossas obras. Nossa intenção era entregá-las nas comemorações do aniversário da cidade, mas como não será possível, divulgaremos novas datas das inaugurações”, explicou.
Segundo a Defesa Civil de Ubatuba, o índice pluviométrico acumulado, somente nos últimos três dias, é de 73,4 mm e a previsão ainda é de chuva para os próximos dias. PMU



Inscrições de curso para profissionais de salões de beleza vão até dia 20

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará, nos dias 24 e 26, um curso de Desinfecção e Esterilização de Instrumentais de Salão de Beleza. A capacitação acontecerá no auditório do Centro de Referências de Especialidades e as inscrições poderão ser feitas até o dia 20, na Secretaria de Saúde. O objetivo do curso é ensinar técnicas de desinfecção para manicures, podólogos, calistas, cabeleireiros e barbeiros, assegurando a qualidade dos serviços prestados à população. As vagas para o primeiro dia já foram preenchidas, mas para o dia 26 ainda é possível fazer inscrições.
A Superintendência de Proteção à Saúde, órgão ligado à Secretaria de Saúde, está realizando, desde junho, o cadastramento de todos os salões de beleza da cidade. Os estabelecimentos que não estiverem de acordo com as normas da Vigilância Sanitária serão notificados.
Segundo o superintendente de proteção à saúde, Neilton Nogueira, o intuito da fiscalização é orientar os proprietários sobre os riscos sanitários. "Nossa função é afastar os riscos à saúde da população. Queremos trabalhar como parceiros desses profissionais, prestando um respaldo técnico aos salões de beleza e barbearias da cidade".
As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo telefone 3832-6810, com Vânia e Adriano, ou pessoalmente, na Secretaria de Saúde, que fica na Av. Rio Grande do Sul, 710. O curso acontecerá no Centro de Referências de Especialidades, que fica na Rua Cunhambebe, 703, em dois dias diferentes (24 e 26 de outubro). PMU



IV Salão de Belas Artes de Ubatuba reúne artistas e obras de todo o estado

Dando prosseguimento à programação especial de aniversário da cidade, a Fundação de Arte e Cultura (Fundart), em parceria com a Prefeitura abrem, nesta sexta-feira, 20, o IV Salão de Salão de Belas Artes de Ubatuba. Serão expostas 140 obras, de 79 artistas de todo o estado, entre as categorias: pintura acadêmica, pintura contemporânea, desenho e escultura. O evento terá como sede o Salão de Eventos da Igreja São Francisco e poderá ser apreciado até o próximo dia 3 de novembro.
O IV Salão de Belas Artes tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e categorias, em suas mais significativas manifestações, bem como promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes em todo o território nacional.

Notoriedade do evento

O Salão de Belas Artes é um evento que cresce a cada ano e está ganhando notoriedade no cenário artístico do estado. O prefeito Eduardo Cesar afirma estar orgulhoso com o resultado desse trabalho desenvolvido e organizado pelo Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart. "Não é à toa que o Salão faz parte das festividades de aniversário de Ubatuba. Ele vem mostrando os valores culturais de cada uma das cidades participantes e reunindo diversos artistas talentosos e suas belíssimas obras em nossa cidade. Esse evento é espaço propício, não só para desenvolver nossos conhecimentos no campo das belas artes, mas é também, para proporcionar um momento de bem-estar e entretenimento".

Os premiados

As obras premiadas, escolhidas por um time de três jurados, já foram definidas. Foram quatro prêmios aquisição, dois pela Prefeitura e dois pela Fundart. Dois artistas de Ubatuba foram contemplados com esse prêmio: Luciano de Camargo, com a obra "Barra dos Pescadores" e Celso de Siqueira Cardoso, com a obra "Índio Caçador de Orquídeas". De Taubaté, o artista Douglas de Campos Costa recebeu o prêmio aquisição por um conjunto de obras. A primeira, intitulada "Eros" e a outra, "A Pedra da Luz – A Sacerdotisa". Todas as obras adquiridas são da categoria Acadêmica.
Na categoria Contemporânea, quem levou a medalha de ouro foi o já premiado artista Edenilson de Aguiar, morador de Pirassununga, que retrata a cultura popular em papelão, com as obras "Festas e Cores" e "Peneiras de Ouro". A medalha de prata ficou para a artista acadêmica de Caçapava, Diva Tibucheski Vilela, pela obra Ninféia. A medalha de bronze foi para a obra "Transubstância II", uma técnica mista criada pela artista Luciana Siqueira da Silva, de Jacareí. O artista ubatubense, Adriano Oliveiro, mais uma vez, recebeu menção honrosa por sua obra em estilo cubista "Explore a Riqueza de uma Imagem".
Entre os desenhos, as artistas Tamires do Nascimento Pereira e Edna Aparecida Cassal receberam medalhas de prata, pelas obras "A Espera" e "Semente", ambas em giz pastel. Três artistas, Paulo Vagner Siqueira, Maria Aparecida Basso e Maria Helena Beringhs receberam medalhas de bronze. O ubatubense Paulo Rogério de Mattos recebeu menção honrosa pela obra "Príncipe do Brejo".
As esculturas tiveram sete premiações em medalhas de bronze: Bárbara Arcoverde Costa, que conquistou premiações em três de suas obras, Rafael Marotti, com duas esculturas, Arthur Arcoverde Costa e Rose Mary de Freitas ambos com uma obra cada. PMU


Voltar