Total de visualizações de página

sábado, outubro 28, 2006

Notícias da Prefeitura

Observação de Aves é tema na V Semana de Hotelaria e Turismo

A palestra fez parte da programação do I Festival de Observação de Aves de Ubatuba e ressaltou a importância econômica e ambiental dessa atividade no turismo do município

Dando seqüência à programação do I Festival de Observação de Aves de Ubatuba, os organizadores do evento ministraram, nesta quarta-feira, 25, uma palestra na V Semana de Hotelaria e Turismo, com o tema Observação de aves em Ubatuba – oportunidade de lazer e negócios para todos. O objetivo foi apresentar a observação de aves como alternativa de negócios para a baixa temporada em Ubatuba. Além da presença dos alunos do curso da Unitau, compareceram também alguns empresários locais.
O I Festival de Observação de Aves de Ubatuba, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), teve início no último dia 20 e seguirá acontecendo até o dia 17 de dezembro, com safáris fotográficos para amadores e profissionais, cursos de observação, e discussões com autoridades no assunto. A próxima ação do evento acontecerá no próximo dia 4. Os observadores de aves farão o primeiro safári fotográfico no Sítio Santa Cruz, que fica no Sertão da Quina.
A missão principal dos aventureiros será avistar a espécie Caliptura cristata, que está entre as 50 aves mais raras do mundo e foi vista apenas três vezes, duas delas em Ubatuba. Não existe registro fotográfico dessa pequena ave amarela de topete vermelho. O felizardo que conseguir uma pose da Caliptura poderá entrar para a história.

Oportunidades comerciais

O enfoque da palestra na Unitau foi principalmente econômico e ambiental. Um importante fator ressaltado foi a necessidade de parcerias para transformar Ubatuba num pólo efetivo de observação de aves, atraindo um novo e expressivo nicho turístico para a cidade. Para o I Festival, diversas empresas se associaram ao projeto, tanto no patrocínio, quanto no oferecimento de serviços e atendimento diferenciados aos turistas.
Do ponto de vista econômico, o representante da Associação dos Restaurantes de Ubatuba (Areuba), Zeca Ribeiro, ressaltou o privilégio de morar em uma cidade que permite a observação de aves até mesmo a partir da janela das casas ou dos locais de trabalho. "Diariamente somos observadores e admiradores da nossa avifauna. Se tivermos consciência disso e soubermos promover ações nesse sentido, temos muito a ganhar, seja no prazer de simplesmente observar, seja fazendo negócios em qualquer ponto da ampla rede de opções que o turismo de observação nos oferece”.

Investindo na educação ambiental

O coordenador de Planejamento e Proteção Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alexandre Nardy, afirma que, entre as suas obrigações da Secretaria está a educação ambiental. "Além das atividades que já realiza com a preservação do jundu, parcerias no projeto Cuidágua, a Secretaria de Meio Ambiente apresenta agora este trabalho de valorização da nossa avifauna que, além do aspecto de bio-indicador é um importante instrumento de educação ambiental. A recente parceria com a Petrobrás, através do Conpet reflete esta preocupação de investir em nossas crianças como parceiras na defesa do nosso patrimônio ambiental."

Para participar do I Festival de Observação de Aves

Os interessados em participar do evento devem ficar de olho na programação abaixo e fazer a inscrição no site
www.avesdeubatuba.com.br, que traz também o regulamento completo do concurso de fotografias. PMU


04 de novembro
Safari Fotográfico Amador
11 de novembro
Safari Fotográfico Profissional
15 de novembro
Curso de Observação - Sitio Santa Cruz
18 de novembro
Safari Fotográfico Amador
25 de novembro
Safari Fotográfico Profissional
02 de dezembro
Curso de Observação - Rancho Pica-Pau
09 de dezembro
Safari Fotográfico Profissional
17 de dezembro
Avaliação e encerramento - Restaurante Bucaneiros



Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro toma posse em Ubatuba

Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro tomaram posse nesta quinta-feira, 26, numa reunião realizada na Casa dos Conselhos. Das 30 entidades participantes, 25 estiveram presentes. Na ocasião, foi realizada também a eleição da diretoria.
O novo Conselho tem caráter consultivo e é paritário, ou seja, expressa as opiniões dos setores nas questões relacionadas à pesca e agricultura e é composto, metade por membros da sociedade e metade por membros do poder público.
O presidente da Associação Pescadores da Enseada, Peter Santos Nemeth, foi nomeado presidente do Conselho, por unanimidade. Como vice-presidente, foi escolhido o representante da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp) Ingo Miethke. Luciano Niamar, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi escolhido como vice-presidente do setor rural. Christian Bacci é o secretário executivo do Conselho, representando a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba.
Em discurso, o presidente do Conselho, Peter Santos afirmou que o papel do Conselho é consubstanciar com todos os atores envolvidos o desenvolvimento dos setores pesqueiro e agrícola do município de Ubatuba. PMU



Prefeitura de Ubatuba faz plantões para negociação de impostos atrasados

Parcelamento poderá ser feito em até 48 vezes; acordos só serão efetuados para o contribuinte que estiver com os tributos deste ano em dia

A Prefeitura de Ubatuba fará plantões aos sábados a partir da próxima semana exclusivamente para negociação de impostos atrasados. Tal medida será tomada em virtude de uma lei de concessão de incentivos fiscais para pagamentos de débitos municipais, que começa a vigorar no município a partir desta segunda-feira, dia 30. Em função do ponto facultativo no feriadão de Finados, a Prefeitura fará também plantão na sexta, dia 3. Os plantões aos sábados se estenderão até o dia 16 de dezembro e a lei terá validade até o dia 22 de dezembro.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, avalia que esta é mais uma oportunidade para quem não reside no município colocar em dia os seus tributos ou até mesmo para o morador de Ubatuba que não tem disponibilidade durante a semana. “Procuramos oferecer facilidades para que todos possam estar em dia com os tributos municipais, e desta forma podermos oferecer serviços de qualidade a todos os munícipes, veranistas e turistas”, reforçou o prefeito.

Os benefícios

Para ter direito ao benefício da lei o contribuinte deverá estar em dia com os tributos municipais deste ano. A lei concede o direito ao parcelamento de débitos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros), inscritos em dívida ativa ou ajuizados.
O contribuinte pode optar pelo parcelamento em 30 parcelas mensais, sem incidência de juros ou em até 48 parcelas sem qualquer desconto. Já para quem efetuar o pagamento à vista a lei concede a isenção de juros de mora e de multa. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 50,00. Para os débitos ajuizados é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
Quem optar pelo parcelamento deve comprovar a condição de proprietário ou caso contrário nomear um procurador. Para facilitar a localização dos débitos, a Prefeitura solicita que o interessado traga o número de identificação do imóvel. O pagamento poderá ser feito em agências bancárias na segunda-feira.
Estarão de plantões as seções de Gerência de Tributos Mobiliários e Imobiliários, Dívida Ativa, Cadastro Fiscal, Coordenadoria de Execução Fiscal e Coordenadoria de receita. O horário de funcionamento será das 9 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (12) 3832-6652 ou 3834-1007. PMU



Curso para profissionais de salões de beleza foi adiado para os próximos dias 20 e 22

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que o Treinamento de Esterilização e Desinfecção dos Instrumentais, voltado para profissionais de salões de beleza que seria realizado no dia 26 foi transferido para o dia 20 de novembro, em dois horários: 9h e 14h. Existe outra opção para realizar o treinamento: no dia 22, às 19h. Os cursos acontecerão no auditório do Centro de Referências de Especialidades.
O objetivo do curso é ensinar técnicas de desinfecção para manicures, podólogos, calistas, cabeleireiros e barbeiros, assegurando a qualidade dos serviços prestados à população. A Superintendência de Proteção à Saúde, órgão ligado à Secretaria de Saúde, pede desculpas aos inscritos pela não realização do treinamento no dia originalmente marcado.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo telefone 3832-6810, com Vânia e Adriano, ou pessoalmente, na Secretaria de Saúde, que fica na Av. Rio Grande do Sul, 710. O Centro de Referências de Especialidades fica na Rua Cunhambebe, 703. PMU



IV Salão de Belas Artes de Ubatuba prossegue até o dia 5

Esta é a última semana para os admiradores das artes plásticas visitarem o IV Salão de Belas Artes de Ubatuba, uma grandiosa exposição que reúne 140 obras, de 79 artistas de todo o estado, entre as categorias: pintura acadêmica, pintura contemporânea, desenho e escultura. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), está acontecendo no Salão de Eventos da Igreja São Francisco.
O IV Salão de Belas Artes tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e categorias, em suas mais significativas manifestações, bem como promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes em todo o território nacional.
Para os interessados em conhecer o Salão, é possível visitar a exposição até o dia 5, de segunda a sexta das 10 às 22h. Aos sábados, domingos e feriados, as obras poderão ser admiradas das 16 às 22h. PMU



Ubatuba conquista mais um título no Beach Soccer feminino

O Beach Soccer feminino de Ubatuba venceu o Campeonato Municipal de Beach Soccer de Caraguatatuba, ao derrotar por 5 a 4 a equipe do Poiares, na última quinta-feira, 26. Os gols foram marcados por Meire (3) e Tati (2). Ubatuba teve ainda a artilheira (Meire - 14 gols) e a goleira menos vazada (Maria Helena).
O coordenador da equipe, Damião Celestino, creditou o sucesso da campanha ao entrosamento da equipe. “As meninas atuam juntas há muito tempo e isso ajuda muito”, disse Damião.
O técnico Miltinho contou com as jogadoras Maria Helena, Ayulle, Nice, Meire, Tati, Kilza, Grassilene, Juliana, Viviane e Rafaela durante a campanha com 3 vitórias e um empate. Ubatuba marcou 24 gols e sofreu apenas 8. PMU



Odirlei Coutinho e Saulo Junior continuam representando Ubatuba no Onbongo Pro Surfing

O quarto dia de campeonato contou com a melhora das condições do mar; fim de semana deve atrair milhares de pessoas para a praia de Itamambuca

Ubatuba está honrando, mais uma vez, o título de capital do surfe. Desde a terça-feira, 24, a praia de Itamambuca sedia um dos maiores e mais importantes eventos do surfe: o Onbongo Pro Surfing, etapa de nível máximo seis estrelas do World Qualifying Series (WQS), divisão de acesso à elite do surfe mundial. O campeonato trouxe para Ubatuba atletas de quatorze países, além dos brasileiros, totalizando 192 surfistas.
A realização do Onbongo Pro Surfing marcou a volta de Ubatuba ao circuito mundial de surfe, já que há dez anos não havia um campeonato de nível internacional na cidade.
Milhares de pessoas foram à Itamambuca prestigiar o evento, que aconteceu debaixo de muito sol durante a semana. Profissionais da mídia local, regional e nacional estão registrando todos os momentos da competição, dando o destaque que um campeonato deste porte normalmente proporciona.

Resultados

O cearense Heitor Alves passou mais uma bateria e continua defendendo o título de campeão do Onbongo Pro Surfing, que ele garantiu no ano passado na Praia Mole, em Florianópolis. O carioca Leonardo Neves e o gaúcho Rodrigo Dornelles continuam defendendo suas posições na lista dos 15 surfistas que competirão pelo WCT de 2007, assim como os australianos Ben Dunn, Luke Munro e Troy Brooks. Muitos outros atletas ainda têm chances matemáticas de alcançar este grupo com um bom resultado em Ubatuba.
O campeão do WQS 2005, Adriano de Souza, estreou nesta sexta-feira e se classificou para a próxima fase, passando em segundo lugar, na bateria contra o paulista Bruno Moreira, o australiano Ryan Campbell e o norte-americano Gabe Kling, que passou em primeiro lugar para a quinta fase do campeonato. Adriano já está com sua permanência garantida na elite do surfe mundial.

Ubatubenses na disputa pela classificação

Dois surfistas de Ubatuba continuam na disputa pelos 2.500 pontos na corrida pelas últimas vagas na lista dos 15 atletas que vão entrar para a elite do surfe mundial, o WCT, em 2007. Odirlei Coutinho e Saulo Junior - uma das maiores surpresas do campeonato, demonstraram conhecer o mar de Itamambuca e arrancaram aplausos da torcida local ao se classificarem para a próxima fase da competição.
Embalado pelo vice-campeonato na etapa do WQS nas Ilhas Canárias (Espanha), Odirlei Coutinho chegou animado para competir em casa e pode entrar na briga pela classificação para o WCT com um bom resultado no Onbongo Pro Surfing. “Ainda bem que eu consegui pegar duas ondas boas, porque o mar está bem difícil. Estou vindo embalado lá das Ilhas Canárias, onde fui vice-campeão, mas aqui o campeonato é mais importante, 6 estrelas, e sei que tenho que ser campeão aqui para poder entrar na briga por uma vaga no WCT. Estou bem concentrado e tentando ficar tranqüilo para atingir essa meta”, falou Odirlei Coutinho, que conseguiu a classificação para a próxima fase ao virar a sua segunda bateria do dia no último momento, com a nota 8,5, passando em segundo lugar, atrás do australiano Rhys Bombaci.
Saulo Junior entra no mar neste sábado, na segunda bateria do dia, marcada para às 8h25. O ubatubense terá uma bateria muito difícil pela frente, pois vai disputar a classificação para o quinto round com o atual campeão do brasileiro, Jihad Khodr, com o atual 15º colocado no ranking do WQS, o carioca Leonardo Neves e com o francês Jeremy Flores, atual líder do ranking, que já está com seu lugar garantido no WCT do ano que vem e pode garantir neste domingo o título do WQS 2006. Odirlei Coutinho entra no mar para competir na sexta bateria do quinto round, que deve acontecer por volta das 11h20.
O Onbongo Pro Surfing conta com apoio oficial da Prefeitura Municipal de Ubatuba. PMU



Eduardo Cesar prestigia campeonato mundial na Itamambuca

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve na praia de Itamambuca nesta sexta-feira, 27, para prestigiar o Onbongo Pro Surfing, etapa de nível máximo seis estrelas do WQS 2006. O prefeito ficou extremamente satisfeito com o sucesso que tem sido este evento. “Ficamos muito contentes em ver Ubatuba cheia de gente bonita, trazendo turismo de qualidade e mostrando que temos estrutura para sediar grandes eventos. O surfe é a marca registrada de Ubatuba e o Onbongo Pro Surfing veio provar que a cidade tem de tudo para fazer parte do calendário dos maiores circuitos mundiais”, disse o prefeito, que no domingo volta à Itamambuca para prestigiar a final do campeonato.
Eduardo Cesar recebeu diversos elogios e congratulações, inclusive da equipe de organização do campeonato, pela volta de Ubatuba ao circuito mundial de surfe. O prefeito presenciou algumas baterias e ainda ouviu munícipes e conversou com atletas. O Onbongo Pro Surfing tem apoio oficial da Prefeitura de Ubatuba. PMU

Voltar