Total de visualizações de página

quarta-feira, novembro 01, 2006

Notícias da Prefeitura

Bairros Umuarama e Sumaré recebem Unidades de Saúde da Família

Mais duas Unidades de Saúde da Família foram entregues à comunidade nesta terça-feira, 31. Desta vez, os bairros Umuarama e Sumaré foram beneficiados com os postos, que proporcionam à população uma série de serviços de atendimento e prevenção de doenças. As inaugurações fazem parte da série de eventos relativos ao aniversário da cidade, que foi comemorado no dia 28. Com as inaugurações desta terça-feira, a Prefeitura completa um total de sete unidades implementadas em menos de dois anos de gestão.
As Unidades de Saúde da Família proporcionam hoje à comunidade, serviços de pronto-atendimento a pacientes da região, programas especiais para diabéticos, hipertensos, gestantes e crianças, bem como projetos que visam a saúde e a prevenção de doenças. Todas as unidades são dotadas de consultório médico, sala de vacina, sala de curativo e sala de reuniões para a comunidade. Para cada unidade, existe uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares e seis agentes de saúde da família.

Tratamento amoroso

Uma das estratégias da Prefeitura para melhorar o sistema de saúde municipal é colocar unidades em 100% dos bairros da cidade. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Guaracira Santos, essa proposta foi totalmente apoiada pelos membros do Comus. Ela conta que antigamente, os médicos costumavam conhecer todas as famílias da cidade. "Acho importante esse tratamento próximo e amoroso que as unidades de saúde possibilitam. Além disso, os trabalhos de prevenção que são realizados evitam gastos e desgastes posteriores com tratamentos. Estamos no caminho certo para a construção de uma cidade saudável".
A enfermeira da Unidade de Saúde da Família Sumaré, Andréia Klopfer, conta que para os moradores desse bairro, o fato de ter um atendimento exclusivo e próximo é muito importante. "Os moradores dão muito valor ao nosso trabalho, porque sabem que nós estamos aqui só para atendê-los".
Andréia, que já trabalhou em outras unidades, conta que cada bairro tem sua rotina. "Em bairros mais carentes, percebemos maior incidência de meninas grávidas e desnutrição. Aqui, pelo fato da população ser composta principalmente por idosos, temos muitos pacientes hipertensos e diabéticos. Esse trabalho voltado para a população é importante por isso: nós conseguimos nos adequar às necessidades deles".

Continuidade e participação

Com a implementação dessas novas unidades, o secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco, afirma que metade do trabalho foi concluída. "A outra metade da nossa missão é proporcionar condições técnicas para resolver problemas e necessidades da população".
Para o prefeito Eduardo Cesar, a participação de entidades como o Comus colabora sensivelmente com o avanço das questões inerentes à população. "Nós precisamos da união de pessoas que estejam dispostas a ajudar nessa grande obra que é trazer cada vez mais qualidade de vida, orgulho e auto-estima para a população ubatubense. Um governo se faz com o trabalho, não só da equipe da prefeitura, mas também da Câmara, da sociedade e das entidades. O trabalho conjunto é a fórmula para construir a cidade que sonhamos". PMU



Prefeitura de Ubatuba entrega obras na área de educação

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Educação, entrega à população nesta quarta-feira, 1º de novembro, a reforma e adequação de três unidades escolares. Às 9 horas a comunidade da Picinguaba recebe a reforma da escola Iberê Ananias Pimentel. A principal mudança pode ser vista no pátio interno, onde foram retiradas vigas que atrapalhavam as atividades dos alunos e troca do piso. Os banheiros dos alunos também passaram por uma mudança geral e foi construído um banheiro para portadores de necessidades especiais. A cozinha também foi ampliada, e agora conta com dispensa para alimentos e almoxarifado. As janelas de madeira foram substituídas por de alumínio e o prédio recebeu uma nova pintura. Atualmente a escola Iberê atende a 122 alunos do Jardim 1 à 4ª série.
No período da tarde, às 15 horas, será entregue a Creche da Estufa 2, na praça Maracanã.
O prédio, que conta com duas salas e refeitório, foi totalmente reformado: as salas foram ampliadas; novas janelas foram colocadas para melhorar a iluminação e ventilação; o telhado foi reparado e todo o prédio pintado. A creche tem capacidade para abrigar 95 crianças.
Em seguida, às 17h, a comunidade do Ipiranguinha recebe o CEI – Centro de Ensino Infantil – parceria da Prefeitura com o Instituto Aryran. O CEI Ipiranguinha atende 43 crianças de 0 a 2 anos, em período integral em ambientes decorados de acordo com as atividades: cantinho da leitura, cozinha, tanque de areia, circuito para velocípedes, roda de conversas, área da fantasia, brinquedoteca, entre outras áreas. PMU



Comerciantes de Ubatuba participam de curso de manipulação de pescados

A capacitação foi promovida numa parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), o Ministério de Agricultura, Pesca e Abastecimento e a Ong Mar Vivo, com apoio da Fundart

A Prefeitura de Ubatuba, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento e o Ministério de Agricultura e Pesca promoveu, no último dia 24, um curso de manipulação de pescados, voltado para comerciantes, donos de peixarias, quiosques e restaurantes. Cerca de 30 pessoas participaram desta segunda edição do curso, que aconteceu no auditório da Fundart. O objetivo da capacitação, segundo os organizadores, é inserir as boas práticas de manipulação de pescados no cotidiano das pessoas que trabalham com esse tipo de produto.
Ao todo, foram 8 horas de um curso intensivo que tratou de assuntos diversos, como: perigos de contaminação química, biológica e física, doenças transmitidas por alimentos, boas práticas de armazenamento, conservação, limpeza e manipulação, tratamento ao cliente.
Para a secretária da Smapa, Valéria Gelli, o objetivo do curso foi proporcionar aos profissionais da área informações capazes de agregar valor aos produtos que eles comercializam. "Nós estamos desenvolvendo diversas atividades para fazer com que a agricultura, a pesca e a maricultura sejam desenvolvidas de forma responsável em Ubatuba. Dessa forma, conseguimos aumentar a qualidade de nossos produtos, dando segurança aos consumidores e maior lucro aos produtores".
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, a preocupação com a especialização dos profissionais ubatubenses é uma constante em seu governo. "Nós estamos sempre incentivando as secretarias a promover esse tipo de curso. Os profissionais só têm a ganhar, uma vez que as capacitações são gratuitas e trazem informações importantes que, se aplicadas, são capazes de trazer grandes benefícios a todos”. PMU

Voltar