Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 30, 2006

Notícias da Prefeitura

Prefeitura de Ubatuba divulga locais de provas para concurso público

A Comissão Organizadora de Concurso Público e Processo Seletivo da Prefeitura de Ubatuba divulgou nessa semana os locais para a realização das provas do concurso público para os cargos de Professor de Educação Básica I e II e o processo seletivo para Professor Adjunto de Ensino Básico I e II. As provas serão realizadas no dia 17 de dezembro, domingo, nos períodos da manhã e da tarde. Conheça os locais e horários das provas:

EM “Padre José de Anchieta”
Rua Amazonas, 595, Sumaré

Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica II
Educação Física – PEB II
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova

EM “Profª Olga Ribas de Andrade Gil”
Rua Conceição, 710, centro

Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica II
Português – PEB II
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova

Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica II
Matemática – PEB II
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova

Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica II
História – PEB II
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova

Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica II
Educação Artística – PEB II
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova

Processo Seletivo para a Função de Professor Adjunto de Ensino Básico II
Matemática - PAEB II
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova

Processo Seletivo para a Função de Professor Adjunto de Ensino Básico II
Inglês- PAEB II
13h30 - abertura dos portões
14h00 - início da prova

Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica I
PEB I
13h30 - abertura dos portões
14h00 - início da prova
Obs: nesta Escola ficarão os candidatos inscritos para o cargo de PEB I, somente com inscrição a partir do n° 1539 (inclusive).

EE “Cap. Deolindo de Oliveira Santos”
Rua Conceição, 844, centro

Processo Seletivo para a Função de Professor Adjunto de Ensino Básico I – PAEB I
7h30 - abertura dos portões
8h00 - início da prova

Concurso Público para o Cargo de Professor de Educação Básica I
PEB I
13h30 - abertura dos portões
14h00 - início da prova
Obs: nesta Escola ficarão os candidatos inscritos para o cargo de PEB I, somente com inscrição até o n° 1538 (inclusive).

A Comissão Organizadora pede a atenção dos candidatos para verificar com antecedência o local das provas, comparecendo pelo menos 30 minutos antes da hora marcada. Deverão estar munidos de documento original de identificação, comprovante de pagamento da taxa de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. Quem não apresentar o documento de identificação ou apresentar-se após o fechamento dos portões será automaticamente excluído do concurso. PMU



Apreensões de bicicletas começam nesta sexta-feira

O infrator poderá resgatar sua bicicleta mediante pagamento de taxa e documento que comprove a propriedade do veículo

A partir desta sexta-feira, 1º de dezembro, os ciclistas que cometerem infrações terão suas bicicletas apreendidas. A medida, adotada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, numa ação conjunta entre a Coordenadoria de Trânsito e a Guarda Municipal, visa a aplicação de procedimentos para regularizar a circulação de bicicletas nas vias públicas e próprios municipais.
Todos os ciclistas que cometerem infrações, como circular com bicicletas na contramão nas ruas e nas ciclofaixas, circular com bicicletas sobre calçadas e praças, estacionar as bicicletas em locais proibidos e atravessar o sinal vermelho do semáforo, entre outras, terão suas bicicletas apreendidas e encaminhadas para o pátio de bicicletas da Secretaria de Segurança Pública.

Disciplinando o trânsito

O infrator poderá resgatar a bicicleta mediante a apresentação de nota fiscal (ou outro documento que comprove a propriedade do veículo) e pagamento de R$ 5,00 de taxa de apreensão. Para reaver a bicicleta, o proprietário deve comparecer à Secretaria de Segurança Pública, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Se o infrator possuir menos de 18 anos, deve ir acompanhado de algum responsável. Neste sábado, 2, a Secretaria ficará aberta, já que, por ser o segundo dia em que a medida estará em vigor, estão previstas muitas apreensões.
Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Andrade Henrique dos Santos, “esta medida vai ajudar muito a disciplinar o trânsito de bicicletas em Ubatuba. Temos recebido muitos elogios pelo início da aplicação das apreensões”, disse o secretário. O prefeito Eduardo Cesar também está satisfeito: “a apreensão é uma medida complementar ao Programa Cicloviário de Ubatuba, que é necessária para que as pessoas entendam que respeitar as normas de trânsito é algo importante e necessário para a segurança de todos”.

Programa Cicloviário

A medida que passará a vigorar nesta sexta-feira faz parte das diretrizes do Programa Cicloviário de Ubatuba, que está sendo desenvolvido pela prefeitura desde 2005. O projeto é composto por um sistema cicloviário desenvolvido a partir da infra-estrutura existente para a circulação de bicicletas e dos levantamentos já realizados pela Coordenadoria Municipal de Trânsito. O objetivo é disciplinar o trânsito de ciclistas no município, que tem hoje cerca de 70 mil bicicletas.
Duas das ruas por onde circulam a maior parte das bicicletas já receberam as ciclofaixas: as ruas Thomaz Galhardo e Conceição, no Centro. Desde que as ciclofaixas foram implantadas, em maio deste ano, houve significativa redução no número de acidentes envolvendo bicicletas nestas duas ruas e nenhum acidente grave foi registrado.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a medida de apreensão das bicicletas visa também conscientizar o cidadão quanto à lei que deve ser respeitada. “Com esta atitude mais enérgica que será tomada em relação àqueles que insistem em burlar a lei, conseguiremos alcançar o objetivo de dar mais segurança aos nossos ciclistas, motoristas e pedestres”. PMU



Matrículas para o ensino fundamental ainda podem ser feitas na rede municipal

A Secretaria de Municipal de Educação de Ubatuba solicita aos pais que ainda não efetuaram matrículas de seus filhos para o ano letivo de 2007 na Rede Municipal de Ensino que procurem a unidade escolar mais próxima de sua residência.
Para matricular os alunos é necessária a apresentação dos seguintes documentos, com cópia (que ficará retida na escola): certidão de nascimento, carteira de vacinação, comprovante de residência e RG da mãe, pai ou responsável legal. PMU



Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência

Parabéns por estar lutando pela mudança mais radical de todos os tempos.
Romper as barreiras atitudicionais, transpor tempos de descaso, correr contra o tempo, sensibilizar-se com as dificuldades alheias, pensar que um simples degrau é um obstáculo às vezes intransponível para alguns e que nada representa para muitos.
Mudar o conceito, pois, ser diferente é ser normal .
Poder admitir que o mundo perfeito é integrar as pessoas com as mesmas possibilidades mesmo estando em desigualdades de condições.
Parabéns pela data 3 Dezembro - Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência.
Que um dia esta data seja esquecida, pois só assim teremos derrubado a maior de todas as barreiras que é nossa atitude perante alguém simplesmente diferente...

Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência.

Yara Regina de Camargos - Presidente do CMPAPPD PMU



Unir realiza Semana da Pessoa Portadora de Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado em todo o mundo no dia 3 de dezembro

A Unidade de Reabilitação (Unir) de Ubatuba, órgão ligado à prefeitura pela Secretaria de Saúde, realizará, na próxima semana, uma série de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, que é celebrado em todo o mundo no dia 3 de dezembro. O objetivo desse dia é estimular a integração plena das pessoas portadoras de deficiência à sociedade, aumentando a conscientização e minimizando o preconceito.
Neste ano, durante toda a semana, de 4 a 8, acontecerão atividades voltadas aos portadores de deficiência do município, como palestras, reuniões e passeios. Os participantes da semana poderão receber orientações sobre "pára-atletismo", sexualidade e saúde bucal. A semana termina com um passeio ao Sítio Santa Cruz, na região sul da cidade.

Segurança e autonomia

A coordenadora da Unir, Sueli Nogueira de Souza explica que o Dia Internacional da Pessoa tem como objetivo gerar conscientização, compromissos e ações que promovam a atividade e o direito de ir e vir de todas as pessoas portadoras de deficiência.
Segundo ela, esse momento é importante para que seja assegurado o respeito e a dignidade do cidadão portador de deficiência. “Todos os anos a Unir realiza atividades de conscientização com a comunidade, como exposições, simpósios e palestras. Neste ano, a ênfase será o trabalho com os próprios deficientes, com o objetivo de dar a eles segurança e autonomia para praticar esportes, ter contato com a natureza e consciência do próprio corpo”, explica Sueli.

Equiparação de oportunidades

Sueli afirma que tradicionalmente, a deficiência tem sido vista como um problema e por isso, o indivíduo deficiente é que teria que se adaptar à sociedade. “O desafio da sociedade moderna é garantir a equiparação de oportunidades através do cumprimento dos direitos humanos e da formulação de políticas públicas que proporcionem à pessoa com deficiência uma participação plena e igualitária na comunidade".
Na opinião do prefeito Eduardo Cesar, a comemoração de datas como essa contribui para eliminar a violação dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. "É importante que o poder público e as entidades desenvolvam ações que envolvem diretamente a comunidade com os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência pois elas ajudam a diminuir o distanciamento e incentivam a participação,” afirma o prefeito.

Acessibilidade urbana

As pessoas portadoras de deficiência, ainda hoje, sofrem com a discriminação e falta de estrutura nos lugares públicos para atendê-los. Esses fatores costumam obstruir a sua plena participação na sociedade, influenciando diretamente na qualidade de vida. Em Ubatuba, a prefeitura está buscando adaptar os logradouros públicos para permitir a acessibilidade de deficientes.
Segundo o secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi, todas as novas obras têm essa preocupação e seguem os padrões exigidos pelas leis federais. Além disso, todos os novos comércios devem prever a acessibilidade para poder licenciar os estabelecimentos. "Para os comércios antigos, a prefeitura realizará uma campanha para iniciar, gradativamente, as adequações. Para os prédios da prefeitura, as adequações também estão previstas. A Secretaria de Educação já contratou uma equipe especializada, visando reformar e adequar os prédios das escolas. O próprio prédio do Paço Municipal também já tem uma planta para tornar os setores acessíveis aos portadores de deficiência". PMU



Rios do Centro ganham placa educativa

Os rios Acaraú, Grande e Tavares, que deságuam nas praias do Centro e do Itaguá, ganharam placas educativas. A iniciativa é do Projeto Cuidágua, que quer mostrar à população a importância da conservação dos rios e dos manguezais para a qualidade da vida aquática e terrestre.
As placas contêm mapas indicando todo o curso dos rios, de sua nascente até a foz, informações a respeito da área total de drenagem, e sugestões para conservá-los limpos. Foram instaladas em locais próximos à foz dos rios, e feitas em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras.
O Projeto Cuidágua é uma iniciativa da Associação Sócio Ambientalista Somos Ubatuba (Assu), financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo (Fehidro), tem parceria com o Instituto Seiva Advogados pela Natureza e apoio da Prefeitura de Ubatuba. PMU



Hotel realiza jantar em prol da Apae de Ubatuba

Acontece no próximo dia 9 de dezembro, à partir das 20h30, nas dependências do Hotel Pousada Dellamares, um jantar dançante em prol da Apae de Ubatuba. Os convites dão direito a escolha entre dois pratos: Badejo à Belle Muniere ou Filé à Dom Carlos e vinho tinto ou branco. Os convites podem ser adquiridos no hotel, que fica na Av.Governador Abreu Sodré,1047 ou através do telefone 3832-6677, com Betta. PMU



Futebol de campo abre sexta edição dos Jogos Intersecretarias de Ubatuba

O torneio de futebol abre as disputas dos “6º JOIS”, neste domingo, 3, à partir das 12 horas no estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. Doze equipes se inscreveram para o torneio, que será disputado em duas etapas, em eliminatórias simples. As partidas terão duração de 50 minutos (dois tempos de 25). No dia 10 será disputada a etapa final, com os vencedores das partidas da primeira rodada.'


Confira as partidas de domingo, 3:

12h - Administração X Saúde I
13h – Obras I X Segurança
14h – Obras II X Esporte
15h – Educação II X Fundart
16h – Educação I X Câmara
17h – Regionais X Turismo PMU

Voltar