Total de visualizações de página

quarta-feira, novembro 08, 2006

Notícias da Prefeitura

Reunião demonstra trabalho de entidades voltadas para deficientes em Ubatuba

O Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência realizou uma reunião interna, nesta segunda-feira, 6, que aconteceu na Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do encontro foi apresentar os trabalhos realizados pelas entidades voltadas a esse público. Participaram do evento representantes da Unidade de Reabilitação (Unir), órgão ligado à Secretaria de Saúde, o projeto Educação Resgatando Oportunidades (Eroi), o projeto Tamar, a Associação de Deficientes de Ubatuba (Aduba) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Segundo a presidente do Conselho, Yara Camargos, a interação entre as entidades é fundamental para desenvolver um trabalho efetivo, voltado aos deficientes no município. “Precisamos conhecer os trabalhos de nossos parceiros, trocar informações, enfim, lutar pelos interesses dos deficientes de Ubatuba”, diz.
Na reunião, além das apresentações de cada entidade, foram discutidos assuntos relevantes, como o desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos deficientes, questões de acessibilidade urbana, a necessidade de profissionais, a demanda no município, a inclusão de deficientes no ensino regular, o planejamento de ações para os próximos anos, entre outros.
Para o prefeito Eduardo Cesar, Ubatuba está evoluindo na questão da atenção ao portador de necessidades especiais. “A criação do Conselho já foi um grande avanço e acreditamos que daqui para frente, com as entidades interagindo, as coisas só tendem a melhorar”. PMU



Guarda Municipal de Ubatuba realiza prisões em flagrante

A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) efetuou diversas prisões em flagrante durante o feriado prolongado de Finados. No bairro Sumaré indivíduos adentraram um estabelecimento comercial, levando diversos produtos perecíveis. Ao efetuar buscas pela área, a GMU efetuou a prisão de G.F.S.O, de 19 anos, que levava em uma bolsa diversos produtos que haviam sido furtados e conduzia uma bicicleta sem numeração aparente.
Em ronda pelo bairro das Toninhas, uma guarnição da GMU avistou dois elementos em atitude suspeita, que fugiram para um matagal. Após buscas foi obtido êxito ao deter o adolescente J.P.R., de 17 anos, portando um aparelho de telefone celular e uma quantia em dinheiro. J.P.R foi levado à delegacia, onde as vítimas do furto também se encontravam. O adolescente foi reconhecido e encaminhado à presença da autoridade policial que tomou as devidas providências.
Na Praia Grande, a GMU foi acionada por populares, que informaram sobre um indivíduo que havia furtado uma bolsa de um turista. Ao efetuar busca foi encontrado o meliante O.F, de 43 anos, ainda com a referida bolsa, contendo documentos e objetos pessoais da vitima.
Para o prefeito Eduardo Cesar, as ações da Guarda Municipal indicam que a corporação está cada vez mais preparada para atuar na defesa e na segurança da população ubatubense. A Guarda Municipal de Ubatuba faz parte hoje da Secretaria Municipal de Segurança Pública, junto à Defesa Civil e ao Serviço Municipal de Trânsito. PMU



Fundart promove fim de semana com música e poesia

Nesta sexta feira, 10, a Fundart exibe um documentário sobre o poeta Carlos Drummond Andrade. O título do documentário remete ao "Poema das Sete Faces", publicado no primeiro livro de Drummond, "Alguma Poesia", de 1930. De acordo com o diretor, o poema dá a idéia de alguém que vive à margem, fora do sistema, com um olhar crítico e inusitado sobre a realidade, uma característica que perpassa a vida e a obra do poeta.
Já no sábado e no domingo, a dica cultural é conferir o projeto "Música na Praça". O evento acontecerá na Praça Exaltação à Santa Cruz, a partir das 21h, nos dois dias. No sábado, quem se apresenta é o Grupo Tupinambrás e no domingo, a Retreta Maestro Pedrinho é que faz o show. Não perca!
Durante todo o mês, a Fundart traz boas opções de programas culturais, com muita música, exposições, apresentações teatrais e oficinas. Acompanhe a programação e participe! PMU

14 - TERÇA
EXPOSIÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Casarão do Porto
20h - Abertura da Exposição
Consciência Negra
Exposição de 14 a 26 de Novembro

17 - SEXTA
CINECLUBE FUNDART - A Carne é Fraca
20h - Casarão do Porto
Documentário, 54 min. - (Brasil): 2005
Esse documentário mostra de maneira clara e objetiva a influência da criação de animais no meio ambiente. Discute também o que o consumo da carne representa para a saúde, para os animais e para o planeta. Com depoimentos dos jornalistas Washington Novaes, Dagomir Marquezi, Christian Caubet, Flavia Lippi, entre outros, vem causando enorme impacto por exibir cenase dados que não são divulgados pela mídia. A produção é do Instituto Nina Rosa.

18 - SÁBADO
PROJETO MÚSICA NA PRAÇA
Pça. Exaltação à Santa Cruz
20h - Quarteto Saia Justa

22 - QUARTA
SEMANA DA MÚSICA
20h - Casarão do Porto - Apresentações Musicais

23 - QUINTA
SEMANA DA MÚSICA
20h - Casarão do Porto - Apresentações Musicais

24 - SEXTA
SEMANA DA MÚSICA
20h - Casarão do Porto - Apresentações Musicais

25 – SÁBADO
SEMANA DA MÚSICA
Ruínas da Lagoinha
8h - Banda Sinfônica Padre Anchieta
SERESTAS E SERESTEIROS
20h - Auditório do Casarão do Porto



Escolas de Ubatuba fazem festas neste sábado

Os formandos das oitavas séries e a Associação de Pais e Mestres da E. M. Tancredo Neves realizam neste sábado, 11, um festival de prêmios, no intuito de arrecadar verbas para a formatura de aproximadamente 140 alunos. Os convites podem ser adquiridos na escola, que fica na Av. Rio Grande do Sul, 600 e o Festival de Prêmios começa às 18 horas de sábado.

Prefeito Silvino faz festa com a comunidade

A Escola Municipal Prefeito Silvino Teixeira Leite promove, neste sábado, uma festa em parceria com a comunidade dos bairros Marafunda, Bela Vista e Jardim Carolina. Além das barracas de entidades, que cuidarão dos comes e bebes, haverá um festival de prêmios. A festa começa às 18h e a Escola Prefeito Silvino fica na Rua Laurentina Braga, 210, Marafunda. PMU



Prefeitura se une à comunidade do Corcovado na luta por melhorias na estrada do bairro

A comunidade do bairro do Corcovado esteve reunida com representantes da Prefeitura de Ubatuba, na manhã desta segunda-feira, 6, solicitando melhorias na estrada vicinal do bairro. Uma comissão de oito moradores, liderados por Damião José da Silva e Joel Alves dos Santos, presidente e diretor da associação de moradores do bairro, respectivamente, apresentou um panorama da situação da estrada ao secretário de Obras, João Paulo Rolim e a Antonio do Prado, representante da Administração Regional Sul e Mauro Freitas, Assessor de Governo.
A prefeitura se comprometeu a estudar, junto com a comunidade, uma ação emergencial, para viabilizar o trânsito no local. Ficou definido também o envio de um projeto de lei, à Câmara Municipal, autorizando convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), para pavimentação asfáltica da estrada. A prefeitura se disponibilizou ainda a marcar uma reunião para que uma comissão composta por moradores e representantes do Executivo possa apresentar reivindicações junto ao Governo do Estado. PMU



Prefeitura substitui “bocas-de-lobo” danificadas por ações de vândalos

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Coordenadoria de Obras Públicas, substituiu, apenas nas últimas semanas, seis “bocas-de-lobo”, que foram furtadas por vândalos. Durante o penúltimo final de semana, cinco protetores de bueiros foram retirados na Rua Liberdade e outro na Avenida Dona Maria Alves. A prefeitura já realizou a substituição dos mesmos, inclusive com ajustes que dificultarão a remoção das “bocas-de-lobo”.
O coordenador do setor de manutenção de serviços públicos, Welson Nunes Clarindo e o engenheiro da Secretaria de Obras, Vital, estiveram com o delegado titular de Ubatuba, Dr. Fausto Moro Cardoso, para pedir providências quanto à ação destes vândalos, que roubam as proteções dos bueiros para vendê-las em ferros-velhos.
“Pedimos à população que ajude a tomar conta das estruturas públicas, fiscalizando e denunciando, no caso de presenciar a ação dos vândalos. O munícipe pode telefonar para a prefeitura, para a Guarda Municipal ou para a polícia, informando o acontecido. Assim, as entidades responsáveis poderão tomar as providências cabíveis”, pede Welson Nunes Clarindo, o “Paraíba”. PMU



Associação de Servidores de Ubatuba prepara Jogos Inter-Secretarias

A Associação dos Servidores Públicos Municipais (ASPEM) de Ubatuba está preparando a sexta edição dos Jogos Inter Secretarias (JOIS). Para o presidente da associação, Clélio Teodorico Coutinho, os Jogos servem para integrar o funcionalismo municipal. “Nosso objetivo é buscar o intercâmbio sócio-esportivo entre os mais de 1500 funcionários da Prefeitura de Ubatuba. O retorno do JOIS foi uma iniciativa da ASPEM, que teve o total apoio do prefeito Eduardo Cesar”, disse Clélio.
A última edição do JOIS foi realizada em 2002 e existe um equilíbrio entre os campeões. As secretarias de Administração e Esportes e Lazer conquistaram o torneio por duas vezes e a Guarda Municipal venceu uma edição.
As inscrições para o “6º JOIS” terminam nesta sexta-feira, 10, e podem participar funcionários da Prefeitura Municipal, de suas autarquias FUNDART / COMTUR, Emdurb e Câmara Municipal, com idade superior a 16 anos.
As modalidades em disputa na sexta edição do JOIS são: atletismo, basquetebol, damas, dominó, futebol de campo, futebol de mesa, futebol society, malha, natação, surf, tênis de mesa, truco, voleibol,vôlei de praia e xadrez. PMU



Mesatenistas de Ubatuba estão entre os melhores da região

O tênis de mesa de Ubatuba teve cinco atletas relacionados entre os destaques da Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa (LVTM), ficando entre os oito melhores em 2006: na categoria mirim feminino foi Thais Reis; no infantil feminino duas atletas, Tatiana Salgado e Thaissa Assai; Paula Sanches foi a melhor no adulto feminino e Jeferson Mota no adulto masculino.
A LVTM tem hoje 13 clubes participando dos campeonatos, e mais de 500 atletas cadastrados. A equipe de Ubatuba participa como convidada. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Biottencurt Jr., credita esse sucesso à implantação da escolinha da modalidade.“Podemos dizer que esses resultados podem ser considerados os primeiros frutos de nossa Escolinha Municipal de Tênis de Mesa, implantada este ano”, disse o secretário.

Top 8

A LVTM prepara agora o torneio Top 8, evento que definirá os campeões valeparaibanos individuais da temporada, envolvendo os oito melhores de cada categoria. O Top 8 será realizado no dia 10 de dezembro em local a ser divulgado pela LVTM. PMU



Torneios de águas abertas são destaque no final de semana

A natação de Ubatuba terá dois importantes compromissos neste final de semana. No sábado, 11, acontece a terceira etapa do “10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”, na praia da Maranduba. A competição terá percursos de 250, 500, mil e 3 mil metros, para nadadores a partir de 7 anos de idade. A largada está marcada para as 10 horas. As inscrições podem ser feitas na Piscina Municipal até sexta-feira, 10, e no local da prova, no sábado, 11, até às 9h.
A equipe de natação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Ubatuba venceu as duas etapas anteriores, disputadas nas praias da Almada e Enseada e lidera o torneio e a academia Winner, de São José dos Campos, está em segundo.
O “10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”, é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

Paulista de Maratonas Aquáticas

No domingo, 12, acontece a última etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, na Praia do Arrastão, em São Sebastião. As provas desta etapa terão as distâncias de 1km (curta), 3km (média) e 6km (longa).
A equipe de natação de Ubatuba conquistou, por antecipação, o Campeonato Paulista de Águas Abertas de provas curtas (Troféu Waldir de Souza), e vai a são Sebastião com diversos atletas podendo conquistar o título em suas categorias. PMU



Odirlei Coutinho dá adeus à etapa brasileira do WCT

Apesar de ter feito uma ótima campanha, vencendo inclusive o tricampeão mundial, Andy Irons, Odirlei acabou sendo eliminado

O ubatubense Odirlei Coutinho foi o último atleta nacional a se despedir da etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, versão WCT (elite do surfe mundial), que acontece em Imbituba, Santa Catarina, desde a semana passada. Odirlei foi a grande surpresa do evento e mostrando determinação, eliminou da competição o tricampeão mundial Andy Irons e avançou, na segunda-feira, para as oitavas de final do torneio. O próximo adversário foi o também havaiano Fredrick Patacchia, que Odirlei enfrentou nesta terça-feira.
Apesar de ter liderado grande parte da sua última bateria, o brasileiro perdeu a liderança no final e está fora da competição. Odirlei marcou 10.83 em suas primeiras ondas, enquanto o havaiano conquistou uma nota 8, logo no começo da competição, precisando de uma nota baixa, que veio nos instantes finais: 3.07 .
O ubatubense passou a precisar de uma nota 5.25 para reassumir a liderança, mas Patacchia aproveitou o bom momento e conseguiu 5.27 em sua última onda; faltando 38 segundos para o final da bateria, Odirlei passou a precisar de 7.45. No último segundo o ubatubense ainda achou uma onda que lhe valeu 6.50, nota insuficiente para dar prosseguimento ao sonho brasileiro, já que Peterson Rosa, o outro brasileiro que ainda estava na prova, foi derrotado, também nas oitavas de final, pelo o australiano Darren O'Rafferty.
Com a eliminação Odirlei termina a prova na nona posição, conquistando seiscentos pontos no ranking e cinco mil e quinhentos dólares de prêmio. PMU



Prefeitura de Ubatuba abre inscrições para natação de jovens e adultos

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, abriu inscrições para o sorteio de vagas na Piscina Municipal para o ano de 2007, para os nascidos de 1995 em diante.
Os interessados em participar do sorteio de vagas devem procurar a Piscina Municipal, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3832-4261. PMU


Voltar