Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 09, 2006

Notícias da Prefeitura

Agenda 21 apresenta projeto para vereadores de Ubatuba

Tendo como objetivo apresentar os trabalhos realizados pela equipe da Agenda 21 e sua importância como instrumento para a participação efetiva da comunidade nas políticas públicas do município, a coordenadora da Agenda 21 de Ubatuba, Patrícia Maciel de Souza Pereira, se reuniu com vereadores no dia 31 de outubro. Na ocasião, foi apresentada a A3P que é a Agenda Ambiental na Administração Pública.
A coordenadora explicou aos presentes como fortalecer os conselhos distritais, tendo como objetivo um desenvolvimento que permita atender às necessidades da geração atual sem comprometer o direito das futuras gerações. Também foi abordado o fortalecimento das instituições para atuar com responsabilidade e cooperação visando os interesses coletivos.
Na opinião de Patrícia, é preciso propor planos viáveis para criar uma sociedade sustentável, consolidando a visão da comunidade como protagonista atuante no planejamento da cidade. “Temos que priorizar a qualidade de vida, amenizar impactos e potencializar a sustentabilidade”, afirma a coordenadora da Agenda 21 em Ubatuba.

O que é a Agenda 21

A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana causa impacto ao meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientação para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica, perpassando em todas as suas ações propostas. A Agenda 21 traduz em ações o conceito de desenvolvimento sustentável. PMU



Fundo Social de Ubatuba entrega alimentos

O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba efetuou a entrega de 1.628 quilos de alimentos não perecíveis, arrecadados durante a “Noite do Branco”, realizada pela casa noturna 180º, onde um quilo de alimento não perecível dava direito ao acesso do público.
Metade dos alimentos foi entregue à Santa Casa de Ubatuba e o restante foi dividido entre as seguintes instituições: Casa de Recuperação ARCA, Associação Promocional de Apoio ao Farmacodependente (APAF), no bairro do Horto e Missão Jesus é Luz, no Monte Valério. “Agradeço a iniciativa dos empresários, que possibilitou o auxílio a quatro entidades de Ubatuba”, disse Denise Cesar, presidente do Fundo Social. PMU



Prefeitura promove palestra sobre cooperativismo

O principal objetivo do evento é a promover organização dos setores, visando facilitar a comercialização dos produtos

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) realizará, no próximo dia 13, terça-feira, uma palestra sobre cooperativismo, que será proferida por um técnico do Sebrae. O evento acontecerá na Escola Municipal Pe. Anchieta, às 19 horas. A palestra será voltada para todo o setor produtivo de Ubatuba, ou seja, produtores rurais, pescadores, maricultores, artesãos e outros que tenham interesse.
O principal objetivo do evento é promover a organização dos setores, visando facilitar a comercialização dos produtos. A proposta para Ubatuba é formar uma cooperativa mista, que englobe os diversos setores produtivos em apenas uma administração. Segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, esse formato de cooperativa é uma visão moderna, que agora se apresenta como opção. "Geralmente, a grande dificuldade de se formar uma cooperativa é ter um especialista que tenha a visão empresarial necessária para administrar os negócios. Unindo os diversos setores, é possível contratar um só profissional para cuidar de todos os setores".
Na ocasião da palestra, os participantes poderão saber um pouco mais sobre o que é uma cooperativa, como ela funciona, quais as formas de se montar uma cooperativa e quais as vantagens que ela traz em relação a incentivos fiscais. As inscrições devem ser feitas na hora, gratuitamente.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a criação de cooperativas em Ubatuba é muito importante, principalmente para o escoamento da produção. Ele afirma que uma das grandes dificuldades para a comercialização dos produtos é a falta de nota fiscal. “A cooperativa passa a ser empresa que responde juridicamente pelo produtor. Além do escoamento de produção, a cooperativa gera empregos e renda”, disse o prefeito. PMU



Travessia natatória da Ilha Anchieta lembra feito heróico

A heróica travessia do soldado Simão Rosa da Cunha, que atravessou a nado o canal da Ilha Anchieta durante a rebelião no presídio local, será lembrada no próximo dia 18, com a “1ª Travessia Parque Estadual da Ilha Anchieta”. Organizada pela Equipe Consciência Verde, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, a travessia visa também divulgar o turismo e a ecologia de Ubatuba.
A prova será disputada com no máximo quinze equipes mistas, compostas por três atletas e a largada acontecerá às 9 horas na Praia do Presídio, na Ilha Anchieta. Os nadadores percorrerão, em revezamento, os quase 5.500 metros do canal do Boqueirão até a Praia da Enseada. Cada atleta da equipe deverá nadar 30 minutos e efetuar o revezamento. As equipes terão um barco de apoio, onde, além dos nadadores, embarcarão o técnico e um fiscal de outra equipe.Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3833-6594.

A Rebelião

Em 20 de junho de 1952, mais de cem presos do Presídio Correcional do Porto das Palmas, então localizado na Ilha Anchieta, promoveram uma violenta rebelião. Os presos destruíram o sistema de comunicação do presídio e a noticia só chegou ao continente por intermédio do soldado Simão Rosa da Cunha, que atravessou a nado o Boqueirão até a Praia da Enseada. Sua valentia mobilizou tropas do 5° Batalhão de Caçadores, que retomaram o controle da situação na Ilha. PMU



Segunda etapa define campeões do Torneio da Melhor Idade de Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e do Fundo Social de Solidariedade, realizam nos próximos dias 24 e 25, a segunda etapa dos Torneio da Melhor Idade. A competição é disputada por participantes do projeto Atividade Física e Cidadania, que reúne pessoas com idade superior a 40 anos. O torneio define a equipe de Ubatuba que participará dos Jogos Regionais do Idoso em 2007.
As modalidades em disputa são: atletismo, bocha, buraco, dança de salão, damas, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco e vôlei adaptado. O evento é disputado em duas fases e os participantes vão somando pontos, conforme a classificação obtida. As modalidades atletismo, bocha e malha não puderam ser disputadas na primeira fase, devido às chuvas.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar, “Ubatuba tem conseguido revelar destaques com essa competição. Temos conseguido bons desempenhos nos Jogos Regionais do Idoso. Torço para que mais pessoas venham a participar, não apenas como competição, mas como uma forma de fazer novos amigos”, diz Denise.

Miss e Mister

Na sexta-feira, 24, às 19 horas, acontecerá o desfile de Miss e Mister Melhor Idade 2006. O concurso definirá os representantes de Ubatuba para a disputa estadual de 2007. Os candidatos serão avaliados em beleza, elegância, simpatia e desenvoltura em duas categorias, 50 a 59 anos e acima de 60 anos. No concurso deste ano, o Mister Ubatuba 2006, Wilson Alael Jannuzzelli, ficou pela segunda vez entre os dez melhores colocados da disputa.
As inscrições para o torneio e para o concurso de Miss e Mister podem ser feitas nos bairros onde o projeto está implantado e na Secretaria de Esporte e Lazer. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818. PMU



Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino chega à fase final

Acontece neste domingo, 12, a final do Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino, na Praia do Perequê Açu. O circuito foi disputado em três etapas, por 16 times e as oito melhores equipes do torneio disputarão o título, em sistema de eliminatórias simples.
Um sorteio realizado na quarta-feira, 8, definiu as partidas de domingo, que acontecem a partir das 9 horas: Garotas Kempes X CERE Itamambuca, Perequê Mirim X São Sebastião, Perequê Açu X Estrelinha e Padang X Rosa Dourada
O Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, com patrocínio de Esquina das Modas e apoio de Imagem Estética, Drª Daniela Fuchs, Quiosque do Japa (Perequê Açu), Quiosque Kebra’s Mar (Lagoinha), Pontual Dspachante, MS Bebidas, Peixinho Veiculos, Restaurante Tortilhão e Varejão Santa Rita. PMU

Voltar