Total de visualizações de página

sábado, novembro 04, 2006

Notícias da Prefeitura

Comunidades recebem melhorias na área da Educação

A última quarta-feira, dia 1º de novembro, foi marcada por uma série de inaugurações na área da educação em Ubatuba. A Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Educação, entregou a reforma e adequação de três unidades escolares às comunidades dos bairros da Picinguaba, Estufa II e Ipiranguinha. Os eventos contaram com a presença de diversas autoridades, entre o prefeito, secretários e vereadores, além de funcionários e as comunidades locais. Para alegrar as inaugurações, o Sexteto Caiçara e a Banda Lira Padre Anchieta receberam os convidados com belas músicas instrumentais.
O prefeito Eduardo Cesar esteve presente em todas as inaugurações e afirmou que elas são bons motivos de festa, uma vez que representam o respeito com o cidadão, com os alunos, professores e demais funcionários da rede municipal de ensino. Com essas inaugurações, nós reconhecemos a dedicação e a vontade que todos temos de dar boas condições de ensino às crianças. O importante é isso: aliar as melhorias nas estruturas das escolas ao bom trabalho prestado pelos profissionais. O pré-requisito técnico é fundamental, mas é preciso ter amor ao que faz. Podemos reformar, pintar ou construir, mas se não tivermos bons profissionais, não temos nada”.

Realizando sonhos

Logo pela manhã, a primeira inauguração foi a reforma da E. M. Iberê Ananias Pimentel, no bairro da Picinguaba. Entre as mudanças promovidas, destaca-se o pátio interno, de onde foram retiradas vigas que atrapalhavam as atividades dos alunos, além da troca do piso por um mais moderno e higiênico. Os banheiros dos alunos também passaram por uma mudança geral e foi construído um banheiro para portadores de necessidades especiais. A cozinha também foi ampliada, e agora conta com dispensa para alimentos e almoxarifado. As janelas de madeira foram substituídas por de alumínio e o prédio recebeu uma nova pintura. Atualmente a escola Iberê atende a 122 alunos do Jardim 1ª à 4ª série.
A diretora da Escola, Kati Maromano, recebeu com emoção a reforma e disse que já nem sonhava mais com as melhorias realizadas. “O trabalho ficou muito bonito, esperamos poder fazer muito mais por nossas crianças”.
A secretária de Educação, Patrícia Veloso também se emocionou bastante em seu pronunciamento e afirmou ter um carinho especial por esse bairro, onde seus avós e pais sempre moraram. “O sonho ainda não acabou. Nosso propósito é possibilitar cada vez mais a inclusão das crianças nas escolas, porque só assim, com as escolas cheias, é que conseguiremos esvaziar as cadeias desse país.”

Casa própria

No período da tarde, foi a vez da Emei da Estufa II, na praça Maracanã, que havia sido desativada no início do ano, por falta de condições de uso. O prédio, que conta com duas salas e refeitório, foi totalmente reformado: as salas foram ampliadas; novas janelas foram colocadas para melhorar a iluminação e ventilação; o telhado foi reparado e todo o prédio pintado. A creche tem capacidade para abrigar 95 crianças.
A presidente da Sociedade Amigos do Bairro Estufa, Esmeralda Santos, afirmou que é uma grande satisfação participar da inauguração de mais uma importante obra no bairro. “Essa Emei é resultado de uma luta das mães, em parceria com a associação de bairro e a prefeitura. A criançada da Estufa merece esse olhar carinhoso e um lugar decente para ficar enquanto as mães trabalham”.
Para a diretora da unidade, Jocely dos Reis, a conquista da “casa própria” é uma grande alegria. “O número de crianças na Estufa II é muito grande. Sei que ainda não atingimos o nosso ideal e isso, de certa forma é bom, porque significa que não podemos parar de lutar. Esse é apenas o começo de tudo. Fazer parte do desenvolvimento de nossas crianças e do nosso bairro é uma grande honra para nós.”
O vereador Claudinho acompanhou a inauguração e expressou sua alegria em ver as melhorias na área da educação. “Muitas crianças passam mais tempo na escola do que em casa. A responsabilidade de mantê-los junto aos professores, que acabam sendo um pouco pais dessas crianças. A estrutura ideal é fundamental para que um bom trabalho seja executado.
A secretária Patrícia Veloso disse que, para o ano que vem, existe a perspectiva de ampliar o número de vagas, com a construção de uma creche municipal no bairro.

Mundo infantil

Finalizando a série de inaugurações, o prefeito Eduardo Cesar entregou o CEI (Centro de Ensino Infantil), um projeto da Prefeitura em parceria com o Instituto Aryran, à comunidade do populoso bairro Ipiranguinha. O CEI Ipiranguinha atende 43 crianças de 0 a 3 anos, em período integral em ambientes decorados de acordo com as atividades: cantinho da leitura, cozinha, tanque de areia, circuito para velocípedes, roda de conversas, área da fantasia, brinquedoteca, entre outras diversões.
A vereadora Luciana esteve presente nesta inauguração e afirmou ter percebido a grande transformação realizada no local. “Percebemos que um trabalho bem diferente está sendo realizado. Essa idade é muito importante, precisa de um atendimento especializado como esse, que está sendo realizado aqui”. PMU



Ubatuba inaugura nova ala da Santa Casa

Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, o prédio da nova ala irá abrigar clínica médica e UTI; no total serão mais 30 novos leitos para a Santa Casa

A Prefeitura de Ubatuba, em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde, inauguraram, nesta sexta-feira, 3 de novembro, a estrutura física da nova ala da Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba. A solenidade contou com a presença do secretário adjunto estadual de Saúde, Ricardo Oliva, além de autoridades municipais, profissionais da saúde, representantes de associações de bairros e comunidade.
A estrutura física inaugurada representa a primeira etapa de um projeto que teve início há dez anos. Agora, a luta é pela busca de parcerias com a iniciativa privada, comunidade e governos para equipar a nova ala, que compreende uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com capacidade para dez leitos; duas salas de isolamento para pacientes com doenças infecto-contagiosas e uma clínica médica com nove quartos. No total, serão mais 30 novos leitos para a Santa Casa de Ubatuba.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcos da Silveira Franco, a busca por recursos e a implementação dessa obra na Santa Casa justifica-se por três razões principais: a carência dos serviços de UTI para atender casos graves, aliada à falta de vagas em outros municípios; o grande número de pessoas que vêm para Ubatuba na temporada e conseqüente aumento de acidentes e, por último, a adequação necessária para habilitar o município a fazer neurocirurgias.

Depende de nós

Marcos Franco afirma que iniciativa privada, por meio do Banco Santander Banespa já viabilizou a implantação de seis leitos equipados para a nova UTI. “Esse exemplo pode ser seguido por qualquer empresa que tenha interesse em fazer parte desse belo projeto. É possível adotar quartos ou leitos da nova ala e equipá-los, tornando a empresa parceira e registrando seu nome na história. Esse sonho só é possível se nos dermos as mãos e tivermos consciência que esse é nosso único hospital e que ele é de todos nós”.
O secretário estadual adjunto de Saúde, Ricardo Oliva, que esteve presente na inauguração, já participava das articulações para a construção dessa nova ala há dez anos atrás. Ele afirmou que a demora na conclusão de uma obra como essa pode parecer descaso, mas reflete a dificuldade que existe em implementar a saúde em todo o país. “Na minha opinião, esse espaço é fruto da visão da sociedade e dos administradores, que sabem e determinam o que querem. É responsabilidade do governo do estado ser parceiro de projetos como esse, para garantir que os cidadãos, sejam daqui, ou sejam de fora, tenham direito a um atendimento digno de saúde”.

Implemento turístico

Para o prefeito Eduardo Cesar, a inauguração dessa primeira etapa não significa apenas uma “entrega de paredes” e sim, uma grande conquista. “A comunidade ubatubense tem algo importante a comemorar. Trata-se de um esforço concentrado entre todas as esferas de governo e a comunidade. Com a conclusão dessa obra, além da atenção ao cidadão ubatubense, estamos implementando também o nosso potencial turístico. Basta pensarmos na quantidade de pessoas que nos visitam e que, eventualmente, necessitam de um atendimento de qualidade”.
O provedor da Santa Casa, Jurandiau Lovizaro ressaltou que esse espaço é resultado do esforço de inúmeras pessoas. Para o vereador e também médico da Santa Casa, Ricardo Cortes, a implantação da nova ala representa um salto rumo ao futuro, que facilitará a vida de todos, que sempre, em algum momento da vida, precisarão dos serviços prestados no hospital.
A construção da nova ala da Santa Casa reuniu esforços e verbas da Prefeitura, do Governo Estadual, do Ministério de Saúde e da iniciativa privada. No total foram investidos cerca de R$ 1 milhão. O prefeito Eduardo Cesar afirma que essa parceria está resultando em um grande avanço para Ubatuba. "A Santa Casa de Ubatuba poderá contar com novas e importantes ferramentas para salvar vidas. Desde que assumimos a administração de Ubatuba uma das nossas maiores preocupações era a transformação do sistema de saúde no município. Hoje estamos conseguindo unir forças e proporcionar um atendimento mais digno à população ubatubense".

Mudanças e reformas

Desde que assumiu a Santa Casa, no início de novembro de 2005, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria municipal de Saúde, em parceria com os governos estadual e federal, vem realizando reformas em todo o prédio e mudanças na estrutura de funcionamento do hospital.
Entre as diversas mudanças, a Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação. Onde antes havia apenas um leito, uma bomba de fusão e um cardioversor, foram instalados quatro novos conjuntos de equipamentos. O secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco relata que quando aconteciam acidentes graves envolvendo mais de três pessoas, era comum perder pacientes. Além disso, toda a área do Pronto Socorro foi azulejada e reformada. Trocou-se o telhado e o piso e melhorou-se a iluminação. As mesas dos consultórios foram substituídas por bancadas de granito, que proporciona melhor higienização. A cozinha foi completamente reformada e os funcionários possuem agora um novo refeitório.
Novas mudanças estão previstas para começar ainda este ano. A lavanderia e a sala de esterilização, que hoje funcionam dentro da Santa Casa, terão um prédio próprio, liberando espaço para se implantar um consultório de pediatria. O número de salas cirúrgicas poderá ser triplicado, reservando, inclusive, uma sala somente para a maternidade. PMU

Voltar