Total de visualizações de página

sábado, novembro 18, 2006

Notícias da Prefeitura

Sábado, 18, é Dia D de Combate ao mosquito da Dengue

O próximo sábado, dia 18, será marcado pelo Dia D de Combate à Dengue em todo o Brasil. Este ano, o slogan da campanha é "Dengue se combate o ano todo" e tem como objetivo fazer com que as ações de combate se tornem um hábito da população. Em Ubatuba, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizará um evento na Praça Capricórnio, das 8:30 às 14h.
Diversas atividades, voltadas principalmente para as crianças, estão programadas para o dia D em Ubatuba. Entre outras atrações, as crianças poderão visualizar a larva do mosquito, por meio de um microscópio, acompanhar as fases do ciclo de desenvolvimento e aprender sobre as formas de prevenção da doença, além de participar de diversas brincadeiras e distribuição de brindes.
Além do Dia D, durante toda a semana, as ações de conscientização e prevenção já realizadas pela Secretaria de Saúde serão intensificadas junto às comunidades dos bairros. Em Ubatuba, a atividade turística durante a temporada reforça a necessidade de haver um trabalho sério, não só por parte da Prefeitura, mas da comunidade como um todo. Se uma pessoa contaminada vier para a cidade, pode provocar uma epidemia.

"Dengue se combate o ano todo"

O Dia D surgiu como forma de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de redobrar os cuidados de prevenção, devido à chegada do verão, em que as chuvas são mais freqüentes e o calor, mais intenso. Segundo o superintendente de proteção à saúde, Neilton Nogueira, o slogan "Dengue se combate o ano todo" também tem a ver com as mudanças climáticas que estão ocorrendo nos últimos anos. "Por isso, a campanha nacional deste ano está com a proposta de incentivar a necessidade de criar hábitos diários de eliminação de criadouros do mosquito".
Neilton alerta ainda que existe um levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostrando que a letalidade da doença está maior. "O vírus está cada vez mais agressivo e também por isso há a necessidade de uma estratégia coletiva, contando com a participação efetiva da comunidade".

Prevenir é a solução

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.
Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:
- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.
- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.

- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.
- O inimigo pode estar escondido acima do alcance dos olhos. Por isso, é bom sempre vistoriar e limpar calhas e lajes das casas. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados

- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.
- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. Fure latas e pneus. Este último é um de seus lugares preferidos, por ser escuro e poroso, proporciona condições ideais para a postura de ovos.

- Mantenha seu quintal livre de copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que possa acumular água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado. PMU



Avenida Iperoig estará interditada por duas semanas

A Prefeitura de Ubatuba, através da Coordenadoria de Trânsito, informa que a partir desta sexta-feira, 17, a Avenida Iperoig estará interditada no trecho entre a Rua Conceição e a Rua Dr. Esteves da Silva. A interdição ocorre devido às obras de reurbanização na Avenida Iperoig e deve durar cerca de duas semanas.
Enquanto isso, o tráfego será desviado para a Rua Salvador Corrêa e a Rua Félix Guisard terá, provisoriamente, sua mão revertida para atender o motorista que vem da Rua Salvador Correa, já que a Rua Condessa de Vimiero, na altura da Avenida Iperoig, também estará interditada.
A prefeitura já providenciou a sinalização necessária e a Guarda Municipal fará a devida orientação, para minimizar os transtornos ao motorista. PMU



Prefeitura alerta população para evento não autorizado

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo informa à população, desta e de outras cidades, que a suposta empresa "Bayer Promoções e Eventos LTDA" não possui qualquer tipo de autorização dessa municipalidade ou do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) para a realização de eventos em nosso município. Tal empresa vem vendendo, em diversas cidades, espaços para uma suposta feira de eventos em Ubatuba, que até o momento não está autorizada. As pessoas que se sentirem lesadas devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo da cidade, pelo telefone: 3833-3300. PMU



Setor produtivo de Ubatuba recebe palestra sobre cooperativismo

A formação da cooperativa é uma importante ferramenta que facilita na comercialização dos produtos e vem somar forças com o programa de manejo sustentável que vem sendo implementado no município

Cerca de 50 representantes do setor produtivo de Ubatuba, formado basicamente por produtores rurais, pescadores, maricultores e artesãos, participaram de uma palestra sobre cooperativismo, na última terça-feira, 14, na Escola Municipal Pe. Anchieta. O principal objetivo do evento, realizado pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) foi promover a organização dos setores, visando facilitar a comercialização dos produtos.
A palestra foi proferida por um técnico do Sebrae e a proposta para Ubatuba é formar uma cooperativa mista, que englobe os diversos setores produtivos em apenas uma administração. Segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, esse formato de cooperativa é fruto uma visão moderna, que agora se apresenta como opção. "Geralmente, a grande dificuldade de se formar uma cooperativa é ter um especialista que tenha a visão empresarial necessária para administrar os negócios. Unindo os diversos setores, é possível contratar um só profissional para cuidar de todos os setores. Além disso, a cooperativa passa a ser empresa que responde juridicamente pelo produtor e elimina uma das grandes dificuldades para a comercialização dos produtos, que é a falta de nota fiscal”.
Para o prefeito Eduardo Cesar, com essa reunião, "a semente foi plantada". "A prefeitura está à disposição do grupo para ajudar na formação da cooperativa, que é uma importante ferramenta que facilita na comercialização dos produtos e vem somar forças com o programa de manejo sustentável, que vem sendo desenvolvido pela Smapa". PMU



Prefeitura realiza capacitações para ambulantes e profissionais de salões de beleza

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizará uma capacitação para manipuladores de alimentos, direcionado aos vendedores ambulantes com licenças novas. O curso acontecerá na segunda-feira, 20, no auditório da E.M. Tancredo, a partir 9 horas. Todas as pessoas que adquiriram as novas licenças deverão passar pela capacitação, sob pena de não receber a licença.
O objetivo do curso é fazer com que os vendedores ambulantes adotem as práticas de higiene necessárias para produzir e comercializar alimentos seguros, evitando infecções e intoxicações alimentares durante a temporada. Serão passadas noções sobre infecções alimentares, hábitos de higiene, desinfecção, armazenamento, descongelamento e formas de evitar a ocorrência de vetores, como ratos e baratas.
O curso terá duração total de quatro horas e os participantes receberão certificado no final. Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, “o curso é obrigatório, para bloquear pessoas que não tenham capacitação para manusear alimentos. Nós queremos diminuir ao máximo o risco de contaminações e infecções alimentares”.

Desinfecção e Esterilização de Instrumentais de Salão de Beleza

Outro treinamento promovido pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, será um curso de Desinfecção e Esterilização de Instrumentais de Salão de Beleza. A capacitação acontecerá no auditório do Centro de Referências de Especialidades, nos dias 20 e 22. No dia 20, há duas opções de horário: 9 e 14h. No dia 22, o horário é às 19h. O objetivo do curso é ensinar técnicas de desinfecção para manicures, podólogos, calistas, cabeleireiros e barbeiros, assegurando a qualidade dos serviços prestados à população.
A Superintendência de Proteção à Saúde, órgão ligado à Secretaria de Saúde, está realizando, desde junho, o cadastramento de todos os salões de beleza da cidade. Os estabelecimentos que não estiverem de acordo com as normas da Vigilância Sanitária serão notificados.
De acordo com Neilton Nogueira, o intuito da fiscalização é orientar os profissionais sobre os riscos sanitários. "Nossa função é afastar os riscos à saúde da população. Queremos trabalhar como parceiros desses profissionais, prestando um respaldo técnico aos salões de beleza e barbearias da cidade".
As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pelo telefone 3832-6810, com Vânia e Adriano, ou pessoalmente, na Secretaria de Saúde, que fica na Av. Rio Grande do Sul, 710. PMU



Transpetro realiza recadastramento de agentes ambientais em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, através de uma parceria entre a Transpetro e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizará o recadastramento Agentes Ambientais Voluntários que fizeram curso de formação no ano de 2003. Os interessados deverão participar de um novo curso que acontecerá no próximo dia 27, na Escola Tancredo Neves, das 8h às 12h.
O curso será promovido pela Alpina Briggs Defesa Ambiental, com palestras ministradas pela psicóloga Ivanir Maciel, que falará sobre a importância da preservação do meio ambiente. O especialista Mário Izidoro, também marcará presença, para relembrar aos agentes ambientais as principais técnicas aprendidas durante o curso de 2003.
O curso para o recadastramento terá duração de quatro horas. Os interessados poderão fazer a pré-inscrição até o dia 22, na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3833-4636, das 9 às 14h. No dia do evento, é necessário apresentar a carteirinha de identificação de Agente Ambiental. A Escola Tancredo Neves fica na Avenida Rio Grande do Sul, no centro de Ubatuba. PMU



Santa Casa agradece à comunidade

A Santa Casa de Ubatuba agradece as doações recebidas durante os meses de setembro e outubro. Entre as diversas pessoas que se dispõem a ajudar a entidade, estão: Andréia Guzzi, José Roberto, Elias Guerra, Eliana do Rosário, Eloísa Arruda Camargo, Raul Rocha, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Gráfica São Lourenço, Rotary Club, Casa Veloso, Tapeçaria Abirached, Oficina Nossa Senhora Rita de Cássia, Casa Nova, Casa Santista, Cimentuba, Comercial Itaguá, Getuba, Grupo Boturussú, Litoral Tintas, Madeireiro, Origuela Material para Construção, Pacu Madeiras, RC Comércio, Tadioto, Funcionários PMU, alunos das escolas Criar-te, Olga Gil e Tancredo. Agradecemos tambpem: Edmilson José Guedes, Gilda Maria de Almeida, Toninho Terraplenagem, Luis Carlos Passos, Associação das Acácias, Grupo Boturussu, Parafusos JR, Pousadinha Ubatuba, Restaurante Pecado da Gula, Sacolão da Economia, Sociedade Amigos do Recanto da Lagoinha (Sarela), Seicho No Ie, Varejão Perequê Açu, Varejão Santa Rita, Varejão Xareu, Alunos do Colégio Taba, Afusca e Funcionários da Prefeitura de Ubatuba. PMU



Fundart promove Semana da Música em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Grupo Setorial de Música da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), promove, entre os dias 22 e 26 de novembro, a Semana da Música. A programação apresenta grupos nascidos na Banda Lira Padre Anchieta e na Fundação, além de workshops e shows com convidados especiais. Algumas apresentações poderão acontecer na Praça Anchieta, em frente ao Casarão do Porto, se o tempo ajudar. Acompanhe a programação e participe!

PROGRAMAÇÃO SEMANA DA MÚSICA

22 DE NOVEMBRO - QUARTA - CASARÃO DO PORTO
20H - COQUETEL DE ABERTURA
2OH3O – TUPINAMBRÁS (QUARTETO INSTRUMENTAL BRASILEIRO)
21H – CANOÁ (GRUPO VOCAL)
21H30 - DUDU QUARTETO (WORKSHOW)

23 DE NOVEMBRO - QUINTA - CASARÃO DO PORTO
20H - FANDANGO CAIÇARA
20H30 - CORAL FUNDACC
21H - SAIA JUSTA (QUARTETO DE CLARINETES)
21H30 - CANJA FRESCA (APRESENTAÇÕES DE NOVOS GRUPOS)

24 DE NOVEMBRO - SEXTA - CASARÃO DO PORTO
18H - WORKSHOP DE PERCUSSÃO COM MARCO AURELIO (MARCÃO)
19H - WORKSHOP DE VIOLÃO - MÚSICA ANTIGA COM PAULO ANDRADE
19H - PROJETO ALEGR’ART
20H - DEDO GORDO (WORKSHOW DE VIOLÃO 7 CORDAS E FLAUTA)
21H - SEXTETO CAIÇARA (QUINTETO DE METAIS E PERCUSSÃO)
21H - CANJA FRESCA (APRESENTAÇÕES DE NOVOS GRUPOS)

25 DE NOVEMBRO - SÁBADO - CASARÃO DO PORTO
20H - SERESTAS E SERESTEIROS
COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO GRUPO SOLSTÍCIO MAIOR

26 DE NOVEMBRO - DOMINGO
10H - CAMERATA DE VIOLÃO
11H - SINFÔNICA LIRA PADRE ANCHIETA
PMU



Atleta de Ubatuba conquista bicampeonato brasileiro de supino

Só neste ano, Tico Sapão já conquistou quatro títulos para Ubatuba

O atleta ubatubense Tico Sapão conquistou o bicampeonato no Brasileiro de Supino da Conbrafa – Confederação Brasileira de Atletas de Força, ocorrido no último dia 11 de novembro, no Rio de Janeiro. Tico Sapão esteve com o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, para agradecer o apoio que a atual administração tem dado ao esporte. “Quero agradecer o prefeito Eduardo Cesar e a Secretaria de Esportes e Lazer, por até hoje não falhar no apoio ao transporte para competirmos fora da cidade. Eu só precisava de uma chance e agora que estou tendo, não estou decepcionando”, disse o atleta.
De acordo com Tico Sapão, que tem 33 anos e está envolvido com a musculação desde os 15, os bons resultados que vem conquistando se devem muito ao apoio do técnico e amigo, o campeão brasileiro e paulista de fisiculturismo, Adaílson “Terra”. “Já estou envolvido com o esporte há algum tempo, mas intensifiquei as técnicas neste último ano, na Terra Academia”, conta Tico Sapão, que agora se prepara para os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, onde vai participar pela equipe de demonstração.

Quatro títulos só em 2006

Tico Sapão já conquistou para Ubatuba quatro títulos neste ano: campeão carioca aberto de powerlifting, tricapeão de supino BullsGym de Caçapava, campeão open de supino profissional de Guaratinguetá e bicampeão brasileiro da Conbrafa.
O atleta lembra que apesar de Ubatuba ser conhecida como a “capital do surfe”, a cidade também possui campeões em outros esportes, que precisam de apoio e patrocínio. “Preciso de uma pessoa, um empresário, que me ajude com suplementos alimentares, que é o que me falta e está me prejudicando”, conta Tico Sapão, que apesar do apoio que recebe da prefeitura, ainda necessita de ajuda para adquirir os suplementos. “Quero agradecer de coração as pessoas que têm me ajudado: Opinião Calçados e Meias, Restaurante 100 Miséria, Casanga Night Bar e Terra Academia, esta é a minha equipe, que tem me ajudado desde o começo”, completa Tico Sapão. PMU



Vôlei mirim feminino de Ubatuba na final da Liga

A equipe de vôlei mirim feminino de Ubatuba vai lutar pelo título de campeã na Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali). No último dia 15, Ubatuba venceu Jambeiro por 3 sets a 1 (22/25, 25/19, 25/23 e 25/10) na segunda partida da semifinal, disputada na casa do adversário e assegurou a vaga na final do torneio.
O vôlei feminino de Ubatuba conta com as jogadoras Mariana, Luisa, Anny, Fernanda, Carol, Amanda Zuim, Talita, Ágata e Juliana, é dirigido por Geraldo Vanoni e auxiliado por José Carlos Soares.

Final


Agora as meninas treinadas por Geraldo Vanoni terão pela frente um duro desafio: a equipe enfrenta o time do Atleta Cidadão, de São José dos Campos, na luta pela medalha de ouro.
“Chegar a final era nosso objetivo, e conseguimos. A equipe do Atleta Cidadão é favorita, porém se elas deixarem Ubatuba jogar, garanto que daremos trabalho”, disse o treinador.
A primeira partida acontecerá em Ubatuba, no sábado, 25, às 11 da manhã e a segunda (e terceira, caso haja necessidade) em São José. PMU


Voltar