Total de visualizações de página

sábado, novembro 11, 2006

Notícias da Prefeitura

Escolas de Ubatuba ingressam em projeto de aprendizagem presente em 48 países

O
Think.com é uma iniciativa da fundação norte-americana Oracle; as escolas de Ubatuba são as primeiras da rede pública brasileira a ingressar no projeto

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, esteve em São Paulo, na última quinta-feira, 9, para o lançamento oficial do Projeto Educacional
Think.com, uma iniciativa da Oracle Education Fountation, fundação norte-americana, sem fins lucrativos, financiada pela Oracle Corporation, empresa líder mundial na área de banco de dados.
O
Think.com é uma comunidade de aprendizagem online, direcionada a alunos do ensino fundamental e médio e que reúne 300 mil estudantes e professores de todo o mundo. O projeto é realizado num ambiente virtual totalmente gratuito, onde apenas alunos e professores de escolas participantes podem entrar. O projeto fornece instrumentos gratuitos e atraentes para aprendizagem online.
Através do acesso, os membros utilizam websites e ferramentas interativas para publicar suas idéias, colaborar em projetos e aprender juntos, com professores propondo projetos para serem realizados pelos alunos de forma colaborativa, dentro desta comunidade, que se encontra presente em 48 países.
No Brasil, o projeto conta com as parcerias da “A Escola do Futuro” - núcleo de pesquisa em educação da Universidade de São Paulo – USP e da Prodesp - Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

Em Ubatuba

As escolas municipais de Ubatuba “Padre José de Anchieta” e “Tancredo de Almeida Neves” foram as primeiras escolas públicas no Brasil a ingressar no projeto. Professores de ambas escolas já participaram da capacitação com o Prof. Dr. César Nunes, da Escola do Futuro da USP. “Somos gratos a Oracle e à Escola do Futuro por terem nos dado a oportunidade de sermos as primeiras instituições públicas de ensino no Brasil a integrar nessa comunidade educacional. Nosso trabalho agora é dar continuidade e conseguir meios de ampliar o máximo possível o acesso a todos os nossos alunos” disse a secretaria de Educação de Ubatuba, Patrícia Pereira.
Para o prefeito Eduardo Cesar, o ingresso das escolas de Ubatuba no
Think.com é extremamente importante porque oferece oportunidades que até então eram de difícil acesso para a maioria dos alunos. “A inclusão da informática nas escolas municipais é essencial, já que a tecnologia está cada vez mais presente em todas as áreas de trabalho. Nossos alunos devem estar preparados e habituados com os conceitos de Internet”, concluiu o prefeito. PMU



Comunidade da Região Oeste é convidada para participar do Conselho Gestor de Saúde

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, convida a comunidade organizada da Região Oeste do município a comparecer à plenária que escolherá os membros do Conselho Gestor de Saúde nesta região. A reunião acontecerá no próximo dia 20, às 18h30, na Unidade de Saúde da Família do Bairro Ipiranguinha.
A função do Conselho Gestor de Saúde é definir necessidades e prioridades nessa área, procurando desenvolver, dentro do possível, propostas de atuação e programação para o governo. O principal objetivo deste grupo, formado de maneira paritária por usuários, funcionários e representantes do governo, é ampliar a participação social na gestão do Sistema Único de Saúde. O Conselho tem o poder de influenciar em decisões que tratam da formulação de estratégias e da execução da política de saúde, incluindo os aspectos econômicos e financeiros.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que a participação popular é fundamental para que as necessidades dos cidadãos sejam sanadas satisfatoriamente. “O cidadão tem o direito de opinar, de dizer o que é necessário e o que podemos fazer para melhorar o atendimento à população. Essa é a única forma de se construir um governo realmente democrático, fundamentado nos anseios da comunidade”, ressaltou o prefeito. PMU



Homenagem ao Dia da Consciência Negra tem exposição e documentários

Para homenagear o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Fundart e a Prefeitura Municipal de Ubatuba realizarão uma exposição com obras de artistas plásticos e fotógrafos locais no Casarão do Porto, entre os dias 14 e 26 de novembro. Dalva de Oliveira, Costa Simões, Eduardo Mittermager, Edja Moreira e François Guerin são alguns dos artistas que participam, com obras relacionadas à cultura negra. O coquetel de abertura está programado para o dia 14, às 20 horas, no mesmo local.
O documentário Matriz Negra (O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro) e um programa gravado pela TV Escola, que aborda o ensino da cultura afro-brasileira e africana na educação básica, também farão parte da programação. Essas duas projeções têm por objetivo discutir a importância da cultura negra no país e são recomendadas aos professores. As exibições serão às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 12h e segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h às 17h30, no auditório do Casarão. A entrada é franca. PMU



Escola de Ubatuba apresenta peça idealizada por alunos

A Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves apresenta por mais uma semana o espetáculo “Bonecolândia - Uma cidade animada”. A peça foi criada pelos participantes do “Ubaturma”, projeto desenvolvido na unidade escolar e que atende aproximadamente 160 alunos de quinta a oitava séries e classes especiais.
A estréia aconteceu na última segunda-feira, 6, e foi prestigiada por aproximadamente 100 pessoas, entre pais de alunos e convidados. Idealizado pelo comunicólogo Jorge Lee, o “Ubaturma” promoveu, por cinco meses, oficinas de bonecos, interpretação, musicalidade, figurinos, cenografia e coreografias. A diretora da escola, Rose Marangoni, salienta que a peça mexeu com o dia-a-dia dos alunos. “Foi incrível a movimentação dos alunos para a criação do espetáculo, que com certeza agradará a todos”, diz a diretora.
As apresentações, a princípio, aconteceriam apenas para os alunos do Tancredo até o dia 10, porém outras unidades escolares quiseram conhecer o trabalho, por isso a direção da escola prorrogou as apresentações por mais uma semana.

Uma cidade animada

A estória fala sobre a Bonecolândia, uma cidade que pode estar em qualquer lugar do planeta, com personagens que sugerem reflexões sobre aspectos sociais, psicológicos e políticos, envolvendo o publico em uma grande viagem. “Bonecolândia foi criada para as pessoas que acreditam em um novo tempo a cada segundo e que nunca desistem de seus sonhos”, diz Jorge Lee. PMU



Prefeitura inicia recuperação do pavimento na Rua Salvador Corrêa

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou nesta semana as obras de recuperação do pavimento da Rua Salvador Corrêa, no trecho entre as Ruas Thomaz Galhardo e Liberdade, no Centro da cidade. Já foram retirados e transportados os paralelepípedos da rua, que vai receber o material conhecido como “cbuq” (concreto betuminoso usinado a quente).
A obra está sendo realizada através de convênio com o Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias), que viabilizou R$ 475 mil para a colocação do asfalto. A empresa responsável pela obra, vencedora da licitação, é a Gama Engenharia, de Caraguatatuba.
O convênio com o Dade abrange também outras ruas, como a Cunhambebe e algumas vias do Itaguá. Todas estas obras fazem parte do projeto de recuperação do sistema viário central de Ubatuba. A previsão para o término dos serviços é de quatro meses, sendo que a Salvador Corrêa deve estar pronta dentro de mais ou menos quarenta dias.

Reurbanização da Avenida Iperoig

A melhoria no leito carroçável da Rua Salvador Corrêa também faz parte do projeto de reurbanização da Avenida Iperoig. A rua já está recebendo um tráfego bem maior desde o início das obras na avenida, já que enquanto a mesma está interditada, o trânsito está sendo desviado para a Salvador Corrêa, que passou a funcionar em duas mãos.
As obras de recuperação do pavimento na Salvador Corrêa prepara a rua para receber o tráfego da temporada, sendo que a Avenida Iperoig funcionará com apenas uma mão (sentido Centro-Perequê-Açu). A intenção é a melhoria no tráfego, que deve fluir com maior rapidez e facilidade.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a Rua Salvador Corrêa já está com aspecto bem melhor, com a construção do novo muro do cemitério e a sede da Casa do Brinquedo. “A prefeitura está buscando facilitar a vida dos motoristas, proporcionando meios de melhorar o tráfego, principalmente na temporada de verão. A Rua Salvador Corrêa faz parte desta intenção, com a melhoria do pavimento e do aspecto visual”. PMU



Prefeitura realiza limpeza de valas para prevenir enchentes no verão

A Secretaria de Obras também está realizando limpeza pública, já visando a vinda de turistas para as festas de fim de ano

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está realizando limpezas de valas em diversos pontos do município, visando a prevenção de enchentes durante a temporada de verão, quando normalmente ocorrem fortes chuvas. A maioria dos serviços está sendo realizada no bairro do Perequê-Açu, onde estão as valas que mais necessitam de limpeza. Outro bairro que já recebeu a equipe da prefeitura foi a praia das Toninhas.
De acordo com o encarregado do setor de limpeza pública da prefeitura, Josué Benedito Monteiro da Silva, as chuvas do fim da semana atrapalharam o serviço, mas a partir da próxima segunda-feira, os trabalhadores braçais voltam a trabalhar nas valas que estiverem com maior necessidade de limpeza.
Desde o início desta administração, já foram limpos 15 mil metros de valas, com o objetivo de proporcionar melhor drenagem de águas pluviais, evitando alagamentos, além da colocação de dezenas de tubulões em vários bairros do município.

Limpeza pública

Trabalhadores braçais da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estão realizando limpeza pública em vários bairros, já deixando a cidade pronta para o recebimento de turistas para as festas de fim de ano. Toninhas, Perequê-Mirim, Enseada, Lázaro e Centro são os primeiros bairros a receber roçadas, capinação e limpeza de praias, canais, margens de rios, ruas e estradas municipais, corte de grama, poda de árvores, entre outros serviços.
Para o prefeito Eduardo Cesar, “uma cidade limpa deixa o turista muito mais à vontade e incentiva todos a manter esta limpeza. O turista chega aqui e encontra um lugar aconchegante, que está sendo bem cuidado pela administração pública”. PMU



Prefeitura realiza nivelamento de rua na Estufa 2

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou, durante esta semana, serviço de nivelamento e cascalhamento da Rua Sérgio Lucindo, no bairro Estufa 2. O serviço foi feito no trecho da rua após o Fórum, local não asfaltado, cujo centro do leito carroçável estava abaixo do nível. A equipe da Secretaria de Obras realizou também a limpeza da sarjeta.
O serviço foi realizado atendendo a reivindicações de diversos moradores do bairro que estavam descontentes com a situação da rua. As chuvas dos últimos dias atrapalharam a finalização do serviço, que deve ser continuado na próxima semana. PMU



Torneio reuniu amantes da pesca esportiva em Ubatuba

O Clube de Pesca de Ubatuba (CPU) realizou nos dias 4 e 5 a sexta edição do Ubapesc, torneio de pesca esportiva em duplas. Pescadores de todo o Estado participaram da competição, que teve como vencedora, no geral e entre os federados, a dupla formada por Celso Mathias e Flavio Rodrigues, do Clube de Pescadores do Vale do Paraíba (CPEVAP). Na categoria avulso, os vencedores foram Jorge Luiz Morais e Ideraldo Luiz Toledo (CPU – Mar de Taiada).
No total foram capturadas 361 peças, sendo que a maior pertenceu a Flavio dos Santos, do CPEVAP. Os pescados foram doados a instituições, conforme consta no regulamento.
“Desde a primeira edição o Ubapesc vem trazendo a Ubatuba grandes nomes da pesca esportiva. Já tivemos a participação de diversos campeões brasileiros e até mundiais participando dos nossos torneios”, disse Juscelino Soares Barbosa, presidente do CPU
O 6º Ubapesc foi promovido pelo Clube de Pesca de Ubatuba, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, supervisão da Confederação Brasileira de Pesca e Desporto Subaquáticos, fiscalização da Federação Paulista de Pesca e Lançamento e arbitragem da Comissão Nacional de Arbitragem. PMU

Voltar