Total de visualizações de página

terça-feira, novembro 28, 2006

Notícias da Prefeitura

Fundart entrega certificados aos mestres-artesãos de Ubatuba

Na ocasião, acontecerá também a abertura da Mostra do Despertar do Mestre-Artesão, com obras produzidas pelas oficinas de design realizadas na Fundart durante o segundo semestre de 2006

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) realizará, no próximo dia 1º, às 19h30, no auditório da Fundação, a entrega de certificados de Mestre-Artesão para onze artistas da cidade, reconhecidos por seus trabalhos tradicionais pelo projeto "Despertar do Mestre-Artesão". Logo após a cerimônia, haverá a abertura de uma mostra que leva o mesmo nome do projeto, com obras produzidas pelas oficinas de design realizadas na Fundart durante o segundo semestre de 2006, com 46 participantes.
A mostra apresenta artesanatos produzidos em entalhes de madeira, cestaria de taquara de lixa, cerâmica, papel machê e tear, entre outras técnicas. Os trabalhos são frutos de pesquisas sobre a cultura caiçara desenvolvidas durante as oficinas, em que os elementos tradicionais da região foram resgatados. Esses elementos foram incorporados na feitura de novos objetos com identidade local, desenvolvidos nas oficinas.

Reconhecendo talentos

As oficinas foram realizadas sob a direção do artesão e pesquisador do artesanato brasileiro, Carlos Herglotz. Para ele, o reconhecimento dessas pessoas como “mestres” é um primeiro passo para tornar pública a importância desses talentos e de seus ofícios. "O segundo passo é despertar interesse na comunidade em aprender suas técnicas, a fim de preservá-las e enriquecê-las. É o que está sendo feito nesta fase do trabalho”, diz Herglotz.
Segundo o pesquisador, o contato com os mestres de ofício revelou que o município tem uma riqueza ímpar em talentos e tecnologia patrimonial. Ele afirma que o resgate e a preservação dessas técnicas é urgente para tirá-las do risco de extinção. “O fim dessas tradições poderá significar um empobrecimento irreparável na identidade de Ubatuba”, finaliza.

"Despertar do Mestre-Artesão"

O projeto "Despertar do Mestre-Artesão" surgiu com diversos e importantes objetivos que visam, basicamente, organizar o setor produtivo, dando aos artesãos condições para melhorar a qualidade de seus produtos, aliando a isso, o resgate da auto-estima e da cultura caiçara.
Para atingir essas metas, o projeto foi realizado em três etapas: diagnóstico, oficinas e mostra. Foi na primeira etapa que os onze "Mestres-Artesãos" foram identificados e escolhidos. Depois disso, foram selecionados aprendizes que tivessem aptidão para aprender o que os mestres poderiam ensinar na segunda etapa, ou seja, nas oficinas de design. Agora, com a exposição que mostrará o resultado dos trabalhos desenvolvidos, encerra-se a terceira e última etapa do projeto.
Para o prefeito Eduardo Cesar, projetos como esse desempenham um papel fundamental no propósito de manter vivas as tradições do município. "Com essas capacitações, além de ajudar a resgatar o orgulho de viver em Ubatuba, é possível proporcionar aos profissionais, ferramentas importantes, poderão contribuir com o desenvolvimento e a melhoria de seus ofícios. Estamos trabalhando para que os produtos ubatubenses sejam cada vez mais reconhecidos e apreciados pelos nossos turistas, tornando-se marcas registradas de nossa cidade", afirma o prefeito. PMU



Ação Cidadania integra Polícia Militar e comunidade em Ubatuba

A 3ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) de Ubatuba realizou o “1º Ação Cidadania - Polícia e Comunidade” no domingo, 26, em um evento que reuniu milhares de pessoas que tiveram horas de lazer e prestação de serviços no quartel da PM em Ubatuba.
Na abertura, logo após saudação do capitão Ivo de Oliveira Lopes Jr., comandante da 3ª Cia, aconteceu apresentação da soldado Ligia, que encantou a todos com uma bela apresentação musical. Em seguida apresentou-se a Banda do CPI 1, da Polícia Militar de São José dos Campos, que executou diversas obras populares. Outra apresentação que chamou bastante atenção do público foi a do Canil da 5º Cia da PM de Taubaté. Durante todo o dia aconteceram apresentações musicais de escolas municipais, dança de rua, judô e ginástica rítmica.
As crianças puderam conhecer as viaturas, motos e equipamentos das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Guarda Municipal. Muita gente também conheceu a Unidade Móvel da Saúde Bucal, da Prefeitura de Ubatuba, que vem percorrendo a cidade, levando princípios de higiene bucal.

Prestação de serviços

Em toda área do quartel havia stands de atendimentos de entidades e prestadores de serviços como Alcoólicos Anônimos, Ordem do Advogados do Brasil, Procon, Proerd, Conselho Tutelar, Banco do Povo, Projeto Tamar, oferecendo orientações, corte de cabelo gratuito, aferição de pressão, tipagem sanguínea e glicemia, pesagem e distribuição de camisinhas. A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social promoveu preenchimento de formulários de 1ª e 2ª vias de RG e certidões de nascimento e óbito, enquanto a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento apresentou hortas suspensas e criação de vieiras, entre outras ações.
A Casa do Brinquedo foi uma das atrações mais procuradas, ao lado do stand do Proerd, onde as crianças trocavam armas de brinquedo por brinquedos, e da “Tirolesa”, armada pelo Grupo de Apoio Civil de Caraguatatuba.
Para o Cap. Ivo o principal objetivo foi alcançado. “Queríamos uma interação maior com a população e acredito que conseguimos atingir o objetivo, pois a comunidade respondeu ao chamado. Vamos agora fazer um balanço final do número de atendimentos e estudar novas ações como essa”, disse Ivo, que aproveitou o momento para homenagear a equipe de trabalho. “Quero agradecer a cada um dos policiais militares envolvidos no evento, bem como os funcionários das entidades e órgãos públicos que abrilhantaram o Ação Cidadania”, completou o capitão.
O prefeito Eduardo Cesar também compareceu ao evento e salientou o apoio da prefeitura, por meio de diversas secretarias.“A prefeitura apoiou desde o início o projeto, inclusive montando atendimento em várias áreas e esse é o nosso objetivo, ir ao encontro da comunidade”, disse Eduardo. PMU



Fundo Social de Ubatuba entrega alimentos arrecadados no “Futebol dos Artistas”

O Fundo Social de Solidariedade efetuou a entrega de aproximadamente 640 quilos de alimentos e 30 litros de leite para a Comunidade Emaús e Paróquia Exaltação à Santa Cruz. Os alimentos foram arrecadados pela Liga Ubatubense de Futebol, durante evento esportivo realizado no aniversário de Ubatuba.
“Gostaria de agradecer a Liga de Futebol, que sempre promove iniciativas dessa espécie. Esses alimentos são um importante auxílio para as instituições assistenciais de Ubatuba. Essa ação denota o compromisso da Liga com o bem estar social de nossa cidade”, disse Denise Cesar, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. PMU



Prefeitura de Ubatuba reúne-se com associações de bairro da Região Sul

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Administração Regional Sul, promoveu uma reunião com representantes de 27 associações de moradores de bairros da região e também com os vereadores Luciana Machado e Osmar de Souza. Durante quase de duas horas foram discutidos diversos assuntos, todos eles visando melhorias nos bairros da região e futuras parcerias.
“O prefeito Eduardo Cesar reforçou o pedido para que estejamos mais próximos da comunidade, buscando, juntos, a solução dos problemas e é isso que estamos fazendo. Agradeço aos presidentes de associações que atenderam o convite e vieram conversar conosco”, disse o Administrador da Regional, Moralino Valim Coelho. De imediato definiu-se como prioridade a limpeza da Avenida Marginal, na Maranduba, que já está em andamento. PMU



Ubatuba escolhe Miss Melhor Idade

Vencedora disputará Miss São Paulo Melhor Idade em 2007

Ubatuba já tem representante para o concurso Miss São Paulo Melhor Idade 2007. A vencedora foi Áurea Mesquita da Silva. A escolha aconteceu na noite de 25 de outubro no ginásio de Esportes Tubão, em um desfile que contou com a presença do prefeito Eduardo Cesar, da presidente do Fundo Social da Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar e do Secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr.
O concurso teve a participação de 15 candidatas com idade superior a 60 anos, que realizaram duas passagens em frente às juradas desfilando fantasias e traje social. Todas foram avaliadas nos quesitos beleza, sensualidade, desenvoltura, simpatia e elegância.
Após a soma dos votos o resultado apontou Áurea Mesquita da Silva, de 70 anos, cabeleireira, moradora do Centro, como a representante de Ubatuba no concurso estadual do próximo ano. No desfile à fantasia, Áurea apresentou um modelo country, depois retornou em um belo vestido preto. Na segunda posição ficou Izabel Rodarte dos Reis (76 anos), e em terceiro Maria José de Lima (62); todas receberam flores e presentes.

Miss Atividade Física

Além da Miss Melhor Idade foi conhecida também a Miss Atividade Física 2006. Nilda Botosi superou outras 16 candidatas. Todas foram avaliadas nos mesmos quesitos do concurso Melhor Idade. Nilda, que é vendedora, residente no Centro, 54 anos, desfilou fantasiada de enfermeira em sua primeira passagem, esbanjando simpatia e recebendo muitos aplausos do público. Nilfa Jacometi de Lima (58), ficou em segundo lugar e Maria Januária Santos (59) completou a lista de premiadas da noite.
Os concursos Miss Melhor Idade e Miss Atividade Física 2006 tiveram o apoio da Floricultura Rosa de Saron, Ousadia Surf Shop, Rossi Calçados, Cosmetic Center, Com Carinho Presentes, Pró Preços Roupas e Calçados e Solar Cabeleireiros.
A realização do evento foi da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Saúde, que proporcionam à Melhor Idade de Ubatuba o projeto Atividade Física e Cidadania. PMU



Atletas de Cruzeiro dominam “38ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba”

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu no último sábado, 25, a “38ª Prova Pedestre Cidade de Ubatuba”. Reunindo atletas do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Sul Fluminense a prova exigiu muito dos atletas devido ao calor da mais de 30 graus e um grande diferencial nas provas de 6 e 12 Km: um trecho disputado na areia, na praia do Itaguá.
Mais uma vez o destaque foi para a equipe Papa-Léguas, de Cruzeiro, vencedora da maioria das provas. A primeira largada da tarde foi da categoria infantil, cujo percurso de 3 Km foi concluído em primeiro lugar por Ananda Gonçalves com o tempo de 8m50; o primeiro atleta a concluir a prova de 6Km foi Adan Venâncio Santos e a prova principal (12Km) teve a vitória de Luciano Regis de Paula, com 38m09, todos atletas da Papa-Léguas.

Confira a lista de vencedores por categoria:

Mirim Masc. – Ian Rosendo Tavares (Papa-Léguas) / Fem. – Ananda C.S.V. Gonçalves (Papa-Léguas)
Infantil: Masc. – Adan V.G. Santos (Papa-Léguas) / Fem. – Tamires F. Silva (Papa-Léguas)
Junior: Masc. – Wesley S. Ramos (Papa-Léguas) / Fem – Patricia F. Costa (Papa-Léguas)
Adulto 1: Masc. – Eder N. Silva (Universo) / Fem: Ana Carolina S. Barbosa (Ubatuba)
Adulto 2: Masc. – Luciano R. R. Paula (Papa-Léguas)
Master 1: Masc. – Ilson de Araújo (Paraty) / Fem. – Maria F. Miranda (S. Sebastião)
Master 2 Masc. – José M Silva (Taubaté)/ Fem. - Tânia Ap. Barbosa (S. Sebastião)
Veterano 1: Masc – Joaguim G. Silva (Ubatuba)
Veterano 2: Masc. – Ivanir J. Oliveira (Jacareí)
Vereraníssimo: Nelson D. Batista (Ubatuba) PMU



Ubatuba é tricampeã paulista no Hang Loose Surf Attack

O surfista Wiggoly Dantas conquista quinto título na categoria amador

Ubatuba confirma mais uma vez o título de “Capital do Surfe” e vence o circuito paulista amador por cidades pela terceira vez. Pela primeira vez na história uma equipe ultrapassou a barreira dos 5 mil pontos no final de semana do torneio (5.095), disputado em Cambury, São Sebastião. A última etapa do Hang Loose Surf Attack (19ª edição do Circuito Paulista de Surf amador) teve três surfistas de Ubatuba na final Junior, dois na mirim, um na estreantes e um na petit.
Para José Alberto Jacob, o título é mais um fruto colhido da árvore plantada há dez anos pela Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba. “Esse é um trabalho sério que vem sendo desenvolvido há anos, pela Escolinha Municipal de Surfe e os resultados tem aparecido, com o surgimento de novos campeões. Em todos os campeonatos existe um atleta de Ubatuba entre os destaques, e aqui não poderia ser diferente”, disse o treinador.


Cinco vezes Guigui

O ubatubense Wigolly Dantas, o Guigui, conquistou seu quinto título estadual, desta vez na categoria Junior. “Minha missão como amador está cumprida. Este ano eu fui campeão brasileiro open e paulista júnior. Agora, vou para o Havaí e no ano que vem para a Austrália para iniciar minha carreira profissional”, disse Wigolly.
Mas a vitória não foi tão fácil assim: Wigolly foi eliminado na semi final e teve que torcer por um resultado de Alex Ribeiro, de Praia Grande, que começou muito bem, com uma nota 8 logo em sua segunda onda. Porém Ubatuba tinha os outros três atletas da final, Matheus Toledo (que terminou em 4º), Tamae Bettero (2º) e o grande destaque do final de semana, Emerson Santos, que venceu a etapa e garantiu o título de Wigolly.

Outros bons resultados

O surfista Filipe Toledo venceu a categoria estreante ,da qual era campeão por antecipação e seu irmão, Matheus Toledo foi ao pódio com o terceiro lugar na categoria mirim; Wesley Dantas também em terceiro na estreantes. Na categoria petit, Alex Sandro Santos ficou em quarto lugar na final.
Ranking final
Junior - Wiggolly Dantas – campeão; Estreantes - Filipe Toledo, campeão; Mirim - Matheus Toledo (3º); petit Wesley Dantas (3º). PMU

Voltar