Total de visualizações de página

quarta-feira, novembro 15, 2006

Notícias da Prefeitura

Prefeitura e Estado discutem melhorias para quilombolas de Ubatuba

Foram abordadas questões como saúde, educação e infra-estrutura

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido nesta terça-feira, 14, com a Secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, para discutir assuntos relacionados a melhorias, principalmente nas áreas de saúde, educação e infra-estrutura, para as comunidades remanescentes de quilombos existentes em Ubatuba. A reunião ocorreu antes de uma audiência pública, sobre o mesmo tema, realizada no bairro da Picingüaba.
Também estiveram presentes na reunião, o Procurador do Estado, Alexandre Moura de Souza, o Assessor de Defesa da Cidadania, Roberto Almeida de Oliveira, o coordenador regional do Itesp, José Roberto Andreon, além dos secretários municipais de Saúde, Educação, Assuntos Jurídicos, Obras, Agricultura, Pesca e Abastecimento, Administração Regional Norte e representantes das comunidades quilombolas de Ubatuba, como Antonio dos Santos, presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Caçandoca, entre outros.

Empenho, seriedade e dedicação

A secretária estadual Eunice Aparecida de Jesus Prudente disse sentir-se honrada por estar em uma cidade tão bonita como Ubatuba e com um prefeito que abraçou a causa quilombola. “As questões quilombolas são complexas, mas estamos aqui para tentar resolvê-las. É importante que os quilombolas tenham as mesmas condições que qualquer cidadão”, disse a secretária estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, que agradeceu o empenho, a seriedade e a dedicação da Prefeitura de Ubatuba.
Roberto Almeida de Oliveira explicou que a idéia da audiência pública é de estabelecer um diálogo entre o Estado, a União e as prefeituras. “Fico muito contente porque nunca somos recebidos por tantos secretários municipais”, disse o assessor de Defesa da Cidadania, satisfeito com o engajamento da prefeitura na questão quilombola.

Respeito e atenção

Os secretários municipais presentes à reunião apresentaram sugestões para questões relacionadas com suas respectivas pastas, como foi o caso de problemas levantados em relação a agentes de saúde, vias de acesso e escolas.
De acordo com o prefeito Eduardo Cesar, há um objetivo comum que é a melhoria da qualidade de vida dos quilombolas. “É de extrema importância que continuemos discutindo medidas para melhorar as questões que envolvem estas comunidades tradicionais. São pessoas que vivem nestes locais há muitos anos e que merecem toda o respeito e a atenção da administração pública”, disse o prefeito.
Ubatuba possui hoje, além das comunidades quilombolas da Caçandoca e do Camburi, outras duas em fase de reconhecimento, na Fazenda da Caixa e na Casanga. PMU



Palestra ensina alunas de Geração de Renda a colocar produção no mercado


A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Sebrae, proporcionou às alunas do curso de Geração de Renda, que é desenvolvido pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, a palestra “Aprender a empreender”, na ultima segunda-feira, 13, na Escola Tancredo Neves. Ministrado em dois períodos por Ulysses Tessari Fernandes Morgado, consultor do Sebrae/ SP, a palestra reuniu aproximadamente 90 alunas dos cursos de artesanato e culinária, que vêm sendo desenvolvidos pela Secretaria neste semestre.
“Desde o ano passado vínhamos ensinando a fazer, e agora, através da parceria, nossas alunas aprenderão a colocar o produto de forma correta no mercado”, disse a secretaria da pasta Kátia Nunes. “As alunas receberam noções de como incrementar seus produtos, calcular preços, fazer analise de mercado, entre outras dicas importantes”, completou a secretária.
Os cursos de Geração de Renda formarão uma nova turma, com aproximadamente 800 alunos, em 7 de dezembro. PMU



Ubatuba participa do Festival de Turismo de Gramado

A feira, que acontece de 17 a 20 de novembro, é considerada uma das maiores da América Latina

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, vai participar neste mês, do Festival de Turismo de Gramado, uma feira que é reconhecida como um dos grandes encontros para promoção e comercialização de produtos turísticos e responsável pelo crescimento da indústria turística do Mercosul desde 1989. Considerada uma das maiores feiras do setor na América Latina, o Festival de Gramado é também uma grande feira de negócios, que gera resultados excelentes para o “trade” turístico. Desde a primeira edição, o festival vem registrando um número cada vez maior de participantes e expositores.
Realizado sempre no mês de novembro, o festival reúne operadoras, agentes de viagem, companhias aéreas e de navegação, locadoras, hotéis e empresas prestadoras de serviços ligados ao turismo, além de órgãos oficiais de turismo do Brasil e do exterior. Hoje o Festival de Turismo de Gramado possui abrangência e renome internacional, registrando o comparecimento de expositores dos cinco continentes. Cerca de 11,5 mil visitantes profissionais do Brasil e países vizinhos participaram da feira no ano passado, que contou com 330 stands e 1900 empresas participantes.

Parcerias e oportunidades

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, é neste tipo de evento que a Prefeitura de Ubatuba vai buscar parcerias e novas oportunidades para apresentar o que a cidade tem de melhor em termos de roteiros turísticos. Numa parceria com a APRECESP (Associação Paulista das Estâncias Turísticas), Ubatuba dividirá estaremos um estande com outras estâncias paulistas.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a participação de Ubatuba em uma feira de turismo deste nível é imprescindível: “a ida da Secretaria de Turismo de Ubatuba para o Festival de Gramado vai ao encontro de todo nosso ideal de investir em um turismo de qualidade e para isso é necessário que as pessoas conheçam os inúmeros atrativos que nossa cidade oferece. Uma feira como esta é a oportunidade ideal para atingirmos este objetivo”.
A Secretaria de Turismo agradece o apoio da iniciativa privada, em especial aos seguintes parceiros: Sindicato dos Hotéis (Sinhores), Associação de Pousadas e Hotéis, Areuba, Itamambuca Eco Resort, Porto Marina Timoneiro, Kauaí Centro Náutico, Pousada Recanto das Palmeiras, Operadora de mergulho Ecosphera, Anchieta Forneria, bar e café, Pousada Estrela do Mar, Belmar Viagens e Turismo, Terra Ecoturismo, Operadora de mergulho Omnimare. PMU



Ginástica Rítmica de Ubatuba dá show e conquista título em Santos

Ubatuba fez bonito no “2º Troféu Haide Nassif” de Ginástica Rítmica, disputado no ginásio Antonio Guenaga, em Santos, no domingo, 12. No evento, disputado por mais de 700 ginastas de 22 entidades do Estado, e presenciado por mais de três mil pessoas, Ubatuba conquistou o primeiro lugar geral da competição, totalizando 26 medalhas. Outros destaques da equipe ubatubense foram o primeiro lugar na série B “mãos livres” e o segundo lugar na série C, aparelho “bola”.
Para a professora Jerusa Parada Suguimoto, “as meninas tiveram um ótimo desempenho e estão de parabéns. Gostaria de agradecer ao apoio pessoal do Sr. Eduardo Cesar para que a equipe fosse a este evento tão importante para o desenvolvimento da Ginástica Rítmica no Estado e aos familiares que direta ou indiretamente participaram do evento”, disse Jerusa, que dirigiu a equipe de 86 ginastas em parceria com sua filha Joyce. PMU

Confira abaixo a relação das atletas que conquistaram medalhas no “2º Troféu Haide Nassif”:

Série A pré mirim: Ariel Briet de O. Silva, Milena M. Castro, Lindsay D. Lopes da Silva, Thaiane F. VieiraSérie B mirim : Myllena R. dos Santos, Pâmela G. Souza, Fabíola S. Nakaoka, Camila C. Ferreira, Stefany S.Toledo, Maria M. Campos, Taline O. PauloSérie B infantil: Tamires O. Santos, Carolina R. Nunes, Mariana J. Jesus, Isabela N. G. Gomes, Indiamara S. Santos, Carla dos SantosSérie B juvenil e Adulto: Bárbara R. Messias, Daiane M. Teixeira, Thays A.S. ToledoSérie C mirim: Júlia Araújo, Alexia CazarottoSérie C infantil: Isabela T. Nassa, Camila A. OliveiraSérie C juvenil e Adulto: Mayara Ferreira, Beatriz A. Oliveira



São Sebastião conquista Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino

A equipe de São Sebastião conquistou o título do Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino 2006, ao vencer na final o Rosa Dourada, de Caraguá, por 2 a 1, com gols de Ângela e Renata para São Sebastião e Naiara, descontando para o Rosa Dourada. A equipe de São Sebastião atuou com Juliana, Ângela, Luciana, Vanessa, Hevelin, Janaina, Michele, Elisangela, Renata, Karina e Sandra. A equipe do CERE Itamambuca ficou na terceira posição da etapa.
Os jogos da última etapa (que foi disputada pelas oito equipes mais bem classificadas no ranking) tiveram placares baixos, tanto que a artilheira foi a jogadora Evelin, de São Sebastião, com dois gols; Juliana, também de São Sebastião foi a goleira menos vazada da etapa.
Com a vitória, São Sebastião foi a campeã do Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino, com 44 pontos; o Rosa Dourada terminou em segundo e o Padang, de Ubatuba foi o terceiro colocado. A artilheira do cicuito foi Meire, do Padang, com oito gols e Marilia, também do Padang, a goleira menos vazada.
O coordenador do torneio, Damião Celestino, elogiou o nível técnico das equipes: “Foi um campeonato em que houve um grande equilíbrio entre as equipes e São Sebastião está de parabéns, pois foi a mais regular e mereceu o titulo”, disse. Celestino já prevê algumas alterações para o próximo torneio: “estamos planejando para 2007 um campeonato com mais datas, e as partidas acontecendo durante a semana, à noite”, declarou o coordenador.
O Circuito Ubatuba de Beach Soccer Feminino é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, com patrocínio de Esquina das Modas e apoio de Imagem Estética, Drª Daniela Fuchs, Quiosque do Japa (Perequê Açu), Quiosque Kebra’s Mar (Lagoinha), Pontual Dspachante, MS Bebidas, Peixinho Veiculos, Restaurante Tortilhão e Varejão Santa Rita. PMU



Natação de Ubatuba tem seis campeões paulistas de águas abertas

A Federação Aquática Paulista divulgou o ranking final do Campeonato Paulista de Águas Abertas, cuja última etapa foi realizada no domingo, 10, em São Sebastião. Após a realização de dez etapas, Ubatuba conquistou o título por equipes da prova curta (Troféu Valdir de Souza) e outras boas classificações individuais.
Dos 45 atletas de Ubatuba que figuraram entre os oito melhores em cada categoria e receberão a premiação na festa de encerramento da temporada, seis nadadores conquistaram o título em suas categorias: Patrick de Barros Graglia (mirim masculino), Abner Mathey de França ( petit 2), Caio C.P. Santos (infantil 1), Stefany Ingrid Carneiro Luz (infantil 2), Rômulo Ayron Cabral Santos (infantil 2) e Delmar Soares Corrêa (master G).

Confira abaixo a relação completa dos atletas de Ubatuba que participarão da festa de premiação do Campeonato, que será realizada no dia 2 de dezembro, na cidade de São Bernardo do Campo:

Prova curta

Mirim fem.: Kiane Linardi Lobão – 8º; mirim masc.:Patrick de Barros Graglia – campeão, Pedro H.O.S. Bueno – 3º, Matheus R. Silva – 6º ; Petiz 1fem: Anne Lise Barbosa de Carvalho – 5º Petiz 1 masc: Gustavo P. Mendes 3º, Rafael V. Campos – 4º, Luan B. de Mendonça – 6º; Petiz 2 fem: Bruna Santos – 4º; Petiz 2 masc: Abner M. França – Campeão, Lucas P. Moura – 4º, Gabriel P. Martinez – 5º; infantil 1 masc.: Caio C.P. Santos – Campeão, João M. S Matta – 3º, Caíque M Fileto – 5º, Celso V.O. Andrade – 6º; Infantil 2 fem: Stefany I.C.Luz – Campeã, Priscila R. Santos – 3º, Sara R. Sartorato – 4º, Flavia Fernandes – 8º; infantil 2 masc: Rômulo A.C. Santos – Campeão, Ricardo P. Rocha – 2º;
Juvenil 1 masc: Igor G. Barros – 3º, Ricardo M Gouveia – 4º; Juvenil 2 fem: Aline R. Sartorato – 3º, Camila C.S. Oliveira – 5º; Juvenil 2 masc: Felipe A. Costilhas – 2º, Vinicius B. Mauro - 4º; Junior 1 masc: Felipe P. Martins - 4º, Diego M. Franco – 6º, Guilherme S. Oliveira – 8º; Junior 2 fem: Beatriz Frisanco – 6º Junior 2 masc: Jorge E. S. Oliveira – 4º, Lucas S. Azevedo – 6º; master A fem: Patrícia A. Santos – 8º; Master B masc: Igor Mathey – 5º; Master D fem; Elisa S. Frisanco – 8º, Master G fem: Anete R.A. Monteiro –7º; Master G masc: Delmar S. Corrêa – Campeão, Nelson D. Batista – 6º; Master H masc: Rivaldo de Oliveira – 4º, Paulo H. Galhalhone – 6º, Benedito da Graça – 7º

Prova média / longa

Master C fem :Márcia P.L. Marques – 8º, Master E masc:Ivan da Costa – 8º PMU

Voltar