Total de visualizações de página

sábado, novembro 25, 2006

Notícias da Prefeitura

Eduardo Cesar recebe prêmio Top Vip 2006

O prêmio homenageou personalidades em destaque

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu na última quinta-feira, 23, o prêmio “Top Vip 2006 ‘Troféu Jose Ernesto Servidei’ ”, na cidade de Caraguatatuba. Em uma noite “black tié” no salão de festas do Clube Ilha Morena, a cerimônia homenageou personalidades que se destacaram em Caraguá e Ubatuba no ano de 2006.
Eduardo Cesar ficou emocionado com a homenagem, que contou com a apresentação de um vídeo que narrava sua trajetória, desde os tempos de militância estudantil até hoje, quando ocupa o cargo de prefeito de Ubatuba. “Fico feliz por ter sido lembrado para receber esse prêmio como destaque em 2006, mas vale lembrar que na verdade o destaque é para a cidade de Ubatuba, que vem retomando seu lugar de honra no Litoral Norte”, disse o prefeito.
Promovida pelo programa VIP, apresentado por Tarcisio Matheus, do SBT, a festa de entrega do Top Vip 2006 foi presenciada por aproximadamente mil convidados, que foram recepcionados com champanhe e puderam desfrutar de um delicioso jantar italiano. As imagens da festa devem ir ao ar nas próximas semanas no programa VIP. PMU



Eduardo Cesar recebe Ministro da Saúde em Ubatuba

O ministro, autoridade máxima do país na área da Saúde, viajou para Ubatuba para visitar a nova ala da Santa Casa

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Marcos Silveira Franco, recebeu na tarde desta sexta-feira, 24, o ministro da Saúde, Agenor Álvares, em seu gabinete. A visita do ministro foi acompanhada pela imprensa local, vereadores, secretários municipais e pelo prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar. O principal objetivo da vinda do ministro a Ubatuba foi conhecer um pouco sobre a realidade do município na área da saúde.

Acontecimento histórico

Do gabinete do prefeito, a comitiva se dirigiu à Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, onde o ministro conheceu a nova ala do hospital, construída nesta administração municipal e que compreende uma área para a instalação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O ministro visitou também o local onde futuramente será construído um pronto-socorro municipal.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a vinda do ministro Álvares a Ubatuba foi um acontecimento histórico. “Muito nos honra a visita do ministro Agenor Álvares. Os assuntos relacionados à saúde em Ubatuba só avançam graças a esta boa relação que mantemos com o governo federal”, disse o prefeito, que aproveitou para entregar às mãos do ministro algumas reivindicações para melhorias na área da saúde em Ubatuba.
O secretário municipal de Saúde, Marcos Silveira Franco, que foi citado pelo ministro como companheiro de militância, afirmou que a visita de Álvares é importante por dois principais aspectos: "Por um lado, o ministro pôde ver de perto a realidade das nossas demandas, a necessidade de equipar a UTI e coloca-la à disposição da comunidade. Por outro lado, ele presenciou também o nosso esforço coletivo no sentido de melhorar o atendimento ao cidadão".
Na ocasião, o secretário anunciou a liberação de recursos federais para a construção de quatro novas Unidades de Saúde da Família, nos bairros Sertão da Quina, Itaguá, Rio Escuro e Praia Dura.

Avanços na Saúde

Em seu discurso, o ministro falou sobre as dificuldades que o setor da Saúde enfrenta por todo o país e os avanços alcançados nos últimos anos, como o fato de o Brasil ter o segundo maior programa público de transplante em todo o mundo e deter índices de cobertura vacinal que são exemplos para outros países. O ministro falou também sobre melhorias na gestão dos recursos e prometeu estudar com carinho as necessidades da região.

Parcerias importantes

Outra questão importante que a ocasião proporcionou foi o encontro entre autoridades das cidades vizinhas. Além do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, acompanharam o ministro seu secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, o secretário de saúde de Ilhabela, Arquimedes Hipólito de Matos e um representante do prefeito de São Sebastião.
Segundo o secretário de Saúde de Ubatuba, existe uma cooperação mútua entre os municípios, uma vez que cada cidade tem suas especialidades. "A UTI de Ubatuba nos capacitará a realizar neurocirurgias e cirurgias vasculares, que poderão atender à demanda de toda a região".
Também estiveram presentes no encontro com o ministro os vereadores de Ubatuba, Marcos Demo, Romerson de Oliveira, Osmar de Souza, Cláudio Gulli e Jairo dos Santos, além do presidente da Câmara Municipal, o médico Ricardo Cortes. “O encontro com um ministro que vem das bases é uma oportunidade única”, disse o presidente da Câmara que reivindicou a revisão da tabela de valores do SUS, que, segundo ele, são muito baixos. PMU



Alunos de Turismo realizam City Tour em Ubatuba

Os alunos do curso técnico de turismo (guia de turismo regional – EMBRATUR) da EM Tancredo Neves em Ubatuba promoverão neste sábado um City Tour denominado “Ubatuba de ponta a ponta”. A ação é válida como último trabalho da atividade “viagens técnicas obrigatórias” para os alunos.
Sob supervisão do professor Edson Chagas, nove alunos desempenharão a função de Guias de Turismo, conduzindo um grupo de aproximadamente quarenta pessoas aos pontos turísticos de Ubatuba. Farão parte do grupo autoridades municipais, empresários do ramo turístico e convidados da direção da escola. Com saída prevista para as 9 horas em frente ao Centro de Informações Turísticas, o ônibus segue em direção ao sul, mais precisamente ao portal de entrada da cidade, na Tabatinga, onde começa o “Ubatuba de ponta a ponta”. O passeio termina no Camburi, na divisa com Paraty, RJ.
A diretora da EM Tancredo Neves, Rose Marangoni, acredita no bom desempenho da turma. “É a prova de fogo desses alunos, que serão apresentados ao trabalho que pretendem desenvolver futuramente. Pretendemos mostrar um lado ainda não explorado de nossas potencialidades neste City Tour. Acredito que todos se sairão bem e desde já desejo boa sorte a todos”, disse a diretora. PMU



Ubatuba sedia encontro nacional de hotéis do “Roteiros de Charme”

O hotel Recanto das Toninhas, em Ubatuba, é um dos onze do Estado a fazer parte desta seleta lista

Ubatuba foi escolhida para sediar o encontro nacional da Associação de Hotéis “Roteiros de Charme”, que ocorreu nas instalações do Hotel “Recanto das Toninhas”, na última segunda-feira, 21 .Os estabelecimentos agraciados com o selo “Roteiros do Charme” devem cumprir uma série de exigências para integrar o seleto grupo, que atualmente conta com 47 participantes.

Rígidos padrões de qualidade

Segundo o presidente da entidade, Helenio Waddington, não basta ter um hotel charmoso para se integrar ao roteiro. “O turismo, antes privilégio de alguns, passou a ser acessível a centenas de milhões de pessoas, ávidas em satisfazer suas curiosidades e prazeres, em busca de novos destinos turísticos, preferencialmente longe dos grandes centros urbanos, onde a natureza ainda se encontra preservada. Assim, o espaço, a água limpa e o ar puro, antes essenciais ao atendimento de qualquer padrão de qualidade, por causa da escassez passaram a ser considerados como atributos de luxo”, afirmou Waddington.
Em 2006 mais de duzentos estabelecimentos se submeteram à aprovação da entidade. Destes, apenas quatro foram aprovados dentro dos rígidos padrões do “Roteiros de Charme”. Ainda de acordo com Waddington, “a hotelaria que depende de preservação ambiental dos destinos turísticos para sua sobrevivência, se vê cada vez mais compelida a utilizar de forma racional e sustentável os patrimônios natural e cultural que os cercam, incentivando sua conservação”, completou o presidente da Associação de Hotéis “Roteiro de Charme”.

Referência

Em Ubatuba, o único estabelecimento que compõe o “Roteiros de Charme”, é o sofisticado hotel “Recanto das Toninhas”. De acordo com a classificação estabelecida pelo “Roteiros de Charme”, são consideradas cinco categorias específicas: esmeralda, topázio-imperial, água-marinha, ametista e cristal. O Recanto das Toninhas é classificado como “esmeralda”, o que designa um aconchegante hotel, com conforto, instalações e serviços que atendem aos padrões de exigência da tradicional hotelaria internacional.
“O hotel Recanto das Toninhas é uma referência para a nossa cidade. Vale ressaltar que são apenas onze os estabelecimentos do “Roteiros de Charme” em todo o Estado de São Paulo, dos quais somente três possuem a categoria esmeralda”, afirma o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo. PMU



Ubatuba participa do Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Neste ano, o tema nacional é: “A vida é mais forte que a Aids” e tem como enfoque o combate à discriminação contra as pessoas que vivem com HIV

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Equipe de Prevenção e Atenção à Aids (Epaa) da Secretaria de Saúde, realizará uma programação em comemoração ao Dia Mundial
de Luta Contra a Aids, que acontece no dia 1º de dezembro. As atividades acontecerão nos dias 26 e 29 de novembro e 1º de dezembro. O objetivo das ações é promover uma sensibilização para impedir o crescimento do HIV/Aids no município.
Neste domingo, dia 26, das 9h às 16h, a Epaa participa da Ação Cidadania promovida pela Polícia Militar, através do PSF da Estufa 1, com a distribuição de kits contendo material educativo e preservativos.
No dia 29, quarta-feira, será apresentada uma teleconferência, com o título “Viver com HIV/AIDS”, voltada para os pacientes HIV/Aids do município, na sala de Capacitação do Ambulatório de Especialidades. No dia 1º, sexta-feira, a equipe participará de entrevistas nas rádios locais e exibirá o filme “Cazuza: O tempo não pára” em diversas sessões para os alunos da rede pública. Além disso, as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) distribuirão kits com materiais educativos e preservativos em todos os bairros da cidade.
Para mais informações, ligue para o Disque Aids de Ubatuba: (12) 3832. 5353

A vida é mais forte que a Aids

O tema deste ano, “A vida é mais forte que a Aids”, tem como objetivo o combate à discriminação contra as pessoas que vivem com HIV e Aids. O foco da campanha nacional será a participação ativa das pessoas que têm Aids na busca pela diminuição do estigma e pelo respeito aos direitos humanos.

Solidariedade, tolerância e compaixão

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância e a compaixão para com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. O laço vermelho foi criado como símbolo de solidariedade e de comprometimento, criado para homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids em 1991. A cor vermelha foi escolhida por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão.
Hoje, são 39,5 milhões de pessoas que vivem com Aids no mundo, na maioria africanos. São 6,5% a mais do que há dois anos. O programa das Nações Unidas elogiou o Brasil pela combinação entre prevenção e tratamento, que tem mantido a epidemia sob controle. No Brasil são 600 mil brasileiros contaminados. A vontade política, controle social e acerto nas ações efetivas do ponto de vista técnico do serviço de saúde, são os três fatores que ajudam a avançarmos no combate da doença. PMU



Guarda Municipal de Ubatuba apreende drogas e arma

A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) efetuou na madrugada de 18 de novembro a prisão de quatro adolescentes por posse de drogas. Os policiais efetuavam ronda no bairro do Itaguá e ao passar pelo grupo notaram que eles agiam de modo estranho. Ao efetuar vistoria foram encontrados cinco envólucros contendo maconha e dezenove papelotes de cocaína em poder dos menores, além de quatro bicicletas sem documentação.
Diante das carecteristicas do fato, D.A.S.V, R.J.A.S, E.S, e J.C.B, foram conduzidos à delegacia de policia, ficando à disposição da Vara da Infância e Juventude.

Porte ilegal de arma

Ao efetuar ronda pelo bairro do Ipiranguinha, agentes da GMU abordaram dois elementos que agiam de modo estranho na Rua da Assembleia. Realizando busca pessoal, os agentes apreenderam com E.R.S um revolver calibre 38, oxidado e com numeração raspada; no tambor, quatro cartuchos, sendo três já deflagrados. Os agentes conduziram E.R.S à delegacia, onde o mesmo ficou recolhido à disposição da Justiça, por infração ao artigo 14 (porte ilegal de arma). PMU



Ligeirinho fatura campeonato Dentinho 2006 em Ubatuba

A equipe do Chaveiro Ligeirinho foi a vencedora do Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles, na categoria Dentinho. O time, que teve melhor campanha na primeira fase, venceu ao time do Tio Sam por dois a um na partida final e ficou com o troféu de campeão do torneio. A terceira posição ficou para o time do Quiosque Pica Pau, que venceu o Smidi Calçados por três a um.
O artilheiro da competição foi Douglas Rodrigues, que marcou 16 vezes, enquanto Lucas Martins foi o goleiro menos vazado. “Agradeço aos empresários que apoiaram mais esse evento das categorias de base do futebol de Ubatuba e também aos pais e mães que acompanharam seus filhos no decorrer do campeonato”, disse Reginaldo, coordenador das escolinhas de futebol da Prefeitura de Ubatuba. PMU

Voltar