Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 02, 2006

Notícias da Prefeitura

Prefeitura de Ubatuba fará plantão neste feriado

Plantão funcionará exclusivamente para negociação de impostos atrasados; pagamento poderá ser feito à vista ou em até 48 vezes

Nesta sexta e sábado, dias 3 e 4, os setores de tributos da Prefeitura de Ubatuba estarão funcionando exclusivamente para negociação de impostos atrasados. Na última segunda-feira, dia 30, começou a vigorar no município uma lei de concessão de incentivos fiscais para pagamentos de débitos municipais. Os plantões aos sábados se estenderão até o dia 16 de dezembro e a lei terá validade até o dia 22 de dezembro.
Para ter direito ao benefício da lei o contribuinte deverá estar em dia com os tributos municipais deste ano. A lei concede o direito ao parcelamento de débitos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros), inscritos em dívida ativa ou ajuizados.
O contribuinte pode optar pelo parcelamento em 30 parcelas mensais, sem incidência de juros ou em até 48 parcelas sem qualquer desconto. Já para quem efetuar o pagamento à vista a lei concede a isenção de juros de mora e de multa
Estarão de plantões as seções de Gerência de Tributos Mobiliários e Imobiliários, Dívida Ativa, Cadastro Fiscal, Coordenadoria de Execução Fiscal e Coordenadoria de receita. O horário de funcionamento será das 9 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (12) 3832-6652 ou
3834-1007.

Ponto Facultativo

Em razão do feriado de Finados, a Prefeitura de Ubatuba decretou ponto facultativo na sexta-feira, dia 3. Além das seções que estarão funcionando no sistema de plantão, alguns serviços essenciais como a coleta de lixo e atendimentos em alguns postos de saúde funcionarão normalmente. Nos postos de saúde do Ipiranguinha e Centro, o pronto atendimento será das 7h30 às 19h30. A Unidade de Saúde da Maranduba funcionará 24 horas. PMU



Ciclistas que cometerem infrações terão bicicletas apreendidas

A medida entra em vigor a partir do dia 1 de dezembro

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, numa ação conjunta entre a Coordenadoria de Trânsito e a Guarda Municipal, passará a adotar procedimentos para regularização da circulação de bicicletas nas vias públicas e próprios municipais.
A partir do dia 1 de dezembro, todos os ciclistas que cometerem infrações na Lei de Trânsito, como circular com bicicletas nas ruas e ciclofaixas na contramão, circular com bicicletas sobre calçadas e praças, estacionar as bicicletas em locais proibidos e atravessar o sinal vermelho do semáforo, entre outras, terão suas bicicletas apreendidas e encaminhadas para o pátio de bicicletas da Secretaria de Segurança Pública. O infrator poderá resgatar a bicicleta mediante a apresentação de documento de propriedade e pagamento de taxa de apreensão.

Programa cicloviário

A medida que passará a vigorar a partir do dia 1 de dezembro faz parte das diretrizes do Programa Cicloviário de Ubatuba, que está sendo desenvolvido pela prefeitura desde 2005. O projeto é composto por um sistema cicloviário desenvolvido a partir da infra-estrutura existente para a circulação de bicicletas e dos levantamentos já realizados pela Coordenadoria Municipal de Trânsito. O objetivo é disciplinar o trânsito de ciclistas no município, que tem hoje cerca de 70 mil bicicletas.
Duas das ruas por onde circulam a maior parte das bicicletas já receberam as ciclofaixas: as ruas Thomaz Galhardo e Conceição, no Centro. Desde que as ciclofaixas foram implantadas, em maio deste ano, houve significativa redução no número de acidentes envolvendo bicicletas nestas duas ruas e nenhum acidente grave foi registrado.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a medida de apreensão das bicicletas visa conscientizar o cidadão quanto à lei que deve ser respeitada. “Com esta atitude mais enérgica que será tomada em relação àqueles que insistem em burlar a lei, conseguiremos alcançar o objetivo de dar mais segurança aos nossos ciclistas, motoristas e pedestres”. PMU

Saiba mais:

O que diz o código de trânsito:
Carros devem ceder passagem a bicicletas

Para ciclistas
Art. 38 - Antes de entrar à direita ou à esquerda, o condutor de veículos automotores deve ceder passagem aos ciclistas e pedestres e aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da qual vai sair.Art. 58 - Nas vias urbanas, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, nas margens das pistas, no mesmo sentido de circulação, com preferência sobre os veículos automotores.Art. 68 - O ciclista desmontado, empurrando a bicicleta, equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

Para motoristas
Art. 201 - Deixar de guardar a distância lateral de 1,50 metro ao passar ou ultrapassar bicicleta. Infração média, punida com multa. Art. 220 - Deixar de reduzir a velocidade de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista. Infração grave, punida com multa.



Prefeitura de Ubatuba organiza 1º Raid de São Paulo

Evento acontece nos dias 11 e 12 de novembro e será realizado em parceria com o Clube do Fordinho

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo e em conjunto com o Clube do Fordinho e o colecionador de veículos antigos, Eugênio de Camargo Leite, está organizando o 1º Raid São Paulo, que acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro. O Clube do Fordinho, fundado há 35 anos, congrega proprietários de veículos Ford modelo A, dos anos de 1928 a 1931, conhecidos como Fordinhos. Os veículos sairão de São Paulo às 9 horas, com chegada prevista em Ubatuba para as 14 h.
No sábado, 11, terão início as provas esportivas com os Fordinhos, às 11h. Tanto no sábado como no domingo, 12, os carros ficarão expostos ao público na Praia do Itaguá. As provas são divididas em três etapas:
- prova da maçã, atividade realizada em dupla, tendo no centro do percurso uma bacia com água e uma maçã, na qual o acompanhante do motorista deverá pescar uma das maçãs com uma concha e levá-la dentro da concha até o final do trajeto. Não pode deixar cair a maçã, e é o vencedor aquele que cumprir a tarefa em menor espaço de tempo.
- a tradicional prova de “slalon”, que tem a característica inversa da anterior. O diretor de provas coloca uma laranja no bocal do radiador e o motorista deverá fazer um slalon (contornar cones), em menor espaço de tempo disponível. Se deixar a laranja cair será desclassificado.
- prova do slow motion (marcha lenta), que requer maior habilidade do motorista. O veículo deve, em marcha lenta, tendo o motorista ficado do lado de fora, cumprir em maior tempo possível uma distância estabelecida. O motor não pode apagar e ninguém deve ficar dentro do veículo. Vence o veículo que fizer o percurso no maior tempo.
Ainda no sábado, a partir das 16h, os Fordinhos farão um desfile na Avenida Leovigildo Dias Vieira. PMU



Balcão de Empregos da Prefeitura de Ubatuba ultrapassa duas mil colocações em 22 meses

A Prefeitura de Ubatuba divulgou as estatísticas de atendimentos do Balcão de Empregos da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social referentes ao mês de outubro. Entre os dias 1 e 31, foram atendidas 528 pessoas, das quais 350 foram encaminhadas para as 144 vagas disponíveis, sendo que destas apenas uma não foi preenchida.
De janeiro deste ano até 30 de setembro, 4.219 pessoas foram atendidas e destas, 2.183 foram encaminhadas para entrevistas. Das 857 vagas colocadas à disposição no período, 856 foram preenchidas. Somando-se o número de vagas preenchidas desde 1º de janeiro de 2005, o Balcão de Empregos já possibilitou a colocação profissional a 2.051 moradores de Ubatuba em diversas áreas.

Documentação

Ainda no período de 1 a 31 de outubro, foram providenciados 52 preenchimentos de formulários de carteiras de identidade e atestados de antecedentes e 42 pedidos de segunda via de certidões de nascimento. O Balcão de Empregos e o setor de documentação da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba ficam na Rua Paraná, 375. PMU



Pesquisa prevê boa movimentação para o feriado de Finados


Estabelecimentos estão com uma média de 71% de ocupação

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Turismo, realizou nesta terça-feira, 31, uma pesquisa sobre a previsão da taxa de ocupação esperada em hotéis e pousadas de Ubatuba para o feriado de Finados, que começa nesta quinta-feira, 2. Foram pesquisados mais de 50 estabelecimentos em 14 bairros diferentes e a média indicada pela pesquisa é de 71% de ocupação, indicando uma boa movimentação para o feriado.
O secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo está otimista com este resultado, uma vez que muitos estabelecimentos estão com 100% de ocupação. “É importante ressaltar que temos a maioria dos hotéis e pousadas já completamente lotada para o feriado de Finados. Isto demonstra o profissionalismo dos empreendedores que estão à frente dos seus negócios”, destacou Luiz Felipe.
As praias Maranduba, Perequê-Mirim, Félix, Almada e Picingüaba são as que apresentam maior percentual de reservas para os dias do próximo feriado prolongado, que vai do dia 2 ao dia 5 de novembro. Recomenda-se aos turistas procurar reservar as vagas antes de viajar, garantindo assim sua permanência.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a previsão de bom movimento no feriado de Finados reflete o investimento da prefeitura em divulgação e em infra-estrutura. “Este será mais um feriado de sucesso, movimentando o comércio e os meios de hospedagem, já dando uma prévia de como será nossa próxima temporada. Desejamos a todos um ótimo feriado e que Ubatuba possa satisfazer as expectativas dos turistas, que são sempre tão bem-vindos na nossa cidade”. PMU

Voltar