Total de visualizações de página

quinta-feira, agosto 03, 2006

Notícias da Prefeitura

II Festival Gastronômico espalha delícias pela cidade de Ubatuba

Começa nesta quinta-feira, dia 4, o II Festival Gastronômico de Ubatuba, que promete espalhar delícias pelos restaurantes mais conceituados da cidade, com preços acessíveis e ingredientes bem caiçaras. Os restaurantes oferecerão receitas da região e pratos sofisticados com ingredientes típicos. Peixe, camarão, marisco, gengibre, mandioca, banana e palmito prometem trazer uma maravilhosa experiência de sabores ao público. A abertura do Festival Gastronômico acontecerá nesta quinta-feira, 4, no Sobradão do Porto, a partir das 20 horas.
Durante todo o mês, acontecerão apresentações musicais e exposições nos restaurantes que participam do evento, além de degustações, exposições de arte e artesanato e outras atividades de entretenimento.O evento trará também, de forma gratuita, oficinas de culinária, preparadas pelos chefs dos restaurantes ubatubenses e palestras sobre a gastronomia e os temperos caiçaras, contando com a presença do famoso restaurateur paulistano, Walter Mancini e de técnicos do Senac.
Segundo Zeca Ribeiro, um dos coordenadores do Festival, o objetivo do evento é trazer para Ubatuba um público fiel, com alto poder de compra e formador de opinião. “Com essa ação, nós pretendemos criar melhorias e benefícios aos estabelecimentos associados, promovendo a qualificação de mão-de-obra, fidelizando clientes, promovendo os restaurantes e marcas participantes e estreitando o relacionamento com os fornecedores”.
No cardápio das oficinas, que acontecerão no Campus da Unitau, os chefs ensinarão delícias como o Linguado ao molho de mel e gengibre e Caldeirada Caiçara. Além disso, os chefs amadores ubatubenses poderão participar de um concurso, para apresentar suas invenções. O evento está sendo organizado pela Associação dos Restaurantes de Ubatuba, com o apoio de empresas privadas e parceria com a Prefeitura e a Universidade de Taubaté. PMU

Programe-se e prestigie o Festival Gastronômico de Ubatuba!

Dia 10/08 Quinta - Feira
9h30 - Oficina O Rei do Peixe - Unitau
prato - Caldeirada Caiçara
14h - Oficina Restaurante Malibu - Unitau
prato - Linguado ao molho de mel e gengibre

Dia 11/08 Sexta - Feira
9h30 - Oficina Pizzaria São Paulo - Unitau
14h - Oficina Restaurante Bardolino - Unitau
16h - Palestra Gastronomia
Escola de Gastronomia Grande Hotel Senac
Campos do Jordão
20h - Show Sexteto Caiçara - Praça Fundart

Dia 12/08 Sábado
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio
20h - Música na Rua - Praça da Matriz
Banda Sexteto Caiçara - Restaurantes
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes

Dia 13/08 Domingo
Especial Dia dos Pais
Promoção nos Restaurantes Participantes:
brinde especial.
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio
20h - Música na Rua - Praça da Matriz
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes

Dia 16/08 Quarta-Feira
9h30 - Concurso Chef Amador - Unitau
1ª Classificatória

Dia 17/08 Quinta-Feira
9h30 - Oficina Restaurante Senzala - Unitau
prato - Camarão à Caiçara
14h - Oficina Churrascaria Gauchão - Unitau

Dia 18/08 Sexta-Feira
9h30 - Oficina Restaurante A Taberna - Unitau
14h - Oficina Restaurante Perequim - Unitau
16h - Palestra - Restaurantes de Sucesso
Famíglia Mancine - Walter Mancini
20h30 - Show Banda Artigo Quinto

Dia 19/08 Sábado
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio
09h - Oficina Grande Hotel Senac - Unitau
20h - Música na Rua - Praça da Matriz
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes

Dia 20/08 Domingo
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio
20h:00 - Música na Rua - Praça da Matriz
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes

Dia 23/08 Quarta-Feira
9h30 - Concurso Chef Amador - Unitau
2ª Classificatória

Dia 24/08 Quinta-Feira
9h30 - Oficina Pizzaria Bucaneiros - Unitau
14h - Oficina Restaurante Spaghetto - Unitau
16h - Palestra Gastronomia
Escola de Gastronomia Grande Hotel Senac
Campos do Jordão

Dia 25/08 Sexta-Feira
9h30 - Oficina Rei do Camarão - Unitau
14h - Oficina Peixe com Banana - Unitau
20h00 - Show Sexteto Caiçara
Show Artigo Quinto
16h00 - -Palestra Gastronomia
Escola de Gastronomia Grande Hotel Senac
Campos do Jordão - Unitau
20h00 - Show Sexteto Caiçara - Praça Fundart

Dia 26/08 Sábado
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio
20h00 - Música na Rua - Praça da Matriz
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes

Dia 27/08 Domingo
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio
16h30 - Encerramento - Praça Santos Dumond
Banda Lyra
Mostras de Fotografia e artesanato – Restaurantes



Casa do Brinquedo faz sucesso durante as férias

A Casa do Brinquedo de Ubatuba registrou, neste mês de férias, um número surpreendente de crianças atendidas. Foram cerca de dois mil atendimentos, sem contar os adultos que, invariavelmente, acabaram entrando nas brincadeiras. Durante a programação de férias, muitos turistas visitaram a casa e algumas crianças abriram mão até mesmo da praia, para ficar brincando. A unidade fixa da Casa do Brinquedo foi inaugurada no dia 29 de maio.
Na opinião da coordenadora do projeto, Renata Ramos Martins, esse grande número de atendimento, em tão pouco tempo, é muito gratificante. Ela afirma que o sucesso da Casa do Brinquedo se deve à divulgação do projeto. “Muitos adultos que vêm trazer seus filhos, netos ou sobrinhos, ficam emocionados com o projeto, brincam junto com as crianças, saem daqui agradecidos e acabam comentando com amigos, parentes e vizinhos, que trazem suas crianças também.”
O motivo de tanto encantamento é o fato da Casa do Brinquedo ser um projeto da Prefeitura Municipal de Ubatuba, em parceria com o Governo do Estado, que deixa centenas de brinquedos à disposição das crianças, gratuitamente. São seis tendas temáticas, com diferentes tipos de brinquedos, capazes de entreter qualquer criança de 0 a 12 anos durante todo o dia. Entre as brincadeiras, é possível escolher: quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, jogos de encaixes e regras, massa de modelar, bolas, cordas, túneis, balanços e muito mais.

Tirando crianças das ruas


Uma das mães que levou seus filhos à Casa do Brinquedo durante as férias chama-se Mara Lígia Bicho. Ela mora em Pindamonhangaba e afirma que foi grande a surpresa ao encontrar o projeto em Ubatuba. Segundo ela, havia em Pinda, no bairro onde mora, um projeto parecido, que foi extinto. “Sofremos uma perda muito grande com o fim do projeto. Sem as brincadeiras e atividades direcionadas, as crianças ficam ociosas, brincando nas ruas, sentadas nas calçadas. Quero dar os parabéns a Ubatuba, pelo respeito e atenção que estão dando às crianças”.
A coordenadora Renata Ramos Martins, afirma que a Casa do Brinquedo surgiu do reconhecimento da importância do brincar e das diversas circunstâncias que, muitas vezes, impedem que as crianças possam realizar essa atividade. “As crianças, hoje em dia têm sofrido privação do brincar, por uma série de fatores. Seja por falta de companhia, pela situação financeira ou pelo perigo das ruas. Os próprios pais e educadores banalizaram a brincadeira, dando preferência para o brincar pedagógico. Nós estamos criando um espaço voltado ao brincar espontâneo, garantindo um direito que está previsto, inclusive, no Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Funcionamento

Passadas as férias, a Unidade Base da Casa do Brinquedo volta a funcionar durante dois dias da semana, sendo que um é livre e aberto ao público e no outro, os atendimentos serão feitos por meio de agendamento. Nos dias restantes, a Casa do Brinquedo continua em sua versão itinerante, visitando escolas do Camburi à Maranduba. “A criação da Casa do Brinquedo “A Onda é Brincar” nesta gestão, revela o nosso cuidado com o futuro cidadão. É tratando a criança com respeito, carinho e propiciando a ela seus direitos de criança é que teremos, no futuro, cidadãos conscientes e preparados para construir uma cidade justa e digna para todos os seus moradores”, enfatiza o prefeito Eduardo Cesar.
A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações e agendamentos, ligue para: 3832-1608. PMU



Fundart lança projeto para revitalizar o artesanato local

Estimular o artesão a conhecer melhor o seu ofício, dando a ele condições de se tornar mestre. Resgatar a auto-estima de profissionais e de comunidades que vivem de artesanato. Reavivar as tradições artesanais de Ubatuba e melhorar a qualidade dos objetos produzidos. Organizar a produção artesanal, tendo em vista o desenvolvimento de um selo de qualidade. Esses são alguns dos objetivos da oficina “O despertar do mestre artesão”, que a Prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) promove durante este semestre. O público alvo do curso são os artesãos que fazem parte do Grupo Setorial de Artesanato da Fundação. O projeto será realizado em 3 etapas: diagnóstico, oficinas e mostra.
Sob a direção do artesão e pesquisador do artesanato brasileiro, Carlos Herglotz, o projeto inclui ainda o diagnóstico, identificação e escolha dos mestres de ofício, a escolha de aprendizes para as oficinas com os mestres, a escolha de artesãos para participação em oficinas de design e revitalização, oficinas nos ateliês dos mestres e seleção de trabalhos para exposição. Para Herglotz, o projeto também busca colocar em evidência os mestres artesãos de relevante valor patrimonial e cultural, além de salvar da extinção técnicas e ofícios, perpetuando seu conhecimento através de oficinas com novos aprendizes.

As etapas

Na primeira etapa será realizada pesquisa para identificar os artesãos tradicionais do município, que serão reconhecidos como “mestres”. Em seguida, serão escolhidos artesãos e pessoas com potencial para aprender o ofício dos mestres. Desses, serão selecionados os melhores para participar da oficina de design.
Na segunda etapa, serão escolhidos cinco alunos de cada ateliê (máximo 25 pessoas), para participar de oficinas de aperfeiçoamento de seu trabalho. O objetivo é desenvolver objetos mais ricos e atraentes, agregando valores como originalidade, identidade e beleza, sempre procurando manter as qualidades espontâneas do objeto artesanal.
Na terceira etapa, uma Mostra desses trabalhos conterá 3 núcleos principais: trabalhos novos, com identidade de Ubatuba; trabalhos dos mestres e aprendizes; e exposição de produtos utilizados na culinária de Ubatuba, com degustação de pratos especiais.
Para coroar e complementar o projeto, a Fundart estuda a confecção de um catálogo onde estarão registrados o desenvolvimento e o resultado do trabalho. Esse livro poderá servir como instrumento de difusão cultural e divulgação dos atrativos artesanais do município. PMU



Ubatuba recebe evento internacional de surfe em outubro

O Onbongo Pro Surfing é um evento seis estrelas do WQS e será realizado em Itamambuca também em 2007 e 2008

A praia de Itamambuca vai sediar entre os dias 23 e 29 de outubro, a última das quatro etapas do WQS 2006 (divisão de acesso à elite do surfe profissional) realizadas em ondas brasileiras. Ubatuba terá a honra de receber uma das duas únicas competições de nível máximo (seis estrelas) disputadas na América do Sul pelo WQS deste ano, o Onbongo Pro Surfing, que vai distribuir 2.500 pontos, US$ 125 mil, além de decidir o campeão sul-americano da temporada.
A prova, que até o ano passado era realizada em Florianópolis, acontece em Ubatuba também nos próximos dois anos e deve reunir grandes nomes do surfe mundial em uma praia que já foi palco de inesquecíveis eventos internacionais, como o Sundek, no final da década de 80.
Desde então, Ubatuba continuou recebendo importantes eventos de surfe, inclusive uma das etapas do SuperSurf, a única que nunca saiu do calendário da divisão principal do circuito brasileiro profissional, mas com a vinda do Onbongo Pro Surfing, Ubatuba volta a brilhar como sede de circuitos internacionais.

Infra-estrutura

Em janeiro deste ano, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve em São Paulo reunido com o Secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), Lars Grael e Tino Aronne, diretor de negócios da Onbongo. Na ocasião foi anunciado um repasse de R$ 200 mil pelo Governo do Estado para cuidar da infra-estrutura do evento.
No ano anterior, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Bittencurt Júnior, esteve em Florianópolis, acompanhando a última edição do Onbongo Pro Surfing no Brasil. “Acompanhamos de perto para podermos abrilhantar ainda mais o evento. Temos ondas perfeitas e pretendemos oferecer a melhor infra-estrutura aos atletas, público e imprensa especializada que virá a Ubatuba”, disse Bittencurt.

América do Sul

A “Association of Surfing Professionals South América” está promovendo em 2006 uma nova disputa para os surfistas do continente que competem nas provas do WQS realizadas na América do Sul. Os resultados estão sendo registrados num ranking especial que irá definir o campeão sul-americano de surfe profissional da ASP, após os resultados em Itamambuca. O atleta ubatubense Hizunomê Bettero está atualmente em sétimo lugar no ranking sul-americano do WQS, após três das quatro etapas realizadas no continente.

Vantagens para Ubatuba

Um evento com a grandiosidade de uma etapa do circuito mundial de surfe traz para a cidade que o sedia diversas vantagens. O comércio comemora, os meios de hospedagem ficam lotados, a mídia volta sua atenção para o que acontece ali, além da visita de milhares de amantes do esporte que enfeitam a praia nos dias em que o campeonato movimenta a cidade. Para o prefeito Eduardo Cesar, é uma grande honra Ubatuba voltar a receber eventos deste porte. “Para nós é maravilhoso. Nada mais justo que a ‘capital do surfe’ receber um evento importante como este, que vai fazer de Ubatuba o centro das atenções no mundo do esporte, movimentar o comércio e trazer turistas para conhecer nossa cidade”, comemora o prefeito. PMU

Voltar