Total de visualizações de página

sábado, agosto 12, 2006

Notícias da Prefeitura

Plano Diretor terá reuniões preparatórias

O Grupo de Elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba agendou três reuniões preparatórias para que os munícipes que tomaram conhecimento da minuta apresentada em audiência pública, na quarta-feira, 9, possam discutir sobre as diretrizes incluídas no documento. Os 130 delegados do Plano Diretor, cadastrados na audiência, participarão de pelo menos uma destas três reuniões.
Após a leitura da minuta, quem não concordar com algum aspecto do Plano Diretor ou quiser tratar de qualquer assunto relacionado ao mesmo, deve comparecer a uma das reuniões que acontecem nos dias 14, 16 e 18, nas regiões sul, central e norte, respectivamente. Nestas reuniões o cidadão poderá verificar junto ao Grupo de Elaboração se as reivindicações de seu bairro foram inseridas no Plano Diretor e entender melhor a gestão e aplicação da lei. As três reuniões terão o mesmo formato e conteúdo, portanto, as pessoas podem escolher de qual reunião participar.
Se houver interesse em colaborar com a construção do Plano Diretor após a leitura e entendimento da minuta, recomenda-se entregar na reunião a reivindicação por escrito, em duas vias, citando o artigo e o parágrafo aos quais se refere a questão, com nome completo, telefone para contato e número do documento de identidade. Participe do planejamento do futuro de Ubatuba e seja mais um cidadão consciente!

Confira as datas e locais das reuniões preparatórias:


Dia 14/08 – Região Sul
Local: Restaurante Sinhá – Maranduba
Horário: a partir das 8h

Dia 16/08 – Região Norte
Local: Sede da Regional Norte – Puruba
Horário: a partir das 8h

Dia 18/08 – Região Central e Oeste
Local: Escola Padre Anchieta
Horário: a partir das 8h PMU



Prefeitura congela mais um núcleo habitacional irregular

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Comissão de Congelamento, enviou nas últimas semanas uma equipe para cadastrar as casas da Vila Santana, na região sul do município.
O congelamento foi realizado após uma reunião comunitária, na qual o prefeito Eduardo Cesar, juntamente com a assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel e o coordenador da Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado, procurou esclarecer todas as dúvidas sobre o programa de congelamento de núcleos irregulares, a fim de que os moradores da Vila Santana estivessem bem informados quanto à necessidade de frear o crescimento desordenado no local, para uma futura regularização.
Foram cadastradas e numeradas 283 casas e a equipe responsável ainda está efetuando o cadastro das famílias, obtendo informações para que a regularização possa ser efetuada posteriormente, baseada nos dados demográficos colhidos no bairro.
A Vila Santana é um local com parcelamento irregular de solo e questão fundiária indefinida, o que a difere dos demais bairros já congelados pela Prefeitura. Para Claudinei Salgado, o congelamento da Vila Santana é mais um passo dado em direção à regularização fundiária no município. “Agradeço à comunidade da Vila Santana, que recebeu muito bem nossa equipe e tem colaborado com o processo de congelamento”.
Na próxima segunda-feira, 14, haverá outra reunião com a comunidade, na qual o coordenador da Comissão de Congelamento voltará a tirar as possíveis dúvidas da comunidade. A reunião acontece às 15h, na igreja em frente ao mercadinho do Clóvis. PMU



Campanha de vacinação anti-rábica será prorrogada

A campanha de vacinação anti-rábica continua percorrendo os bairros da cidade durante este fim de semana. Até agora já foram vacinados 6.073 cães e 705 gatos, sendo que a meta é vacinar 12.873 cães e 4.062 gatos. Devido ao mau tempo nas primeiras semanas da campanha, alguns bairros voltarão a receber os postos no dia 19, são eles: Mato Dentro (posto volante), Jardim Carolina (posto volante), Jardim Samambaia (posto volante), Perequê-Mirim (posto volante), Ipiranguinha (posto fixo na Polícia Militar), Perequê-Açu (posto fixo na sede da Guarda Municipal), Centro (posto fixo no Posto de Saúde Central) e Estufa 2 (posto fixo no campo de futebol). Nestes postos o número de animais vacinados ficou abaixo do esperado.
Os bairros que receberam os postos entre os dias 1 e 4 de agosto também voltarão a recebê-los, em data ainda a ser definida. Recomenda-se ficar atento aos avisos emitidos pelos postos volantes.
A Superintendência de Proteção à Saúde pede que os donos de gatos levem seus animais de estimação para serem vacinados, já que o número de gatos atendidos está muito abaixo da meta.
As instruções para os donos é que não permitam que as crianças acompanhem os animais na vacinação. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira.
Observe o roteiro programado pela Secretaria de Saúde e agende-se para levar seu animal de estimação para ser vacinado.
Os postos fixos funcionam das 8h às 16h e os volantes iniciam os trabalhos às 8h e não têm hora para encerrar as atividades. PMU



Mercado do Produtor Rural
Consumidores e comerciantes de Ubatuba têm nova opção para compra de frutas e hortaliças

Com preços mais acessíveis que os praticados no comércio, o Mercado do Produtor Rural de Ubatuba vem ganhando o seu espaço e surgindo como uma nova opção de compra. Este evento vem procurando aproximar o produtor do consumidor com bons preços, oferecendo oportunidades aos produtores locais de comercializarem diretamente seus produtos.
O Mercado do Produtor Rural é uma iniciativa da secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA) da Prefeitura de Ubatuba. “O objetivo do Mercado é proporcionar preços mais justos, uma vez que o produto é passado diretamente da mão do produtor para o consumidor”, explica a gerente de Abastecimento da Smapa, Mirna Zucheratto.
No Mercado, comerciantes e empresários, donos de hotéis, pousadas, restaurantes, sacolões e quitandas podem ter o contato direto com o produtor, diminuindo assim o grande número de intermediários e gerando melhores preços para a negociação. O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acredita que essa iniciativa inovadora vem ao encontro dos anseios dos produtores. “Os produtores precisam investir em novas possibilidades que possam oferecer mais vantagens comerciais. Com o Mercado o consumidor ganha em qualidade e preço e o produtor consegue escoar sua produção”, avaliou o prefeito.
O Mercado do Produtor Rural acontece todas às quintas-feiras, das 8 horas às 14 horas, na praça BIP, no centro de Ubatuba. PMU



Festival Gastronômico de Ubatuba homenageia os pais neste domingo

Os restaurantes participantes do “2º Festival Gastronômico de Ubatuba” prepararam um domingo especial para os pais. “Todo papai que comemorar o seu dia em um dos restaurantes receberá um brinde especial. Não ofereceremos um brinde padrão. Cada restaurante ficou à vontade para escolher o brinde, que vai desde uma sobremesa ou taça de vinho, a algo mais elaborado”, diz Zeca Ribeiro, um dos organizadores do festival.
A promoção é válida para almoço e jantar e participam da promoção os restaurantes Perequim, Pizzaria São Paulo, Peixe com Banana, Churrascaria Gauchão, Rei do Peixe, Pizzaria Bucaneiros, Rei do Camarão, Malibu, Bardolino, Spaguetto, Senzala e A Taberna.

Palestras

Na sexta-feira, 11, foi realizada a palestra “O setor de alimentos e bebidas e seu potencial de negócios”, com Maria Estela Martins Mendonça do Centro Universitário Escola de Gastronomia Grande Hotel Senac. Maria Estela prestou diversos esclarecimentos para um público atento, basicamente composto por empresários do setor. “É bom ver o interesse demonstrado pelas pessoas que trabalham com a alimentação em aprimorar o atendimento em Ubatuba”, disse Maria Helena.
Na próxima sexta-feira, 18, acontece a palestra “Restaurantes de Sucesso”, com Walter Mancini, proprietário do restaurante Famiglia Mancini, sucesso em são Paulo há 26 anos.

Oficinas

Para quem gosta de se aventurar na cozinha, o festival oferece oficinas culinárias, com sugestões deliciosas e com ingredientes fáceis de encontrar. As oficinas acontecem na UNITAU, nos dias 17, 18, 24 e 25 em dois horários: 9h30 e 14h. Cada turma terá o limite de 22 pessoas. Na quarta-feira, 23, acontece a primeira classificatória para o concurso de “Chef Amador”, aberto a todos os gourmets de fim de semana.
Os interessados em participar das oficinas e do concurso podem obter informações através do telefone 3832-3778. O “2º Festival Gastronômico de Ubatuba” é realizado pela Associação dos Restaurantes de Ubatuba (AREUBA), com o apoio de empresas privadas e parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundart e Universidade de Taubaté.

Acompanhe a programação do 2º Festival Gastronômico de Ubatuba:

Dia 12/08 Sábado
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio - Com a Escola de Yoga Expansão
20h - Banda Sexteto Caiçara - Restaurantes
20h30 - Música na Praça - Banda Artigo 5º
Praça Exaltação da Santa Cruz
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes

Dia 13/08 Domingo Especial Dia dos Pais
Promoção nos Restaurantes Participantes: - Brinde aos Pais.
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes
Casa do Artesão na Câmara Municipal

Dia 16/08 Quarta - Feira
9h30 - Concurso Chef Amador – Unitau - 1ª Classificatória
16h - Palestra Vinhos Miolo
Ubatuba Palace Hotel

Dia 17/08 Quinta - Feira
9h30 - Oficina Restaurante Senzala – Unitau - Prato - Camarão Caiçara
14h - Oficina Churrascaria Gauchão – Unitau - Prato - Picanha de cordeiro ao molho de hortelã

Dia 18/08 Sexta - Feira
9h:30 - Oficina Restaurante A Taberna – Unitau - Prato - Bacalhau Gomes de Sá
14h - Oficina Restaurante Perequim – Unitau - Prato - Camarão a Maria Cecília
16h - Palestra - Restaurantes de Sucesso / Famíglia Mancini - Valter Mancini - Unitau
20h30 - Show Banda Artigo Quinto - Restaurantes

Dia 19/08 Sábado
09h - Oficina Grande Hotel Senac - Unitau
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes

Dia 20/08 Domingo
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio / Escola de Yoga Expansão
20h - Música na Rua - Praça da Matriz
Mostras de Fotografia e artesanato – Restaurantes

Dia 23/08 Quarta - Feira
9h30 - Concurso Chef Amador – Unitau - 2ª Classificatória

Dia 24/08 Quinta - Feira
9h30 - Oficina Pizzaria Bucaneiros – Unitau - Prato - Sororoca na mandioca e camarão
14h - Oficina Restaurante Spaghetto – Unitau - Prato - Risoto de camarão e espinafre
16h - Palestra Gastronomia - Unitau - Centro Universitário Escola de Gastronomia do Grande Hotel Senac de Campos do Jordão

Dia 25/08 Sexta - Feira
9h30 - Oficina Rei do Camarão - Unitau
prato - Camarão ao Rei
11h - Música na Praça - Sinfônica Lira Padre Anchieta - Praça Nóbrega
14h - Oficina Peixe com Banana – Unitau - Prato - Comida Caiçara
16h- Palestra Gastronômica – Unitau - Centro Universitário Escola de Gastronomia do Grande Hotel Senac de Campos do Jordão
20h - Show Sexteto Caiçara - Restaurantes
Serestas e Seresteiros - Casarão do Porto – Fundart

Dia 26/08 Sábado
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio / Escola de Yoga Expansão
20h - Música na Rua - Sinfônica Lira Padre Anchieta
Serestas e Seresteiros - Casarão do Porto - Fundart
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes

Dia 27/08 Domingo
20h – Encerramento - Sinfônica Lira Padre Anchieta - Casarão do Porto – Fundart PMU



Perequê Açu recebe concurso de escultura na areia no dia 27

A Prefeitura Municipal de Ubatuba realiza no dia 27 de agosto mais uma edição do tradicional Concurso de Escultura na Areia. Organizado pela equipe de Recreação da Secretaria de Esporte e Lazer, o concurso acontecerá em frente ao Quiosque São Lourenço, na Praia do Perequê-Açu. As inscrições podem ser feitas no dia do evento a partir das 8 horas.
Dividido nas categorias mirim (até 10 anos), infantil (11 a 14 anos), Juvenil (15 a 17 anos) e adulto, o Concurso de Escultura na areia premiará os três melhores trabalhos em cada categoria com troféus. Cada escultor terá duas horas para executar seus trabalhos e poderá utilizar acessórios, com exceção de forminhas, podendo contar, também, com um ajudante.

Movimento da vida

Em 2005, Dani Mota, com a obra “Movimento da vida”, foi o vencedor da categoria adulto; na categoria infantil a vitória foi para Marisa Zanini com a escultura “Bob Sponja”, enquanto na categoria mirim venceu a escultura “Polvo” da pequena Jéssica. PMU



Prefeitura de Ubatuba homenageia atletas que disputaram Jogos Regionais

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, homenageia neste sábado, 12, os atletas que representaram a cidade nos 50º Jogos Regionais, disputados em Lorena, entre os dias 19 e 29 de julho. “Será um reconhecimento aos atletas que tanto se esforçaram para fazer com que Ubatuba fosse a melhor cidade do Litoral Norte nesses Jogos”, disse o prefeito Eduardo Cesar.
Ubatuba ficou em 10º lugar na classificação geral e 9º no quadro de medalhas, com três de prata e uma de ouro nas modalidades oficiais. A cidade conquistou ainda onze medalhas de ouro, uma de prata e seis de bronze nas modalidades extra-oficiais.
A homenagem aos atletas acontecerá no Salão da Igreja São Francisco, a partir das 19h. PMU



Inscrições para a segunda etapa do Municipal de Surfe podem ser feitas até o dia 16

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Ubatuba Surf Challenge, o maior circuito municipal de surfe do Brasil. Os atletas podem se inscrever até o dia 16 na sede da Associação Ubatuba de Surf (AUS), localizada a Rua Conceição, 120, loja 16. A taxa de inscrição é de R$ 30 para sócios e R$ 35 para os não sócios.
Marcado para acontecer de 18 a 20 de agosto, na praia de Itamambuca, o Ubatuba Surf Challenge deve reunir feras do surfe brasileiro como Odirlei Coutinho, Renato Galvão, Edgar Bischof, Isaias Silva, Saulo Júnior, Diego Santos e Edgley Santos.
O Ubatuba Surf Challenge é realizado pela AUS com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. PMU



Equipes da Escolinha Municipal de Surfe levam primeira etapa do Circuito Nicoboco

Após uma série de desclassificações devido a inobservância do regulamento pelas escolas de surfe de São Vicente e do Guarujá, as equipes Ubatubense e Ubatubera, da Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba, foram declaradas campeã e vice da primeira etapa do Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surf, realizada nos dias 6 e 7, na Praia dos Pescadores, em Itanhaém.
Em nota oficial publicada no site da Federação Paulista de Surf, a organização do torneio alega que não houve má fé, e sim desconhecimento do regulamento. “Nos casos ocorridos, é claro e óbvio que não existiu a intenção deliberada de transgressão por parte das escolas envolvidas, e sim o desconhecimento detalhado do regulamento”, diz a nota.
A escolinha de São Vicente escalou o atleta Antônio Barros, e a Associação das Escolinhas do Guarujá competiu com Humberto Alves e Vivian Messina. Os três figuram no ranking do Rip Curl Grom Search 2006, cuja primeira etapa foi disputada na Praia do Tombo em março deste ano. Humberto aparece na 19ª posição, enquanto Antônio está em 29º na categoria iniciantes. A atleta Vivian aparece na 19ª posição do ranking feminino. A punição para as escolinhas foi a perda de pontos, exclusão da etapa e devolução do troféu para a FPS.
“Infelizmente, não pudemos fazer nada. A regra é clara, e não haverá tolerância em relação a isso”, enfatizou o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o Silvério.
“Em momento algum discordamos das notas dadas aos atletas, pois eles eram muito bons, porém as equipes que terminaram à nossa frente tinham atletas que disputaram eventos que causariam eliminação. Fomos lutar por nossos direitos e conseguimos com isso manter nossa invencibilidade no circuito”, diz Alberto Jacob, um dos técnicos da Escolinha de Ubatuba.
No primeiro dia da competição, após a reunião entre os professores e comissão técnica, três equipes de Ubatuba também foram desclassificadas pelo mesmo motivo: Escolinha de Surf do Zecão, Escola Suelen Naraísa e Escola Ubatuba.

Ranking

Com a decisão da organização, a equipe Ubatubense assume a liderança do ranking com 810 pontos, a Ubatubera aparece em segundo, com 729 e a Ubatubana em quinto, com 531 pontos.
A segunda etapa será na praia de Itamambuca, Ubatuba. Inicialmente marcada para os dias 30 de setembro e 1° de outubro, terá a data alterada, em função das eleições presidenciais. PMU

Voltar