Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 23, 2006

Notícias da Prefeitura

CMD e Núcleo Gestor discutem amplamente minuta do Plano Diretor

Os integrantes analisaram minuciosamente a minuta para adequar as contribuições da comunidade à mesma

O Conselho Municipal de Desenvolvimento (CMD) e o Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo (PDP) de Ubatuba estão se reunindo durante esta semana para discutir profundamente a minuta do documento que, elaborado juntamente com as contribuições feitas pela comunidade, em um processo extremamente participativo, vai orientar o futuro da cidade.
O objetivo desta ampla discussão é adequar a minuta ao interesse da comunidade, que está sendo o principal ator da elaboração do Plano Diretor de Ubatuba e minimizar a possibilidade da existência de erros no documento. Apesar da expectativa de a discussão entre os membros do CMD e do Núcleo Gestor durar apenas um dia, até a tarde desta terça-feira, 22, segundo dia de reuniões, o grupo ainda estava chegando na metade da análise do documento. Por isto, nesta quarta-feira, dia 23, o grupo continuará reunido.
Para o arquiteto Renato Nunes, do Grupo de Elaboração do PDP, a necessidade de várias reuniões se deve aos detalhes da minuta e à dedicação e atenção com que o CMD e o Núcleo Gestor estão estudando e discutindo o documento. “A participação está sendo muito grande e a morosidade se deve ao interesse de discutir detalhes importantes que vão mexer com todo o município”, disse o arquiteto. “O mais interessante é que está sendo elaborado um Plano para a comunidade, que dá condições para que ela exerça pressão para transformar as ações em leis. A comunidade está sendo diretamente responsável pela implantação do plano”, comentou Renato Nunes.

Conferência

Na quinta-feira, 24, a minuta vai à votação em Conferência, a partir das 19h, no Salão da Igreja São Francisco. A maioria dos delegados cadastrados na audiência pública realizada para apresentação da minuta, participou de pelo menos uma das três reuniões preparatórias que aconteceram nas regiões norte, sul e centro-oeste. “Acredito que os delegados vão aceitar o modo como foi elaborada a minuta. Certamente haverá comentários, o que é natural, haja vista a complexidade e abrangência do documento. Mas o CMD e o Núcleo Gestor estão realizando estas discussões justamente para garantir a qualidade do trabalho”, completou o arquiteto Renato Nunes. PMU



Regional Norte realiza serviços no Ubatumirim, Prumirim e Almada

A Administração Regional Norte da Prefeitura de Ubatuba vem executando diversos serviços em vários bairros atendidos pela Regional. Até o final deste mês, oito homens da Administração estarão no Sertão do Ubatumirim realizando a limpeza de valas, capina e roçada. Ainda esta semana será concluída a reforma da ponte pedestre no bairro do Prumirim. “Esta obra irá beneficiar os moradores, turistas e principalmente os pescadores do local que transitam por ali com seus pescados”, avalia José Roberto Júnior, administrador da Regional Norte.
Na semana passada, também no bairro do Prumirim, a Administração construiu uma ponte, onde foi feita a abertura da vala, linha de tubo e muro de arrimo com pedras. A obra é uma reivindicação antiga da comunidade. “A ponte que estava no local tinha mais de 20 anos e só passavam por ela carros pequenos. Com isso, os moradores tinham que levar suas compras nos braços, pois os caminhões não trafegavam sobre a ponte”, explicou Júnior.


Almada

Durante o mês de julho, braçais da Administração Regional Norte estiveram realizando serviços de tapa-buraco, roçada e capina na estrada do bairro do Almada. A Administração também construiu e reformou abrigos de ônibus na Almada. “Isso facilita muito, tanto para os passageiros que tem um abrigo principalmente nos dias de chuva, quanto para os motoristas que tem uma referência de parada”, concluiu o administrador. PMU



Prefeito se reúne com moradores da Enseada

A reunião serviu, principalmente, para aproximar os cidadãos das ações que estão sendo realizadas pela prefeitura em todo o município

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, em mais uma demonstração de governo participativo, esteve reunido, na noite da segunda-feira, 21, com diversos moradores da Praia da Enseada, uma das mais movimentadas e com maior infra-estrutura hoteleira da cidade. A prefeitura mostrou um vídeo institucional e uma apresentação sobre as ações desta administração em todo o município. Eduardo Cesar se colocou à disposição da comunidade local para esclarecer qualquer dúvida e ouvir as sugestões e críticas.
A reunião, que aconteceu na Pousada Maanain, a convite dos seus proprietários, tinha alguns assuntos principais a serem tratados, como por exemplo, o trânsito de veículos na praia, o fechamento das ruas e o acesso à Avenida Beira-Mar.
Este problema que aflige os moradores e comerciantes da Enseada se dá devido à maioria dos comércios da praia estar na parte central, necessitando de as passagens estarem abertas para transporte e descarga de mercadorias, além da entrada e saída dos veículos de turistas hospedados em locais que possuem acesso apenas pela praia. A polêmica ocorre porque alguns consideram que o trânsito livre de veículos na areia também prejudica a praia.

Falta consenso entre moradores

O prefeito ouviu as reivindicações e sugeriu que a comunidade se reunisse para entrar em um consenso quanto às medidas que devem ser tomadas para as melhorias do local. Eduardo Cesar se comprometeu a voltar à Enseada num prazo de cerca de dois meses para retomar a discussão, em processo já mais adiantado de entendimento da comunidade, e procurar resolver os problemas dali, de acordo com as possibilidades da prefeitura. "Se o objetivo de todos for o bem da Enseada, certamente haverá um consenso e a prefeitura estará disposta a cooperar no que for necessário. Eu, como prefeito, sou o empregado número um de vocês e quero trabalhar para melhorar nossa cidade", disse Eduardo Cesar.
Além do prefeito, estiveram presentes na reunião, a assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, o secretário de Segurança Pública, Andrade Henrique, a assessora de expediente de gabinete, Denise Silveira e o vereador Romerson de Oliveira.

Projeto para o setor pesqueiro

Outro assunto prioritário na reunião era o projeto desenvolvido pela Associação dos Pescadores da Enseada. O presidente da associação, Peter Santos Nemeth, apresentou o projeto, que foi visto atentamente pelo prefeito e pela comunidade presente. A intenção do projeto é viabilizar uma série de melhorias para o setor pesqueiro, inclusive no que diz respeito à legislação que rege a atividade e à possível existência de áreas de cultivo, parque aqüícola e de uma reserva de desenvolvimento sustentável na baía da Enseada.
Eduardo Cesar ficou animado com o projeto e se mostrou disposto a cooperar no que estiver ao alcance da prefeitura. "Ainda seremos exemplo de aqüicultura no Estado e no país", disse o prefeito. PMU



Festival Gastronômico de Ubatuba entra na reta final com muitas atividades

O “2º Festival Gastronômico de Ubatuba” entra em sua última semana, com muitas atrações. Nesta quarta-feira, 23, acontece a segunda classificatória do Concurso Chef Amador, onde “mestres-cucas” amadores deverão apresentar pratos inéditos, salgados ou doces com ingredientes típicos de Ubatuba (peixes, frutos do mar, banana, gengibre e mandioca). Os classificados participarão da grande final, que será realizada em outubro. O Concurso Chef Amador acontece no Laboratório de Alimentos e Bebidas da Unitau, a partir das 9h30.
Palestras
Na quinta-feira, 24, acontece a palestra “Implementação e reposicionamento de empresas e serviços de alimentos”, com Sergio Donizetti, professor do hotel-escola do SENAC, em Campos do Jordão.
Na sexta-feira, 25, é a vez da Chef Maria Stela, também do hotel-escola do SENAC, em Campos do Jordão, ministrar a palestra “Pescado Brasileiro: o alimento que valoriza a arte culinária”. As palestras acontecem às 16 horas no auditório da Unitau.

Corrida de garçons

No domingo, 27, às 10h acontece a “Corrida de Garçons”, na praça Trópico de Capricórnio, com a participação já confirmada de pelo menos 15 participantes. Os profissionais deverão percorrer uma área demarcada, repleta de obstáculos e ainda servir algumas mesas com clientes.
O “2º Festival Gastronômico de Ubatuba” é realizado pela Associação dos Restaurantes de Ubatuba (AREUBA), com o apoio de empresas privadas e parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundart e Universidade de Taubaté. PMU

2º Festival Gastronômico de Ubatuba - Programação

Dia 23/08 Quarta - Feira
9h30 - Concurso Chef Amador – Unitau - 2ª Classificatória

Dia 24/08 Quinta - Feira
9h30 - Oficina Pizzaria Bucaneiros – Unitau - Prato - Sororoca na mandioca e camarão
14h - Oficina Restaurante Spaghetto – Unitau - Prato - Risoto de camarão e espinafre
16h - Palestra Gastronomia - Unitau - Centro Universitário Escola de Gastronomia do Grande Hotel Senac de Campos do Jordão

Dia 25/08 Sexta - Feira
9h30 - Oficina Rei do Camarão – Unitau - prato - Camarão ao Rei
11h - Música na Praça - Sinfônica Lira Padre Anchieta - Praça Nóbrega
14h - Oficina Peixe com Banana – Unitau - Prato - Comida Caiçara
16h- Palestra Gastronômica – Unitau - Centro Universitário Escola de Gastronomia do Grande Hotel Senac de Campos do Jordão
20h - Show Sexteto Caiçara - Restaurantes
Serestas e Seresteiros - Casarão do Porto – Fundart

Dia 26/08 Sábado
8h30 - Manhã Yoga - Praça Capricórnio / Escola de Yoga Expansão
20h - Música na Rua - Sinfônica Lira Padre Anchieta
Serestas e Seresteiros - Casarão do Porto - Fundart
Mostras de Fotografia e artesanato - Restaurantes

Dia 27/08 Domingo
10h – Corrida de Garçons - - Praça Capricórnio
20h – Encerramento - Sinfônica Lira Padre Anchieta - Casarão do Porto – Fundart



Projeto EconomizAR fará avaliação de veículos a diesel em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Petrobrás, realiza até a próxima quinta-feira, 24, diversas ações do CONPET – Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural.
A abertura dos trabalhos aconteceu na manhã desta terça-feira, 22, no auditório da E.M. Tancredo Neves, onde foi servido um café da manhã, que reuniu autoridades, representantes da Petrobrás e pessoas ligadas ao transporte e ao meio ambiente de Ubatuba. Em seguida, a secretária municipal do Meio Ambiente, Cristiane Gil, deu as boas vindas à equipe que conduzirá as ações em Ubatuba e Patrícia Pereira, secretária de Educação, lembrou a importância de ações como essas junto aos alunos da rede escolar: “ O meio ambiente e a educação precisam trabalhar sempre em conjunto. Temos que planejar um futuro melhor para as gerações futuras”, disse Patrícia.
Presentes também à cerimônia, o chefe de gabinete Delcio Sato (representando o prefeito Eduardo Cesar), o vice-prefeito Domingos dos Santos e o vereador Jairo dos Santos, que acompanharam a apresentação de um vídeo explicativo sobre o CONPET e uma rápida explanação de Nilson Quadros, coordenador do programa.
Ao final todos se dirigiram para a praça do ponto de caminhões, na Av. Rio Grande do Sul, em frente a Otto Motos, onde à partir desta quarta-feira, 23, será realizado um “Pit-Stop” do Projeto EconomizAR, quando motoristas de caminhões, ônibus e vans, poderão verificar a emissão de fumaça preta de seus veículos, sem nenhum custo (Projeto Economizar).
Também à partir desta quarta-feira, alunos de 5ª a 8ª séries participarão do projeto “Casa do Meio Ambiente”, que contará com exposições dos projetos do CONPET, vídeos institucionais e outras atividades.

Projeto EconomizAR

O Projeto EconomizAR, criado em 1996, oferece gratuitamente apoio técnico ao setor de transporte rodoviário – cargas e passageiros –, visando racionalizar o consumo de óleo diesel, com redução da emissão de fumaça preta de ônibus e caminhões, promovendo assim a melhoria da qualidade do ar. Em Ubatuba, os técnicos farão avaliação dos seguintes pontos: estado dos veículos e rendimento dos motores (teste de fumaça com opacímetro), práticas de manutenção dos veículos, esclarecimentos para motoristas e mecânicos e qualidade do diesel consumido. PMU



“Futebol, Paixão Brasileira” estará na Fundart

Exposição está viajando pelo interior do Estado; três artistas de Ubatuba integram a mostra

A Prefeitura de Ubatuba, através da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, programou para o dia 31 deste mês, a abertura da exposição “ Futebol, Paixão Brasileira”, que reúne alguns dos principais representantes da chamada arte primitivista ou naïf (ingênuo, em francês). É uma mostra do trabalho de artistas autodidatas que, a partir de temas populares como o futebol, desenvolvem um estilo caracterizado pelas cores vivas e uma imaginação, estilização e poder de síntese levados para a tela com uma técnica muito pessoal.
A exposição está viajando pelo interior do Estado em três módulos e conta com a participação de trinta artistas. Ubatuba está representada por Jussara Guimarães, Carlos Herglotz e Bruno Pizzutto. “Trinta artistas, homens e mulheres brasileiros, de aqui e acolá, dos grandes centros urbanos e de cidadezinhas encravadas pelo interior, cada qual com seu talento e maneira própria e original de contar a vida, as tradições, a natureza, as festas, as brincadeiras, a religiosidade etc. com pincéis e tintas e que juntos, numa única paleta de cores intensas e vibrantes, somando formas, formas e formas, cantam o fascínio de nossa gente pelo futebol”, explicam as curadoras Angélica Fabbri e Diná Jobst.
A exposição fica no Sobradão do Porto até 17 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 9 às 22 horas. Aos sábados e domingos a visitação pode ser feita das 16 às 22 horas, com entrada gratuita. PMU



Surfista ubatubense é vice-campeão na França

O surfista de Ubatuba, Hizunomê Bettero, conquistou o vice-campeonato no Rip Curl Pro Junior 2006, em Hossegor, França. A prova aconteceu no último final de semana e antecedeu o Rip Curl Pro, única etapa do WQS com nível 7 estrelas e US$ 150 mil em premiação.
O campeão foi o francês Juan Duru, mas o Brasil chegou com dois atletas na final, com o cearense Pablo Paulino como terceiro colocado, e o australiano Matt Wilkinson na quarta posição. Outro cearense, Charlie Brown parou na segunda semifinal. Duru levou o primeiro lugar com 18.20 pontos; Hizunomê obteve 6.83 e 7.17 para somar 14.00 pontos e Pablo levou notas 7.60 e 6.00, totalizando 13.60 pontos.

Odirlei Coutinho também brilha

Iniciado nesta segunda-feira, 21, o Rip Curl Pro tem prazo até dia 27 para ser realizado na França. Atual campeão do WQS, o paulista Adriano de Souza está defendendo o título do Rip Curl Pro, em Hossegor. Em 2005 ele ganhou a decisão contra o ubatubense Odirlei Coutinho.
No primeiro dia de competições foram realizadas as 19 primeiras baterias da rodada de abertura, com participação de 14 atletas do Brasil. Deste total, oito se classificaram para a próxima fase: Marcelo Trekinho, Gustavo Fernandes, Jean da Silva, Pablo Paulino, Hizunomê Bettero, Odirlei Coutinho, André Silva, James Santos.
Odirlei obteve uma das três maiores somatórias do dia, marcando 8.07 e 9.27 para somar 17.34 pontos. Renato Galvão é outro ubatubense que representou a cidade em Hossengor, mas foi eliminado da competição.

Em outubro, a competição é em Ubatuba

Lembrando que entre os dias 23 e 29 de outubro, além dos atletas de Ubatuba, outros grandes nomes do surfe mundial competem em ondas ubatubenses pelo Onbongo Pro Surfing, evento seis estrelas que acontece na Itamambuca. PMU



Jogos Escolares de Ubatuba movimentam 35 escolas à partir do dia 30

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio das secretarias de Educação e de Esportes e Lazer, divulgou o cronograma de atividades dos “24º Jogos Escolares da Semana da Pátria” (JESP). A competição reúne alunos de 5ª a 8ª séries de 17 escolas das redes municipal, estadual e particular de Ubatuba e a cerimônia de abertura do JESP será realizada no dia 30, às 9 horas, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. A solenidade terá a participação de grupos de dança das escolas municipais. No mesmo dia acontecem as disputas de natação, na piscina municipal, à partir das 13h.
O “24º JESP” acontece até o dia 6 de setembro e terá as modalidades atletismo, damas, futsal, natação, queimada, surfe, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Paralelamente acontecerão as disputas dos Joguinhos Escolares, com alunos de 1ª a 4ª séries de 18 escolas. Para os “Joguinhos”, estão destinadas as competições de atletismo, queimada e natação. PMU


Voltar