Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 22, 2006

Notícias da Prefeitura

Plano Diretor Participativo terá votação da minuta no dia 24

A minuta revisada do Plano Diretor Participativo de Ubatuba, apresentada originalmente no último dia 9 de agosto, será votada em Conferência, na próxima quinta-feira, 24, às 19h, no Salão da Igreja São Francisco. Os delegados e interessados em conhecer a minuta revisada e os anexos podem acessar o site
www.ubatuba.sp.gov.br/planodiretor a partir de terça-feira, dia 22.
Durante a última semana foram realizadas três reuniões preparatórias, nas regiões norte, sul e centro-oeste, para que os delegados e munícipes que tomaram conhecimento da minuta pudessem discutir sobre as diretrizes incluídas no documento e contribuir com sugestões e críticas.
A maioria dos delegados cadastrados na audiência do dia 9 participou de pelo menos uma das reuniões e votarão para a aprovação da minuta, que será encaminhada para aprovação da Câmara Municipal até 10 de outubro.
As reuniões tiveram grande participação das comunidades locais, interessadas em conhecer melhor o conteúdo do documento que vai nortear o futuro de Ubatuba e entregaram muitas contribuições por escrito ao Grupo de Elaboração do Plano Diretor. As contribuições também estarão disponíveis no site, a partir de segunda-feira, 21.
Para o arquiteto Renato Nunes, que faz parte do Grupo de Elaboração do Plano Diretor de Ubatuba, a comunidade já fez sua parte: “a comunidade participou ativamente e agora foi encerrada a entrega de contribuições. Os vereadores terão 45 dias para aprovar o documento e espero que o consenso que surgiu entre a comunidade sirva de base para a decisão do Legislativo”. PMU



Pescadores realizam manifestação e pedem ajuda da Prefeitura

Diversos representantes do setor pesqueiro de Ubatuba realizaram nesta segunda-feira, 21, uma manifestação pacífica, em frente ao Paço Municipal, pedindo que haja um consenso quanto à lei que rege a atividade da pesca e que é por eles considerada extremamente rígida e impraticável.
Na última semana a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento promoveu um encontro entre associações de pescadores e a Polícia Ambiental, onde a intenção foi abrir diálogo entre as partes para um melhor entendimento quanto às autuações que os pescadores, por falta de conhecimento da lei pesqueira, vêm recebendo.
Os pescadores foram prontamente atendidos e tiveram suas reivindicações ouvidas pela prefeitura, que, a exemplo da reunião anterior, se propôs a auxiliar no que for possível, oferecendo ajuda para que a classe pesqueira tenha mais conhecimento sobre a legislação. Um documento para expor os problemas dos pescadores no que se refere à legislação específica do setor deverá ser encaminhado ao IBAMA no início de setembro.
“Tomamos o cuidado de informá-los sobre o que é ou não de competência municipal, explicando que o problema deles é de esfera federal”, disse a secretária de Agricultura e Pesca, Valéria Gelli. “Eles estão pedindo que os órgãos olhem por eles e para as dificuldades que eles estão tendo com a lei e as autuações”, completou. PMU



Pit Stop do Conpet será na Avenida Rio Grande do Sul

O “Pit-Stop” do Projeto EconomizAr, que acontece nos dias 23 e 24 em função das atividades do Conpet em Ubatuba, teve seu local modificado. Diferente do que foi anteriormente divulgado, o “Pit-Stop” com aferições de emissão de fumaça preta nos ônibus e caminhões da Prefeitura, da empresa de aviação local e de particulares, acontecerá na Avenida Rio Grande do Sul, em frente a Otto Motos, na praça que é ponto de caminhões. A ação acontece a partir das 9h.

Ações do Conpet

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Petrobrás, realizará entre os dias 22 e 24 de agosto “Ações do CONPET”, um Programa do Ministério de Minas e Energia que tem como principal objetivo incentivar o uso eficiente das fontes de energia não renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária.
A abertura da programação, em cerimônia para convidados, será realizada no dia 22, a partir das 8h30, no auditório da escola Tancredo de Almeida Neves.
Nos dias 23 e 24, das 9h às 17h, acontece também a “Ação Casa do Meio Ambiente”, com os alunos de 5ª a 8ª séries, cujas escolas tiveram seus professores capacitados em 2005 pelo Programa. A ação terá apresentação de vídeos institucionais, apresentação do ED (robô virtual) no Portal CONPET e distribuição de folhetos informativos e brindes, também no auditório da E.M Tancredo de Almeida Neves. PMU



Ubatuba continua vacinando cães e gatos

A campanha de vacinação anti-rábica continua em Ubatuba. Até o dia 14 já tinham sido vacinados cerca de 6.500 cães e 1000 gatos, sendo que a meta é vacinar 12.873 cães e 4.062 gatos. Devido ao mau tempo nas primeiras semanas da campanha, alguns bairros voltarão a receber os postos neste sábado, dia 19. São eles: Mato Dentro (posto volante), Jardim Carolina (posto volante), Jardim Samambaia (posto volante), Perequê-Mirim (posto volante), Ipiranguinha (posto fixo na Polícia Militar), Perequê-Açu (posto fixo na sede da Guarda Municipal), Centro (posto fixo no Posto de Saúde Central) e Estufa 2 (posto fixo no campo de futebol). Os bairros que receberam os postos entre os dias 1 e 4 de agosto também voltarão a recebê-los na semana entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro.
A Superintendência de Proteção à Saúde pede que os donos de gatos levem seus animais de estimação para serem vacinados, já que o número de gatos atendidos está muito abaixo da meta.
As instruções para os donos é que não permitam que as crianças acompanhem os animais na vacinação. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira.
Observe o roteiro programado pela Secretaria de Saúde e agende-se para levar seu animal de estimação para ser vacinado.
Os postos fixos funcionam das 8h às 16h e os volantes iniciam os trabalhos às 8h e não têm hora para encerrar as atividades. A Superintendência de Proteção à Saúde informa que se estiver chovendo forte nos dias agendados, os trabalhos serão cancelados. PMU



Caiçarada terá cerca de mil participantes

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) está preparando uma grande festa popular para o mês de aniversário da cidade. Este ano, o Festival de Cultura Popular – Caiçarada, terá a participação de 20 grupos folclóricos de várias partes do Brasil, totalizando cerca de mil participantes. A festa será realizada no terminal turístico do Perequê-Açu, entre os dias 5 e 8 de outubro e fará parte das comemorações de aniversário de Ubatuba.
Além dos shows programados para todas as noites, a festa contará com tendas e restaurante apresentando o que há de melhor na culinária caiçara. Nos ranchos, o visitante também poderá apreciar alguns costumes locais como construção de canoa, de rabeca (espécie rústica de violino) entralho e remendo de rede, fabricação de farinha de mandioca, além do artesanato caiçara. Na parte de brincadeiras típicas, haverá corrida de canoas, torneio de truco e atiradores de bodoque (arco de atirar pedra).

O local

Diferente do que ocorreu ano passado, quando a Caiçarada foi realizada na Praça de Eventos, para esta segunda edição a Fundart escolheu o terminal turístico do Perequê-Açu, por possuir estrutura de apoio aos visitantes, com banheiros, alojamentos, restaurante, área para montagem das barracas, grande espaço para estacionamento no entorno, e principalmente por estar localizado na beira da praia, cenário ideal para o evento. O mesmo local já foi palco para duas edições da Festa da Cultura Popular realizada pela Fundart nos anos de 95 e 96, com grande sucesso.
Os grupos folclóricos visitantes ficarão alojados em escolas, no prédio da Polícia Militar e também no terminal. A entrada será franca durante todos os dias. Confira a programação:

Programação

Dia 5/10 - quinta-feira
18 h - Chegada do cortejo de canoas, trazendo a Bandeira da Caiçarada
19 h - Hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional
19h30 - Entrega da chave da cidade ao patrono do evento e apresentações de dança: indígena, afro e portuguesa.
21 h - Apresentação dos grupos: Canoá, Quadrilha de Angra dos Reis e Guaruçá

Dia 6/10 - sexta-feira
19 h - Apresentação dos grupos: Moçambique, Congada de Bastões, Dança da Fita, Fandango de Tamanco, Maracongada e Danças Gaúchas

Dia 7/10 – sábado
16 h - Desfile de bandeiras das Capelinhas de Ubatuba, com a participação dos grupos Moçambique e Ternos de Congos.
19 h - Apresentação dos grupos: Samba de Lenço, Congo de Sainha,Congada Chapéu de Fitas, Reisado Sergipano, Congo Pesado, Congada Rosa, Fogança Paranaense

Dia 8/10 – domingo
9 h - Corrida de Canoas, Torneio de Truco e demonstração de atiradores com bodoque
12 h - Almoço Caiçara
13 h - Apresentação de Fandangueiros de Cananéia, Paraty e Ubatuba
19 h - Apresentação dos grupos; Dança de Boi, Dança dos Chapéus e Grupo Godap c/ danças brasileiras. PMU



Alunos da região sul estréiam como guias mirins

Alguns dos alunos participantes do projeto Guia Mirim, coordenado pela equipe da Sala Verde e desenvolvido nas escolas municipais Nativa Fernandes, do Sertão da Quina, Sebastiana Luiza de Oliveira Prado no Araribá e E.E. Áurea Rachou, também no Sertão da Quina, foram selecionados para a primeira atividade prática de monitoria: a recepção de um grupo de alunos da E.M. Altimira Silva Abirached, do Itaguá.
Durante a visita, os alunos da escola do bairro Itaguá terão um contato mais estreito e interpretativo com a Mata Atlântica, além de uma aula sobre as diversas formas de crueldade que vêm sendo praticadas com animais silvestres. Durante a aula, os alunos terão contato com exemplares vivos de aves, répteis e mamíferos apreendidos pelo IBAMA.
“Desta forma, os guias mirins terão a melhor atividade prática possível, podendo apresentar com ênfase, os valores afetivos que vêm sendo construídos durante as aulas do projeto com a localidade onde residem”, lembram os coordenadores da Sala Verde.
Agendamentos para este tipo de atividade podem ser feitos com a equipe da Sala Verde na Secretaria de Educação, pelo telefone 3833.3010. PMU



Artistas de Ubatuba conquistam prêmios no interior

2006 está sendo um ano de sucesso para os artistas plásticos de Ubatuba. Vários deles, que fazem parte do Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), conseguiram prêmios importantes em exposições no interior.
No XXII Salão Acadêmico de Artes Plásticas de Guaratinguetá, os ubatubenses conquistaram os seguintes prêmios: Costa Simões – Medalha de Ouro e prêmio aquisição; Marilu Schmidt – Menção Honrosa; Carlos Herglótz – Menção Honrosa.
No VI Salão de Artes Plásticas de Lorena, foram os seguintes prêmios: Adriano Oliveira – 1.o Lugar; Costa Simões – 2.o Lugar; e Marilu Schmidt – Menção Honrosa.
Em Araras, no 56º Salão Ararense de Artes Plásticas, Costa Simões obteve o troféu Prefeitura de Araras e o Prêmio Aquisição. Diversos artistas locais também representaram Ubatuba nos salões de Franca e Taubaté.

Homenagem

O artista plástico Dênico Pavan foi o homenageado da exposição do Dia dos Pais, realizada pelo Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart e que pode ser visitada até o dia 27 de agosto no Casarão do Porto. O Grupo já homenageou o músico João Alegre, na exposição Coletiva dos Artistas Plásticos de Ubatuba, em fevereiro, com doação de um quadro de Wladimir Ferreira da Silva, que retratava o músico falecido, e Dona Zelma Landi, na exposição comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. Mais informações pelo telefone 3833-7000. PMU



Natação de Ubatuba vence mais uma etapa do Paulista de Águas Abertas

Equipe amplia liderança na categoria

A equipe de natação de Ubatuba venceu a prova de 1 Km, da 7ª etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, disputado na cidade de Fartura, no último domingo, 20. Dos 39 atletas que participaram na prova 13 subiram ao pódio, sendo que Felipe A. Costilhas (J.Bike), com o tempo de 10 minutos e 06 segundos, foi o primeiro atleta de Ubatuba a completar a prova, vencendo a categoria juvenil II. Já Patrick B. Graglia (Papelaria Marques), e Abner M. França (Sanets) venceram as categorias mirim e petiz II.
Os nadadores Gabriel P. Martinez (Centro Ótico Ubatuba), Caio C. Prado Santos (EMI Embalagens), Igor B. Gonçalves (Colégio Dominique), Rômulo A.C. Santos (Rossi Calçados), Vinicius B. Mauro (Mecânica Minoru) e Jorge Eduardo Oliveira ficaram na segunda posição em suas categorias enquanto Pedro H. Bueno (Pousada Estrela do Mar), João M.S. Matta (Rest. Refugio da Louca), e Pedro Popic (Orquídea Palace) chegaram em terceiro.
Com o resultado, a equipe de Ubatuba ficou em primeiro lugar na prova curta “Troféu Waldir de Souza”, com 582 pontos; em segundo ficou a equipe do Tênis Clube Paulista, com 488. “Foi uma conquista difícil, pois Ubatuba competiu apenas com os atletas das categorias menores, mas com muita aplicação conseguimos a quarta vitória do ano na competição”, disse José Eduardo Andrade, técnico da equipe de natação da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba.
Com mais essa vitória, a natação de Ubatuba amplia a liderança no ranking de equipes, totalizando agora 57 pontos, 6 a frente do Tênis Clube Paulista , segundo colocado. A equipe viajou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Cimenthuba e AMAN (Associação das Mães de Atletas da Natação de Ubatuba). A próxima etapa acontece dia 17 de setembro em Itanhaém. PMU



Campeonato de futebol categoria Dentinho começa neste sábado em Ubatuba

O campeonato municipal de futebol categoria dentinho começa neste sábado 26, no estádio Municipal Ciccillo Matarazzo.Aproximadamente 400 atletas, alunos da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles, disputarão o torneio, divididos em dois grupos de oito equipes cada.
O grupo A é formado por Kutelak, Casa Globo, Ubadesklimp, Ismael Comida Caseira, Pousada Ubatuba Paradise, Porto Marina, Chaveiro Ligeirinho e Quiosque Pica-Pau.
O grupo B é composto por Auto Posto Jija, Pizzaria Tio Sam, Papelaria do Estudante, Smidi Calçados, Baleia Branca, Calçados Fernandes, Mercado 24 Horas e Vovô Almiro.
A partir da segunda rodada as partidas acontecerão também no campo do horto, com ônibus para os atletas, saindo às 8 horas em frente ao Ginásio de Esportes Tubão.
Neste sábado a cerimônia de abertura está marcada para às 9h e a rodada começa às 10h, com as seguintes partidas: Pousada Paradise X Ligeirinho, Tio Sam X Baleia Branca, Casa Globo X Ubadesklimp, Auto Posto Jija X Vovô Almiro, Kutelak X Ismael, Papelaria do Estudante X Calçados Fernandes, Pica-Pau X Porto Marina e Smidi X Mercado 24 Horas. PMU


Voltar