Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 16, 2006

Notícias da Prefeitura

Justiça ordena demolição no Camburi

Cumprindo uma ordem judicial frente à ação civil pública movida pelo Ministério Público, o Instituto Florestal, a Polícia Ambiental e a Prefeitura de Ubatuba procederam, na última sexta-feira, 11, a demolição de construção na Praia do Camburi, região norte do município.
Na ordem judicial determinava-se “proceder à demolição da construção redonda coberta de lona plástica e uma pequena casa nos fundos do imóvel, bem como dois quiosques e a retirada das árvores frutíferas”. Toda a ação de demolição foi coordenada por um oficial de Justiça, que acompanhou e definiu pessoalmente quais construções seriam demolidas e quais árvores seriam cortadas.
A ação civil, movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo contra Clorinda Maria da Costa Santos estava em trâmite judicial desde 1995 e a ação de demolição foi executada cerca de 20 dias após a prefeitura ter recebido a ordem de demolição expedida pela Justiça.
A prefeitura só pôde cumprir a determinação da Justiça, cedendo máquinas e homens, após ter passado cerca de 20 dias do recebimento do mandado da Justiça por conta da grande quantidade de obras que estão sendo realizadas no município, onde as máquinas encontravam-se em uso.
Para o secretário adjunto de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Claudinei Salgado, “este tipo de ordem gera um grande desgaste emocional por parte dos funcionários que executam e coordenam a ação, porém o não cumprimento incorre em desobediência à ordem judicial”. PMU



Prefeitura viabiliza cursos de informática para 33 jovens

A Prefeitura de Ubatuba reuniu na última segunda-feira, 14, os jovens cadastrados na secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social que participarão de cursos de informática. São 33 alunos, com idade entre 15 a 17 anos, dos quais 22 terão acesso pela primeira vez ao mundo da informática e 11 darão prosseguimento ao curso básico, concluído em abril. O curso é fruto de uma parceria com a Epicentro escola de informática onde as aulas serão ministradas.
Durante a entrega dos kits com material para uso no decorrer do curso, Álvaro Gonçalves, da Epicentro, lembrou a importância da informática nos dias de hoje. “O mercado de trabalho pede o máximo de qualificações possíveis para os candidatos a qualquer vaga e a informática hoje é quase uma exigência”, enfatizou. Kátia Nunes, secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba, deu um recado às mães que acompanhavam os alunos. “Mãe, você tem uma grande responsabilidade, que é a de motivar seu filho a não desistir do curso, que pode ser a porta de entrada para uma boa colocação no futuro”.
Joana Nascimento Martins, mãe de Ricardo, de 17 anos, que começará o módulo avançado do curso de informática, conta que precisou viajar enquanto ele estava no curso básico, mas telefonava todos os dias pedindo que ele não fraquejasse. “Ele foi firme e agora vai começar a segunda fase, mas vou continuar cobrando a presença dele, pois sem estudo não se consegue nada na vida”, afirmou Joana, confiante no bom desempenho do filho na segunda etapa do curso. PMU



Ubatuba recebe unidade móvel de saúde bucal

O veículo será utilizado, principalmente, para educar e informar a população sobre a importância da saúde bucal e do auto-cuidado odontológico

A Prefeitura de Ubatuba, por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, viabilizou a aquisição de uma unidade móvel de saúde bucal que deve percorrer os bairros mais distantes, dando assistência às comunidades que têm dificuldade de acesso aos postos centrais.
O veículo é um furgão Peugeot Boxer, equipado com consultório odontológico, orçado em R$ 110 mil. Para o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Érico Vasconcelos, o principal argumento para a aquisição do veículo é a característica geográfica de Ubatuba. “A unidade móvel foi adquirida em virtude da necessidade que sentimos de levar a saúde bucal aos bairros mais isolados”, explica o dentista.
Outro fator que a unidade móvel pretende reverter é a visão estreita que algumas pessoas possuem sobre a saúde bucal: “eles costumam vir ao centro somente em casos de urgência odontológica e pensam que ter saúde bucal é apenas não sentir dor, deixando de levar em conta a questão estética e preventiva. Estas pessoas não são instruídas e não sabem sobre a relevância da saúde odontológica na saúde em geral”, diz Érico.

Atenção para a região norte

Devido ao deficiente sistema de saneamento básico na região norte de Ubatuba, a água que abastece a maioria das casas não possui flúor e por causa disso, segundo o coordenador de Saúde Bucal no município, muitas crianças apresentam índice de cáries muito maior que o percebido na região central, onde a água é tratada com flúor. Este é um dos fatores que fizeram com que a prioridade da unidade móvel de saúde bucal fossem os bairros da região norte. “Queremos direcionar o uso do veículo para a informação e o auto-cuidado, despertando o compromisso, a participação e a co-responsabilidade. O carro vai também possibilitar a aproximação dos profissionais de saúde bucal da realidade destas pessoas”, explica Érico Vasconcelos, dizendo que a educação e a informação serão as principais ferramentas usadas com a unidade móvel.

Educadores e dentistas de mãos dadas

A unidade móvel de saúde bucal vai também servir de amparo no projeto “Educadores e Dentistas de mãos dadas contra as doenças bucais”, desenvolvido através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde. “Pretendemos utilizar o veículo não somente em ações assistenciais clínicas, mas, sobretudo, para promover ações educativas e direcionadas ao auto-cuidado com a saúde bucal”, diz Érico. Algumas ações serão integradas com atividades lúdicas com a Casa do Brinquedo itinerante.
Para o atendimento efetivo haverá um estudo prévio, com classificação de risco focalizada principalmente na região norte, onde as pessoas são menos assistidas quanto à saúde bucal. O cronograma de atendimento da unidade móvel de saúde bucal será definido e previamente divulgado. PMU



Ubatuba amplia rede de atendimento do Programa Saúde da Família

Jardim Carolina, Umuarama, Estufa 1 e Sumaré agora têm unidades do PSF

Visando melhor atender à comunidade e descentralizar o atendimento na Santa Casa, a Prefeitura de Ubatuba viabilizou mais quatro unidades de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF). No Jardim Carolina e Umuarama as unidades já estão em funcionamento e na Estufa I e Sumaré estão em fase de implantação. Até então as equipes do PSF estavam atendendo os moradores destes bairros fora da área de abrangência dos mesmos, tendo o paciente que se locomover até a unidade mais próxima. “Agora os profissionais realizam suas ações dentro da área em que a comunidade vive”, explica o Superintendente da Saúde Básica do município, Érico Vasconcelos.
As unidades contam com médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, além dos agentes de saúde, que são o elo entre a equipe e o morador, realizando visitas domiciliares periódicas para informar-se sobre a saúde das pessoas. Caso alguém precise de atendimento médico, o encaminhamento é feito pelo agente.
Ubatuba detém hoje um alto índice de abrangência do PSF: quase 100% da população é atendida pelo programa, que conta agora com 26 unidades. “A Secretaria de Saúde organiza a atenção básica por meio do PSF, e esta, por sua vez, é responsável pela solução de praticamente 80% dos problemas de saúde que acometem a população”, explica Érico Vasconcelos, frisando a importância do Programa Saúde da Família para a atenção básica no município.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a existência de mais unidades do PSF reflete a dedicação do governo à melhorias na assistência à saúde em Ubatuba. “Estamos priorizando as ações que fazem com que o munícipe tenha melhor e mais fácil acesso aos atendimentos, aliviando o movimento na Santa Casa e levando o médico para perto do paciente”, explica o prefeito. PMU



Fundo Social de Ubatuba entrega carro térmico para refeitório da Santa Casa

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar, entregou nesta terça-feira, 15, um carro térmico de seis cubas à Santa Casa de Ubatuba. O equipamento que será utilizado no refeitório dos funcionários do hospital foi adquirido pelo Fundo Social com renda obtida em um bazar realizado junto aos servidores municipais.
“Agradeço aos funcionários da Prefeitura de Ubatuba que prestigiaram nosso bazar e possibilitaram a compra desse presente para os funcionários da Santa Casa”, declarou a primeira-dama ao entregar o carro térmico à Quesia Kamimura, diretora administrativa e Eliana de Almeida, captadora de recursos da Santa Casa de Ubatuba. PMU



Natação de Ubatuba vai à Fartura de olho na liderança do Paulista de Águas Abertas

A equipe de natação de Ubatuba disputa neste domingo, 20 a 7ª etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas na cidade de Fartura, tentando manter a liderança do ranking do torneio por equipes na prova curta.
Na prova de 1 km (Troféu “Waldir de Souza”), Ubatuba ocupa o primeiro lugar no ranking, com 48 pontos, contra 44 do Tênis Clube Paulistano e 40 do Circulo Militar / 4 Fit.
A prova de domingo será disputada no Camping Municipal de Fartura nas distâncias de 1km (Curta), 3km (Média) e 6km (Longa) e a equipe de Ubatuba deve contar com aproximadamente 30 atletas que embarcam no sábado pela manhã.
A prova de Fartura é o último desafio dos atletas em água doce, pois a Federação Aquática Paulista marcou as três últimas etapas do campeonato para cidades praianas: Itanhaém (17/09), Santos (07/10) e São Sebastião (12/11). PMU




Academia Mestre Wilson segue imbatível na Copa Ubatuba de Jiu Jitsu

Equipe conquista hexacampeonato no evento

O Ginásio de Esportes Tubão recebeu no último domingo, 13, grandes feras do Jiu Jitsu para a realização da 6ª Copa Ubatuba. Promovida pela academia Mestre Wilson, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, a competição, que faz parte do calendário de eventos da cidade, reuniu 197 lutadores de 13 academias de Ubatuba, Vale do Paraíba, Itatiba, Jundiaí, além de Angra dos Reis e Rio de Janeiro.
A Academia Mestre Wilson foi a campeã por equipes, pela sexta vez, porém não levou o título na categoria absoluto-faixa preta, considerada a principal do evento. Esta categoria foi vencida pelo atleta Junior, da academia Brasa, de Jundiaí, que derrotou Marino Junior, da Academia Mestre Wilson, na final. Na terceira posição ficou Trajano Medrado e Joel Hecher ficou em quarto lugar.
A 6ª Copa Ubatuba de Jiu Jitsu foi patrocinada por Samesp, Beach Energy Suplementos, Rossi Calçados, Planstel, Academia de Capoeira Unidos à Liberdade e UniMódulo. PMU

Voltar