Total de visualizações de página

sexta-feira, agosto 18, 2006

Notícias da Prefeitura

Ubatuba inicia campanha de vacinação contra poliomielite no próximo dia 21

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Saúde, vai antecipar a campanha de vacinação contra a poliomielite para os bairros mais distantes. No dia 26 de agosto ocorre mais uma etapa da Campanha Nacional contra Poliomielite, mas a partir do dia 21, próxima segunda-feira, já acontecerá a vacinação antecipada para os locais onde não haverá postos no dia 26.
A meta da Vigilância Epidemiológica é vacinar pelo menos 95% da população de crianças menores de cinco anos, que em Ubatuba está em torno de 7 mil crianças. O objetivo da Campanha é de evitar a reintrodução da doença em nosso território, uma vez que não temos notificação de casos da poliomielite no país há 17 anos. Em Ubatuba vinte postos estarão abertos no Dia Nacional (confira o cronograma).

A poliomielite

A doença está sendo erradicada no mundo, mas o vírus ainda existe em alguns lugares, por isso, é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas. A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença contagiosa, transmitida pelo poliovirus através das vias aéreas superiores, caracterizada por causar uma paralisia de início súbito, geralmente em membros inferiores. Os sintomas da poliomielite são: febre, mal estar, dor de cabeça, acompanhada ou não de paralisia.
No início da década de 80, houve uma grande incidência da doença no Brasil, deixando milhares de deficientes físicos por ano. No fim dos anos 80, a doença foi controlada na maior parte do mundo, devido às ações de imunização. Ainda hoje, pode-se observar um grande número de pessoas com a síndrome pós-pólio, seqüelas deixadas pela infecção.
O objetivo das campanhas de vacinação em massa é produzir uma extensa disseminação do vírus vacinal, que competirá com a circulação do vírus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. PMU



Fundac oferece cursos para crianças e adolescentes

A Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba), órgão da administração indireta da Prefeitura, está oferecendo oficinas esportivas também para jovens não cadastrados na Fundação. Além de atender às crianças e adolescentes do Projeto Arco-Iris e do Programa Amigos do Adolescente, agora outros jovens carentes poderão usufruir as aulas de karatê, judô, jiu-jitsu, capoeira angola, futmesa, street dance e futebol de areia.
Para participar o interessado deve comparecer à sede da Fundac, à Avenida Thomaz Galhardo, 865, onde passará por uma avaliação sócio-econômica e, havendo vagas, poderá iniciar as atividades.

Voluntários valiosos

Os cursos são ministrados por voluntários que abraçaram a causa da criança e do adolescente em situação de risco. A diretora-presidente da Fundac, Josiane Grunvald, fala com orgulho das atividades desenvolvidas pela Fundação: “tenho muito prazer em falar sobre a Fundac, pois contamos com uma equipe técnica muito capacitada e envolvida. Contamos também com valiosos voluntários que, além de estarem dando a maior força, são atletas reconhecidos nacional e internacionalmente”, comemora Josiane.
Os voluntários que contribuem com a Fundac são os seguintes: Ednaldo Muniz “Jabá” (karatê), Luis Carlos Castilho Júnior “Tutinha” (judô), Alessandro de Souza “Tinho” e Osieo Hecher (jiu-jitsu), Mestre Jequié e Luiz Paloma (capoeira), Ralph Solera (futmesa), Willian Silva Oliveira (street dance) e Almir Ramos Correa “Pipoca” (futebol).

Futmesa

No sábado, 19, a Fundac promove a Copa Caiçara de Futmesa, a partir das 10h, na sede da Fundação. Oito dos alunos do professor Ralph Solera já participam de campeonatos e a equipe foi campeã nos Jogos Regionais de Lorena. Mais informações sobre as oficinas esportivas no telefone 3832-1980. PMU



Prefeitura busca melhorar entendimento entre pescadores e Polícia Ambiental

Os pescadores pretendem aprender sobre a legislação pesqueira para não serem autuados por falta de conhecimento

A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, realizou na última quarta-feira, 17, uma reunião entre representantes do setor pesqueiro e da Polícia Ambiental. A reunião foi uma reivindicação da Associação dos Pescadores da Enseada e a intenção foi abrir diálogo entre as partes para um melhor entendimento quanto às autuações que os pescadores, por falta de conhecimento da lei pesqueira, vêm recebendo.
“O que vem acontecendo é que os pescadores, por não conhecerem a legislação, que muitas vezes é bastante rigorosa, vêm sendo autuados pela Polícia Ambiental, o que tem criado uma série de problemas para a classe”, explica a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli. “Ficou decidido que será elaborado um documento para expor os problemas dos pescadores no que se refere à legislação específica do setor e que deverá ser encaminhado ao IBAMA no início de setembro. A idéia é que as associações de pescadores se unam para tentar solucionar os problemas”, completou Valéria.
A Secretaria de Agricultura e Pesca pretende colaborar com a conscientização da legislação através de projetos em parceria com a ONG “Mar Vivo”, Polícia Ambiental e demais participantes, com palestras e elaboração de uma cartilha contendo explicações básicas sobre a legislação, em linguagem popular, direcionada para o pescador que quer conhecer a lei para não voltar a ser autuado por falta de esclarecimento. Outra reivindicação dos pescadores e que a Secretaria pretende atender é organizar um banco de dados que contenha as leis que versam sobre o setor pesqueiro e que fique a disposição para quem quiser consultar.

Pescador e meio ambiente em equilíbrio

Valéria Gelli considerou a reunião extremamente importante para a continuidade da atividade do pescador no município. A secretária explicou que a lei que rege as normas para pesca no litoral do Estado de São Paulo, em alguns aspectos não é aplicável em Ubatuba e que há a necessidade de haver união para que seja possível reivindicar mudanças.
“Esta reunião foi muito positiva porque a Polícia Ambiental se mostrou muito aberta às considerações dos pescadores e se propôs a trabalhar em conjunto com eles, oferecendo acesso às informações necessárias. Já as associações presentes se comprometeram a conscientizar os pescadores para cumprirem a legislação”, esclareceu a secretária de Agricultura. “O pescador deve saber quais são suas obrigações e deveres, mantendo-se em equilíbrio com o meio ambiente”, completou.
Participaram da reunião o presidente da Colônia Z-10, Luis Cláudio dos Santos (Cacá); Soldado Marcel, do Pelotão Marítimo da Polícia Ambiental; Tenente Alexandre Guimarães; Daniela Kutz, da ONG Mar Vivo; Peter Santos Nemeth, Nelson de Góes e Pedro Paulo, da Associação dos Pescadores da Enseada, Maurício da Silva de Souza, presidente da Associação dos Pescadores da Maranduba e região sul, Manoel dos Santos, presidente da Associação dos Pescadores de Ubatuba; Élvio Damásio, da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento e Alexandre Baldassim, presidente da Associação de Maricultores do Estado de São Paulo. PMU



Ubatuba recebe ações do Programa CONPET

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Petrobrás, realizará entre os dias 22 e 24 de agosto “Ações do CONPET”, um Programa do Ministério de Minas e Energia que tem como principal objetivo incentivar o uso eficiente das fontes de energia não renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária.
A abertura da programação, em cerimônia para convidados, apresentará o Programa “CONPET” e o Programa “EconomizAr” e será realizada no dia 22, a partir das 8h30, no auditório da escola Tancredo de Almeida Neves.

Programação complementar

Nos dias 23 e 24, das 9h às 17h, acontecerão duas ações. A “Ação Casa do Meio Ambiente”, com os alunos de 5ª a 8ª séries, cujas escolas tiveram seus professores capacitados em 2005 pelo Programa, que terá apresentação de vídeos institucionais, apresentação do ED (robô virtual) no Portal CONPET e distribuição de folhetos informativos e brindes, também no auditório da E.M Tancredo de Almeida Neves.
A segunda ação será realizada na Avenida Iperoig, próximo à ponte do Perequê-Açu, e estará em funcionamento o “Pit-Stop” do Projeto EconomizAr, com aferições de emissão de fumaça preta nos ônibus e caminhões da Prefeitura, da empresa de aviação local e de particulares.

Projetos

O Projeto CONPET na Escola objetiva integrar e motivar os professores para que sejam agentes conscientizadores e transformadores dos hábitos e atitudes, não só de seus alunos, como da própria escola e da comunidade, no que se refere às questões relacionadas à energia e preservação dos recursos naturais renováveis e não-renováveis, especialmente os derivados de petróleo e do gás natural. Já o Projeto EconomizAr tem como objetivo beneficiar as empresas transportadoras que passam a oferecer um melhor serviço e diminuem os seus gastos com combustível; a sociedade, com menos poluição atmosférica e a melhoria do meio ambiente; e o Brasil, devido à redução na demanda pelo derivado do petróleo mais consumido no País. PMU



Bairro Estufa 2 recebe “Recreando em seu bairro”

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da equipe de recreação da Secretaria de Esportes e Lazer promove neste domingo, 20, a volta das atividades do “Recreando em seu Bairro”, no segundo semestre. Os monitores estarão a partir das 9 horas, na Praça Maracanã, na Estufa 2, para desenvolver junto às crianças da comunidade, diversas atividades esportivas e de lazer, como vôlei, futebol, gincana e tenda de pintura. As atividades terminam por volta das 13h.
Escultura na areia
Após o “Recreando”, na Estufa, a equipe de recreação estará com todas as atenções voltadas para o Concurso de Escultura na Areia, que acontece no próximo dia 27 na praia do Perequê-Açu. Tradicional na cidade, o concurso costuma reunir dezenas de pessoas no canto direito da praia, todos usando e abusando da criatividade para esculpir seus trabalhos.
O Concurso de Escultura na areia premiará os três melhores trabalhos nas categorias mirim (até 10 anos), infantil (11 a 14 anos), Juvenil (15 a 17 anos) e adulto, e acontecerá em frente ao Quiosque São Lourenço, na Praia do Perequê-Açu, a partir das 9h. As inscrições poderão ser feitas no local. PMU

Voltar