Total de visualizações de página

quarta-feira, agosto 30, 2006

Notícias da Prefeitura

Prefeitura viabiliza contato entre pescadores e Ibama

A intenção é readequar a legislação que rege o setor pesqueiro às necessidades e ao contexto ambiental de Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, viabilizou um encontro entre os pescadores do município e o Ibama, órgão federal responsável pela legislação que rege o setor. O objetivo da reunião, que acontece nesta quinta-feira, dia 31, é a entrega de um documento ao Ibama que exponha os problemas dos pescadores de Ubatuba no que se refere à legislação específica do setor. O documento foi elaborado através de um estudo com base nas reivindicações dos pescadores.
“A lei que rege as normas para pesca no litoral do Estado de São Paulo, em alguns aspectos é muito rígida e não aplicável em Ubatuba. É necessária a união para que seja possível reivindicar mudanças na lei e assim, os pescadores possam voltar a trabalhar com tranqüilidade”, explica a secretária de Agricultura e Pesca, Valéria Gelli.

Autuações

Devido à falta de conhecimento dos pescadores em relação à legislação, nas últimas semanas, vários deles foram autuados e até detidos por não estarem cumprindo as normas previstas na lei, mesmo sem saber que estavam agindo erroneamente. “O que vem acontecendo é que os pescadores, por não conhecerem a legislação, que muitas vezes é bastante rigorosa, vêm sendo autuados pela Polícia Ambiental, o que tem criado uma série de problemas para a classe”, explica Valéria. “A lei deveria ser mudada e adequada à nossa realidade”.
A Secretaria de Agricultura e Pesca pretende colaborar com a conscientização da legislação através de projetos em parceria com a ONG “Mar Vivo”, Polícia Ambiental e demais participantes, com palestras e elaboração de uma cartilha contendo explicações básicas sobre a legislação, em linguagem popular, direcionada para o pescador que quer conhecer a lei para não voltar a ser autuado por falta de esclarecimento. Outra reivindicação dos pescadores que a Secretaria atendeu foi organizar um banco de dados que contenha as leis que versam sobre o setor pesqueiro e que fique a disposição para quem quiser consultar.

Esforço continuado

De acordo com o prefeito Eduardo Cesar, os pescadores estão muito bem amparados por estarem sendo representados por uma pessoa com o gabarito da secretária Valéria Gelli. Formada em Oceanografia Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande, e também em Oceanografia Biológica, pela mesma Universidade, Valéria fez especialização em Tecnologia de Produtos Pesqueiros na Universidade Federal do Ceará, na área de aproveitamento do mexilhão “perna-perna” e especialização em cultivo de moluscos marinhos na Universidad Catolica Del Norte, no Chile.
Valéria também participa de vários grupos de estudo, pesquisa e trabalho nas áreas relacionadas a atividades de produção e pesquisa pesqueira, em nível federal e estadual. “Não poderíamos ter alguém melhor qualificado na pasta do que a Valéria, que além de possuir muito conhecimento e experiência, ama Ubatuba e conhece muito bem as necessidades do setor pesqueiro. Por isso temos visto sua luta incansável pelas melhorias para os pescadores do município”, disse o prefeito. PMU



Dia da Saúde será comemorado pela Santa Casa em Ubatuba

A equipe de humanização da Santa Casa de Ubatuba realizará, no próximo dia 31, o “Dia da Saúde”. Serão realizados exames gratuitos por profissionais de saúde do município, além de atividades esportivas e apresentações culturais. A equipe, formada por voluntários e funcionários de diversas áreas, tem como proposta, trazer a prevenção de doenças e a promoção de saúde para o cotidiano da população ubatubense. A ação acontecerá no estacionamento da Santa Casa, na Rua Professor Thomaz Galhardo, das 9 às 16 horas.
A assistente administrativa da Santa Casa, Janaína Abreu, afirma que a formação da equipe de humanização é uma nova proposta que busca dar à comunidade uma visão diferenciada do ambiente hospitalar. "Nós estamos trabalhando para prestigiar a comunidade como um todo. A idéia é comemorar datas importantes, além de dar um bom acolhimento aos pacientes, ouvi-los, saber suas opiniões, registrar críticas e sugestões para melhorar o atendimento a cada dia".

Programação para o Dia da Saúde

Serão realizados exames de glicemia capilar, pelo Litoral Saúde, avaliação postural com a equipe de fisioterapia da Clínica Santa Isabella, medição de pressão com enfermeiros da Santa Casa, medição de índice de massa corpórea, orientação a hipertensos e diabéticos feita por nutricionistas da Santa Casa.
O Centro de Especialidades da Prefeitura de Ubatuba distribuirá material educativo e a Academia Biodance promoverá atividades esportivas com dança. O alongamento ficará a cargo do Grupo da 3ª Idade, sob a coordenação da secretaria Municipal de Esportes e o grupo Nova Maré fará apresentações de capoeira. Para abrilhantar o evento, a Lira Padre Anchieta fará uma apresentação com instrumentos de sopro. Serão montadas cinco barracas no local e quem comparecer poderá conferir uma exposição de material diverso sobre saúde, cuidados, prevenção e orientação.
Para o prefeito Eduardo Cesar, ações como essa, vêm ao encontro da proposta de revitalizar o sistema de saúde em Ubatuba, proporcionando ao cidadão um atendimento mais digno e humanizado. "Quando investimos na prevenção e não só na cura, nós conseguimos diminuir sensivelmente a incidência de doenças. Consequentemente, os atendimentos, se necessários, são otimizados." PMU



Prefeitura abre inscrições para curso de hortas suspensas

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento abriu inscrições para um curso de hortas suspensas que acontecerá no dia 4 de outubro, na Escola Anchieta, gratuitamente. O curso é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse e acontecerá em dois turnos: de manhã, das 8:30 às 11:30 e de tarde, das 14:30 às 17:30. As vagas são limitadas para vinte pessoas em cada turno.
O curso de hortas suspensas traz como conteúdo, técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas e a prática. O principal objetivo do evento, segundo o engenheiro agrônomo da Smapa, Christian Bacci, é incentivar a alimentação saudável. "Além da certeza de estar consumindo um produto natural, a pessoa que opta pela horta suspensa economiza, faz uma terapia ocupacional e ainda ajuda a natureza, uma vez que a horta suspensa é feita com materiais reciclados".
Dentro de recipientes como a garrafa pet, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde bata sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas. Para o dia do curso, o participante deverá levar duas garrafas pet, uma tesoura ou estilete e um rolo de barbante. PMU



Criatividade e arte no concurso de escultura na areia em Ubatuba

O Concurso de Escultura na Areia, realizado na praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, no dia 26, reuniu dezenas de participantes. Após duas horas para execução dos trabalhos, o júri, composto por três professores de arte da Fundart (Benjamin Gonzáles, Helena Ottoni e Carlos Herglotz), premiou Juliana Teodoro, com a escultura “Leoa”, campeã da categoria adulto, a principal na disputa.
Na categoria infantil, Yasmin Leme, com a escultura “Embarcação”, foi a vencedora, enquanto João Vitor Santos, autor da escultura “Viva o mar”, foi o vencedor da categoria Mirim. O Concurso de Escultura na Areia foi uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da equipe de recreação da Secretaria de Esportes e Lazer, com patrocínio do Quiosque São Lourenço. De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr. “é da vontade do prefeito a promoção de eventos como este, onde além de propiciar lazer e entretenimento à população, podemos detectar talentos e exibir uma atração a mais para nossos turistas e veranistas”. PMU



Regata no Saco da Ribeira recebe elogios dos competidores

O Iate Clube do Saco da Ribeira, em Ubatuba, recebeu no último final de semana a “1ª Regata de Monotipo Saco da Ribeira – 3ª Etapa Litoral Norte”. Cerca de 40 embarcações participaram das provas nas categorias Optmist, Tromar, Laser e Holder. As regatas foram disputadas com mar calmo, bons ventos e boas condições de navegabilidade. A estrutura do evento foi muito elogiada pelos competidores
O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr., compareceu ao evento e disse que Ubatuba aguarda a instalação de um núcleo do projeto Navega São Paulo, que propicia a jovens o conhecimento dos esportes náuticos. “A organização está de parabéns pela competição, que trouxe velejadores de diversas cidades a Ubatuba. O prefeito Eduardo Cesar já encaminhou um pedido para que Ubatuba possa abrigar o projeto Navega São Paulo e agora aguardamos a resposta do governo estadual”, comentou Bittencourt.
A “1ª Regata de Monotipo Saco da Ribeira – 3ª Etapa Litoral Norte” foi organizada pelo Clube de Regatas Saco da Ribeira e Associação de Vela de Monotipos, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Federação de Vela do Estado de São Paulo.

Navega São Paulo

O Projeto Navega São Paulo é uma ação social da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer que utiliza os esportes náuticos do remo, vela e canoagem como ferramenta de inclusão social para jovens com idade entre 12 e 15 anos, estudantes da rede pública de ensino. Os jovens precisam estar matriculados na rede pública de ensino. Participando do projeto, cultiva-se não só a cultura náutica como também a integração social, entusiasmo cívico, consciência ecológica, espírito de equipe e cidadania.O Navega São Paulo traz outras vantagens para os jovens e para a sociedade. Uma delas é o envolvimento em outros setores sociais que fazem parte do cotidiano social e educacional. Além do incentivo à prática dos esportes náuticos, desperta nos jovens noções básicas de marinharia, primeiros socorros e navegação. A formação de novos núcleos náuticos acaba gerando ainda empregos para os alunos capacitados nos clubes e nas marinas públicas. PMU


Confira os vencedores da “1ª Regata de Monotipo Saco da Ribeira – 3ª Etapa Litoral Norte” por categoria:

Dingue – Kleber Lima
Holder (geral) – Johny Youssef
Holder (A) - Johny Youssef
Holder (B) – Pedro Paulo
Optimist – Flávia
Holder (pré máster) – Alexandre Martinho
Laser (geral) – Milton Franol
Laser (A) – Marlon Cândido
Laser (B) - Milton Franol



Natação abre os Jogos Escolares de Ubatuba

Começam nesta quarta-feira, 30, os “24º Jogos Escolares da Semana da Pátria” (JESP) e os “4º Joguinhos Escolares”. Na quarta-feira, a partir das 13 horas, as disputas de natação (JESP), na Piscina Municipal, darão a largada à luta pelas medalhas. A competição de atletismo dos “Joguinhos”, que seria disputada no Estádio Municipal, foi transferida para o dia 5, devido ao mau tempo

Abertura

A cerimônia de abertura será realizada no Ginásio de Esportes Tubão, a partir das 9 horas.
Além do desfile das 35 escolas, o público acompanhará apresentações artísticas das escolas Maria Josefina Giglio Silva, Celestino Aranha, Silvino Teixeira Leite, Madre Glória Sebastiana Luiza Oliveira Prado e academias Biodance e Jê Academia.
Os Jogos Escolares de Ubatuba são realizados pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer. PMU

Voltar